Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2011

Do lixo ao robô

31 de maio de 2011 0


Que tal aprender a construir um robô a partir de lixo eletrônico?
Pois é esse o convite que o pessoal do Catavento Cultural e Educacional (Museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) está fazendo para a Virada Sustentável, que rola nos dias 4 e 5 de junho, em São Paulo.
A entidade vai oferecer no primeiro dia do evento duas sessões diárias (às 10h e às 14h) de uma oficina realizada pelo coletivo Respect Art. A ideia é ensinar os participantes a produzirem toy art a partir de e-lixo, como fitas cassete, mouses, peças de DVD e celulares.
Para quem não conhece, o Catavento é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais da Cultura e da Educação e apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados.
Lá, o visitante encontra atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, além de uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi.
O Catavento fica no Palácio das Indústrias (Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro – São Paulo/SP). A entrada para as oficinas é gratuita.


Heroína do mar

31 de maio de 2011 0


Ela anda pelos cinemas em cartaz com Pânico 4 e é adorada pelos fãs da série Heroes, onde interpretava uma líder de torcida com super poderes.
Pois além de seus dotes artísticos, a loira também canta, Hayden Panettiere tem um longo currículo de ativismo – político e ambiental – para apresentar.
Hayden já se envolveu no combate à matança de golfinhos no Japão (partes do confronto do qual ela participou ao lado de surfistas aparecem no documentário The Cove) e em ações para conservação da população de baleias.
Além disso, a atriz também coloca sua imagem a favor de causas sociais – seja estimulando a participação dos jovens na política seja participando de campanhas contra a gravidez na adolescência.
No site www.panettierecloset.com, dá para acompanhar um pouco do empenho da moça.
“A série (Heroes) me colocou em uma posição para falar sobre coisas pelas quais sou apaixonada”


Começa com você

30 de maio de 2011 2


É só até amanhã o prazo para inscrições na Gincana Impacto Zero SWU.
Para quem não viu no Fantástico do domingo retrasado, a disputa quer mobilizar universitários no país todo a mostrarem projetos ligados à sustentabilidade.
A equipe vencedora vai receber R$ 500 mil do movimento Starts With You (SWU) para implementar sua ideia.
Vale destacar, ainda, que durante a gincana as equipes vão participar de um reality show no Multishow.
Tem um projeto? Inscreva agora mesmo no site.


Jogo pela mata

30 de maio de 2011 2

A Mata Atlântica esteve em todas nos últimos dias.

Especialmente porque, na semana passada, comemorou-se o Dia da Mata Atlântica (27 de maio).
Além de várias discussões em diferentes cidades do país, teve bastante coisa rolando na web também.
O WWF-Brasil, por exemplo, lançou um jogo sobre o tema, com perguntas sobre a fauna, a flora, a geografia e a história desse bioma que é um dos mais ricos do mundo.
Sons, vídeos e fotos levam o internauta direto para o meio da mata.



Jessica contra os químicos tóxicos

29 de maio de 2011 0


Sim, mais uma vez a atriz Jessica Alba pinta por aqui.
É que a moça parece decidida a se firmar no time das celebridades engajadas em mudar o planeta.
Além das aventuras pelos quitutes orgânicos e das experiências “faça você mesmo”, a bela, grávida de seu segundo filho, agora resolveu protestar contra os químicos presentes em diferentes produtos nas prateleiras norte-americanas.
Se você já assistiu ao vídeo A História dos Cosméticos, de Annie Leonard, sabe bem do que Jessica está falando.
A atriz, porém, não foca suas reclamações somente nos cosméticos, ela critica a presença de químicos tóxicos em produtos de limpeza, mamadeiras e brinquedos.
Ela escreveu um longo texto dando os argumentos para a sua posição (leia aqui, em inglês), já que agora ela é a porta-voz da Safer Chemicals, Healthy Families.
- Eu não sei quanto a vocês, mas eu não estou bem com isso. Eu comecei a estudar mamadeiras seguras, produtos de limpeza não-tóxicos, procurar móveis livres de tóxicos, mas como a maioria dos consumidores há um limite para as escolhas que eu posso fazer.


Na roupa e na decoração

28 de maio de 2011 0


A dica chegou pela colega Cátia Bandeira (que tem sempre algo legal para nos contar).
Ela andava pelo bairro Moinhos de Vento quando deparou com essas luminárias produzidas a partir de garrafa PET na loja Budha Khe Rhi.
Além de investir no reaproveitamento de materiais na decoração, o espaço tem um monte de opções legais para quem quer se vestir de um jeito mais em sintonia com o planeta.
Tem camiseta de bambu, algodão orgânico, malha recicle. Vários materiais legais de se usar.
Quer conhecer mais? Acessa o site www.bkrbrasil.com


Vídeo do TEDx Laçador premiado

27 de maio de 2011 0

Eu ainda não tinha assistido, mas achei bem legal e divertido.

O vídeo criado pela Paim e pela Cápsula para o TEDx Laçador (que você confere aqui embaixo) recebeu ouro no prêmio Voto Popular da Revista About.

O vídeo foi apresentado no evento que reuniu um monte de gente interessante para discutir o futuro das cidades, em abril deste ano em Porto Alegre.
A premiação é promovida pela About rola desde 1987 e que ajudar a aprimorar a propaganda no Brasil. O mais legal é que o prêmio recebido pelo TEDx Laçador foi indicado exclusivamente por consumidores paulistas.
Parabéns aos envolvidos! ;)

Ficha Técnica
Diretor de Criação: Rodrigo Pinto, Carlos Alberto Thunm
Redator: Márcio Blank
Diretor de Arte: Fabio Piucco
Atendimento: Renata Lessa, Mariana Balestra
Mídia: Patrícia Angeletti
RTVC: Melissa Bordin
Cliente: TEDxLaçador
Uma produção da Cápsula Filmes
Direção: Marco Carvalho
Fotografia: Thomas Erh
Ass. de direção: Jan Monczka
Ass. de produção: Greta Paz
Maquiadora: Renata Pureur
Produção executiva: Alexandre Coimbra e Daniel Accampora
Produção de elenco: Fabianne Freitas
Elenco: Alice Erh, Antonio Correa, Klaus Becker, Thiago Dietel, Felipe Beck, Janice Silva e Lurdes Kauffmann
Trilha original: Loop Reclame
Locução: Kiko Ferraz

Barraquinhas de CD

27 de maio de 2011 1


Quem circular pela praça central do Shopping Pátio Belém, no Pará, vai deparar com uma grata surpresa até o dia 24 de junho.
A ONG Noolhar construiu barracas juninas, que vendem comidas típicas, a partir do reaproveitamento de 12 mil CDs e de 800 caixas de ovo.
Os CDs foram doados pela Receita Federal em Belém, enquanto as caixas foram recolhidas na Companhia de Abastecimento do Pará (Ceasa).
As barraquinhas foram customizadas com tecidos e laços de garrafa PET graças ao trabalho de moradores do bairro Terra Firme e de voluntários. Boa ideia.


Nissan Leaf é o veículo da C40

26 de maio de 2011 0


A Conferência de Prefeitos da C40 São Paulo, que rola entre os dias 31 de maio e 3 de junho na capital paulista, já tem seu carro oficial. É o Nissan Leaf, pioneiro entre os veículos 100% elétricos produzidos em larga escala no mundo.
A Nissan ofereceu 10 carros desse modelo para serem utilizados no evento em que os prefeitos das maiores cidades do mundo estarão reunidos para dividir experiências de combate às mudanças climáticas.
O Leaf é alimentado por uma bateria de íon-lítio de 90 quilowatts de potência e 24 quilowatts hora de energia. O carro poder ser recarregado durante a noite em uma tomada de 110 volts ou por meio de um recarregador.
A autonomia do modelo é de 160 quilômetros com uma única carga.


Música com desenho

26 de maio de 2011 1

Se tiver cinco minutos sobrando (na verdade quatro, que é o que dura o vídeo), não deixe de assistir o Music Paiting, com a música Glocal Sound, de Matteo Negrin.

É lindo demais. Conta a história de quando só existia a natureza, quando vieram as cidades e quando a convivência entre os dois mundos ficou impossível.
Enfim, daquelas coisas difíceis de descrever, tem de assistir. Assista lá.