clicRBS
Nova busca - outros
17 mai11:22

Grandes produtores de trigo, Paraná e Rio Grande do Sul vivem situações opostas no cultivo do cereal

Os dois Estados que mais produzem trigo no país vivem situações diferentes na região Sul. O Paraná deve ter a menor área plantada dos últimos 37 anos, segundo o Departamento de Economia Rural do Estado, com 785 mil hectares. Já no Rio Grande do Sul, a expectativa é de um aumento de 10% na área destinada ao cereal, cujo plantio começa nas próximas semanas.

Em 2011, os produtores gaúchos plantaram 932 hectares de trigo, de acordo com a Emater. O assistente técnico da empresa Alencar Rugere aponta que a preocupação é que este crescimento não seja resultado de um cenário positivo de mercado, mas da frustração provocada pela seca.

– O produtor está tentando buscar uma solução diante de um fato ocorrido anteriormente, que foi a dificuldade na soja. O que temos que ter é uma atividade com planejamento. Quer dizer, o que eu vou fazer daqui a um, dois ou três anos dentro da atividade, com rotação de cultura, com planejamento da atividade, que é onde a atividade mais peca? Talvez seja no planejamento da atividade. É onde nós deveríamos ser mais eficientes – diz.

O produtor rural João Batista da Silveira afirma que dedicará mais de 200 hectares de sua propriedade, em Passo Fundo (RS), à cultura de inverno. Segundo ele, metade de sua lavoura de soja foi perdida na última safra. A intenção é tentar reduzir o prejuízo.

– O trigo seria a maneira de recuperarmos o poder aquisitivo que perdemos com a soja. Então, o trigo realmente nos dá um alento – relata.

O engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo Fabiano de Bona, no entanto, pontua que há boas notícias provenientes das análises de solo feitas em laboratórios. Elas mostram que, por causa da seca, a terra perdeu menos nutrientes. Desta forma, os produtores podem economizar com a adubação.

– Como tivemos uma safra de verão com uma produtividade baixa e pouca chuva, houve pouca perda dos nutrientes, de fertilidade do solo, que ele acabou aplicando – explica.

Por

Comentários