Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dia do Professor: Os mestres das novelas

15 de outubro de 2008 5

As telenovelas brasileiras estão repletas de tramas nas quais colégios, cursinhos e universidades ganham bastante destaque no horário nobre. Como protagonista ou coadjuvante destas histórias, uma classe de profissionais marca presença ao longo dos tempos: a dos professores.

Neste dia 15 de outubro, Dia do Professor, o blog Noveleiros destaca a atuação de vários atores brasileiros que já encarnaram – realisticamente ou caricatamente – representantes desta tão importante profissão.

As mulheres

1. HELENA RANALDI, a Rachel de Mulheres Apaixonadas (2003)
A professora de Educação Física era casada com um homem violento, Marcos, e acabou se envolvendo com um aluno adolescente.

2. VERA HOLTZ, a Santana de Mulheres Apaixonadas (2003)
Alcoólatra, enfrentava dificuldades para controlar o vício e prejudicava a vida dos amigos e colegas devido ao abuso de bebida.

3. LEILA LOPES, a Lu de Renascer (1993)
A professora Lu aproveitava as aulas para falar de democracia e abordar dificuldades sobre a questão da educação no país.

4. MAITÊ PROENÇA, a Clotilde de Salvador da Pátria (1989)
Idealista, a professora formava o casal mais querido na novela junto ao bóia-fria Sassá Mutema (Lima Duarte).

5. GABRIELA RIVERO, a professora Helena de Carrossel (1989)
Jovem e linda, a meiga professora era adorada por todos. Era mais que tutora de seus alunos: todos a admiravam e a consideravam parte da família.

6. MALU MADER, a Márcia de O Dono do Mundo (1991/1992)
Tímida, a professora sofreu nas mãos de Felipe (Antônio Fagundes), cirurgião ambicioso que tirou sua virgindade para ganhar uma aposta.

7. CAMILA MORGADO, a May de América (2005)
Era uma professora estadunidense mau caráter que vivia em Miami. Ela fazia de tudo para separar os mocinhos da novela, Ed e Sol (Deborah Secco).

Os homens

8. FÁBIO ASSUNÇÃO, o Edu de Coração de Estudante (2002)
O professor de Agronomia chegou a Nova Aliança para dar aula na universidade e noivar com Amelinha. A rotina da faculdade foi bastante explorada na novela de Carlos Lombardi e Emanoel Jacobina.

9. ÂNGELO ANTÔNIO, o Edmundo de O Cravo e a Rosa (2001)
Romântico e sensível, o professor e poeta chegou a ajudar seu rival, Heitor (Rodrigo Faro) a conquistar o amor de sua vida, Bianca (Leandra Leal).

10. MARCELO NOVAES, o Vicente de Sete Pecados (2008)
Professor de educação física de um colégio público, ele conhece uma menina especial abandonada pelo pai e acaba adotando-a a pedido da mãe, mas a tia malvada quer Benta (Amanda de Azevedo) para ela.

11. HUMBERTO MARTINS, Bernardo/Bento de Uga Uga (2001)
Ex-tenente da Marinha, Bernardo vivia sob a alcunha Professor Bento no pequeno vilarejo com uma jovem viúva e um suposto filho.

12. ANTÔNIO FAGUNDES, o Caio de Rainha da Sucata (1990)
O professor gago formava um dos arcos mais cômicos da novela, especialmente nas cenas com a “bailarina da coxa grossa” vivida por Cláudia Raia e a ninfomaníaca Nicinha (Marisa Orth).

13. LUÍS MELLO, o Rubinho de Cara&Coroa (1995/1996)
Idealista e poético, o professor de história foi abandonado no altar pela noiva e não conseguia esquecê-la. O personagem de Luís Mello roubava a cena na novela.

14. PAULO JOSÉ, o Orestes de Por Amor (1998)
Mais um da série “professores bebuns”. Orestes infernizava a vida da mulher, personagem de Regina Braga. Era pai da chatonilda Maria Eduarda (Gabriela Duarte), sua filha com a primeira esposa, Helena, vivida por Regina Duarte.

Qual é o seu professor preferido das telenovelas?

Postado por Camila Saccomori

Bookmark and Share

Comentários (5)

  • Carlos Meneses diz: 15 de outubro de 2008

    Como foram esquecer da Miriam de 7 Pecados da Gabriela Duarte?? O Adriana do Daniel Boaventura de Malhação!! o Pasqualete!! A Diretora Beatrice!! GAFE

    ==== Olá, Carlos. Obviamente a lista para ser completa, envolvendo todas as novelas e seriados como Malhação, seria gigantesca. Optamos apenas por alguns personagens de novelas marcantes. Obrigada pela participação. 

  • Laura diz: 15 de outubro de 2008

    Com toda certeza a professora Helena foi a melhor! A geração de 80/90 tem um carinho e lembranças especiais da professora perfeita. Uma pena nenhuma emissora reprisar Carrossel, seria um ótimo programa para as crianças de hoje.

  • silvania diz: 15 de outubro de 2008

    A minha professora favorita das novelas não foi citada é a professorinha da novela Cabocla. Esqueci o nome dela era perfeita.
    Filha do Coronel era um exemplo de hulidade.
    Parabens a todos os professores.

  • cléo antunes goulart diz: 15 de outubro de 2008

    a maite proença foi inesquecivel , mas a leila lopes também marcou

  • Nando Costa diz: 15 de outubro de 2008

    Maitê Proença!!!!! Disparado da segunda colocada!!!!!

Envie seu Comentário