Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Shell discute futuro energético na UFRGS

29 de novembro de 2011 0

A Shell, empresa global do setor de energia e petroquímico, promove nas universidades brasileiras o “Encontro Energia 2050”. Trata-se de uma série de palestras-debate que têm como objetivo encorajar os jovens estudantes à reflexão sobre o futuro energético do mundo em 2050.

Amanhã, quarta, o evento passa por Porto Alegre, na Escola de Engenharia da UFRGS, a partir das 14h. A palestra será ministrada pelos professor Octavio Valsechi, do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconômica Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (DTAISER/CCA/UFSCar),Consultor da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) sobre o Bioetanol de cana-de-açúcar no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Desenvolvimento Industrial (PNUDI) em países da África e América Latina.

Professores da UFRGS e representantes da Shell também participam do encontro, com mediação do professor Ricardo Braun, pesquisador do Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e associado ao ACES (Aberdeen Centre for Environmental Sustainability)/University of Aberdeen.

Os temas das discussões serão “A busca pela eficiência energética sustentável: Apresentação dos desafios globais no mercado energético e as perspectivas da Shell para 2050” e os “Reflexos sociais e econômicos da nova realidade energética: Explanação sobre os impactos na sociedade do novo cenário energético nas próximas décadas”.

Os alunos contribuirão com questionamentos durante o espaço que será aberto para discussão e também poderão interagir com conteúdo, fotos e imagens das plataformas e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Shell, que estarão disponíveis em telas touchscreen dentro do evento.

Os alunos ainda concorrem a um iPod Nano e a um iPad 2 ao final das discussões. Os participantes receberão na entrada do evento um “Cartão Shell”, que será utilizado para a elaboração de uma resposta inovadora e criativa adequada ao tema da pergunta que será lançada pelo mediador. O vencedor será escolhido ao final da palestra-debate.

Encontro Energia 2050
Data: 30 de novembro (quarta-feira)
Local: UFRGS – Anfiteatro 200 (Prédio da Escola de Engenharia)
Endereço: Av. Paulo Gama, 110 – Bairro Farroupilha (Porto Alegre)
Horário: 14h

Envie seu Comentário