Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

A casa criada para usar o sol

18 de maio de 2010 1

Universitários de diferentes países foram convocados para pensar uma casa autossuficiente em energia. Agora, as cerca de 20 equipes participantes irão a Madri apresentar suas propostas no Solar Decathlon Europe 2010, entre 18 e 27 de junho.

Cada equipe deve construir uma casa autossuficiente que inclua conceitos como flexibilidade e inovação. O objetivo da competição, que começou em 2002 e envolve universidades do mundo todo – esse ano são nove países distintos -, é facilitar a industrialização das casas sustentáveis, com ênfase no uso racional da energia. Vence quem unir, da melhor forma possível, design inovador, tecnologias modernas, máxima captação e uso da energia solar.

A equipe brasileira é composta por alunos de seis universidades (UFMG, UFRGS, UFRJ, UFSC, Unicamp e USP) que criaram a Casa Solar Flex, essas das fotos aqui no post. Construída em módulos que podem ser adicionados de acordo com a necessidade do morador, a Solar Flex tem toda a energia gerada por painéis fotovoltaicos. Até mesmo as paredes, as coberturas e os pisos podem ser escolhidos de acordo com a zona bioclimática em que a casa será montada, pensando sempre na alta durabilidade com baixa manutenção. A ideia é que todas as atividades cotidianas, incluindo cozinhar e lavar louça, sejam feitas a partir de energia solar.

As fotos são divulgação da Weiku.

Comentários (1)

  • Sergio Thomaz diz: 18 de maio de 2010

    Linda esta casa muito bem bolada. Quando uma pessoa teria que gastar para ter esta casa. Depende da cidade ou estado e pais o custo sobe ou baixa. Aqui no sul na cidade de Rio Grande-RS. Quanto custaria esta casa. Sei que e um projeto mais adorei muito o mundo precisa destas iniciativas para buscar fontes altamente sustentavel. PARABENS PELA MATERIA. GOSTARIA DA RESPOSTA SOBRE O VALOR. OBRIGADO

Envie seu Comentário