Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Minha novela inesquecível: Renascer

01 de agosto de 2010 23

Atendendo a pedidos dos internautas Letícia, Daniel, Andreza, Simone, Ani e Leonardo, vamos relembrar a trama inesquecível de…

RENASCER

A trama de Benedito Ruy Barbosa foi ao ar de março a novembro de 1993, com direção geral de Luís Fernando Carvalho.

A temática rural, presente nas novelas do autor, foi abordada com maestria em Renascer, tendo como cenário uma fazenda de cacau no interior da Bahia. As belas imagens, trilha sonora inesquecível e histórias de fantasia e mistério fizeram da história um grande sucesso de público e crítica.

Na primeira fase, Leonardo Vieira e Patrícia França, na época estreando em novelas, viveram o casal José Inocêncio e Maria Santa. A atuação do ator rendeu muitos elogios, graças a cenas memoráveis, como o diálogo entre o personagem e um pé de Jequitibá. Recém chegado ao lugar, José Inocêncio finca seu facão na árvore e faz um juramento, em que diz que enquanto o facão ali estiver, nem ele nem a árvore haverão de morrer “nem de morte matada, nem de morte morrida”.

Fernanda Montenegro fez uma pequena, mas brilhante participação, como Jacutinga, dona do bordel da cidade. Lá ela acolhia as moças que foram expulsas de casa por suas famílias, entre elas, Maria Santa.

José Inocêncio e Maria Santa tiveram quatro filhos: José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira). No parto do caçula, Maria Santa acaba morrendo, o que faz com que o menino cresça odiado pelo pai.

Anos depois, José Inocêncio, agora vivido por Antônio Fagundes, é um rico fazendeiro, mas ainda guarda muito sofrimento pela morte da esposa. Com a chegada da jovem Mariana (Adriana Esteves) ele acaba se apaixonando. Mas o que o fazendeiro nem imagina é que a moça é neta de seu grande inimigo do passado, o coronel Belarmino (José Wilker), e que tudo faz parte de um plano de vingança.

João Pedro, que sempre se sentiu rejeitado, fica ainda mais revoltado ao perceber que Mariana se envolveu com seu pai, pois também estava apaixonado pela garota. Mas o rapaz acabou se casando com Sandra (Luciana Braga), filha do coronel Teodoro (Herson Capri), outro grande desafeto de José Inocêncio.

Eliane Giardini estava ótima na pele de Dona Patroa. A esposa de Teodoro vivia subjugada pelo marido, mas com o passar do tempo acabou assumindo uma postura independente e corajosa. Era amiga e confidente da filha, Sandra.

Entre os personagens de maior destaque, estavam o turco Rachid (Luiz Carlos Arutin), e o ingênuo TiãoGalinha , vivido por Osmar Prado. Mas quem roubou a cena mesmo foi o “cramulhãozinho” que José Inocêncio guardava em uma garrafa. Na região, todos acreditavam que o diabinho saía da garrafa para assustar os desavisados.

Maria Luísa Mendonça também ganhou o coração do público ao viver a hermafrodita Buba. O tema foi tratado com tanta delicadeza que não gerou polêmica e todos torciam pela personagem.

Outra personagem inesquecível foi a professorinha Lu, que transformou Leila Lopes em símbolo sexual da época.

No último capítulo, foi ao ar uma das cenas mais emocionantes da trama. À beira da morte, José Inocêncio abraça o filho João Pedro, e pede perdão por sempre tê-lo tratado com indiferença.

CURIOSIDADES

– A química entre Leonardo Vieira e Patrícia França deu tão certo que os dois repetiram a dose ainda no mesmo ano, em Sonho Meu.

– A parceria entre Benedito Ruy Barbosa e Antônio Fagundes fez muito sucesso, e se repetiria em O Rei do Gado, Terra Nostra e Esperança.

– O diabinho da garrafa também apareceu em outra novela do autor, Paraíso.

– Além de Leonardo Vieira e Patrícia França, Renascer também marcou a estreia de Jackson Antunes, Maria Luísa Mendonça, Marco Ricca, Paloma Duarte e Isabel Fillardis.

– A novela foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre agosto de 1995 e março de 1996.

Bookmark and Share

Comentários (23)

  • Maria Duarte diz: 1 de agosto de 2010

    “Renascer” era uma novela linda, mesmo… Vocês poderiam lembrar também “Fera Ferida” (a novela mais poética e artística que eu vi na minha vida, com personagens inesquecíveis, como a Ilka Tibiriçá, de Cássia Kiss, a Rubra Rosa, de Suzana Vieira ou o Demóstenes de José Wilker) ou a minha novela favorita de todos os tempos, “A Indomada” (lembrando shows de interpretação de Eva Wilma, Eliane Giardini, Renata Sorrah, entre muitos outros)?
    Obrigada desde já e parabéns pelo site.

  • Letícia diz: 2 de agosto de 2010

    Miiii!!

    Muito obrigada, ficou lindo!! \o/
    Acabei de reviver meus anos dourados, hahahaha…
    Ai ai… Leonardo Vieira… :DDDD

    beijooooos

  • fernanda diz: 4 de agosto de 2010

    obrigada!! adorei reviver a essa história. já que conheço a cultura do cacau, a família do meu marido vive do cacau em ilhéus.

  • Leonardo diz: 8 de agosto de 2010

    Muito bom !
    Vi várias novelas boas, mas essa me marcou. Quase que todos os personagens eram fantásticos… difícil uma novela com um “nível técnico” tão alto. Quase tudo nela beirava a perfeiçao. Essa novela poderia ser reprisada em qualquer época q seguiria atual e teria sucesso.

  • Leandro diz: 7 de novembro de 2010

    Pra mim foi a novela mais linda que já vi, nunca mais fizeram uma igual.
    Gostaria que um dia ela voltasse. Seria possível??????????????

  • Fábio Pereira de Freitas diz: 27 de maio de 2011

    Existem muitas novelas que marcaram, mas esta talves seja a mais inesquecivel.
    Gostaria de grava-la em um DVD, como eu poderia conseguir?

  • priscila diz: 7 de março de 2012

    Renascer foi uma novela muito bonita em que o talento do elenco é indiscutível,não era só beleza física como é hoje, tinha negros e brancos, mostrando mesmo a cara do Brasil.Hoje quando assisto novelas vejo um mundo de pessoas lindas e perfeitas Poxa ser lindo ñ é problema o problema está, qndo se valoriza demais isso e deixa pessoas com talento fora da fatia do bolo, atores que estudaram fizeram curso enfim, mais ñ se encaixam no perfil da tv isso realmente triste.Parabéns ao Benedito Rui Barbosa

  • Vera Lucia diz: 3 de abril de 2012

    Gostaria de ver uma foto de José Inocêncio(Leonardo vieira)com sus filhos na varanda,no dia que ele conta a historia do pé de jequitibá e Maria Santa ganha seu filho João Pedro.Obrigaga.

  • mary diz: 13 de maio de 2012

    gostaria muuuuuiiitooo q voltace a novela renascer deixou muuuitas sdds bjssss

  • Jammilly diz: 21 de junho de 2012

    A história de amor mais linda que já vi(José e maria Santinha)! Essa novela sempre VALE A PENA VER DE NOVO!!!

  • Orlando Augusto stock diz: 12 de julho de 2012

    Renascer foi uma novela inesquecivel mas há alguns pormenores que considero que foram deixados de lado.Por exemplo as origens do coronel José Inocêncio,a novela não abordou de onde ele veio, se tinha pais, se era filho unico ou tinha irmãos ou irmãs.

  • andrea camara diz: 17 de setembro de 2012

    uma das melhores novela que ja vi principalmente na primeira fase so alguns personagens nao gostei como a teca e o tiao galinha poderiam passar sem eles mas a primeira fase da novela foi primorosa agradeço ao canal viva que passara novamente assim poderei assistir de novo bjs

  • rita de cvassia valentim silva guedes diz: 6 de outubro de 2012

    tinha que repetir no horario no horario de 14h30 no vale a pena ver de novo. porque ja passou nesse horario da cor do pecado e está se repetindo.

  • joana diz: 15 de outubro de 2012

    ameiiiiiiiii essa novela ,não vejo a hora de rever.

  • mariana diz: 23 de outubro de 2012

    gostria muito que pasase em vale a pena ver de novo nao estas novela que arecem foi au ar gostari de acistir de novo as novelas te contei estupido cupida ,louco motivo ,e muito mais existe novelas do pasado otimas

  • VANDERLEA diz: 11 de novembro de 2012

    REALMENTE UMA OBRA PRIMA Q EMOCIONA TINHA 9 ANOS NA EPOCA ,CLARO Q LEMBRO DE MUITA COISA MAIS NAO TUDO ,ENTAO POR ISSO GRAVO TODO DIA NO GRAVADOR DE DVD DE TV Q TENHO PRA ASSISTIR A NOITE , OBRIGADO POR VCS RETORNAREM TO ADORANDO ,NO VALE A PENA É TUDO EDITADO ENTAO É MUITO HORRIVEL SE FOSSE POR LÁ A REPRISE.

  • joão junior diz: 24 de dezembro de 2012

    Eu gosto muito de novela,mais igual a novela renascer nunca vi, acho que nunca mais vai ter uma novela daquela, pesso por favor para vcs que passem renascer no vale a pena ver dinovo que o publico vai gostar muito, e eu principalmente, vou esperar…. (RENASCER).

  • alisson diz: 6 de fevereiro de 2013

    melhor novela da minha vida juntamente com a viagem

  • Anderson Rodrigo diz: 20 de fevereiro de 2013

    Olá pessoal, alguém sabe me dizer qual o nome da música orquestrada que toca nos momentos em que aparece a personagem Jacutinga e também nas mortes de José Venâncio e José Inocêncio?
    Nem ouvi essa música ainda mas estou procurando para minha mãe há muito tempo!
    valeu!

  • luiz antonio vasconcelos diz: 15 de abril de 2013

    novela inesquecivel, gostaria de saber em que parte da bahia foi gravada, em que vila ou fazenda.

  • Katia Regina Thomaz diz: 25 de setembro de 2013

    Qual a música que Maria Santa (Patricia França) canta no último capitulo da novela abraçada a José Inocencio (Antonio Fagundes)

  • Harllen diz: 28 de fevereiro de 2014

    Oi Luiz Vasconcelos. A novela teve muitas cenas gravadas na região de Ilhéus. A vila, e as fazendas do José Inocêncio, Teodoro e Belarmino não são tão próximas, mas dá prá ver em um dia, de carro. Já estive nesses lugares. Deixe seu contato que te dou umas dicas de como chegar lá.

  • Ricardo Felix diz: 12 de agosto de 2014

    Anderson Rodrigo, o nome da música é “Valse”, de Paulo Jobim, filho do Tom Jobim, com arranjos de Claus Ogerman. Ok?
    __Valse, Paulo Jobim..

    https://www.youtube.com/watch?v=AVpnVhIc-cw

Envie seu Comentário