clicRBS
Nova busca - outros
04 abr14:21

Três novos casos de dengue são confirmados na região

A Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), confirmou nesta terça-feira, o sexto caso de dengue contraída no Rio Grande do Sul. Dois dos novos registros foram feitos em Santa Rosa e outro em Três de Maio. Os dois municípios da região Noroeste são, até o momento, os únicos com casos de dengue adquirida no Estado, sendo que cada um conta com três ocorrências. Ao todo, são 27 registros gaúchos que contraíram a doença em outros estados.

Dos 198 casos confirmados de dengue no Estado em 2011, 162 foram em Santa Rosa. No ano passado também foram confirmados casos de dengue em outros municípios da região como  São Luiz Gonzaga, Três de Maio e Santo Cristo

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, em 2009, o Estado não teve registro de casos autóctones. Em 2010 o número saltou para 3366 ocorrências e, em 2011, caiu para 200 casos.

De acordo com o diretor de vigilância em saúde de Santa Rosa Antônio Palhano, os dois novos casos identificados no município são de um homem e de uma mulher, moradores da Vila Nova, o mesmo local da residência do primeiro caso. Os dois passam bem.

O trabalho de prevenção à doença continua na cidade, além da aplicação de inseticida para combater o mosquito adulto.

_ Para evitar uma epidemia precisamos do auxílio da comunidade, mantendo os ambientes limpos e sem materiais que possam servir como depósito de água_ comenta Palhano.

Em Três de Maio, o novo caso confirmado de dengue autóctone é de um homem, morador do bairro Oriental. Ele passa bem. Outros oito casos suspeitos estão sendo analisados.

Entre as medidas de controle estão a eliminação de criadouros, tratamento químico da área, pesquisa de casos suspeitos e conscientização da população e dos profissionais de saúde.

Municípios com registros de dengue em 2012

Antônio Prado – 1 caso importado

Bento Gonçalves – 1 caso importado

Carazinho – 1 caso importado

Caxias do Sul – 3 casos importados

Flores da Cunha – 1 caso importado

Guaíba – 1 caso importado

Garibaldi – 1 caso importado

Guarani das Missões – 1 caso importado

Lindolfo Collor – 1 caso importado

Horizontina – 1 caso importado

Morrinhos do Sul – 1 caso importado

Porto Alegre – 8 casos importados

Santa Rosa – 1 caso importado e 3 autóctones

Santo Ângelo – 1 caso importado

São Marcos – 2 casos importados

Sapiranga – 1 caso importado

Três de Maio – 3 casos autóctones

Tucunduva – 1 caso importado

>> Com informações da Secretaria Estadual de Saúde

Por

Comentários