Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2011

De olho nas cabeças do Planeta

31 de janeiro de 2011 1

Depois da edição catarinense, chega a hora do Planeta Atlântida Rio Grande do Sul mostrar o que está fazendo por um mundo melhor. A organização do evento preparou um espaço muito especial para falar de sustentabilidade - o Echolounge.

Localizada em uma área nos camarotes, a iniciativa vai trazer muita informação sobre o que está acontecendo com o planeta. E o Nosso Mundo faz parte dessa movimentação. A ideia é oferecer um conteúdo criativo para os planetários.


O que vai ter?

- Exposição de acessórios que utilizam tecnologia e energias limpas. Terá mochila com carregador solar, rádio que funciona com energia do movimento da água e o pen drive de bambu, entre outras novidades que já circulam por aí.
- Vídeos criativos sobre o que está acontecendo com os quatro elementos da natureza (água, fogo, terra e ar).
- Mesa interativa com informações sobre mudanças climáticas, energia, fenômenos naturais, desmatamento e resíduos.
- Depoimentos de personalidades e anônimos contando o que estão fazendo para deixar o mundo melhor.
O Instituto

Formado em 2010, o Instituto Echomundo Sustentável, responsável pela estrutura, desenvolve ações criativas para promover cultura, cidadania, saúde, educação ambiental, integração e desenvolvimento social. A ideia é transformar valores e mudar o comportamento das pessoas para construir um planeta mais equilibrado.
A primeira ação do instituto foi exportar tecnologia limpa para países de língua portuguesa e disponibilizá-la para comunidades no Brasil. A iniciativa é uma parceria com José Alcino Alano, inventor do sistema caseiro que permite ter água quente utilizando a energia solar e materiais reciclados.
Para 2011, o instituto planeja um grande evento no Rio de Janeiro, a Expo Echomundo, e um outro em Porto Alegre. Prepare-se.
Parceria especial

Para deixar o espaço ainda mais bonito, o Echomundo convidou o Centro Abrigado Zona Norte (Cazon), que oferece atendimento ocupacional às pessoas com Síndrome de Down, para ajudar na cenografia do lounge. O pessoal do centro vai  utilizar copos descartáveis e papelão reciclado para fazer arte.

Transformação no tecido

31 de janeiro de 2011 0

Um espaço que une arte e moda com um mesmo princípio: o reaproveitamento. Essa é a loja Contextura que, desde novembro do ano passado, propõe novas possibilidades quando o assunto é design e upcycling, a técnica de transformar materiais.

Artista plástica, professora e coordenadora do Núcleo de Design de Superfície da UFRGS, Evelise Anicet trabalha com a filha Anne, formada em Moda e professora da UniRitter, desde 2004. Juntas praticam diferentes técnicas de colagem sobre tecido, hoje expostas no espaço que reúne ponto de venda e galeria de arte, na zona sul de Porto Alegre.
O resultado são peças criativas produzidas com fios, restos de plásticos ou retalhos que vêm de indústrias da serra gaúcha. Parte dos trabalhos só consegue ser finalizada devido a uma parceria mantida com o Banco do Vestuário de Caxias do Sul, fornecedor de alguns materiais.
Por esse motivo, também, o processo criativo não é convencional. O upcycling exposto na Contextura mantém a história original do material, transformando-o em algo bonito e com valor agregado. Ao falar sobre o que as clientes pensam da técnica, Evelise é direta:
- As pessoas admiram nosso trabalho, pois querem adquirir uma peça com história.
A bolsa carteira de plástico, destaque na Bienal Brasileira de Design 2010, foi produzida com fios coloridos misturados com pedaços de plástico que iriam para o lixo. Colares, vestidos e tapetes também ganharam fios coloridos de tecido e sobras de plástico.
Na Contextura, pouco do que está exposto é convencional. Até mesmo as bijuterias, por exemplo, são feitas com pedaços de antigas porcelanas holandesas e metal reutilizado.

Clique aqui para ver o PDF desta reportagem


Amanhã em ZH e no Jornal de Santa Catarina

30 de janeiro de 2011 0


Um setor que evolui devagar para reduzir seus impactos no ambiente. Essa é a construção civil, capa e central da edição do Nosso Mundo de amanhã. Na reportagem especial, você descobre que o planejamento e novos materiais podem ser responsáveis pela redução do desperdício e da produção de lixo nas obras.
Na coluna Bons Exemplos, como um grande planeta, o Planeta Atlântida, está organizado para levar a sustentabilidade para perto dos palcos e do público.
Além disso, a edição desta semana do caderno Nosso Mundo Sustentável ainda traz a loja Contextura, espaço dedicado a produtos feitos com materiais reaproveitados, na zona sul de Porto Alegre.
É amanhã, encartado na sua Zero Hora e no seu Jornal de Santa Catarina.



Oficina de pranchas

30 de janeiro de 2011 0


Pranchas com garrafas PET.
Não, você não leu errado. É isso mesmo que uma oficina da Sustenplást – RS vai ensinar a fazer no dia 12 de fevereiro, 16h às 18h, em Torres.
Ministrada pelo surfista Rodrigo Munhoz, a oficina é gratuita. Quem tem mais de sete anos pode participar.
Para se inscrever, basta ir antes no local da oficina:
- Casa de Verão da Band (Praça Pinheiro Machado – Av. Beira Mar, Torres)



Tudo perto

29 de janeiro de 2011 0


O legal desta casa não é de garrafa PET ou bambu, por exemplo.
O mais importante é que todos os materiais utilizados para construí-la foram comprados em um raio de nove quilômetros de distância.



O mundo que gira

29 de janeiro de 2011 0

São os últimos dias para você se inscrever no concurso Faça Seu Mundo Girar do Santander.

Para participar é preciso dizer em 140 caracteres a pergunta:

- O que é mais importante para fazer o mundo girar?

Vale preocupação com o planeta, com as pessoas, enfim, o que faça seu mundo girar.

Olha os prêmios:

1º lugar: uma viagem com acompanhante para Londres para curtir uma balada super sustentável ( será movida por energia humana, não elétrica!!)

2º lugar: câmera digital

3º lugar: um MP3 player

Então corre e acessa o portal Faça Seu Mundo Girar para saber mais informações.

Reciclados e cariocas

28 de janeiro de 2011 0

Além de lindos, os móveis feitos pela loja carioquíssima Gavea Garage são de material reciclado.

É verdade, o material usado para fazer essas mesas, da linha Woods, é restos de madeira.

Além disso, a loja também personaliza seu móvel antigo.

Para saber mais, você pode acessar o site deles aqui.

Mais limpeza

28 de janeiro de 2011 0


Lembra do mutirão que retirou 9 toneladas de lixo do Delta do Jacuí?
Pois essa quantidade absurda aqui da foto pode se repetir.
É que hoje é o dia da segunda etapa do mutirão de limpeza. Desta vez, pescadores e mineradores limparão o trecho que fica entre o Porto do Conde e a divisa de São Jerônimo e Charqueadas.



Novas garrafas

27 de janeiro de 2011 0

Não sabe o que fazer com garrafas de vidro?

Aqui vai uma ideia. Exige um pouco de habilidade e paciência, mas vale a pena:



Ecológicas e lindas

26 de janeiro de 2011 0

Essas fotos foram feitas para comprovar que modelos ecológicos há muito deixaram de ser feios.

As bicicletas feitas de bambu são lindas e verdes.


Nem as ferramentas escapam: