clicRBS
Nova busca - outros
27 jul15:47

Escolas preparam volta às aulas atentas aos cuidados contra Gripe A

Municípios que haviam antecipado ou ampliado o período de férias escolares se preparam para o retorno dos alunos às salas de aula. Apesar da redução na escalada de vítimas e da diminuição da circulação do vírus, a reabertura das escolas, marcada para segunda-feira, será cercada de cuidados.

O município de Salto do Jacuí soma seis casos confirmados da doença, sendo que um evoluiu para óbito. Além disso, 158 pessoas foram ou estão sendo medicadas com Tamiflú. Por isso, os cuidados são intensos.

Antes mesmo das férias escolares, que foram antecipadas e ampliadas em uma semana, pais e alunos já haviam sido recomendados a seguir os métodos de prevenção. Panfletos educativos foram distribuídos e os estudantes são orientados a levar garrafas de água individuais para a sala de aula.

A secretaria de Educação do município comprou dezenas de frascos de álcool gel, para disponibilizar nas 11 escolas do município. Os bebedouros foram lacrados e o setor de vigilância epidemiológica da prefeitura esteve reunido com todos os diretores de escola para repassar orientações, como deixar salas de aula com as janelas abertas, para tornar os ambientes arejados.

Em Cruz Alta, a secretaria municipal de Educação também optou por antecipar em uma semana e ampliar o período de férias – exceto as escolas infantis, que não pararam para não causar transtorno aos pais, que trabalham e dependem do serviço. Os alunos estavam em recesso desde o dia 9 de julho.

- À época, a decisão foi tomada em conjunto com a coordenadoria regional de educação, já que muitos alunos do interior utilizam o mesmo transporte escolar. Então, o retorno da rede municipal será alinhado à volta das escolas estaduais. Neste período, todas as crianças da educação infantil foram imunizadas, assim como os educadores. Fora isso, uma série de outras recomendações foi feita a diretores e professores, que devem reforçar isto com os alunos - explica Odete Capelesso, coordenadora pedagógica da secretaria municipal de educação.

Nas escolas de educação infantil o cardápio também foi modificado, priorizando alimentos com maior teor de vitaminas, para fortalecer o sistema imunológico das crianças.

Em toda a rede estadual as aulas também recomeçam nesta segunda-feira.

Por

Comentários