Que tal aprender a construir um robô a partir de lixo eletrônico?
Pois é esse o convite que o pessoal do Catavento Cultural e Educacional (Museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) está fazendo para a Virada Sustentável, que rola nos dias 4 e 5 de junho, em São Paulo.
A entidade vai oferecer no primeiro dia do evento duas sessões diárias (às 10h e às 14h) de uma oficina realizada pelo coletivo Respect Art. A ideia é ensinar os participantes a produzirem toy art a partir de e-lixo, como fitas cassete, mouses, peças de DVD e celulares.
Para quem não conhece, o Catavento é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais da Cultura e da Educação e apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados.
Lá, o visitante encontra atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, além de uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi.
O Catavento fica no Palácio das Indústrias (Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro – São Paulo/SP). A entrada para as oficinas é gratuita.