clicRBS
Nova busca - outros
10 abr15:34

Programa de produtividade de leite garante ‘Balde Cheio’ em Três de Maio

Foto: Ramone Pacheco, divulgação

Em dois anos de efetivação do programa de produtividade e qualidade do setor lácteo, Balde Cheio, propriedades rurais de Três de Maio registram significativa ampliação da produtividade de leite. De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura Valdir Ortiz, a maioria ampliou a média de sete para doze litros de leite vaca/dia.

O Balde Cheio – resultante de convênio entre Cooperideal, Embrapa e Emater – surgiu com a meta de atender a demanda de leite de empresas do setor instaladas na região. Além de aumentar a produtividade, a finalidade é avançar na qualidade do leite e reduzir os custos da produção, mantendo o mesmo número de vacas em lactação.

Para se alcançar estes resultados, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente disponibiliza uma assessoria técnica para a implantação de novas tecnologias nas propriedades, com a aplicação de metodologia recomendada pela Embrapa.

_O sucesso do Projeto foi tanto, que este processo será replicado em Três de Maio e implementado em mais quatro municípios, através de uma Unidade Demonstrativa e 20 Unidades Assistidas_destaca Ortiz.

Independência, Horizontina, Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá identificaram o potencial do programa e optaram por aderir à ideia, por meio de da FUNCAP-FBB/BNDES, com apoio das prefeituras municipais, Emater e os mantenedores da Funcap.

Além destes, o Projeto Balde Cheio despertou a curiosidade de autoridades de Santo Cristo, que foram a campo para conhecer a metodologia aplicada nas propriedades de Três de Maio.

No distrito de Barrinha, a realidade da família Zimpel, impressiona.

_Antes utilizávamos da pecuária leiteira apenas como complemento às atividades, e nossa produção era pouca, cerca de 123 litros de leite por dia. Mas a situação mudou, e hoje entregamos diariamente 298 litros de leite, sendo que já alcançamos a litragem de 325 em um único dia_ relata a produtora Neide Zimpel.

A produção de leite ajudou a minimizar os efeitos financeiros negativos em virtude da seca, sendo que as perdas nas lavouras de milho e soja foram quase totais.

Neide ressalta que nunca esperou chegar ao resultado de hoje, e que se não

_Se continuarmos aumentando nossa produção, ano que vem iremos trabalhar apenas com o leite_comenta Zimpel.

>> Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Três de Maio

Por

Comentários