Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2011

Lixo Zero do Brasil na Califórnia

31 de julho de 2011 4

De hoje até quarta-feira, dia 3, especialistas de diferentes países estarão em San Diego, na Califórnia (EUA), discutindo as melhores alternativas para a gestão de resíduos, em busca do já quase famoso conceito de Lixo Zero. É a 35ª Conferência Anual da Associação de Recuperação de Recursos da Califórnia (da sigla em inglês, CRRA).

O Brasil está participando do evento com o programa Lixo Zero, levado pelos especialistas Gustavo Abdalla, diretor executivo do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), e Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental, uma das empresas pioneiras na implantação do projeto em território nacional.

O programa quer reduzir a quase zero o descarte de resíduos pela população e aposta em ações de educação e logística. Hoje, ele é aplicado em um projeto social chamado Espaço Recicle e em escolas, supermercados, empresas e condomínios.


O Espaço Recicle

A iniciativa está presente nas cidades de Florianópolis e Palhoça, em Santa Catarina, e funciona em contêineres adaptados, onde os moradores levam os materiais recicláveis previamente separados e limpos. Na sequência, recebem pontos que são acumulados em um cartão de fidelidade.

Nesses locais também há composteiras e hortas comunitárias, que ajudam conscientizar para a “reciclagem” dos materiais orgânicos.

Hospital instala sistema solar

30 de julho de 2011 0

O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, dá exemplo de instituição de saúde preocupada com o bem-estar do planeta. A entidade instalou recentemente um sistema de aquecimento solar de alta eficiência para reduzir o consumo de gás natural.

A instalação de 70 metros quadrados de placas solares proporcionou a redução de 30% no consumo de gás natural.

- Em função dos tubos de vidros, a área de aproveitamento da radiação solar é superior, até 90%, sem perdas de energia durante o dia, pois o sistema continua absorvendo temperatura durante o movimento de rotação do sol – disse Gustavo de Almeida Santos, engenheiro responsável pela instalação.

Carros demais no Rio

29 de julho de 2011 0

Foi destaque do Bom Dia Brasil de hoje, na RBS TV. Alguns moradores de prédios antigos no Rio começaram a sofrer com a falta de espaço nas garagens para abrigar o aumento no número de carros por família (ou então a aquisição de um automóvel por quem não tinha nenhum).

Qual a solução? Nem pensar em rever a quantidade já absurda de carros nas ruas. O pessoal lá resolveu adaptar as garagens ao número de carros e passou a usar uma espécie de empilhadeira. No lugar onde antes cabia um veículo, agora cabem dois.

Podem até dizer que é uma solução inteligente. Mas em tempos de ruas lotadas, trânsito caótico e altos níveis de poluição, me parece mais esperto começar a pensar soluções para melhorar o transporte coletivo e a segurança nas vias para quem optar pelas bikes. Assim, pode ser possível voltar a viver com um número razoável de veículos nas ruas.

Dinamarca vai importar lixo

29 de julho de 2011 5

A Dinamarca quer comprar o lixo de seus vizinhos. Sabe para quê? Para produzir biogás.

O processo está funcionando tão bem no país que, a partir de 2016, a produção de resíduos nacional não vai dar conta da demanda dessa indústria. Ainda em 2011, deve ficar pronta uma nova usina de processamento de lixo da cooperativa Amagerforbrænding, hoje a segunda maior do país.

Os resíduos adquiridos pela Dinamarca devem vir do norte e do leste da Europa.

Os dinamarqueses processam atualmente 100% do lixo que produzem em empresas privadas e em cooperativas sem fins lucrativos.

Via Folha

Detox, a nova campanha do Greenpeace

28 de julho de 2011 0

Mais uma campanha do Greenpeace contra grandes marcas. Dessa vez, os alvos são a Nike e a Adidas e suas práticas de produção que, de acordo com a entidade ambientalista, estão enchendo de tóxicos as fontes de água.

O vídeo Detox, super bem produzido, conta com dublês de figuras como Cristiano Ronaldo e Snoop Dogg.



Príncipe da energia

28 de julho de 2011 0

Na linha do seu livro Harmony: A Revolução da Sustentabilidade — Um Novo Olhar Sobre o Mundo, lançado recentemente, o príncipe Charles anunciou a redução de 22% nas emissões da Clarence House, sua residência oficial em Londres, no ano passado.

Parte desse resultado deve-se ao uso de energias renováveis pela família real. Como exemplo, pode-se citar a instalação de 30 painéis solares na própria Clarence House e outros 400 na fazenda de Charles em Gloustershire. Aliás, vale ressaltar que a energia que não for utilizada entra automaticamente na rede.

Por conta dessas iniciativas, o príncipe Charles pode garantir hoje que cerca de 50% da energia das residências da família real é proveniente de fontes renováveis.

Papinha orgânica

27 de julho de 2011 0

Para quem já tem um pequeno em casa ou tem planos para aumentar a família em breve, a Organic Baby é a nova opção na área de papinhas orgânicas no Rio Grande do Sul.

A loja, iniciativa do chef Cesar Sperotto e de sua mulher, Aline, começou a funcionar hoje e aceita pedidos online. Tudo para facilitar a vida dos papais ávidos por alimentos saudáveis. Basta acessar o site e fazer a sua encomenda.

A ideia de criar a Organic Baby surgiu quando Cesar e Aline viraram pais da Liz, essa coisa fofa da foto aí embaixo. Curti muito a iniciativa.

E já está tudo anotado aqui para quando vier meu segundo bebê.

Harrison Ford e seu bigode de leite

27 de julho de 2011 0

O ator Harrison Ford agora figura no time de celebridades que apoiam a famosa campanha do bigode de leite.

O astro de Indiana Jones estrela a última campanha (já tradicional) Got Milk?

A propaganda traz a informação de que nove em cada 10 americanos não suprem sua necessidade mínima de nutrientes.

A campanha ainda acrescenta: “Apenas uma porção a mais por dia de leite rico em nutrientes para você e sua família podem ajudar.”

Ética + estética

27 de julho de 2011 0

A Natura acaba de relançar sua linha Ekos, que traz na formulação diversos itens da biodiversidade brasileira. Além de inovar na composição de shampoos, condicionadores, hidratantes e óleos, a empresa investiu forte na renovação das embalagens.

Entre as novidades, está o uso de PET reciclado e de polietileno verde (aquele produzido pela Braskem em Triunfo) nas garrafas e potes da linha.

Outro diferencial está no rótulo, que agora traz informações sobre a comunidade que produz o ativo do produto e o quanto aquela embalagem colaborou para evitar o descarte de plástico no ambiente. Para se ter uma ideia, cada garrafa de Ekos é produzida a partir da reciclagem de duas PET.

Com iniciativas como essas, a Natura conseguiu reduzir em 13% as emissões de CO2 de toda a linha Ekos.

Enciclopédia verde

26 de julho de 2011 0

www.greenpedia.greenvana.com. Anote esse endereço, pois é lá que você encontra um monte de informações bem úteis quando o tema é sustentabilidade.

O site, uma wikipedia verde, é mais um braço do Greenvana, que já encabeça iniciativas como o Greenvana EcoStore, a revista eletrônica Greenvana Style, o Prêmio Greenbest e o buscador Greengle.

Um verbete

Mercado Bamboo é um blog sobre consumo, mas não sobre consumismo. Nele a sustentabilidade se traduz em matérias-primas alternativas, processos de produção que respeitam o meio ambiente e métodos de trabalho que levam em conta a inclusão social. O interesse do blog é por produtos que são também a expressão de novas ideias, seja no design, na embalagem, no material utilizado ou no modo de fabricação – sempre de uma perspectiva sustentável.