Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Minha novela inesquecível: O Rei do Gado

18 de julho de 2010 12

Hoje prosseguiremos a série Minha novela inesquecível, onde relembramos alguns folhetins que marcaram a história da teledramaturgia. Conforme sugestões de internautas, o baú do Noveleiros apresenta…


O REI DO GADO

Um dos grandes sucessos de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Luís Fernando Carvalho, a trama foi exibida de 17 de junho de 1996 a 15 de fevereiro de 1997.

A história iniciava na década de 1940, contando a saga das famílias Mezenga e Berdinazzi, descendentes de italianos que viviam em conflito. Mas o ódio entre os pais não foi suficiente para frear a paixão entre Enrico Mezenga (Leonardo Brício) e Giovanna Berdinazzi (Letícia Spiller), que se encontravam às escondidas em meio aos pés de café do interior de São Paulo.

Os inimigos mortais Antonio Mezenga (Antônio Fagundes) e Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira)

Disposto a tudo para viver seu amor, o casal decide fugir. Enquanto isso, o patriarca Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira) acaba enlouquecendo ao perder o filho, Bruno (Marcello Antony), na Segunda Guerra Mundial. Em uma das cenas mais emocionantes da trama, Giuseppe enterra a medalha do filho, acreditando que assim ele nasceria novamente.

Enrico e Giovanna: um amor proibido em meio ao ódio entre as famílias

Anos depois, Bruno Mezenga (Antônio Fagundes), filho de Enrico e Giovanna, torna-se um rico fazendeiro, conhecido como Rei do Gado. Ele sabe a história das famílias, mas renega o fato de ser um Berdinazzi.

Bruno e Jeremias, apesar de serem parentes, continuavam se odiando

Mesmo sabendo da existência do sobrinho, Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez) recusa qualquer aproximação, por ainda nutrir muito ódio por qualquer descendente dos Mezenga. O grande sonho do fazendeiro é encontrar a sobrinha Marieta, filha de seu irmão, Giácomo Guilherme.

As vidas de Bruno e Jeremias se cruzam com a chegada de Luana (Patrícia Pillar), uma bóia-fria que se apaixona pelo Rei do Gado, e Rafaela (Glória Pires), que se apresenta a Jeremias como Marieta, mas é, na verdade, neta de Bruno Berdinazzi, o pracinha que antes de morrer na guerra teve um filho com uma italiana. Ao final da trama, é revelado que Luana é a verdadeira sobrinha desaparecida de Jeremias.

CURIOSIDADES

- As imagens reais da Segunda Guerra Mundial ajudaram a retratar o drama vivido por Bruno, vivido pelo então estreante Marcello Antony.

– A polêmica em torno da reforma agrária marcou a segunda fase da trama. Nas figuras do Senador Caxias (Carlos Vereza) e do sem-terra Regino (Jackson Antunes), o público viu o retrato da realidade brasileira, que na época vivia o auge das disputas territoriais. Pouco antes da estréia da novela, houve o massacre de Eldorado dos Carajás, onde 19 integrantes do MST morreram.

– Em uma das cenas memoráveis, o Senador Caxias discursava para um plenário vazio, o que causou polêmica entre os parlamentares brasileiros, que acusavam a novela de não retratar os políticos com fidelidade.

– As cenas do velório do Senador Caxias contaram com a presença de Eduardo Suplicy e Benedita da Silva.

– A trilha sonora da novela foi um grande sucesso de vendas. O segundo volume da trilha contava apenas com músicas sertanejas, muitas delas interpretadas por Almir Sater e Sérgio Reis, que viviam os violeiros Pirilampo e Saracura. Já o primeiro álbum entrou para a história como um dos mais vendidos da história, cerca de 1,5 milhão de cópias, superando a trilha de Dancin’ Days.

– O Rei do Gado foi destaque também no Vale a Pena Ver de Novo, entre 15 de março e 13 de agosto de 1999.


A novela inesquecível de hoje foi uma sugestão dos internautas Daniel, Wagner, Raquel e Letícia.

 

Fotos: Divulgação, TV Globo

Bookmark and Share

Comentários (12)

  • Aninha diz: 18 de julho de 2010

    Gente eu AMEI essa nova seção de vcs
    Que tal colocar ai Laços de Familia???(a primeira novela do Giane!)
    Bom fica a sugestão
    Bjos

  • Daniela diz: 18 de julho de 2010

    Essa novela foi demais, mas a minha preferida ainda é O Cravo e a Rosa… Eu amava quando a Catarina jogava o que via pela frente no Petruchio… E a vez que eles quebraram a cama…
    Também marcou pelas trapalhadas da Dona Mocinha e do Seu Calisto…

  • NOVELEIRO diz: 18 de julho de 2010

    MINHA NOVELA PREFERIDA É PANTANAL. DÁ DE 10 A ZERO NAS NOVELAS DA GLOBO.

  • Natasha Cassal diz: 18 de julho de 2010

    Com certeza O Rei Do Gado foi a minha novela inesquecível, eu tinha 9 anos quando estreou e eu não perdia um capítulo, lembro dos capítulos e do que eu estava fazendo enquanto assistia, essa novela realmente marcou muito para mim.

    Novelas como essa que deveriam ser reprisadas no Vale A Pena Ver De Novo, aí sim faria justiça ao nome de “Vale A Pena Ver de Novo”…na verdade nessa época dos anos 90, tivemos uma ótima safra de novelas das 8.

  • Erisson Mesquita diz: 18 de julho de 2010

    Eu também adoro essa seção e como sugestão para próximas: Laços de Família, O Clone e Celebridade.

  • João diz: 19 de julho de 2010

    A melhor novela que assisti foi PAI HERÓI, acho que nunca mais vai ter uma novela como essa, assim como nãovai existir outra Jenete Clair.

  • adriane diz: 26 de novembro de 2010

    sugestões:

    O clone , Explode Coração, Porto dos Milagres, Quem sou Eu? a Padroeira.
    Aliás as tres primeiras poderiam ser exibidas novamente em vale apena ver de novo.
    O clone foi ao ar a mais ou menos dez anos atraz, explode coração a mais ou menos 13 anos, por que não foram reprizadas? Todas foram sucesso em seus horários;
    estamos cansados das reprizes que recentemente foram ao ar por exemplo: 7 pecados .Queremos rever novelas que foram exibidas a mais tempo.

  • Alessandra almeida diz: 31 de dezembro de 2010

    Adorei ver a novela adoro todos os perssonagen e bom ver Rau cortes novamente reprisa por favor agradesso desde ja bjussssssssssssssssss

  • FERNANDA diz: 7 de julho de 2013

    Gostei muito do site. Mas na verdade não encontrei o que realmente procuro. Eu preciso de partes do roteiro da novela, desta ou de outra com trama italiana. estou fazendo uma pesquisa de expressões em italiano.
    Caso possam me ajudar. Agradeço e aguardo um retorno.
    Fernanda

  • Luis Marcello diz: 28 de janeiro de 2015

    a única coisa que não ficou lá muito bem explicado fo o que teria acontecido com enrico mrzenga o pai do rei do gado

  • Celso Gaspar diz: 8 de março de 2015

    O Rei do Gado agrada a todos. Zona rural, fazendas, roda de violas. Quem não gosta desse estilo? Queremos mais novelas desse tipo.. O povo quer chegar em casa e ser feliz.Chega de novelas horríveis que pioram a depressão dessa vida agitada e notícias horríveis nos jornais televisionados. De todos os personagens da novela atual, o que mais me encanta é o velho Geremias muito bem representado por Raul Cortês.

  • Maria Aquino diz: 24 de março de 2015

    Tem razão Celso Gaspar. Novela é entreterimento, diversão, relax e não fonte de estresse. Chegar em casa após um trânsito caótico, um cansativo de trabalho e ver outra “carminha” (Adriana Esteves) histérica e mil e umas trapaças e bandidagem……ninguém merece!

Envie seu Comentário