Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2010

Um problema no Ártico

31 de dezembro de 2010 0


Mesmo vivendo bem longe da civilização, os ursos polares têm um dos mais altos níveis de poluentes entre todos os animais.
A notícia foi dada pelo jornal The Telegraph, com base em uma pesquisa. A provável causa é a poluição industrial que chega ao Ártico vinda por meio do ar e do oceano da Europa, da América e da Ásia.
Além dos ursos polares, três espécies de baleias, focas, leões-marinhos, morsas e raposas árticas tinham altos níveis de poluentes, como os bromados (retardadores de chamas).


Quer que eu desenhe?

30 de dezembro de 2010 0

Então que o pessoal do Skeptical Science criou esse infográfico para ilustrar, de forma bem simples e resumida, o que está acontecendo com o clima do planeta.

É fácil assim. Ele mostra que o nível do mar está aumentando, enquanto o nível de gelo está caindo. Aponta que as temperaturas estão subindo enquanto as geleiras estão derretendo.

Dá para mostrar para quem duvida solenemente que alguma coisa está acontecendo em termos de aquecimento global. Nem precisa desenhar. O desenho já está pronto.

Placas recicladas em Porto Alegre

30 de dezembro de 2010 0


Boas notícias. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), de Porto Alegre, começou a testar novas placas de trânsito produzidas a partir da borracha de pneus reciclada.
Apesar do preço um pouco mais salgado (ela é 10% mais caras), a sinalização feita de borracha é mais resistente, pois não quebra, e tem menos chance de ser roubada (um pneu velho vale menos do que metal).
Se passarem nos testes, as placas devem ganhar as ruas da capital gaúcha no ano que vem.


Curta legal seu verão

29 de dezembro de 2010 0


Embaladas pelo clima de folga e pelo calorão lá fora, elaboramos uma pequena lista de atitudes legais para você levar para a praia e não arriscar perder todo o esforço do ano para reduzir seus impactos no planeta (e na sua saúde).
Que tal adotar pelo menos algumas delas? Vá lá, não é difícil:
1) Continue separando o lixo na praia. Mesmo que a prefeitura não conte com coleta seletiva, pode ser que os resíduos acabem na mão de recicladores. É uma boa facilitar a vida deles, não?
2) Aproveite que as casas de praia normalmente contam com pátios externos e monte sua própria composteira. É um destino legal para boa parte do lixo orgânico que você vai produzir durante o verão.
3) O gasto com água aumenta no verão. É fato. Mas dá para ficar de olho e só trocar a água da piscina quando for mesmo necessário. Dá para comprar aquelas capas e cobrir a piscina quando ela não estiver sendo usada, assim suja menos.
4) Quem está acostumado a veranear em Santa Catarina sabe que sempre (ou quase) chove no final do dia. Que tal aproveitar essa água para regar a grama e lavar os pés sujos de areia da volta da praia.
5) Falando em praia, que tal separar um recipiente para os pequenos lixos produzidos à beira-mar em vez de usar uma sacola plástica por dia?
6) Não quer ficar carregando sacolinha ou potinho de lixo para lá e para cá? Ótimo, aproveite o caminho até a lixeira para exercitar as pernas.
7) Não tenha medo de parecer chato. Viu alguém jogando lixo no mar ou na areia, dê um puxão de orelha. Tem filho pequeno? Apostamos que ele vai adorar mandar o recado.
8) Assunto delicado agora: alimentação. Sim, sabemos que é difícil resistir aos apelos de um camarão à milanesa acompanhado de uma boa caipirinha no final da tarde.
Mas pense, dá para trocar pelo camarão ao bafo e por um suco de laranja bem gostoso. Ou então uma água-de-coco (no próprio coco, nada de caixinha). O pôr do sol não vai perder em beleza por conta disso.
9) Ainda no tópico alimentos. Na praia, embora mais difícil, vale a mesma orientação da cidade. Prefira os itens locais, produzidos pelos arredores. Além de serem mais fresquinhos, você vai economizar bastante em emissão de CO2 com o transporte.
10) Relaxe. Aproveite. Leia, dance, escute boa música, tome muitos (inúmeros) banhos de mar, coma muito peixe, converse, deite na areia (ou na grama). Viva, pelo menos por uns dias, de forma mais leve. E traga um pouco desse espírito para seu dia a dia na cidade.


Coração no asfalto

28 de dezembro de 2010 0

Essa é para dar um up no dia de vocês.

Olha que graça esta foto que roubamos do site do fotógrafo Terry Richardson. É um coração no asfalto.

Acho muito legal encontrar com esse tipo de surpresa pelas ruas das cidades.

Aqui em Porto Alegre, o pessoal do Vida Urgente já espalhou borboletas para chamar a atenção para os locais onde mais ocorrem acidentes.  Além de cumprir a função educativa, elas deixaram nosso asfalto mais bonito.

Já deparou com esse tipo de arte por aí? Manda para a gente (nossomundo@zerohora.com.br)

Mais papel semente

28 de dezembro de 2010 0

O primeiro exemplar que desembarcou aqui no Nosso Mundo chegou com a nova garrafa (a PlantBottle) da Coca-Cola, no início do ano. Desde então, não parou mais.

Sempre que algum repórter ou editor aqui da ZH recebe um papel semente acaba trazendo para a gente. Para quem não sabe o que é, se trata de um pedaço de papel (normalmente, reciclado) com pequenas sementes entrelaçadas nele. Aí é só plantar e cuidar como se cuida de qualquer outra muda.

O último deles veio pelas mãos da Thais Sardá, editora dos cadernos de bairro da Zero Hora. É a etiqueta da Hering que decorava um dos presentes que ela ganhou neste Natal.

Não é uma graça?

Quarto verde - parte 5

28 de dezembro de 2010 0

O modelo de hoje foi feito à mão. E é uma cama.

O destaque fica por conta do super depósito que devolve espaço ao quarto.

Amanhã, você confere a última etapa da série de dicas verdes para dormitórios. Tudo via re-nest.

A ceia de Jessica Alba

27 de dezembro de 2010 1


A ceia de Natal de Jessica Alba foi feita à base de alimentos orgânicos. Pelo menos foi o que a atriz de Quarteto Fantástico e Sin City contou em seu Twitter (@jessicaalba).
A bela (nós achamos a moça linda) escreveu:
“2Turkeys+collard greens+corn bread stuffing+green beans+yams+Ham+cornbread=Xmas cooking duty w my mom.”
Sim, tinha peru, couve, presunto, vagem. E tudo na versão orgânica.
Bom exemplo vindo de Jessica, que, em breve, deve retornar às telonas na sequência de Entrando numa fria maior ainda, com Ben Stiller.

(via @solonbro)

Uma boa ideia

27 de dezembro de 2010 0


Quem esteve pela praia de Capão da Canoa (RS) no primeiro feriadão da temporada, na metade de novembro, topou com essa obra de arte na beira do mar. A iniciativa é do pessoal do projeto A Ideia Verde, cuja proposta é estimular a consciência ambiental por meio da criatividade.
O Tomás Albrecht, um dos integrantes do grupo, formado também por Gabriel Andrade, Alexandre Raupp, Érica Kiechle e Vinícius Mutterle, mandou o recado para o Nosso Mundo:
- A gente acha que não adianta só uma mensagem interessante e importante. Para chamar a atenção, tem que ser uma forma legal.
Outra ação desse pessoal foi um monstro de lixo que “atacava” as pessoas na rua.
Curtiu a proposta? Então assiste dois vídeos das ações


A menor cidade do Brasil conectada

27 de dezembro de 2010 1

Considerada a menor cidade do Brasil em número de habitantes, Borá, a pouco mais de 400 quilômetros de São Paulo, agora está no Facebook. O projeto, que quer engajar a comunidade e aproximá-la da web, deve incluir todos os moradores com mais de 13 anos na rede social até 29 de dezembro.

Para isso, grupos de jovens treinados na comunidade estão abordando as pessoas em suas casas. Com um total de 805 moradores, de acordo com os dados do Censo 2010, Borá também irá sediar uma competição esportiva chamada Volta de Borá. O projeto de inclusão digital é parte do lançamento dos minidrops Halls XS.
Outro evento já marcado é o Nob on Borá, um encontro com 15 formadores de opinião da web. Para quem não está por dentro, Nob significa Nerds on Beer (Nerds na Cerveja, em tradução livre), e é um evento conhecido em São Paulo por reunir em um happy hour no mundo off line nomes badalados das redes sociais.
Em fevereiro, será inaugurado o inusitado Halls da Fama de Borá para abrigar pequenos feitos heroicos de pessoas comuns e de um boraense. Para inscrever seu feito, basta acessar a página do Halls no Facebook .

Confira o vídeo da ação: