Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O bindi e a cor vermelha em Caminho das Índias

17 de fevereiro de 2009 3

Reprodução, Rede Globo

A nova trama das 21h tem a cada dia despertado mais a curiosidade sobre a cultura indiana. Entre os costumes, o que mais desperta interesse do público, segundo o Extra, são os bindis, que o elenco costuma usar no meio da testa, assim como as cores que estão por todos os lados nos cenários de Caminho das Índias.
Segundo a indiana Mallika Rajagopal, a principal fonte consultada pela autora Glória Perez, todas as mulheres usam os bindis e muitas cores nas roupas quando ainda não são viúvas.
— Elas abrem mão de todos os prazeres quando o marido morre. Uma mulher se enfeita para o homem e, quando fica viúva, não tem mais para quem se enfeitar — explica Mallika sobre a tradição.
Algumas cores, segundo ela, têm significado especial. O vermelho — a cor mais usada — é considerado auspicioso, tanto homens, como as mulheres são obrigados a usar bindi vermelho em cerimônias religiosas e ocasiões importantes.
Mas se hoje os bindis se tornaram uma espécie de adereço para as mulheres, como as jóias, nem sempre foi assim. O uso dos bindis tem dois significados difundidos na Índia. Um deles é para ligar à religião hindu, indicando a busca pela abertura do terceiro olho, ponto que governaria todos os pensamentos e ações de um indivíduo. O segundo significado é social, o bindi era usado por mulheres casadas na forma de um círculo vermelho, cor que traria fortuna à casa da noiva, fazendo dela a guardiã da honra e do bem-estar da família.

Será que brasileiras podem entrar na onda dos bindis e das cores indianas?

Postado por Renata C. Moreira

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • léia motta sartorio diz: 26 de fevereiro de 2009

    fiquei revoltada com a globo na sena de hotem quando mostrou aqueles bando de vandalos agredindo aquele rapaz na rua já nao chega as cenas da vida real espero que o fim dele seje muito bem pensado pra mostrar que isso nao pode acontecer achei que ensinou e atissou outros a fazerem o mesmo essa é minha opiniao obrigada

  • adriano diz: 18 de fevereiro de 2009

    isso pra mim é tudo ciganada.

  • juliana diz: 18 de fevereiro de 2009

    Esse Adriano é um sem noção,que as brasileiras entrem na onda dos bindis não
    sei mas que vão usar muita biju indiana que
    são lindas;outros acessórios tambem.Com o
    bom gosto da brasileira que se preza….

Envie seu Comentário