Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2011

Começa hoje a BioNat Expo

30 de setembro de 2011 0

Para quem se interessa pela arte da cozinha de baixo impacto, o próximo fim de semana representa uma chance de ouro. De sexta a segunda-feira, Porto Alegre recebe a BioNat Expo 2011, que, dentre outras atividades, conta com a BioNat Gourmet. O espaço é voltado exclusivamente para a cozinha orgânica e sustentável.

Sob o comando do Senac-RS, as oficinas oferecidas diariamente serão ministradas por chefs com foco na qualidade dos alimentos, sua procedência, seu preparo e o aproveitamento completo de cada ingrediente.

Além das experiências gastronômicas, a BioNat Expo traz Feira de Produtos Orgânicos, Fitoterápicos e Plantas Bioativas do Rio Grande do Sul, Mostra de Turismo Rural e Agroecológico, Espaço Vida Sustentável e BioNat Cultural. O público-alvo do evento são produtores, agricultores, comerciantes, fornecedores, distribuidores, cooperativas, institutos de pesquisa, governos, ONGs, comunidades acadêmicas e população em geral.

Lançado em 2008, o evento chega à sua quarta edição atingindo o objetivo de atender a demanda dos produtores de orgânicos gaúchos por um evento com a missão de fomentar e promover o setor. A expectativa é que 8 mil pessoas visitem a feira.

De 30/9 a 2/10, das 9h às 20h

Na Usina do Gasômetro, na Capital.

Informações: info@bionatexpo.com.br ou www.bionatexpo.com.br

Elisabetta pelos animais

27 de setembro de 2011 1

E a última (bela) celebridade a aderir à campanha “I’d Rather Go Naked Than Wear Fur” (Eu Prefiro ficar Nua a Usar Pele, em tradução livre) é a modelo e atriz Elisabetta Canalis, mais conhecida como ex-namorada do astro George Clooney.

Elisabetta justificou assim a decisão de posar nua para protestar contra o uso de peles na indústria da moda:

— Isso é necessário para manter a atenção das pessoas sobre essa prática brutal. Esses pobres animais são eletrocutados, esfolados vivos, afogados e espancados apenas por uma questão de moda.

Confira, abaixo, o vídeo da sessão de fotos da moça:

Concurso no Nosso Mundo

26 de setembro de 2011 0

É o seguinte, pessoal: vamos selecionar dois leitores, um homem e uma mulher, e ajudá-los a mudarem suas rotinas, acrescentando hábitos que reduzam o impacto no planeta.

Isso significa que eles serão convidados, por exemplo, a comer mais alimentos orgânicos, optar por caminhar mais e andar menos de carro ou praticar atividades ao ar livre e em contato com a natureza.

A ideia é mostrar como essas atitudes podem aumentar a sensação de bem-estar.

Para se candidatar, basta enviar, até o dia 20 de outubro, para o e-mail do caderno (nossomundo@zerohora.com.br) sua resposta à pergunta “Como hábitos sustentáveis podem trazer bem-estar para a minha vida?”.

Vamos selecionar as duas melhores participações e acompanhar, durante dois meses, a mudança de hábito dos vencedores com matérias semanais no Nosso Mundo.

A dupla também será convidada a relatar sua experiência no site Bem-Estar, aqui no blog e no Facebook do caderno (www.facebook.com/nossomundo).

Edição de segunda

25 de setembro de 2011 2

Na próxima edição do caderno Nosso Mundo Sustentável, encartado amanhã em Zero Hora, você confere o grande projeto desenvolvido em Porto Alegre para melhorar a oferta de saneamento e diminuir a quantidade de esgoto sem tratamento lançado no Guaíba.

O caderno mostra o que e quem está por trás das obras do Programa Integrado Socioambiental, o Pisa.

O caderno também revela dados do último levantamento do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (Snis), que colocam o Estado em quinto lugar no ranking brasileiro de investimentos no setor.

O assunto estará em discussão no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorre em Porto Alegre de hoje (domingo) até quinta-feira.

Também fique por dentro do derretimento no Ártico, que está ritmo cada vez mais acelerado, de acordo com estudos recentes.

Literatura no Jardim Botânico

24 de setembro de 2011 0

Segue até 25 de setembro a 5ª Feira do Livro Infantil no Jardim Botânico, em Porto Alegre. A ideia – muito legal – do evento é que crianças de creches, escolas e instituições comunitárias tenham um contato mais próximo com a literatura e ações de preservação do ambiente.

Para isso, eles recebem gratuitamente livros infantis, transporte e lanche durante a visitação no Jardim Botânico. Lá, as crianças encontram 10 estandes com livreiros e editoras.

Segundo a organização, durante os quatro dias do evento, são esperadas mais de 30 mil pessoas. Todas são chamadas a doarem livros para a montagem de minibibliotecas em escolas de comunidades pobres.

Código Florestal em revista

23 de setembro de 2011 0

A revista eletrônica ClickCiência, divulgação científica produzida pelo Laboratório Aberto de Interatividade da Universidade Federal de São Carlos (LAbI/UFSCar), traz em sua nova edição uma discussão sobre as mudanças propostas para o Código Florestal Brasileiro, que voltou a ser discutido, agora no Senado.

Pesquisadores de diferentes universidades debatem os impactos ambientais, econômicos e sociais que podem se concretizar caso a proposta seja aprovada.

Entre os aspectos considerados equivocados pela comunidade científica está a diminuição das Áreas de Preservação Permanente e das Reservas Legais

A ClickCiência pode ser acessada em www.clickciencia.ufscar.br

Dia da Árvore com a Mata Atlântica

21 de setembro de 2011 2

Porto Alegre ganhou um presente especial no Dia da Árvore, comemorado hoje, dia 21 de setembro em todo o país. A exposição da SOS Mata Atlântica desembarca nesta quarta-feira no Parcão e fica por lá até domingo.

A mostra tem como objetivo levar à população informações sobre o Bioma mais ameaçado do país — a Mata Atlântica. Para isso, serão promovidas atividades de educação ambiental gratuitas, como oficinas, teatro, jogos educativos, palestras, análise de água e exibições de filmes.

Mais informações em www.sosma.org.br/blog

Fique ligado

Segundo o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Rio Grande do Sul foi o quinto Estado que mais desmatou a Mata Atlântica nos últimos dois anos.

- O Estado do Rio Grande do Sul perdeu quase 2 mil hectares do bioma no período de 2008 a 2010. Na cidade de Porto Alegre, identificamos que restam apenas 7% da Mata Atlântica original - observa Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da ONG e coordenadora do estudo.

Confira a programação:

21/9

Atividades abertas ao público das 11h às 16h

11h: solenidade de abertura.

16h: coleta da água do Rio Guaíba para análise

22/9

Atividades abertas ao público das 10h às 16h

11h: jogos educativos (jogo da memória e jogo da cidadania)

14h: palestra A Mata Atlântica é aqui em Porto Alegre

23/9

Atividades abertas ao público das 10h às 16h

10h: oficina de desenho de animais da Mata Atlântica

15h: CineMata, com exibição de vídeos com temas socioambientais

24/9

Atividades abertas ao público das 10h às 16h

10h às 16h: exposição de fotos Cactos Gaúchos, por Paulo Backes, em parceria com a Fundação Gaia.

11h ao meio-dia: Cinemata, com o documentário Lutzenberger For Ever Gaia, de Otto Guerra e Frank Coe, em parceria com a Fundação Gaia

12h30min: Os Super Amigos da Água – Espetáculo de manipulação de Bonecos do Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre

13h às 16h: O Conto da Gotita: contação de história e exposição sobre bacias hidrográficas e lençóis freáticos, em parceria com o Instituto Curicaca

25/9

Atividades abertas ao público das 10h às 16h

10h às 16h: exposição de fotos Cactos Gaúchos, por Paulo Backes, em parceria com a Fundação Gaia.

11h ao meio-dia: Cinemata, com o documentário Lutzenberger For Ever Gaia, de Otto Guerra e Frank Coe, em parceria com a Fundação Gaia

Meio-dia às 14h: atividades sobre Áreas de Proteção Permanente (APP) com painéis, fantoches e jogos, em parceria com o Instituto Curicaca

Faça você também

20 de setembro de 2011 11

Olha que legal a ideia (e a atitude) desse pessoal do vídeo aí embaixo. As meninas foram para a frente do Mercado Público de Porto Alegre e usaram um método bem tradicional para arrecadar uns trocados.

Sacaram a viola e trouxeram mais música para o centro da Capital. Ao lado delas, o Pingo. O cachorro (dos mais simpáticos) era o símbolo da ação. A grana que as duas arrecadaram foi usada para comprar ração para animais abandonados.

Eu fiquei com vontade de fazer algo do tipo? E vocês?

Via w3haus

Ao lado das florestas

19 de setembro de 2011 0

O pessoal do Ecorazzi elaborou uma lista com 10 celebridades que atuam na defesa das florestas ao redor do mundo. Como gancho, o site usou a campanha Hello Green Tomorrow, da Avon (mais em www.hellogreentomorrow.com).

Entre as personalidades listadas está a cantora britânica Lily Allen que recentemente visitou a Floresta Amazônica e viu de perto os danos causados pelo desmatamento. Para ajudar a frear essa devastação, Lily apoia os esforços da Sky Rainforest Rescue, que recolhe doações para conservar florestas ou plantar novas árvores.

Confira a lista completa, que também inclui o cantor Sting e o diretor James Cameron.

Cidreira ganha coleta de lixo tecnológico

18 de setembro de 2011 1

E um município do litoral norte do Rio Grande do Sul saiu na frente e criou um programa de coleta seletiva para o lixo tecnológico.

A lei de autoria do vereador Matheus Junges dá até o dia 19 de novembro para a prefeitura instituir o Ecoponto Digital.

O projeto prevê a destinação correta desses resíduos e a sua utilização ou reutilização pela administração pública, reciclagem e doação a organizações e entidades da sociedade civil.

De acordo com a proposta, a prefeitura poderá criar parcerias com associações, escolas, entidades de classe e organizações para a coleta conjunta dos materiais.