clicRBS
Nova busca - outros
01 mai15:30

Novidade na Fenasoja: Gir Leiteiro é alternativa de produção de leite a baixo custo

Uma raça que se destaca pela rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, baixo custo de mantença e versatilidade nos cruzamentos é novidade na exposição pecuária da 19ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) em Santa Rosa. Além das tradicionais Holandesa e Jersey, podem ser conferidos 20 animais da raça Gir Leiteiro, em exposição no Parque Municipal Alfredo Leandro Carlson.

Quem pretende produzir leite a baixo custo tem nessa raça uma interessante alternativa. Segundo o coordenador do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro do Rio Grande do Sul, José Amaral, vale a pena apostar na criação de animais desta raça.

_ Trata-se de um animal rústico, que tem alta capacidade de conversão alimentar. Como produz leite a pasto, seu grande diferencial é a produção de leite a baixo custo. Ainda, é resistente a parasitas_ afirma Amaral, que cria 70 cabeças da raça Gir, em sua propriedade em Caxias do Sul.

Pela sua rusticidade, o Gir Leiteiro, originário da India, tem menor custo de alimentação, medicamentos e assistência veterinária.

Com inserção recente no Estado, Amaral diz que a raça já apresenta crescimento na comercialização.

_ O Estado do Rio Grande do Sul foi o segundo maior comprador de sêmen dessa raça em 2011. Ficou atrás apenas de Minas Gerais. O número de doses compradas em 2011 ultrapassa 63 mil.

O agricultor Sandro Altair Taminski, 32 anos, se interessou nos benefícios e resolveu apostar na criação de Gir Leiteiro no ano passado. Morador de Porto Vera Cruz, no noroeste do Estado, possui 25 animais que produzem em media 15 litros já em sua primeira lactação.

_Mesmo que seja mais comum em outras regiões do Estado é possível criar no noroeste porque o clima é o mesmo. Na primeira lactação a média de produção de leite é de 13 a 17 litros, se a alimentação for a pasto. A vaca adulta produz normalmente de 30 a 40 litros_conta Taminski.

O Gir Leiteiro também é conhecido pelo bom temperamento que facilitam a ordenha, seja manual ou mecanizada. A docilidade da raça aliada a um bom manejo possibilitam a produção de leite em larga escala.

A Pecuária é uma das atrações da Fenasoja, que será realizada até o dia 6 de maio, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

Por

Comentários