Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2010

A indispensável

30 de setembro de 2010 15

Incolor

Inodora

Insípida

e…

Indispensável

É assim que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS) apresenta a 17ª Semana da Água.

O evento começou no dia 25 e vai até sábado, dia 2, com uma lista imeeeeensa de atividades bacanas.

Hoje em Porto Alegre tem palestra de concientização para os colaboradores do Banrisul e gincana para escolas. No Interior, o debate sobre o uso da água é em Canela e Salto do Jacuí.

E tem mais:

A exposição Água – Incolor, Inodora, Insípida e Indispensável com charges do cartunista Santiago tem entrada franca. E está na sala O Retrato, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) (Rua dos Andradas, 1.223)

Para saber tudo, clica aqui.

Pensando na preservação, vamos ao desafio.

Essa foto é aqui pelos arredores de Porto Alegre. Você sabe onde é?

Então escreve para a gente!

Um circo de Física

29 de setembro de 2010 0

Nós aqui no Nosso Mundo com frequência deparamos com temas bem complicados, especialmente envolvendo áreas como química e física. Por isso, vibramos um monte quando chegou aos nossos ouvidos a ideia do Circo da Física.

A ideia é do Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP. O objetivo é despertar o interesse da plateia pela ciência e por fenômenos físicos de maneira divertida e interativa.

O espetáculo apresenta experimentos que desafiam as leis da gravidade e ondas que se propagam pelo palco.

Quando

Entre hoje e sábado. As apresentações ocorrem às 9h e às 14h hoje (29), amanhã (30) e sexta (1º), e, no sábado, às 10h.

Onde

No Centro Cultural Capela, no campus da USP em Ribeirão Preto (Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto – SP).

O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade.

Mais informações pelo telefone (16) 3602-0366 ou pelo e-mail bachmann@ffclrp.usp.br

Foto: Daniel Marenco, BD

Biodiversidade degradada

29 de setembro de 2010 1

O mundo não consegue frear o ritmo no qual as espécies animais e vegetais desaparecem.

Quem advertiu isso recentemente foi o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O alerta foi feito em uma reunião sobre biodiversidade na cúpula das Nações Unidas sobre as Metas do Milênio em Nova York.

- A degradação da diversidade acelera-se no mundo – enfatizou Ban aos líderes reunidos na sede da ONU.

Relatórios recentes advertem que o ritmo natural da extinção de espécies multiplicou-se por mil devido à atividade humana e também às mudanças climáticas.

Mas a comunidade internacional tinha se comprometido a reduzir o ritmo da perda de espécies e habitats até 2010, declarado o ano internacional da biodiversidade.

- A meta para 2010 não foi alcançada - disse Ban.

O secretário-geral também advertiu que na convenção sobre diversidade biológica em outubro na cidade japonesa de Nagoya, os representantes de 193 nações deverão discutir a distribuição equitativa das responsabilidades sobre os recursos naturais e seus benefícios.

Para José Manuel Barroso, presidente da Comissão Europeia,somente um plano estratégico com as nações de economias emergentes pode “garantir transparência, segurança jurídica e previsibilidade para quem busca acesso aos recursos, assim como distribuição justa e equitativa dos benefícios derivados deles”.

A ministra brasileira do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pediu para divulgar mais a importância de conservar as espécies animais e vegetais.

- Precisamos de um pacto em Nagoya - lembrou ela.

Barroso, presidente da Comissão Europeia, foi enfático:

- Se não protegermos nossos ecossistemas e biodiversidade, não seremos capazes de mitigar a mudança climática nem de nos adaptar a seu impacto, nem de prevenir a desertificação e degradação dos solos.

Com informações da AFP

Um compromisso

28 de setembro de 2010 0

O auditório do prédio 11 da PUCRS vai ser usado para pensar no desenvolvimento da sociedade.

Hoje às 19h30min começa a Semana do Desenvolvimento Social e o objetivo da instituição é reforçar o compromisso social dos universitários.

No painel de abertura, o Diretor Executivo do Instituto Vonpar, Leo Voigt acompanhará professores da PUCRS.  Quinta-feira é o dia do pessoal da Fundação Thiago Gonzaga palestrar.

Quem quiser saber mais, pode ligar para o (51) 3353-8383 ou encaminhar um email para desenvolvimentosocial@pucrs.br

Moda ética na passarela

28 de setembro de 2010 0

No dia 17 de setembro, pela primeira vez, o Conselho de Moda Britânico (BFC, na sigla em inglês) abriu espaço no calendário oficial da London Fashion Week para um desfile de moda sustentável. Até agora, a moda ética existia só nos arredores da semana de Londres, mas, nesta temporada, ganhou status equivalente ao de aclamados estilistas internacionais, como Burberry e Christopher Kane.

O evento rolou ao ar livre nos jardins da Clarence House, a casa oficial do Príncipe Charles em Londres, e teve desde estilistas estabelecidos – como Stella McCartney e Vivienne Westwood (de cabelo laranja na foto) – até marcas novas como Junky Styling e People Tree – conhecida por suas colaborações com celebridades como Emma Watson e Sienna Miller. O evento foi realizado em parceria com a START, iniciativa da fundação do príncipe Charles.

O desfile foi parte do festival A Garden Party to Make a Difference (Uma Festa no Jardim para Fazer a Diferença). O evento traduz o empenho do BFC em trazer a moda sustentável para o seu guarda-chuva principal.

No passado, os “ecoeventos” eram vistos como algo separado do acontecimento principal, mas o desfile da START foi um movimento significativo para elevar o nível da moda sustentável. Apesar disso, o BFC reconhece que ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

Chloe Kerman, editora de moda da revista TANK, que foi a stylist do evento, também admitiu que a ecomoda ainda precisa correr muito para ganhar o espaço adequado na indústria.

- Como as pessoas estão começando a considerar sua responsabilidade social como consumidores, os estilistas estão realmente começando a considerar essa filosofia como parte de seu processo – afirmou Chloe.

- A London Fashion Week já abriga a Esthetica, uma exposição fixa que apresenta as criações de designers empenhados em trabalhar a moda eco-sustentável.

- A iniciativa teve início há quatro anos com 13 estilistas.

- A Esthetica realizou sua 9ª edição, recebendo 37 designers selecionados por suas credenciais éticas e sua excelência em design.

A foto é de reprodução

Ataque natural aos resfriados

27 de setembro de 2010 0

Se nessa época de mudança intensa de temperatura, o que mais você faz é espirrar, aqui vai uma boa proposta.

Hoje a nutricionista Paula Ibarra dá uma palestra em Porto Alegre com o seguinte tema: Alimentação para combater gripes e resfriados.

Diretora da Clínica Arthemysa e especialista em nutrição clínica, Paula deve dar dicas e receitas para quem deseja se prevenir dos resfriados de forma natural.

O encontro é hoje às 20h na Nova Acrópole (Rua Castro Alves, 1081 – Porto Alegre).

Para assistir, você precisa levar um kg de alimento não perecível. Além de se inscrever pelo telefone (51) 3022-4433.

Ainda há vagas!

Palestra Alimentação para combater gripes e resfriados

Hoje, dia 27, às 20h

Nova Acrópole (Rua Castro Alves, 1081 – Porto Alegre)

A foto é de divulgação

Brasil será polo de pesquisa

27 de setembro de 2010 0

O Brasil deverá sediar, a partir do ano que vem, um polo de pesquisas sobre o efeito das mudanças climáticas no bioma Mata Atlântica. A iniciativa está sendo capitaneada pela Fundação O Boticário, que prevê investir R$ 3 milhões em projetos de pesquisa e conservação com esse perfil.

- Vamos financiar projetos de pesquisas de médio prazo, de três a quatro anos de duração. O objetivo é conhecer os impactos das mudanças climáticas na Mata Atlântica, um campo ainda pouco estudado no Brasil – explica Malu Nunes, diretora executiva da Fundação O Boticário. – Biomas como a Amazônia abrigam estudos sobre o efeito das mudanças climáticas nas florestas. A Mata Atlântica tem essa lacuna.

Segundo ela, as diretrizes do novo polo serão discutidas em um evento que será realizado entre quarta-feira deste mês e 1º de outubro, em Curitiba (PR).

Neste ano, a fundação, que comemora 20 anos de atividade, investirá um total de R$ 8,5 milhões em projetos de conservação da biodiversidade.

Os projetos ambientais, que possibilitaram a descoberta de 37 novas espécies da fauna e flora brasileiras, são financiados com o repasse de 1% da receita líquida da empresa de cosméticos O Boticário e com recursos doados pelos franqueados das empresas.

Informações da Agência Estado

T.I. econômica

26 de setembro de 2010 0

Essa novidade une duas matérias que sairam há pouco no caderno.

Lembra da T.I. verde?

E das iniciativas dos bancos para facilitar projetos socioambientais?

Pois a SAP, empresa do segmento de T.I. que apareceu na capa do caderno, acaba de ser considerada líder do setor de software dos Índices Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).

Isso inclui o Dow Jones Sustainability Index World e o Dow Jones STOXX Sustainability Index, referências no mundo.

Dow Jones analisou 30 empresas do setor. Mesmo assim,a SAP teve as notas mais altas em 11 das 20 principais dimensões, incluindo gestão de relacionamento com clientes, gestão de risco e crise, gestão da inovação, desenvolvimento do capital humano, cidadania corporativa e indicadores de práticas trabalhistas.

Bacana, não?

Nova horta na cidade

25 de setembro de 2010 1

A Fundação Pão dos Pobres de Santo Antônio de Porto Alegre agora tem uma horta.

Em uma parceria com a SLC Agrícola, com apoio da Emater, verduras, legumes e plantas medicinas devem ajudar a complementar a educação dos alunos.

Reforçar a importância da produção de alimentos e da compostagem de resíduos é a principal ideia do programa que começou na última quinta-feira.

A foto já é da horta da Pão dos Pobres que, lembrando, aceita doações de todos os tipos.

Para saber mais: (51) 3433 6902

http://www.paodospobres.org.br/

A foto é de divulgação

Água na Quinta

25 de setembro de 2010 0

Hoje, a partir das 8h30min, a Quinta da Estância Grande, em Viamão, recebe 300 alunos de escolas públicas do Rio Grande do Sul para participar de atividades práticas relacionadas à preservação ambiental e ao uso responsável dos recursos hídricos.

A programação faz parte da 17ª Semana Interamericana da Água e 10ª Semana Estadual das Água, que segue até 2 de outubro, com atividades em todo o Estado.

Ao final do evento, as crianças assistirão a uma apresentação do artista Beto Hermann.

Foto: Genaro Joner, BD