Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Felizes, mas só após a vingança

01 de junho de 2008 12

Enfim, juntos/TV Globo, Divulgação

Depois de passar a novela toda jurando que ia se vingar de seu maior rival (e maior amor), Maria Paula (Marjorie Estiano) manteve a promessa e castigou Marconi Ferraço (Dalton Vigh) no final da Novela Duas Caras.

Foram duas humilhações. Na primeira, a mocinha obrigou seu malfeitor a amargar dois anos na cadeia. Ele, por orgulho, pediu para não receber visitas, e teve um bom tempo para se arrepender de tudo o que fez. Já deve ter sofrido um bocado.

Mas isso não foi suficiente para Maria Paula. Ela queria que Ferraço sentisse o que é confiar e ser abandonado. Para isso, transou com ele no hospital e disse que o amava. Depois prometeu que iria esperá-lo após os dois anos na prisão. Em seguida, roubou todos os pertences do marido e foi para o Caribe com o filho Renato (Gabriel Sequeira).

Para quem tinha uma pinta de songamonga, até que ela foi bastante cruel. É certo que o Ferraço merecia uma lição, mas será que valia mesmo a pena ter ido até o fim com a vingança?

Não bastou para Maria Paula que ele reconhecesse os erros. Ela queria que Ferraço sofresse. Pode apostar que ele sofreu mesmo. Deu dó vê-lo sair da prisão e constatar que ninguém o estava esperando.

Depois, foi humilhado pelo ex-advogado Barreto (Stênio Garcia), que contou o golpe que Maria Paula havia dado e jogou-lhe na cara que não iria ajudá-lo porque Ferraço não tinha condições de pagar os honorários. Barreto sugeriu ainda que Ferraço procurasse um abrigo de indigentes e pediu que se retirasse, pois estava de saída.

Nada restou para o vilão regenerado senão ir à praia chorar e pensar:

− Maria Paula… Eu te amava de verdade. Pela primeira vez na vida eu estava sendo sincero… E você me enganou.

De repente, o celular toca. É um número não identificado, mas ele atende e descobre que é a amada. Ela debocha, diz que ligou para saber como ele estava se sentindo após ter sido roubado. Ele apenas diz que não merecia isso, que confiou nela e foi sincero.

− Então agora você realmente sabe qual é a sensação de ser enganado. Foi assim que me senti quando você me deixou, Adalberto − diz Maria Paula, com o gostinho da vingança.

− Eu fui um vigarista, sim, um safado. Mas mudei por sua causa e você me apunhalou. Eu nunca poderia imaginar…

− Na agência de turismo no prédio da sua antiga firma tem uma passagem aérea em seu nome. Vai lá e pega o primeiro avião. Eu e seu filho estamos esperando por você! − corta Maria Paula.

E o final é digno dos filmes românticos, um pôr-do-sol maravilhoso, pai e filho vendo-se ao longe e correndo para se encontrar na praia, ao som de um piano. Eles se abraçam, se beijam, olham um para o outro, depois de tanta saudade e de tanto tempo afastados.

Então surge a triunfal Maria Paula. Linda. Nem de longe parece aquela menina do começo da novela. Está mais mulher, mais madura. Enfim, satisfeita. Ela tira os óculos de sol e encara o marido. Ele não consegue desgrudar os olhos dela, fica meio hipnotizado e caminha em sua direção. Só consegue perguntar:

− E quanto a nós?

− Agora estamos quites − ela responde.

Ele nada diz, apenas sorri e faz uma cara de “precisava tudo isso?”. Ela não agüenta e fala, com os olhos úmidos:

− Pára de perder tempo e me beija logo… Estúpido.

E eles se beijam apaixonados, com Renato observando ao fundo ao som de Same Mistake, de James Blunt, o tema do casal. Veja como foi:

 

 

Os dois tiveram um final feliz, é verdade, mas creio que isso só foi possível porque ele realmente apaixonou-se por ela. Se tivesse um pouquinho só de orgulho, ele não iria aceitar o que ela fez.

Afinal, ele a enganou no começo da trama e deixou a mocinha com uma mão na frente e outra atrás. Mas ela não fez por menos. Em todas as ocasiões que pode, judiou dele. Desmascarou Ferraço na frente de todos. Usou o filho para magoá-lo. Arrumou um namorado oxigenado para abater a carência e também para esfregá-lo na cara do ex. Impôs um contrato de casamento absurdo.

Ok, ela tinha motivos para estar muito magoada, mas até mesmo quando ele tomou um tiro para salvar a vida dela, Maria Paula não demonstrou nenhum afeto, e só horas mais tarde, no hospital, mostrou que gostava dele.

Talvez ela tenha sido malvada demais, porém, provavelmente pessoas como o Ferraço só mudariam mediante um troco desta natureza. A postura forte de Maria Paula pode ter sido o motivo que despertou a paixão de Ferraço. E aí a vingança passa ser o elemento de admiração dele por ela.

No começo, Maria Paula era impulsiva e até descontrolada, mas depois ganhou um ar maquiavélico que eu não me lembro de ter visto em nenhuma protagonista boazinha de novela. Isso foi o mais interessante no final de Duas Caras, essa reviravolta do personagem, mostrando que até as mocinhas podem ser um pouco maldosas.

Postado por Juliana Herling

Bookmark and Share

Comentários (12)

  • Manuela diz: 1 de junho de 2008

    melhor critica que eu li sobre o final até agora. final esse, que foi o unico digno desse ultimo capitulo completamente retalhado. mas merecido. os dois protagonistas, por mais que foram escanteados no decorrer da novela, a carregaram nas costas. maria paula e ferraçovão deixar saudades.

  • Lincoln diz: 3 de junho de 2008

    A novela mais canalha da Globo desde O Dono do Mundo (aquela que transformou a amoralidade em qualidade) só podia terminar assim. Nenhum bandido punido(nem mesmo o chinelíssimo sufocador da Portelinha), todo mundo feliz e contente, etc. As pessoas reclamam da impunidade em um país e uma obra de ficção demonstra que esta impunidade é uma maravilha. Depois, cria um clone do movimento Cansei! e tenta pregar moral de cuecas. Nota zero para esta novela nojenta e seu autor sem caráter.

  • vilma pinto gonçalves diz: 12 de setembro de 2008

    A NOVELA EM SI ERA UMA DROGA ,MAS NO MEIO DISSO TUDO ,COMO UMA JÓIA PRECIOSA ,A TRAMA ENVOLVENDO O TALENTOSO DALTON VIGH,A ÓTIMA MARJORIE ESTIANO E A EXCELENTE ALINE MORAES ,QUE SURPREENDEU A TODOS COM A SILVIA,DESTACANDO A SUZANA VIEIRA QUE ME EMOCIONOU ATÉ AS LÁGRIMAS NA CENA EM QUE BRANCA VÊ O ESTADO DA FILHA APÓS ELA QUEBRAR O QUARTO TODO.A BETH FARIA,APESAR DO PAPEL PEQUENO ,SE DESTACOU MARAVILHOSA.PARABÉNS AOS ATORES E QUE RETORNEM LOGO ,POIS JÁ ESTAMOS MORRENDO DE SAUDADES. BEIJOS.

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    QUANTOS PEQUENINOS NO BRASIL NO RIO DE JANEIRO OS COITADINHOS DE 4 5 ANOS TODO SUGINHO COM O NARIZ ESCORRENDO DO FRIO DA MADRUGADA DE DORMI NAS RUAS PEDINDO UM REAL UM PAO UM PAI ENGRATO QUE DEIXOU SEU FILHINHO NA RUAS ABANDONADOS.VITIMAS DE VIOLENCIA SEXUAIS DE MALTRATOS DE TUDO. E VOCES AINDA TEM OSADIA DE DIZER PQ AGUINALDO NAO FEZ UM TEXTO MAL PRA O RENATO. GENTE COLOCA A MAO NO SEUS CORAçOES PORQUE SUAS CONSIENCIAS ESTAO VAZIAS.

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    EU GOSTARIA DE FAZER UMA NOVELA POLITICA. GOSTARIA DE SER UMA ESCRAVA BRANCA VENDIDA A UM PRETO MILIONARIO. TAMBEM GOSRARIA DE SE UMA POBRE MONçA COM SONHO DE ENTRA NA POLITICA, MAIS NAO TINHA< ESTUDO SERIA MUITO BACANA, O PROPRIO PRETO QUE ME COMPROU PAGARIA MEU ESTUDO, SONHA nao paga ne? quem sonha e porque. saber viver sonha faz bem pra alma ajunda ate menos poblemas cardico,mais o meu sonho de conhecer pessoalmente ferraço vai se cumpli.

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    AS CRITICAS DE VOCES SAO ABSUDAS, PQ ELE NAO TEM CARATER?ISSO ERA UMA NOVELA. QUE FALTA DE ENTELIGENCIA E ESSA? VOCES ACHA QUE ESSE ATOR E MESMO UM CANALHA? E NO BRASIL TEM MUITOS HOMEM ASSIM VOCES ATE GOSTAM QUAL TEM MULHER ADORA DA SEU DILHEIRO PRA O HOMEM COMO FORMA DE SEGURA_LO AGORA FICA FALADO DA PESONAGENS DO MEU AMOR.PARA COM ISSO E A NOVELA FOI LINDA OS ATORES TRABALHARAM MUITO BEM TU PENSA QUE FACIL FAZER UMA CENA? CHORAR RIR AO MESMO TEMPO ELES ESTAO DEFEDENDO SEUS FUTUROS ADMIRO TODO

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    OLHA A VIDA DAQUELAS DUAS RIVAS PELO MARIDO MORTO.ISSO E REAL NO BRASIL OLHA O RACISMO OS PAIS CONTRA O CASAMENTO DOS FILHOS ISSO E BRASIL O PAI DE FERRAçO LHE VENDEU PRA COMPRA CACHAçA E REAL O NAO? CONTOS PAIS NAO COLOCA SEUS FILHOS NAS RUAS PRA PENDI ESMOLA PRA O SAFADO TOMAR PIGA? OLHA O CILME DA MUHERADA NO BRASIL MATAR O CARA COM CILME DA OUTRA. E REAL OU NAO? QUANTO HOMEM NO BRASIL ROLBA DILHEIRO DAS MULHERES RICAS. PEGAM AS COROAS DIZER ESTA APAIXONADO OLHA O COLPE.ISSO E TUDO REAL NO B

  • eliane diz: 29 de julho de 2008

    eu preferia que o ferraço terminace comigo pois mi apaixonei por ele.e por seu pessonage isso ja aconteceu comigo ja fui rolbada por um brasileiro. mais nao amava ele eu quando vejo essa novela fico louca de vontade de ser maria paula como eu gostaria de conhecer esse ator.pessoalmente descupe fui cinsera,

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    NE ISSO QUE BRASILEIROS ADORA FAZER? OS ESCRITORES DE HOJE FAZEM NOVELA SE BACEANDO NA VIDA QUE NOSSO POVO BRASILEIRO ESTA VIVEDO, ESSAS NOVELAS DE SO AMOR AMOR SEXO SEXO JA ERA NO FINAL ROLA AMOR MAIS NO COMEçO E BRASIL NA FOME NA GERRA PENSA UM POUCO ANTES DE FALA SUAS CRITICAS OS ATORES DAO DURO DANADO PRA PASSAR PRA O POVO COMO ESTA NOSSO BRASIL NOSSA TERRA QUE TEM TUDO PRA CRESCER SE EU UM DIA TRABALHA NUMA NOVELA EU SO QUERO FAZER O PAPEL DE DEFEDER O POVO NOVELA NOGENTA NAO ACHEI,

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    JUVENAL TRABALHO EMCRIVEL SEM FALA NO RACISMO ELES NOS MOSTRARAM TUDO NESTA NOVELA O POVO DA FAVELA, O RACISMO O AMANTE DE DUAS MULHERES O CANALHA ISSO E UMA NOVELA UMA REALINDADE NO FINAL A FORçA DO AMOR BARETINHO COM UMA MULHER DE COR A AMIZADE DAS DUAS QUE BRICAVA PELO MARIDO MORTO A MULHER CILMENTA DA SILVIA DISPOSTA A TUDO PRA TE O HOMEM

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    CONTINUAçAO PRIMEIRO QUE ENCONTROU SEM FALA QUE AINDA TRAZAVA COM O MOTORISTA PARA MIM DONA SILVIA QUERIA ERA A VIDA BOA NA CASONA DO FERRAçO VOCES SAO MUITO INCESIVEIS DIZER QUE PORQUE NAO DEIXOU O MENINO UM POUQUINHO MACHUCADO OU DE COMA NO HOSPITAL ISSO E O CUMULO. SER UM SER HUMANO ESCREVER ISSO COMO COMENTARIO REALMENTE NAO TEM CORAçAO. OS MALTRANTOS IDEFENçOS SENDO VELHOS ANIMAIS CRIAçAS.NAO TEM CORAçAO RENATO SO QUERIA SER FELIZ AO LADO DA SUA FAMILIA ERA O SONHO DO GAROTO.

  • eliane diz: 1 de agosto de 2008

    O HOMEM DA SUA VIDA. OS FILHOS AS POBRESAS QUE FAZ COM QUE UM PAI VENDA SEU FILHO FERRAçO TUDO ESTAVA ALI EM DUAS CARAS OQUE VOCES QUEREM? CRITICA NE? BRASILEIRO NUNCA ESTA BEM GOSTAM DESSAS NOVELAS SAFADAS SEM MEIA PERNA, QUE NO FINAL TODOS MORRER SE SEPARAM TROCAS DE CASAIS DUAS CARAS E O BRASIL DE HOJE. OLHA A NOVELA DA 7? 7 PECADOS UMA NOVELA SEM EMOçAO NOVELA E UM JOGO DE EMOçOES SE VOCES NAO GOSTARAM DE DUAS CARAS E SIMPLES MUDA DE CANAL OU VAI PRA PORTA DE CASA VER A VIDA DO VIZINHO

Envie seu Comentário