clicRBS
Nova busca - outros
24 jul11:48

Projeto Cantinho da Alegria inaugura horta educativa

O projeto Cantinho da Alegria, mantido pela Unimed Missões/RS, inaugurou uma horta educativa destinada às crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Ludovico Rigoti, de Santo Ângelo.

A parceria entre a cooperativa de saúde, a prefeitura e empresários possibilitou a construção da escola, oferecendo melhores condições para o desenvolvimento das crianças. Atualmente, o local atende mais de 90 crianças dos Bairros Nova, Piratini e adjacências. O projeto propicia a realização de diversas atividades com as crianças, entre elas comemorações em datas festivas, doação de material, consultas pediátricas, exames gratuitos, envolvimento dos pais em palestras, desenvolvimento de projetos sociais e ambientais, entre outros.

Crianças são incentivas no envolvimento com o plantio, irrigação, cuidados e colheitas das verduras. Foto: Unimed, divulgação.

A horta entregue à escola tem o objetivo de despertar e conscientizar as crianças quanto à importância do meio ambiente, além do respeito à natureza e consumo de alimentos saudáveis.

- Queremos que as crianças sejam os amiguinhos da terra e ajudem a disseminar essa prática em casa, com seus pais e familiares. Nossa intenção é despertar para a importância dessa atividade socioeducativa e ambiental com os alunos – observa a coordenadora do time, Carlene Brum Traichel.

A horta é composta por uma grande variedade de verduras, legumes e hortaliças, entre elas brócolis, rúcula, alface, salsinha, manjerona, rabanete, radite, couve, alecrim, manjericão, entre outros temperos. A produção já está gerando resultados. Crianças são incentivas no envolvimento com o plantio, irrigação, cuidados e colheitas das verduras o que pode ser considerado como uma atividade pedagógica na construção do conhecimento no espaço escolar. Todo o material colhido e plantado é utilizado na alimentação das crianças.

Além dos alunos, os pais, os professores e os funcionários serão envolvidos na manutenção do espaço para que, em uma ação conjunta com a Unimed, a horta seja mantida e possa ser um empreendimento de caráter solidário e cooperativo.

A horta foi construída em parceria com a Floricultura Avenida, que também realiza os primeiros acompanhamentos e orientações sobre o projeto, e faz parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental da cooperativa.

Fonte: Assessoria de imprensa da Unimed

Por

Comentários