Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Caminho das Índias aborda também a esquizofrenia

27 de janeiro de 2009 3

TV Globo/Rafael França

Não apenas as questões e a cultura indiana, mas também as dificuldades da sociedade brasileira estão sendo abordadas na trama de Glória Perez. No papel de Ademir, Sidney Santiago interpreta um garoto pobre e esquizofrênico, que luta com muitas dificuldades para fazer seu tratamento.
Ele é o filho mais velho de Cema (Neuza Borges) e irmão de Maico (Mussunsinho), é um dos pacientes do Dr. Castanho (Stênio Garcia) e personagem-chave para a campanha social da novela. Através dele, será possível perceber as dificuldades de uma pessoa pobre em conseguir seguir o tratamento adequado.
É um jovem sensível e despachado, mas, quando esquece de tomar os remédios, causa grandes problemas para a mãe. E é isso que vai acontecer nos próximos capítulos dessa semana.
Ademir decide procurar um emprego, que segundo Dr. Castanho irá ajudar a controlar a esquizofrenia. No jornal ele encontra uma vaga para deficientes e resolve ir na entrevista.
— É emprego pra quem tem problema mesmo! Tá aqui escrito no jornal: trabalho para deficiente! — explica o rapaz para Cema.
Mas a felicidade do garoto acaba na mesma hora em que revela seu problema durante a entrevista. O gerente afirma que a vaga é para deficientes físicos e não mentais. Ademir sai de lá e planeja se matar.
Antes de fazer qualquer coisa, entretanto, ele telefona para a casa de Ciça (Aninha Lima), a assistente social da clínica onde ele faz seu tratamento. Quem atende é Val (Rosane Gofman), que divide apartamento com ela, e, com seu jeito descontraído, acaba convencendo o rapaz a esperar até o dia seguinte. Sua esperança é que ele acabe mudando de idéia até lá.

Fonte: Globo.com

Postado por Renata C. Moreira

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • Gezinha diz: 27 de janeiro de 2009

    Espero então que o autor se prontifique a explicar OS tipos de esquizofrenia. Veremos.

  • Pri diz: 27 de janeiro de 2009

    Pessoal! Tem um errinho ali no inicio do post, onde chamam o personagem de Adailton, sendo que o nome do mesmo é Ademir, conforme abaixo!

  • PAULO OLIVEIRA diz: 28 de janeiro de 2009

    A intenção é boa discutir a esquizofrenia mas doença a parte,o nucleo negro da globo infelizmente não tem nada vitorioso,a pouco uma familia negra era rica mas as custas de corrupção agorauma familiasimples emque amãe tacorrendo atrás da sobrevivencia ,com um filho com problemas eoutro com problema maiorainda queé ter vergonha doirmão,pôxa no pouco que sei e conheço de meus parentes e amigos negros,um tendo problema qualquer que seja sempre se ajudam,familia negra natv é sempre desgraça.Porque?

Envie seu Comentário