clicRBS
Nova busca - outros
18 abr14:53

Porto Mauá prorroga decreto de emergência e reforça ações de combate aos efeitos da seca

Foto: Defesa Civil de Porto Mauá, divulgação/

Há mais de 150 dias com situação de emergência decretada pouco mudou no cenário formado pela seca no município de Porto Mauá. Com o baixo índice pluviométrico registrado a Secretaria de Obras, Agricultura e departamento de Assistência Social prorrogou o decreto de emergência por mais 30 dias, a contar de 9 de abril.

Segundo laudo técnico elaborado por entidades locais, as perdas nos 4 mil hectares de soja cultivados no município chegam a 78% em

Defesa Civil de Porto Mauá, divulgação

relação à expectativa inicial.

Além da soja, os prejuízos decorrentes da escassez de chuva puderam ser sentidos nas lavouras de milho safrinha e na produção de leite. Riachos estão abaixo do nível normal e bebedouros secaram

_Riachos que nunca secaram, agora estão secos. Também sofremos porque a economia do município é altamente dependente do fator agrícola_ afirma o secretário executivo da Defesa Civil Adilson José da Costa.

Diante da situação crítica, o município continua a realizar ações como limpeza de bebedouros, fornecimento de água com caminhão tanque com capacidade de 6 mil litros, visitas técnicas, cessão de uso de caixas de água, mangueiras, insumos e sementes.

Segundo Costa, foram adquiridos equipamentos agrícolas – trator, recadeira, pulverizador, ensiladeira, canterizador e trituradores – para fortalecer a patrulha agrícola e para sessão de uso de grupos de associados.

Os produtores rurais que necessitam de ajuda devem comunicar suas necessidades na Secretaria de Obras, Agricultura e departamento de Assistência Social. Após analise técnica e averiguação de aspecto legal são atendidas as demandas.

Defesa Civil de Porto Mauá, divulgação

Por

Comentários