De hoje até quarta-feira, dia 3, especialistas de diferentes países estarão em San Diego, na Califórnia (EUA), discutindo as melhores alternativas para a gestão de resíduos, em busca do já quase famoso conceito de Lixo Zero. É a 35ª Conferência Anual da Associação de Recuperação de Recursos da Califórnia (da sigla em inglês, CRRA).
O Brasil está participando do evento com o programa Lixo Zero, levado pelos especialistas Gustavo Abdalla, diretor executivo do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), e Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental, uma das empresas pioneiras na implantação do projeto em território nacional.
O programa quer reduzir a quase zero o descarte de resíduos pela população e aposta em ações de educação e logística. Hoje, ele é aplicado em um projeto social chamado Espaço Recicle e em escolas, supermercados, empresas e condomínios.
O Espaço Recicle
A iniciativa está presente nas cidades de Florianópolis e Palhoça, em Santa Catarina, e funciona em contêineres adaptados, onde os moradores levam os materiais recicláveis previamente separados e limpos. Na sequência, recebem pontos que são acumulados em um cartão de fidelidade.
Nesses locais também há composteiras e hortas comunitárias, que ajudam conscientizar para a “reciclagem” dos materiais orgânicos.