Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Duas caras de uma novela

31 de maio de 2008 4

Divulgação, João Miguel Júnior / TV Globo

Prestes a se despedir do horário nobre, Duas Caras termina hoje com um saldo positivo, depois de conseguir contornar a crise do início – o folhetim estreou com a pior audiência de uma novela das oito da década, recuperando-se a partir do reencontro dos protagonistas Maria Paula (Marjorie Estiano) e Ferraço (Dalton Vigh).

A mudança na personalidade de Ferraço, aliás, de vilão inescrupuloso a um cara finalmente humanizado pelo amor ao filho (e à mocinha também, claro), foi o que movimentou a história, criou interesse e aumentou a audiência de Duas Caras. Especialista em teledramaturgia, Eurico Neiva aponta os relacionamentos inter-raciais do folhetim como outro ponto positivo:

Acho que nunca vimos tantos negros inseridos na história. Essa realidade sempre foi um pouco sonegada pelas novelas, mas teve papel marcante na trama de Silva.

Outro fator importante apontado por especialistas foi o fato de a novela, no decorrer dos meses, ter apostado em diferentes protagonistas para a história. Isso fez com que Maria Paula, considerada “chatinha“ pelo público no início, saísse um pouco de foco.

Mas nem só de acertos viveu Duas Caras. A caricatura dos evangélicos do núcleo religioso da favela da Portelinha e o triângulo amoroso formado por Célia Mara (Renata Sorrah), Branca (Susana Vieira) e Macieira (José Wilker) foram alguns dos pontos baixos.

A personagem da Renata foi a que mais decepcionou. Mais uma vez, a atriz acabou dando vida a uma maluca que nada acrescentou à história – afirma o crítico Marcos Petrucelli.

FOI BEM
* A mudança da personalidade de Ferraço (Dalton Vigh)
* Alinne Moraes, como a vilã psicopata Sílvia
* Os relacionamentos inter-raciais, tratados com bom humor e sem cair no clichê
* Jojô (Wilson de Santos), o dono de bar afetado que escondia ser heterossexual
* A onipresente Lenir (Guida Viana) e a afetada, porém socialmente consciente Gioconda (Marília Pêra)
* Antonio Fagundes chegou ao limite do caricato com seu Juvenal Antena, mas imortalizou seus bordões “justamente“ e “epa, epa, epa!“

FOI MAL
* Marjorie Estiano, a mocinha chata que só cativou o público (ou parte dele) no fim da trama
* Renata Sorrah em mais um papel de desequilibrada, quando a história de Célia Mara prometia muito mais
* As várias histórias paralelas que foram do nada para lugar nenhum, como as de Zé da Feira (Eri Johnson)
* O romance para lá de forçado entre Juvenal e Alzira (Flávia Alessandra), sem química alguma
* Lucimar (Cristina Galvão), que passou a novela inteira zanzando com sua bicicleta-camelô pela Portelinha e ninguém entendeu que personagem era aquela

Postado por Segundo Caderno / ZH

Bookmark and Share

Comentários (4)

  • Carla diz: 31 de maio de 2008

    Adorei o finalzinho. Mas o autor deixou muita ponta solta. O Jojô nem apareceu no final. Terá morrido? LOL A Bárbara idem! Então o o Ferraço sai da cadeia e quando se vê sem nada procura o Barreto e não o seu braço direito? E o seu braço direito (Bárbara) nunca o foi avisar na cadeia que Maria Paula vendeu tudo e desapareceu? e cadê a Nadir? a melhor amiga da protagonista é deixada assim ao desprezo, sem final? é que pura e simplesmente saiu de cena! E tanto alarido porque o Juvenal era casado?

  • Daniel diz: 31 de maio de 2008

    Inter-raciais? Pelo amor de Deus, negros e brancos são todos da mesma raça, a humana! É por isso que o racismo já começa errado!

  • Carla diz: 31 de maio de 2008

    Continuando… e a Sílvia? uma vilã perfeita com um final muito aquém. Ela merecia final de vilã! isso sim.

    O final foi feito a correr. Precisava de mais uns dois capitulos para desenrolar muita coisa. Nem deu pra sentir a emoção do Ferraço ter ficado sem nada. Parece que todo o mundo tinha um avião para apanhar. De qualquer forma, salvaram-se os ultimos 7 minutos. Ferraço, Maria Paula e Renato. LINDO.

  • eliane diz: 31 de julho de 2008

    FERRAçO MEU AMOR. MEU CRISTAO MINHA ALMA GEMEA ESTOU AQUI TAO LONGE MAIS O CORAçAO LIGADA EM VOCE, SE UM DIA VER ESSES COMENTARIOS ME PROCURE OU DEIXE NO MEU IMAIL SEU NUMERO SEU IMAIL QUE EU VOU CORREDO PRA O BRASIL RIO DE JANEIRO ONDE VOCE ESTIVER PRA TE VER TE CONHECER TOCA NAS SUAS

Envie seu Comentário