Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O espiritismo nas novelas

20 de abril de 2010 7

Alex Carvalho, TV Globo

Em Escrito nas Estrelas, a nova novela das 18h, o espírito de Daniel (Jayme Matarazzo) continuará circulando ao longo da trama. Mas o Espiritismo não é novidade na teledramaturgia. Desde a primeira versão de A Viagem, em 1975, o tema atrai milhões de espectadores. Não é para menos, já que o Brasil é o país com maior número de adeptos da doutrina Espírita. Vale relembrar algumas novelas que abordaram o tema:

A viagem (1994): O remake da história de Ivani Ribeiro fez tanto sucesso que já foi reprisado duas vezes no Vale a Pena ver de Novo. O mau-caráter Alexandre (Guilherme Fontes) continua atormentando a família mesmo depois de morto. Enquanto isso, Otávio (Antonio Fagundes) e Diná (Christiane Torloni) vivem uma grande paixão, que continua mesmo após a morte dos dois. No último capítulo, a novela traz uma bela mensagem: “A vida continua… E a morte é uma VIAGEM…”

Anjo de mim (1996): Na trama de Walter Negrão, Floriano (Tony Ramos) vive assombrado por visões de sua vida passada, na qual uma mulher morre diante de seus olhos. Através de terapias de regressão, o protagonista tenta buscar no presente a reencarnação de sua amada da outra vida. A novela não teve muita repercussão, mesmo com a presença de Tony Ramos, Herson Capri e outros nomes de peso no elenco.

Alma gêmea (2005): Recentemente exibida no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de Walcyr Carrasco é uma das mais bem-sucedidas no horário das 18h. Na história, Luna (Liliana Castro) morre tragicamente pouco depois de se casar com Rafael (Eduardo Moscovis). Anos depois, Rafael reencontra a amada reencarnada em Serena (Priscila Fantin), uma jovem índia com grande sensibilidade e consciente de seu destino. O último capítulo mostrou a morte do casal protagonista, fugindo à regra do “Felizes para sempre”. Mas foi bonito mostrar a ideia de que o amor continua além da vida terrena.

O profeta (2006): Outro sucesso de Ivani Ribeiro que foi reeditado, a trama contava a história de Marcos (Thiago Fragoso), jovem sensitivo que quase sucumbiu ao poder e à ambição. Desde pequeno, o rapaz demonstrava poderes sobrenaturais e, após a morte do irmão, passa a ter um contato maior com o mundo espiritual.

Bookmark and Share

Comentários (7)

  • Paulo diz: 20 de abril de 2010

    A Globo como uma emissora totalmente espirita faz novela só naquilo que lhe convem,quando colocam outra religião é só p/ deturpar a imagem….

  • Elis diz: 20 de abril de 2010

    Os espiritos existem e estao presente em nossas vidas diariamente, eles enfluenciam em nossas decisões, mas muitos não acreditao. Sou espirita , e eles tem muito oque nos dizer.

  • marko try diz: 21 de abril de 2010

    DEUS NOS DEU O PRIVILEGIO DE MORRER UMA SÓ VEZ.TUDO O MAIS NÃO PROVEM DE DEUS.

  • MARA diz: 23 de abril de 2010

    “SE NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA APENAS A ESSA VIDA SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS.” (COR. 15:19) O ESPIRITISMO MATOU A MORTE……..

  • Ricardo diz: 23 de abril de 2010

    Parabéns Rede Globo! Está na hora de despertamos o lado espiritual……repensarmos o que estamos fazendo aqui…..o que o Cristo espera de nós……só descobrindo que o plantio é livre e a colheita obrigatória que repensaremos em nossos atos……só assim vemos pq devemos seguir os ensinamentos do Cristo……..só assim seremos melhores e faremos um mundo melhor…….

  • MARA diz: 23 de abril de 2010

    “Se nossa esperança em Cristo se limita apenas a essa vida somos os mais infelizes de todos os homens”…….O Espiritismo matou a morte……..

  • SOLANGE HOLANDA diz: 3 de maio de 2010

    Não concordo que a Globo é uma emissora totalmente espírita até porque, em quase todas as novelas as cerimônias como casamentos e batizados são sempre católicos.Mas de qualquer forma parabenizo a emissora por quebrar esse tabu.Nós espíritas ficamos encantados com as pesquisas bem feitas e bem apresentadas sobre a nossa doutrina.Às demais religiões, lembrem-se dos pilares que devem constituir a essência humana:Amor, humildade e tolerância.

Envie seu Comentário