Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Dupla que mergulha unida pelo planeta

24 de janeiro de 2011 0

Os instrutores de mergulho Carlos Weck, 46 anos, e Julia Dranger, 29, sempre pensaram que mergulhar poderia ser muito mais do que uma simples atividade de lazer ou um esporte. Por isso, uniram-se para um projeto ousado. Com o Mergulhando na Estrada, os dois devem rodar mais de 9 mil quilômetros no litoral brasileiro analisando operadoras de mergulho. Tudo isso registrado em fotos e vídeos no site www.mergulhandonaestrada.com.br.
A viagem começou no fim de dezembro em Santos (SP) e já passou por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A ideia é cadastrar as empresas que fazem mergulho no país – o total de visitas deve ultrapassar 60 municípios e 80 operadoras – e sugerir soluções. No foco, a redução do impacto ambiental.
- Acreditamos em um mergulho mais consciente, com noções de preservação e, até mesmo, de biologia – garante Julia.
Um dos grandes desafios da dupla é enfrentar a falta de informação unificada sobre a atividade no país. Por isso, só na primeira etapa da viagem, mais de uma visita não programada entrou na agenda dos sócios. Dessa forma, o tempo estimado para ir de Santa Catarina até o Maranhão e depois retornar ao Rio Grande do Sul, pode ir além dos quatro meses previstos.
O plano de ação
Na visita às operadoras, os mergulhadores acompanham a preparação dos alunos em terra e, depois, a entrada no mar. No total, 11 planilhas são preenchidas com diferentes critérios que devem ajudar a caracterizar o mercado.
A dupla ainda sugere a separação de resíduos no barco, a coleta do óleo usado na viagem e o uso de canecas que são distribuídas aos alunos.
Para quem pensa que a viagem terá um impacto alto no ambiente, o selo CarbonFree lembra que as emissões devem ser neutralizadas no final do percurso.



Envie seu Comentário