Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Beijo gay não pode

01 de junho de 2008 2

Não foi desta vez/TV GLOBO / Márcio de Souza

Aguinaldo Silva tinha tudo para entrar para a história da teledramaturgia brasileira com a exibição do primeiro beijo gay em uma novela, mas resolveu evitar a polêmica e não mostrou nem um selinho no casamento entre os personagens Bernardinho (Thiago Mendonça) e Carlão (Lugui Palhares) no último capítulo de Duas Caras.

A pressão pode ter vindo da própria TV Globo, que, para justificar o veto, apóia-se em um documento interno chamado “Princípios de Qualidade da TV Globo”, que não contempla “carícias e beijos entre homossexuais”, segundo a Folha.

A emissora não mudou de idéia nem com manifestação popular. Na última quinta-feira, 29 de maio, teve até uma Frente Parlamentar Mista pela Cidadania GLBT divulgando apoio oficial ao novelista da Globo em sua idéia de exibir o beijo gay.

A ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) também enviou uma carta aberta à direção da TV Globo pedindo a cena. Não adiantou.

A proposta já tinha surgido no ano passado. Na época, o autor Aguinaldo Silva desconversou e declarou que o beijo gay continuava sendo um tabu e, portanto, muito distante de ser exibido em uma cena na TV. “Pode até ficar sem roupa na cama, mas beijo não pode”, disse ele ao site O Fuxico.

Esta posição não é do autor, mas da emissora. Divulgamos aqui no blog uma declaração de Aguinaldo Silva dizendo que “Os contrários ao beijo gay são hipócritas“.

Não é de hoje a polêmica na Globo. Na novela América, de 2005, Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro chegaram a gravar o beijo, mas a cena não foi ao ar no final da trama. Em 1990, na minissérie Boca Do Lixo, os personagens de Alexandre Frota e Reginaldo Faria apareceram juntos e nús em uma cama, mas sem troca de carícias. Poderíamos citar inúmeras cenas que mostram o homossexualismo nas tramas da TV Globo.

Além disso, o beijo na minissérie Queridos Amigos, de 2008, entre Benny (Guilherme Weber) em Pedro Novais (Bruno Garcia) não causou nenhuma revolução. Foi comentado como qualquer outra cena polêmica.

Se pensarmos em todos os programas, em 2007 Jô Soares exibiu cenas de garotos e garotas gays se beijando durante entrevista com a apresentadora Daniella Cicarelli sobre a atração Beija Sapo, da MTV Brasil. Isto não foi tão questionado na época. 

Personagens gays existem há tempos nas novelas brasileiras. Se eles estão lá, porque não podem se beijar? Não seria tolice achar que os mais conservadores já não se incomodam com a simples existência do casal na novela?

Mostrar um casal, seu cotidiano e até carícias entre eles já é, em si, bastante polêmico. Não divulgar o beijo é como tapar o sol com a peneira e fingir que nada está sendo discutido.

Sem falar do personagem Jojô (Wilson de Santos) em Duas Caras. Ué, ter um o dono de bar afetado que escondia ser heterossexual pode, mas ter beijo gay não pode? Que lógica é essa?

Além disso, será que os “Princípios de Qualidade da TV Globo” incorporam cenas de sexo explícito, vulgaridade e violência, mostradas intensamente na trama?

É uma pena, se pensarmos que a TV Globo encabeçou várias polêmicas sociais. Uma das mais lembradas é o caso da novela Escalada, de 1975, que fez estourar a polêmica do divórcio, o qual virou lei no ano seguinte.

O que provavelmente vai acontecer é que a concorrência vai apostar na polêmica para conquistar o público gay. Não seria de admirar que a Record, por exemplo, exibisse o primeiro beijo homossexual. Se não ficar atenta às mudanças, a TV Globo pode ter surpresas desagradáveis, como já tem sentido na audiência.

Postado por Juliana Herling

Bookmark and Share

Comentários (2)

  • Christianne diz: 1 de junho de 2008

    O que aconteceu com a Barbara?????

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    helo e paula voces sao frios ridiculos como pode chama uma criança de pentelho o renato era uma criança querendo simplesmente oque uma criança sente falta um pai renato era muito inteligente sabia no fundo do seu pequeno coraçauzinho que sua mae maria paula amava ainda seu pai ele nao era uma criança mal educada nem vivia brigado com a silvia ele era carete sim mais a silvia morria de cilme dele ser O UNICO HERDEIRO DE SANGUE DO HOMEM QUE ELA DIZIA AMAR? PORQUE CORREU LOGO PARA OS BRAçOS DO

Envie seu Comentário