Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2012

Veto parcial ao Código

24 de maio de 2012 0

A informação é do vice-presidente Michel Temer: a presidente Dilma Rousseff deve apresentar vetos parciais ao Código Florestal. Ela tem até amanhã para tomar uma decisão sobre veto ou sanção.

Conforme o portal G1, Temer adiantou a informação em conversa com jornalistas, em Brasília, após reunião em seu gabinete.

Lei regulamenta sacolas plásticas

22 de maio de 2012 0

O governo do Estado regulamentou a lei 13.272, que obriga que todas as sacolas plásticas usadas por supermercados ou estabelecimentos de menor porte estejam dentro da norma 14.937 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A boa notícia é que, segundo afirmou ao blog o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, cerca de 80% dos estabelecimentos já estão adequados ao novo padrão de sacolas.

Ou seja: será muito difícil haver recolhimento ou falta de sacolas, pelo menos nas grandes redes, nos primeiros dias com a nova lei em vigor.

– É uma sacola mais reforçada – afirma Longo.

Uma chance para mudar

15 de maio de 2012 2

O episódio envolvendo as declarações do gerente de fiscalização de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Tarciso Kasper, escancara como Porto Alegre parou no tempo em conceitos de mobilidade urbana.
Ao desdenhar do interesse público pelo transporte coletivo e, indiretamente, estimular o uso de veículos próprios, a EPTC tomou a contramão de uma tendência recorrente em economias desenvolvidas ou em desenvolvimento. Deixar o carro na garagem faz bem para os próprios motoristas – afinal, significa trânsito menos pesado – e para o planeta, já sufocado pelas emissões de dióxido de carbono.
Porto Alegre poderia olhar adiante do próprio umbigo. Já há no Brasil empresas especializadas em compartilhamento de carros, sem falar em sites para agendar caronas. Nos Estados Unidos, criaram-se faixas específicas para veículos com mais de uma pessoa – quem circular sozinho leva multa. Em Londres, os Jogos Olímpicos vão ocorrer sem estacionamentos para os espectadores, salvo em casos especiais, como portadores de deficiências.
Os ingleses apostam no próprio transporte público, e aí reside uma boa lição para a EPTC. Em vez de dar desculpas, o órgão deveria aproveitar a oportunidade para estimular a população a andar de ônibus. E, principalmente, melhorar a infraestrutura disponível. Porque mandar trocar o ônibus pelo carro, seja ou não nas entrelinhas, torna ainda mais tênue a linha que separa a incompetência da omissão.

Ainda Lutzenberger

14 de maio de 2012 0

Se você ainda não leu a reportagem especial sobre os 10 anos da morte do ambientalista José Lutzenberger, vale conferir o material especial publicado em zerohora.com.

Trata-se de um site especial. Boa leitura!