Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2010

Amanhã em ZH

31 de outubro de 2010 0


A capa do caderno Nosso Mundo Sustentável dessa semana é do presidente do Santander Brasil, Fábio C. Barbosa. Conhecido por defender que é possível fazer as coisas certas do jeito certo, ele esteve em Porto Alegre na quarta-feira passada. Focado em conceitos como ética, responsabilidade e resultados, Barbosa, está empenhado em difundir o conceito de sustentabilidade e foi sobre isso que falou para um grupo de empresários e representantes de instituições no Empresas & Comunidades 2010.
Em 2006, o homem que ilustra nossa capa recebeu das mãos do ex-vice-presidente americano e líder ambientalista Al Gore, o prêmio Eco de Gestão Empresarial para a Sustentabilidade. Na edição de amanhã, um material especial preparado pelo Nosso Mundo aproximará você das ideias que Barbosa trouxe para Porto Alegre.
A coluna Bons Exemplos ainda traz uma experiência de alunos da Universidade Federal de Santa Catarina, que desenvolveram um modelo de barco movido a energia solar. Entusiasmados com a possibilidade de criar uma embarcação que não poluísse o ambiente, a galera venceu o Desafio Solar Brasil, em Paraty, Rio de Janeiro, no ano passado e participou do Frisian Solar Challenge, em julho desse ano, na Holanda.
Curiosos e céticos de plantão, não percam o artigo “Por que temos medo da energia nuclear” do professor de Harvard, David Ropeika, na página 6.



Cores no Parque Santo Antônio

30 de outubro de 2010 0


A comunidade Parque Santo Antônio, em São Paulo, ganhará mais uma cor, o verde.
A ideia é do arquiteto Marcelo Rosenbaum, que em uma atitude colaborativa decidiu usar as cores para transformar a região. Como você pode ver nessa foto, o local já está mais colorido.
O projeto A Gente Transforma também vai doar uma biblioteca para a comunidade e é aí que entra o verde. A nova biblioteca vai ganhar um telhado verde em sua cobertura. Com tecnologia 100% nacional, a cobertura com diferentes opções de vegetação é uma doação da Ecotelhado, referência na criação de sistemas sustentáveis.
Com as mudanças na comunidade, o A Gente Transforma quer aumentar a autoestima e a criatividade dos moradores.
A inauguração da biblioteca, e de seu novo telhado, está prevista para novembro.



Chegou a hora da decisão

29 de outubro de 2010 0


A COP-10 termina hoje.
A plenária final, na qual são oficializadas as decisões (que só podem ser tomadas por consenso entre as 193 nações signatárias), está marcada para começar às 16 horas. Mas não há prazo para acabar. Após quase dez dias de negociações, muitos pontos críticos da agenda continuavam indefinidos. Por exemplo, a meta global de áreas protegidas para 2020 e alguns detalhes essenciais do protocolo sobre acesso e repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade – o tema mais importante da reunião para o Brasil.
- Queremos e precisamos desse protocolo – disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. E completou:
- O momento para tomar uma decisão é agora. Não queremos mais adiar.
As informações são da AE.



Lixo Zero

28 de outubro de 2010 0

Hoje os catarinenses começam a discutir soluções para o lixo no mundo.


A 7° conferência Internacional Lixo Zero reúne especialistas na área dos resíduos sólidos. A ideia é avaliar, discutir e planejar políticas para os resíduos sólidos em todo o mundo. O grande destaque da grade de programação é o presidente da ZWIA – Zero Waste International Alliance, Richard V. Anthony. Mestre em Administração Pública, Anthony liderou, em novembro de 2009, a 6ª Conferência Internacional de Diálogos Lixo Zero nas Filipinas, em Puerto Princesa e em fevereiro de 2009 em Nápoles, Itália.

E tem mais. O convidado também é membro e um dos fundadores do Conselho de Administração da Associação de Recuperação de Recursos da Califórnia, a base de reciclagem de rede, e da ZWIA-Zero Waste International Alliance.

Para informações e inscrições, basta acessar: www.conferencialixozero.com.br

Solidário e reaproveitável

27 de outubro de 2010 4


Hoje é o dia de contar em que os uniformes sem uso dos Correios estão sendo transformados. Com criatividade, 15 grupos de economia solidária de Porto Alegre reaproveitam tecido e geram renda. O resultado de uma parceria entre a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol) e os Correios pode ser conferido entre hoje e amanhã.
Utensílios domésticos, objetos de decoração, bolsas, calçados, chaveiros, bijuterias e roupas estão expostos na Agência Central dos Correios em Porto Alegre. A ideia é reforçar a autonomia, a capacidade de iniciativa e a sustentabilidade dos grupos envolvidos. Na tarde de quinta-feira, as 15h, também haverá um desfile para exibir o que está sendo produzido.
Para quem está curioso para ver os trabalhos, o Nosso Mundo antecipa alguns aqui para vocês.
Onde? Saguão da Agência Central dos Correios em Porto Alegre (Rua Siqueira Campos, 1100)
Quando? Hoje (dia 27) e amanhã, dia 28, das 9h às 18h.



Bate-papo entre empresas e comunidade

27 de outubro de 2010 1


Logo mais à noite, a partir das 19h30min, rola o Empresas & Comunidades 2010. O encontro em formato talk show realizado em parceria entre a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e o Instituto Lojas Renner, será realizado na Capital.
O tema do evento será Compromisso com a Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica e terá como palestrante o presidente do Grupo Santander Brasil, Fabio Barbosa.
A abertura será feita pelo presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, e pelo diretor-presidente da Lojas Renner, José Galló.
O bate-papo para convidados será no Sheraton Hotel.
O retorno social do evento
O Empresas & Comunidades estimula também a colaboração entre empresas e organizações da sociedade que trabalham no combate às drogas, especialmente ao crack. Assim, recursos financeiros, aportados pelas empresas patrocinadoras, serão alavancados para o investimento nessa causa social, escolhida para ser apoiada este ano.
Três instituições serão beneficiadas em 2010: Pacto/POA, Fazenda Novos Rumos e Fazenda Renascer.
Os investidores dessa edição são BRDE, CliniOnco, Confeitaria Barcelona, DRS Auditores, Grupo Sabemi, Imobiliária City, Morare Imóveis, Projeção Construtora, RKR Confecções, Tumelero e Velopark.


Geoarquelogia busca soluções para mudanças climáticas

27 de outubro de 2010 1


Enquanto especialistas mundiais debatem sobre as formas de conter o aquecimento global, cientistas se reuniram no Egito em busca de respostas do passado faraônico que ajudem a enfrentar os problemas ambientais do presente. Dono de uma incomparável riqueza arqueológica, o Egito é a nação mais populosa do mundo árabe e o número de habitantes no país deve mais que dobrar em 2050.
Há muito tempo, os efeitos das mudanças climáticas têm sido negligenciadas no país, que depende amplamente do fértil Delta do Nilo para alimentar sua crescente população, em meio a preocupações sobre a erosão do solo.
Em uma conferência de três dias no final do mês passado, especialistas tentaram compreender como os antigos egípcios, que foram capazes de erguer as pirâmides, lidavam com as mudanças do clima.
- É tempo de tentarmos aprender com o passado para tomarmos decisões melhores no futuro – disse Shawkat Yahia, cientista da Universidade Americana do Cairo.
Ele afirmou que são necessárias respostas rápidas, ressaltando que as vidas de milhões de pessoas estarão em risco se desaparecerem as preciosas terras cultiváveis do país.
- Entendendo mais sobre como as sociedades se adaptaram ao seu ambiente, estaremos mais bem preparados para nos planejarmos e nos adaptarmos aos desafios atuais e futuros que confrontam o Delta do Nilo – afirmou.



Faça sua sacolinha

26 de outubro de 2010 0

Quem leu o Nosso Mundo desta semana pôde conferir o passo a passo para fazer uma sacolinha de jornal. A ideia foi apresentar uma alternativa barata e mais sustentável à sacola plástica que o pessoal costuma usar para recolher o cocô dos cachorros das ruas.

Ocorre que o papel é um material de decomposição mais fácil do que o plástico, então é mais negócio levar uma dessas sacolinhas na hora do passeio com o pet. A dica veio de uma leitora, e nós gostamos tanto, que até um vídeo fizemos para estimular você a usá-las.

Assista aqui.

Novidades da COP10 para você

26 de outubro de 2010 0

Quem está longe do Japão pode acompanhar a 10ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP) sobre a Convenção da Diversidade Biológica (CDB) pelo Blog da COP. O evento começou na semana passada e vai até o dia 29 em Nagoya no Japão.
A iniciativa é do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), que reúne representantes de grandes empresas brasileiras.
O endereço do blog é http://www.cebds.org.br/cebds/blogcop10/ e a ideia é compartilhar conhecimento e conquistas desde a aprovação da Convenção, na Rio 92. A expectativa de novas metas é grande já que 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade.
Para ler mais sobre a COP10


Faxina em casa

25 de outubro de 2010 0

Hoje o Nosso Mundo trouxe uma matéria sobre a limpeza das cidades depois da eleição. Quem ainda não leu, pode conferir a nossa “faxina eleitoral” na página 5 da edição de hoje.

Para quem gosta de manter a casa limpa, a Fundação Gaia tem uma boa opção. O curso Faxina Ecológica para sua casa, ministrado por Denis Beauchamp, começa sábado dia 6 no Rincão Gaia.

A proposta é limpar a casa com produtos simples que possam retornar com facilidade aos ciclos geoquímicos do planeta. Gostou?

A programação completa você pode encontrar aqui. Te organiza, porque as inscrições vão até essa sexta, dia 29.