Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Viver a Vida chega ao fim sem surpresas

14 de maio de 2010 39

Renato Rocha Miranda, TV Globo

Viver a Vida terminou exatemente no mesmo ritmo que começou: sem grandes mistérios, sem grandes expectativas e sem empolgar. Tudo o que iria acontecer nesta noite já havia sido divulgado, então restou acompanhar só por via das dúvidas. E se o suspense ficou de fora, o romance esteve presente em todas as cenas. Típico final feliz!

- Destaque

A grande estrela do último capítulo foi Lília Cabral. Além de estar presente nas principais cenas, a atriz deu show de interpretação e ofuscou quem quer que esteve a seu lado. No confronto final entre Tereza e Helena foi constrangedor a diferença de atuação entre ela e Taís Araújo, que não emplacou definitivamente.

- Melhor momento

Se Marcos (José Mayer) não convenceu como galã, Maradona (Mário Jose Paz) conquistou o público como o coroa simpático que merecia um final feliz. E teve. Dora (Giovanna Antonelli) fez o exame de DNA e resolveu abrir o resultado junto com o argentino. Emocionado, o casal descobriu que Juan Carlos era mesmo filho de Mara e comemorou. Para completar, ele assumiu a parternidade de Rafaela (Klara Castanho), que finalmente ganhou o pai que tanto queria.

- Micos

Só em Viver a Vida as mulheres enjoam e de cara acham que estão grávidas. Foi assim com Luciana (Alinne Moraes), durante um almoço, e com Helena (Taís Araújo) enquanto dormia. Será que em nenhum momento elas cogitaram comida estragada, vírus ou qualquer outro problema?

Já Sandrinha (Aparecida Petrowky), eternamente revoltada, resolveu acalmar de vez. Ela superou de uma hora para a outra a morte do pai de seu filho e se engajou em trabalhos voluntários. Depressão curada rapidamente, seria um remédio milagroso?

- Luciana e Miguel

O casal central da novela terminou com um já esperado final feliz. Ela engravidou de gêmeos, Flávia e Manoel, e tudo correu bem no parto. Antes, Lu (Alinne Moraes) sonhou que voltava a andar, mas ao acordar contou para seu amado que seu novo sonho era a felicidade de sua nova família.

- Ingrid

Ingrid (Natália do Vale) não enlouqueceu nem nada. Pelo contrário. Ela abraçou Jorge e Miguel (Mateus Solano) no casamento do primeiro e disse que, apesar do desgosto, cumpriu seu papel de mãe. Mesmo assim, no nascimento dos gêmeos, ela foi até o hospital e se emocionou com os netos.

- Marcos e Tereza

Eles começaram a trama casados, mas ninguém sabe ao certo se voltaram a ficar juntos no final. Sim, os dois tiveram momentos de cumplicidade, mas nenhum beijo ou outro indicativo mais óbvio foi mostrado.

- Helena e Bruno

Para quem começou a trama como protagonista, sua participação foi quase imperceptível no fim. Ela apareceu feliz ao lado de Bruno (Thiago Lacerda) e deu à luz uma menininha.

- Romances

Mia (Paloma Bernardi) bem que ensaiou perder a virgindade com o namorado, mas Isabel (Adriana Birolli) atrapalhou na hora H, colocou uma música altíssima no quarto e acabou com o clima. A doce irmã correu para o colo de Tereza (Lília Cabral), que cancelou seu encontro para acalmar a filha, mas foi surpreendida pela malvada, que pediu desculpas e se ofereceu para recriar o clima para o casal.

Outro momento romântico foi protagonizado por Felipe (Rodrigo Hilbert) e Renata (Bárbara Paz). Ele bem que tentou convencer a namorada a viajar pelo mundo, mas ela preferiu ficar no Rio de Janeiro e o convidou para dividir um apartamento na cidade maravilhosa. Ainda prometeu continuar lutando contra o alcoolismo, sendo apoiada pelo bonitão.

Jorge (Mateus Solano) superou a perda de Luciana (Alinne Moraes) e resolveu apostar no romance com Ariane (Christiane Fernandes). Em um almoço com a família, o gêmeo carrancudo pediu a médica em casamento e inspirou Ricardo (Max Fercondini) a fazer o mesmo com Ellen (Danielle Suzuki). A morena bem que tentou se fazer de durona, mas cedeu aos encantos e eles acabaram fazendo uma dupla celebração.

Carlos (Carlos Casagrande) gravou um programa de viagens e Malu (Camila Morgado) morreu de ciúme das atenções que ele passou a receber da mulherada, mas o mais novo apresentador disse que só tinha olhos para a namorada.

No outro lado do quarteto, Gustavo (Marcello Airoldi) foi até a casa de Betina (Letícia Spiller) e, com flores, pediu perdão e prometeu que iria mudar de comportamento. De joelhos, ele sugeriu uma nova lua de mel e os dois se beijaram.

– Final

Viver a Vida terminou com um desfile: na plateia estavam os principais personagens e na passarela Luciana (Alinne Moraes), na cadeira de rodas, e Helena (Taís Araújo).

- Depoimento

O melhor momento da novela nesta noite foi o depoimento final do pianista e maestro João Carlos Martins. Emocionado, ele contou sua trajetória de vida cheia de superação e regeu uma orquestra para os artistas e envolvidos em Viver a Vida. Lindo!

E aí, o que acharam do último capítulo? Para nós, nota 6.5!

>>> Veja como foi o último capítulo em detalhes

Bookmark and Share

Comentários (39)

  • alexandre diz: 14 de maio de 2010

    boa noite, sabem me informar se posso baixar o ultimo capitulo da novela, mina esposa não pode e não poderá assistir.obrigado!!!!!!!!!!!!!

  • Beud diz: 14 de maio de 2010

    Nossa nao vale comparar Tais Araujo com Lilia Cabral,,, Caramba foi mal!, é como si tivessem comparando a Lilia com a Grandiousa Fernanda Montenegro, (nao ha comparaçao)

    Eu acho a Tais uma otima actriz, claro nao do mesmo nivel que a Lilia, mais ela é otima sim,,,, e claro que ela ainda tem muito caminho pela frente na sua carreira

    Quanto ao personagem Helena, Tais interpretou brilhantemente, o Maneco é que nao soube relevar a personagem transformando ela em a pior das Helenas,, chatissima é ridicula…

    Tais é otima actriz,, o pernagem é que foi ruim… acho essa comparaçao uma sacanagem

    parabens para TAIS por esse desafio e empenho, em breve de volta fazendo um personagem que lhe dara a oportunida de mostrar todo seu talento,, tenho certesa que ela ainda vai calar a boca desse povo que nao esta sabendo analysar a situaçao

  • Beud diz: 14 de maio de 2010

    Alexandre o Ultimo capitulo da novela ja foi postado no Youtube

  • Lucas de Godoi diz: 14 de maio de 2010

    Uma DROGA! O Ronaldo e a Glória? Eu jurava que eles tinham um caso. A Sílvia, vai morrer solteira? Coitada! O coitado do francês acabou sobrando de novo?! Aah.. bem que o ‘Manoelzinho’ podia juntar ele com a Sílvia, né?! Até achei que formavam um casal simpático.

    Aff! Resumindo… Muito sem emoção, sem novidade.. tudo muito enrolado.. Sinceramente Manoel Carlos, sua criatividade foi só em fechar o capítulo com a sua cara na tela, heim?!! Que decepção.

  • maria aparecida diz: 14 de maio de 2010

    Amei! Retratou a realidade do momento, passando uma traquilidade.

  • bárbara alexandre diz: 15 de maio de 2010

    eu não gostei muito do final da novela,se a heena(tais araújo)era a personagem principal,porque o parto dela não foi mostrado?porém amei o bebe da dora ser do maradona,amei o final da alice e o final da renata.beijos

  • Fabricio diz: 15 de maio de 2010

    è axo que 6,5 ta justo foi uma novela bem ruizinha, alias a Globo vem errando feio ultimamente mas a proxima promete ser boa vamos ver se vai se confirmar mesmo!

  • Simoni diz: 15 de maio de 2010

    Essa novela terminou pior do que começou….apelaram demais.Eu fiquei com pena da Thaís Araujo considero ela uma ótima atriz, porén nessa novela….
    Quanto a nota:capítulo final nota 0

  • Alexandre diz: 15 de maio de 2010

    Toda telenovela tem desfecho previsível. No primeiro episódio já se sabe o que acontecerá no último. Cobre da Globo os seis meses que perdeu vendo essa tansice.

  • Silvio diz: 15 de maio de 2010

    Eu gostei! Valeu pela beleza, pitadas de humor dos atores presentes, bem como o talento de todos, sem distinção.

  • Luciana K. diz: 15 de maio de 2010

    Alexandre….youtube certamente jah tem o último capítulo.

    Final 100% previsível…achei a novela consativa e repetitiva mas eh inegável a consagração das atrizes Lilia Cabral e Alline Moraes. Não da ra deixar o Mateus Solano de fora…deu um show de interpretação (bipolaridade…hehehe)…
    No mais…poooobre da Tais…acho que deve viajar para Europa em férias e tentar esquecer o desastre da sua Helena…o lindo do Thiago Lacerda…que pena…ficou num segundo plano…mas ele eh lindo então..paciência…heheh

  • João Bosco Arantes diz: 15 de maio de 2010

    Acho que o autor deveria se referir a Amélia, (aquela que era a mulher de verdade…) e não a Helena (a apagada). Nessa novela, tudo ficou invertido. Quem era o “principal” tornou-se secundário, não sei se de propósito ou se por falta de talento mesmo. Nota 5.

  • Pati diz: 15 de maio de 2010

    Simplesmente sem graça. Novela antiquada, onde o autor acha que uma mulher vai se realizar na vida pelo fato de casar e engravidar. A única coisa que prestou foi o final, onde o maestro João Carlos Martins deu um show. De resto… uma novela facilmente esquecível. Já vai tarde.

  • Wellington diz: 15 de maio de 2010

    Achei tudo muito premeditado…Mais legal…Nota 7

  • Leticia diz: 15 de maio de 2010

    E isso aí…A decadencia das Organizações Globo já esta começando…E isso é só o começo…

  • ana rita diz: 15 de maio de 2010

    Concordo que o depoimento final foi mais emocionante que o ultimo capitulo todo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!PARA quem não assistiu o ultimo capitulo, não perdeu nada. Acima esta o resumo .

  • Expedita diz: 15 de maio de 2010

    Voces foram muitos generosos ao da 6.5 eu daria 3.2 Obs;O depoimento do maestro foi maravilhoso amei.

  • Anjo Colorado diz: 15 de maio de 2010

    No Youtube estão postando os vídeos dos episódios das novelas em alta definição. Certamente na segunda-feira estará disponível o último capítulo de Viver a Vida, Alexandre.

  • sheren diz: 15 de maio de 2010

    Não gostei do final, apesar de saber que não iria ter novidades. Mas poderia ser menos arrastado, por isso foi tão longo. E concordo plenamente a melhor parte foi o depoimento do maestro, isso sim é superação!

  • Flavia diz: 15 de maio de 2010

    O final de novela mais bacana que já vi, tirando os micos dos enjôos…! O destino de cada personagem foi coerente. A intérprete de Helena ficou mesmo `a margem ofuscada pela competência de Lília Cabral e da própria Aline Moraes que quis mostrar que não é só um rostinho bonito (e conseguiu) e aproveitou pra fazer a melhor interpretação de sua carreira.
    Foi lindo o desfecho JC Martins! Indefinível a emoção sentida ali. Parabéns ao autor da novela Manoel Carlos que se agigantou ainda mais! Só deve lembrar de distribuir mais camisinhas aos personagens da próxima novela ou colocar mais amiúde as consequências mais graves do seu desuso.

  • JEANE CARLA DA CUNHA NUNES diz: 15 de maio de 2010

    aO CONTRARIO DO QUE FOI DITO, EU ACHEI O FINAL MUITO BOM.
    tODA A TRAMA FOI MUITO BOA, EU NÃO VIA A HORA DE CHEGAR DO TRABALHO PARA ASSISTIR A NOVELA E ACOMPANHAR AS HISTORIAS QUE SE DESENROLAVAM NO DECORRER DO TEMPO.
    NÃO TEVE GRANDES SURPRESAS MAS O ENREDO FOI MUITO BOM.ADOREEEEIIII!!!!

  • Márcia diz: 15 de maio de 2010

    Resumindo o final de Viver a Vida …. foi Pífio, salvo o gran finale com o depoimento do pianista e maestro João Carlos Martins.

    Graças que acabouuuuuuuuuuuuuu definitivamente o Maneco tem que se aposentar.

  • luciana diz: 15 de maio de 2010

    Adorei!!!!!!!!!!!!!
    Lindo, muito emocionante!!!!
    O final então nem se fala!!!
    Adorei também a frase que Manoel Carlos escreveu no último capítulo do texto para os atores:
    ” Fiz o que pude, quem não gostou que faça melhor!”

    O MÁXIMO!!!!!!!!

  • Márcia diz: 15 de maio de 2010

    Eu queria que as novelas fossem acabando aos poucos. Explico: Cada personagem fosse tendo seu fim no decorrer da trama, ficou muita coisa para o último capítulo. A gravidez da Dora durou meses e da Luciana e Helena em um dia engravidaram e ganharam seus bebês. Mia, ficou com um final a desejar bem como Clarisse. Izabel, foi mais ridículo ainda, poderiam ter arrumado um amor não correspondido pra ela, para dar importância aos sentimentos dos outros. E Leando? Se regenerou das apostas nos cavalinhos? Não sei nunca mais falaram. Quer dizer… Vivemos um sonho que acaba sem fim! E a Sandrinha por que não morreu junto com Bené? Afinal já tinha sido avisada e mesmo assim voltou a favela! É não vou entender nunca…

  • ana diz: 15 de maio de 2010

    essa novela foi a mais idiota de todas, sem graça, um mundo quase que irreal, todo mundo rico e um roteiro sem graça> O autor se contradisse por demais e o final mais ruim ainda..Maneco já não tem mais criatividade..o único ponto interessante eram os depoimesntos no final e a questão de discutir a vida dos deficientes físicos, mas isso não adinata muito, é já que o povo e, principalment,e a mídia, esquece.

  • Patricia diz: 15 de maio de 2010

    esta lindo o final nota 10000

  • Francisca Euda Luciano diz: 15 de maio de 2010

    Eu gostaria que a Luciana andasse,nao achei o final muito legal.bjs

  • bia diz: 15 de maio de 2010

    Ainda bem que terminou essa porcaria de novela, da proxima ves ve se faz alguma coisa que preste

  • Denisa Oliveira diz: 15 de maio de 2010

    O casal Miguel e Luciana, Tereza e Ingrid, maravilhosos. Helena decepcionou não só os telespectadores mas o próprio autor que deixou-a em quarto plano. Intragável o desempenho de Taís Araújo. A cena final de José Carlos Martins tornou este final de novela inesquecível e emocionante. Obrigado, Maestro!

  • Paulo diz: 15 de maio de 2010

    Calma, calma, tudo vai ficar bem! E ficou. Mas só ficou porque a novela acabou. O último capítulo foi bom porque foi o último. Apesar de contar com atores de excelente qualidade a novela foi uma das piores, se não a pior dos últimos anos.

  • Cristina diz: 15 de maio de 2010

    Vcs falam da Tais Araujo mas quem escreveu o papel dela foi o autor, que se perdeu no enrredo ja que todas as cenas da Luciana era uma pieguise, até o José Maier ficou totalmente apagado na novela com uma papel mediocrete pelo nivel do Ator, a Lilian Cabral apesar de todo o seu noral tambem se tornou cansativa com dialogos cansativos, comparar a Lilian com a Tais é uma injustiça já que o tempo de bagagem profissional de uma para outra e inegavel, até a interpretação da Aline so teve muita força por ela estar em maioria dos dialogos junto com a Lilian, Quantos papeis em novelas Tais foi convidada a fazer?
    Só o tempo e as oportunidades que são dadas as pessoas elas podem se aprimorar.

  • lenir diz: 15 de maio de 2010

    O mais emocionante dessa novela, foi o depoimento das pessoas no final de cada capitulo. No último capitulo; o pianista e maestro J.C. Martins foi a senssação; indescritivel a emoção do seu depoimento. Muito obrigado pelo exemplo de vida MAESTRO.

  • elton diz: 16 de maio de 2010

    a eu achei um pou sem grassa! pra mim o depoimento do maestro foi o melhor.

  • ana rita diz: 16 de maio de 2010

    Por favor, surgiu uma dúvida… qual a especialidade médica Ellen? A Ariane era oncologista (de uma unica paciente), Miguel neuro,Ricardo ginecologista e a Elen? Aguado resposta. OBRIGADO!

  • Alexandre diz: 16 de maio de 2010

    Respondendo a pergunta da Ana Rita a Ellem era especialista em medicina paliativa, que ainda é pouco difundida no Brasil(+ informações joga no google hehehe)
    Acho que a novela teve uma proposta muito boa, mas faltou ao Manoel Carlos desenrolar essas propostas. O que eu mais achei engraçado foi o exame de DNA do filho da Dora, foi um passo a passo muito detalhado. Acho que essa cena durou em torno de cinco minutos. Ah e a novela demorava demais para acontecer tudo o Revellion durou uns tres dias. NOTA 7

  • EDER diz: 17 de maio de 2010

    Detestei!Como detesto quase todas as tramas desse Manoel Carlos,repletas de dramas,choros intermináveis,mas o que gostaria de destacar é o seguinte:
    IMPRESSIONANTE O PODER QUE TEM UMA NOVELA DAS OITO NA CABEÇA DAS PESSOAS!TRANSFORMARAM A MOCINHA DA NOVELA(HELENA)EM PEÇA NEUTRA,E UMA VILÃ,(LUCIANA,UMA GAROTA INVEJOSA,PRECONCEITUOSA E EGOÍSTA) NA NOVA MOCINHA DO FINAL.
    TOTALMENTE FAIL….

  • Aninha diz: 30 de junho de 2010

    Adorei Viver a Vida!Foi Linda…
    Vamos aos destaques:
    Alinne Moraes,Mateus Solano,Thiago Lacerda,Rodrigo Hilbert,Barbara Paz,Giovanna Antonelli,Priscila Sol,Marcelo Airoldi,Lilia Cabral,Natália do Vale…

  • Jorge diz: 11 de setembro de 2010

    fiquei decepcionado…foi muito fraca…so destaco o ultimo momento o do concerto realmente foi emocionante.Jorge Montevideo,Uruguai

  • giuliana diz: 3 de janeiro de 2011

    viver a vida e muito bom eu nao perdi um capitulo e minha segunda novela melho

Envie seu Comentário