clicRBS
Nova busca - outros
08 jun14:09

Professora da URI lança livro sobre os índios Guarani

Na próxima sexta-feira, 15, a professora do curso de História da URI, Ezeula Lima de Quadros, lançará o livro “A defesa do modo de ser Guarani – O caso de Caaró e Pirapó, em 1928”.

O livro é resultado da adaptação da dissertação apresentada no programa de mestrado em História Latino Americana da Unisinos e tem capa produzida por Tadeu Martins e Cláudio Reinke.

A obra apresenta os embasamentos que sustentam a idéia de que os Guarani, ao promoverem a morte dos jesuítas Roque Gonzáles de Santa Cruz, Afonso Rodriguez e João Del Castillo, estavam defendendo o seu modo de ser, vivendo segundo suas crenças e costumes, e preservando sua identidade cultural.

Segundo a professora, “nos dados documentais, constam os episódios ocorridos após a morte dos jesuítas Roque, Afonso e João, que na época em que foram padres promoveram uma sangrenta represália com a morte de centenas de índios e a destruição das aldeias e lavouras em Caaró e Pirapó”, explica.

O lançamento do livro será no salão da biblioteca, localizado no prédio 10 da universidade, a partir das 19h30min. Toda a comunidade está convidada a participar.

Por

Comentários