Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Imigrantes nas novelas

14 de junho de 2008 0

Divulgação, TV Globo

Novelas brasileiras algumas vezes apresentam personagens ou núcleos inteiros de imigrantes de várias nacionalidades. O leque de sotaques, culturas e costumes estrangeiros permeia o universo da teledramaturgia há muito tempo.

Entre os mais recorrentes estão os italianos, que já estiveram nas tramas de O Rei do Gado, Terra Nostra e Esperança. A bela história de amor de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), em Terra Nostra, ficava ainda mais romântica ao ouvirmos “amore mio”, “ti voglio bene”, entre outras frases em italiano que caíram na boca do povo.

Portugueses também costumam dar o ar da graça (e que graça, já vimos cada “gajo” na telinha…) nas novelas. Em Como uma onda, Daniel Cascaes (Ricardo Pereira) e seus lindos olhos conquistaram em cheio o coração de Nina (Alinne Moraes). Ainda morando em Portugal, Daniel havia conquistado o coração da bela “rapariga” Almerinda (Joana Solnado).

As espetaculares paisagens da Grécia eram cenário de muitas cenas de Belíssima. Os gregos Nikos (Tony Ramos) e Katina (Irene Ravache) eram o ponto alto da trama, com seus gestos exagerados e irreverentes.

Do Ocidente para o Oriente. Com a novela O Clone, viajamos até o Marrocos para conhecer a família de Jade (Giovanna Antonelli). Aprendemos a respeitar alguns costumes muçulmanos, ainda que sejam tão diferentes dos nossos. A moda árabe ganhou as ruas na época da novela: véus, pulseiras e expressões como “Insch`Allah” e “queimar no mármore do inferno” viraram mania nacional.

Novela mistura entretenimento e cultura, isso não se pode negar. Podemos conhecer os mais exóticos países e tradições sem levantar do sofá, viajando pelas histórias e costumes dos imigrantes da teledramaturgia.

Vamos relembrar alguns personagens estrangeiros que passaram pela telinha?

>>> Clique aqui e confira a galeria!

Postado por Márcia Simões e Michele Pradella

Bookmark and Share

Envie seu Comentário