clicRBS
Nova busca - outros
08 mai10:32

São Nicolau se prepara para mais uma edição do Café de Cambona

Foto: Edna Lautert, divulgação/A soberanas do município, rainha Markeli Tavares, e as princesas Ariane Rutsatz e Danúbia Lourenço, juntamente com a rainha do café, Waléria Cunha, no ato do lançamento para a imprensa

Edna Lautert

Foi lançado nesta segunda-feira, 7 de maio, em São Nicolau, o IX Café de Cambona, que será realizado dia 27 de maio, na Praça Roque Gonzales.

O tradicional café feito na cambona de lata fumegando em fogo de chão, acompanhado do bolo frito coberto de açucar, ou mesmo o “bolo chinelo”, uma espécie de massa ‘assada’ na frigideira, e outras iguarias do período do campeirismo são atrativos nesta grande festa gastrômica e típica realizada em São Nicolau, o primeiro povoado a ser habitado por jesuítas no primeiro ciclo da Missão da Companhia de Jesus na América Latina, antes da formação dos Sete Povos. Batizado de “Primeira Querência do Rio Grande”, esse município, chegou a ser sede de um dos Sete Povos das Missões, no segundo ciclo missioneiro, e foi dizimado pela Guerra Guaranítica. As remanescentes históricas deste período se tornaram um dos principais atrativos turísticos na região das Missões. E, é em seu entorno que, anualmente, a cidade sedia o Café de Cambona, evento promocional sem fins lucrativos, que em 2012 deve reunir em torno de 20 mil pessoas.

No dia 27 de maio, a partir das 9 h, o café e o bolo frito serão adivitivos para as diversas atrações que devem acontecer no local. Galpões com feira artesanal, apresentações artísticas, show com Os Serranos e premiação para o melhor café a ser servido ao visitante estão entre as atrações. A escolha do bolo e do melhor café é feita com a participação do visitante.

No local haverá posto de coleta para a Campanha do Agasalho 2012. Quem quiser pode levar um agasalho.

Por

Um Comentário »

  • Géssica disse:

    Muitas saudades dos cafés de cambona de São Nicolau, faz uns 5 anos que não estou ai:)

Comentários