Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Noruega pesquisa energia renovável

11 de novembro de 2011 0

Com os lucros de jazidas de petróleo descobertas há 50 anos no Mar do Norte, a Noruega poderia muito bem ter se acomodado. Além de estar no topo da lista de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), o país de 4,5 milhões de habitantes desfruta de abundante energia hidrelétrica – 99% do consumo de eletricidade norueguês vem de rios, lagos e cachoeiras.
Porém, o país investe forte no desenvolvimento de energias renováveis. Um misto de estratégia econômica, para desenvolver um mercado que só tende a crescer com o esgotamento dos combustíveis fósseis, e consciência ambiental. Enquanto a Europa projeta chegar a 2020 com 20% de sua matriz energética (o que move veículos, aquece casas e ilumina ruas) vinda de combustíveis renováveis, a Noruega já está nos 60% – e quer fechar a década com 73%.
– Há um investimento forte em poupar energia, com prédios e veículos mais eficientes, mas também em descobrir novas formas para gerar essa energia – explica o diretor da Innovation Norway, estatal de apoio à inovação do governo, Geir Haugum.


Confira na segunda-feira, em ZH, a reportagem completa do repórter Rodrigo Müzell.

Envie seu Comentário