Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2011

Potencial brasileiro

28 de fevereiro de 2011 0

Quando o assunto é Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, um estudo do Ipea afirma que o Brasil é um pólo de oportunidades.

Para quem não lembra, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é originário das disposições do Protocolo de Kioto, no âmbito das discussões das mudanças climáticas. O comunicado do Ipea nº 80 trata dos panoramas brasileiro e mundial do MDL, do mercado de carbono, das políticas públicas e medidas de desenvolvimento sustentável, do setor de saneamento básico do Brasil e do tratamento dos resíduos sólidos e projetos de geração de energia a partir de aterros.
Hoje, de acordo com o estudo, a participação brasileira no mercado de carbono tem se limitado ao segmento de oferta de projetos via MDL. Isso coloca o país em terceiro lugar em número de projetos (13%), sendo que China e Índia responderam por 31% e 21% do total em 2008. O texto também conta que o MDL vem sofrendo modificações importantes que podem ampliar a utilização e se tornar um instrumento importante para o crescimento sustentável brasileiro.
Entre os setores destacados pelo Ipea está o saneamento básico, principalmente o tratamento do lixo, que tem um pontecial alto para a utilização de um MDL setorial no Brasil.



Reaproveite o Carnaval

28 de fevereiro de 2011 0

O Nosso Mundo selecionou algumas iniciativas criativas e divertidas que vão embelezar as festas da semana que vem sem descuidar do planeta

No Rio, fantasias recicladas


Além do carro alegórico movido a etanol que será utilizado pela Mocidade, o Carnaval do Rio de Janeiro ainda conta com mais ideias no campo de redução de impactos.
Uma delas vem da empresa prestadora de serviços Nova Rio, que resolveu chamar a atenção dos cariocas para os materiais utilizados nas fantasias.
Para isso, a empresa promoveu um concurso entre alunos de Moda da Universidade Veiga de Almeida, que foram convidados a produzir um figurino com 100% de material reciclado, essa que você vê aqui em cima. Foram mais de 50 modelos feitos com tampinha de garrafa, PET, arame, retalho de tecido, rebite e muito mais. As peças selecionadas estão na campanha publicitária da Nova Rio com o slogan “Neste carnaval a Nova Rio transforma fantasia em realidade sustentável”.
Já a Coca-Cola optou por lançar a campanha “Reciclagem. Nosso enredo o ano inteiro”. Por meio dela, 70 catadores participarão da coleta seletiva no sambódromo carioca, uniformizados com camisas feitas com tecidos de PET reciclado doados pela empresa.
E o tecido de PET foi também para o camarote da Coca-Cola no sambódromo, esse aqui embaixo. É ele que reveste os bares e as colunas do espaço. Os pufes espalhados pelo local, por sua vez, são forrados com a lona do outdoor do ano anterior.

No Sul, os bichos invadem a festa
A Escola de Samba Mirim Semente do Amanhã, de Arroio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, escolheu o projeto Bichos do Mar de Dentro para ser o tema de seu samba enredo.
A inspiração veio do livro Aventura no Mar de Dentro, que conta as descobertas da menina Irene no mundo dos bichos da Costa Doce ameaçados de extinção. A obra literária segue a linha do trabalho dos artesãos da região que produzem peças inspiradas nos animais presentes nos arredores.
Os 130 componentes da escola estarão distribuídos em cinco alas, por meio das quais contaram as aventuras de Irene. Além de divertir a criançada que for assistir ao desfile, a iniciativa ainda vai divulgar o um dos mais importantes santuários ecológicos do país, detentor de grandes riquezas naturais em fauna e flora.
Na Bahia, o Expresso 2222
Flora Gil reafirma a disposição em não deixar de lado os cuidados com o ambiente na hora de dar show no camarote Expresso 2222, em Salvador.
As iniciativas são frutos da parceria com a Espiral, empresa de Letícia Monte, especializada na área de sustentabilidade. Além do bufê com alimentos orgânicos, o Expresso tem sua estrutura montada com madeira certificada e o telhado produzido a partir de embalagens Tetra Pak recicladas.
O camarote também vai oferecer uma estação de reciclagem, com apoio da Cooperativa de Catadores e Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), que separam os materiais recicláveis para transformar os resíduos em renda.
Para completar, pratos, copos e talheres são feitos com plástico biodegradável e compostável, e a iluminação usa lâmpadas de baixo consumo energético.
O camarote Expresso 2222 vai rolar de 4 a 8 de março, na Avenida Oceânica – Circuito Barra-Ondina, das 17h às 4h.

Amanhã em ZH e no Jornal de Santa Catarina

27 de fevereiro de 2011 0

Um ano de Nosso Mundo.

É, passou rápido e o caderno já faz aniversário nesta segunda-feira.
Por isso, os leitores ganharão uma edição especial.
Na capa e na página central, os avanços do Brasil e do mundo quando o tema é o cuidado com o planeta.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, os resultados da COP 16 e os avanços de tecnologias como o LED e a energia solar são alguns dos destaques selecionados.
Às vésperas do carnaval, a coluna Bons Exemplos ainda conta o que os foliões estão fazendo, em diferentes lugares do país, para curtir e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental.
O caderno Nosso Mundo Sustentável circula amanhã encartado na sua Zero Hora e no seu Jornal de Santa Catarina



Terrário reaproveitado

27 de fevereiro de 2011 0

No caderno, já ensinamos a fazer um terrário.
Era um modelo feito por uma escola em Panambi, no Rio Grande do Sul.
Agora, o modelo de hoje vem do portal re-nest e preza pelo reaproveitamento dos recipientes.
O importante é que eles sejam de vidro e você já os tenha usado outra vez.
Assim, além de manter um pequeno ecossistema em casa, você evita que materiais vão para o lixo.
Legal, né?

Aqui o passo a passo:
1 -Selecione um recipiente. Pode ser qualquer um, fechado ou aberto. O legal é reaproveitar algum que você já tenha em casa.
2- Coloque um nível de areia grossa no fundo do recipiente.
3- Se você estiver fazendo um terrário em um recipiente fechado, coloque um nível de carvão ativado sobre a camada de areia. Ele ajuda a filtrar o ar e mantê-lo fresco.
4- Adicione uma camada de terra.
6- Coloque as plantas ou sementes, organizando-as com cuidado.
7- Agora pode adicionar outros ornamentos ou objetos de decoração.
Já mostramos outro pequeno terrário no blog, confere aqui.



Garrafinha de areia

26 de fevereiro de 2011 0

Não é uma bela ideia essa do Instituto Ambiental Reciclar? Eles chamaram uma artesã do Nordeste para criar garrafinhas de areia inspiradas em grandes marcas de água.

O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de conservar o recurso, que deve se tornar cada vez mais escasso nos próximos anos.

Olha que legal o vídeo:

Via Hypeness

Carnaval antecipado

26 de fevereiro de 2011 0


Hoje tem pré-carnaval animado no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro.
Isso porque a Bateria Mirim, formada por jovens que integram o projeto social TIM Música nas Escolas, vai comandar um bloco de rua às 11h na Praça Xavier de Brito.
Regidos pelo mestre Mangueirinha e acompanhados por músicos da escola de samba Unidos de Vila Isabel, cerca de 40 participantes vão apresentar um vasto repertório de marchinhas de Carnaval.
Os integrantes da bateria são alunos do CIEP Oswaldo Aranha e moradores do entorno da escola, em Realengo.

Saiba Mais
O TIM Música nas Escolas é um programa educacional baseado na linguagem universal da música. Criado em 2003, beneficiou, até o momento, mais de 20 mil alunos de escolas públicas em 13 cidades brasileiras, só no Rio de Janeiro foram 2,5 mil.



Pré-sal em documentário

25 de fevereiro de 2011 0


Explorar o pré-sal pode ser considerado um desafio tecnológico, científico e ambiental para o Brasil.
Por isso, o Discovery Channel estreia hoje às 22 horas um documentário bacana chamado O Desafio do Pré-Sal.
Coproduzido pela Mixer e pelo Discovery, o documentário tem direção de Rodrigo Astiz e Marcello Bozzini.
Aqui, o Nosso Mundo manda uma palhinha do que você assiste hoje:
- Um caminho fascinante que envolve investimentos bilionários e riscos imensos que vão desde condições de pressão e temperatura nunca experimentadas, a corrosão de equipamentos, perigo para os trabalhadores até tragédias como o vazamento no Golfo do México. No documentário, saiba como engenheiros e cientistas desafiam os limites do conhecimento humano em busca do ouro negro.

O que é o pré-sal?
A 300km da costa brasileira, a uma profundidade de sete mil metros e sob uma camada de sal que pode chegar a dois mil metros de espessura está a maior reserva submarina de petróleo encontrada nos últimos 10 anos.
Quem perder hoje, pode ficar tranquilo porque o Desafio do Pré-Sal reprisa no próximo sábado, dia 5, às 14h.



Mochila que vira escrivaninha

25 de fevereiro de 2011 0

Essa mochila azul que você aqui na página é o projeto vencedor do desafio de design promovido pela instituição dinamarquesa INDEX em conjunto com a Unicef.
A proposta deveria girar em torno do tema “Design para educação”, usando os negócios e o design para melhorar as condições de aprendizagem, acesso e higiene nas escolas dos países em desenvolvimento ou em áreas que passaram por algum desastre.
O desafio começou em junho de 2010 e mais de 1.000 estudantes de 29 países participaram, totalizando 120 projetos e 15 finalistas.
O projeto vencedor chama-se Teddy Bag e é franco-espanhol. Trata-se de uma mochila de papelão feita com uma dobradura especial que a transforma em escrivaninha. As alças são feitas com sacolas plásticas trançadas.
Aqui, você lê mais sobre o Teddy Bag



O vídeo dos peixes ameaçados

24 de fevereiro de 2011 0

Um portal onde você encontra notícias sobre a fauna e a flora brasileiros também pode ser acervo de imagens e fonte de informação.

Essa é a proposta da produtora Canal Azul que contabiliza – em fotos e imagens – dados sobre espécies ameaçadas de extinção, como você pode ver nesse vídeo.
As garoupas, garoupas-verdadeiras e meros (esse na foto aqui embaixo) são alguns exemplos de animais ameaçados.
Sabe por quê?
- A principal causa que coloca os meros entre os ameaçados é a pesca. Para alguns pescadores esses animais são considerados um troféu. Sua carne, assim como a da garoupa, é branca e muito apreciada na culinária. Mansos a ponto de se deixarem tocar com as mãos sem esboçar reação, são presa fácil para os arpões.
Para saber mais acesse http://www.redeambiente.com.br



Arte na K-7

23 de fevereiro de 2011 0

O Nosso Mundo já trouxe a história do artista inglês Nick Gentry que usava os esquecidos disquetes como tela. Pois agora é a vez do finlandês Sami Havia, que escolheu as fitas K-7 para produzir arte.

Além de reaproveitar algo que não tem mais função em um mundo cheio de iPods, o trabalho do Sami é lindo, como vocês podem ver aqui.

Os amantes da música também devem estar reconhecendo os desenhos. É que o Sami reproduz capas famosas de discos, como o Nevermind do Nirvana.

Para saber mais, clica aqui.