Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Minha novela inesquecível: Por Amor

05 de setembro de 2010 19

Os internautas Aline, Dodi, Simone, Johny, Janaína, Lidiane, Dani, Grazi pediram para relembrar um grande sucesso. A novela inesquecível de hoje é…

POR AMOR

A novela de Manoel Carlos foi apresentada pela Rede Globo de 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998. A direção geral foi de Ricardo Waddington e Roberto Naar.

A trama é considerada a mais emocionante e polêmica do autor, que abordou o amor extremado de uma mãe, capaz de tudo pela felicidade da filha.

Nos papéis principais, Regina Duarte e Gabriela Duarte, repetiram na ficção os papéis da vida real, de mãe e filha muito unidas e amorosas. Helena e Eduarda emocionaram o público, vivendo cenas marcantes.

As duas casaram-se e engravidaram quase ao mesmo tempo. A possessiva Eduarda uniu-se a Marcelo (Fábio Assunção) e Helena redescobriu o amor nos braços de Atílio (Antônio Fagundes), que conheceu em uma viagem a Veneza. Eduarda sofreu muito até conseguir levar a gravidez adiante, teve um aborto e vários alarmes falsos. Já Helena nem sonhava em ter um filho àquela altura de sua vida, mas acabou se rendendo, pois o marido desejava muito ser pai.

Porém, na noite em que os dois bebês nasceram, uma tragédia acontece. Eduarda tem várias complicações no parto e perde o útero, além disso, seu filho morre logo após o nascimento. Apenas Helena e César (Marcelo Serrado), jovem médico amigo da família, descobrem a morte da criança. Em uma atitude desesperada, Helena coloca seu filho vivo no lugar do neto. Assim, Eduarda passa a criar o irmão como se fosse seu filho.

Enquanto isso, Atílio não se conforma com a perda da criança, sem imaginar que o bebê está vivo. A relação com Helena acaba se deteriorando e os dois passam boa parte da novela separados.

A novela mostrou também o tormento de César, que conviveu durante muito tempo com a culpa pela troca dos bebês, agravada pelo fato de ele ser apaixonado por Eduarda.

Apesar da história girar em torno de Helena e Eduarda, o casal Milena (Carolina Ferraz) e Nando (Eduardo Moscovis) roubou a cena. As cenas quentes entre o piloto e a modelo foram o ponto alto da novela, levando a música-tema dos dois, Palpite, ao topo das paradas.

Suzana Vieira teve um ótimo desempenho na pele de Branca, mãe de Marcelo, Milena e Leonardo (Murilo Benício). A megera deixava explícita a preferência pelo filho mais velho, vivia em atrito com a filha e rejeitava o caçula. Foi revelado ao longo da novela que Leonardo era filho de Atílio, fruto de uma traição de Branca.

O drama do alcoolismo esteve presente com o personagem Orestes (Paulo José). Rejeitado pela filha mais velha, Eduarda, ele só conseguiu superar o vício graças ao carinho da pequena Sandrinha (Cecília Dassi, estreando na TV).



Laura (Vivianne Pasmanter) foi outra grande vilã da trama. A jovem atormentava Eduarda e fazia de tudo para reconquistar o ex-namorado, Marcelo. Após muita insistência, ela conseguiu levar o rapaz para cama e acabou engravidando, de gêmeos. Com a morte da vilã, em um acidente de helicóptero, os bebês foram criados por Marcelo e Eduarda.

O grande segredo de Helena foi descoberto por Eduarda no final da trama, quando a moça leu o diário da mãe. A cena em que as duas ficam frente a frente após a revelação foi uma das mais impactantes da novela. Helena decide então contar a verdade a Atílio, que fica revoltado e decide sair do país. Antes, ele vai ao apartamento de Eduarda ver o filho, mas fica comovido quando a garota pede que ele não tire o menino dela. Na última cena da novela, o pequeno Marcelinho dá os primeiros passos com a ajuda de Marcelo e Eduarda, em seguida, sai correndo e dá as mãos para os verdadeiros pais, Helena e Atílio.



Curiosidades

– Além de Por Amor, Regina Duarte deu vida a outras duas Helenas de Manoel Carlos, em História de Amor (1995) e Páginas da Vida (2006).

– Mimada e egoísta, Eduarda provocou o ódio dos telespectadores, que criaram um site intitulado “Eu odeio a Eduarda”.

Manoel Carlos revelou que a sinopse de Por Amor foi escrita dez anos antes, mas foi adiada por conta de outros projetos.

– O diretor Paulo Ubiratan morreu no decorrer da novela. Assim, Ricardo Waddington assumiu a direção geral.

– A trilha da sonora fez grande sucesso na época. Além de Palpite, na voz de Vanessa Rangel, Só Você (Fábio Jr.), Nem um dia (Djavan) e a canção italiana Per Amore (Zizi Possi) embalaram os romances da trama.

Por Amor foi reexibida no Vale a Pena Ver de Novo entre 1º de julho de 2002 e 10 de janeiro de 2003.

– Atualmente, o canal por assinatura Viva reapresenta a novela, que vai ao ar de segunda a sexta, às 16h30.

RELEMBRE OUTRAS NOVELAS INESQUECÍVEIS:

>>> Vale Tudo

>>> Tieta

>>> Rainha da Sucata

>>> Vamp

>>> Renascer

>>> A Gata Comeu

>>> O Rei do Gado

>>> Roque Santeiro

>>> A Viagem

Bookmark and Share

Comentários (19)

  • Grazi diz: 5 de setembro de 2010

    BOA ESCOLHA ADOREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI!
    AGORA TEM OUTRA QUE MARCOU A MINHA VIDA TÁMBEM

    MINHA NOVELA INESQUECÍVEL:MULHERES DE AREIA.

  • Diane diz: 5 de setembro de 2010

    Essa novela foi maravilhosa mesmo, adoreiiii…
    Minha dica de novela inesquecível: SONHO MEU

  • Pathy diz: 2 de outubro de 2010

    Esssa novela por amor reamente ficou marcada linda essa historia essa novela conseretza foi inesquecivel adoraria assisti-la novamente se alguém puder me ajudar encontrando do capitulo 95 adiante eu vou adorar pois eu não estou consequindo!!!

  • Vinicius Frota Gomes diz: 31 de outubro de 2010

    Amooo Por Amor!
    Regina Duarte
    Gabriela Duarte
    Suzana Vieira
    Vivianne Pasmanter
    Cassia kiss
    Maria Zilda Bethlem
    Regina Braga
    Carolina Ferraz

    estavam otimas com seus LINDOS PAPEIS

  • lindomar pessoa diz: 28 de novembro de 2010

    gostaria de saber o nome e qual a cidade do parque onde foi gravada a cena do final da novela por amor, onde a regina duarte e o antonio fagunde passeavam de maõs dadas com o filho. acho lindo o lugar.

  • luciana Viana de Souza diz: 3 de janeiro de 2011

    Gostaria de saber o nome da atriz que fez a personagem Anita na novela Por Amor. Será que vcs podem me ajudar? Parabéns pelo blog que nos faz reviver momentos tão bons!

  • tania diz: 14 de agosto de 2012

    a novela por amor marcou a minha vida…era lindo akele amor k exixtia entre o marcelo e a maria Eduarda so de ver as cenas fico arrepiada…espere um dia viver um amor tao intenso…adorei conhecer a historia da Novela…NOS aki em Mocambique somos fas das novelas brasileiras…um bjao…

  • Nanda diz: 22 de agosto de 2012

    Melhor novela de todos os tempos..
    quando passou pela primeira vez tinha 9 anos..mas depois eu conferi ela no Vale a Pena Ver de Novo…realmente maravilhosa..um elenco e tanto

  • michele lacerda diz: 26 de novembro de 2012

    queria tanto ver a novela inteira de novo ..por amor!!!

  • Sonia diz: 30 de janeiro de 2013

    Porvfavor quero ver a cama de ferro que a Helena tinha no quarto, eu adorei na época e agora vou comprar uma ferro e quero rever aquele modelo

    Muito obrigada
    Sonia amaral

  • Ana diz: 31 de janeiro de 2013

    Queria que reprisasse “Por Amor” no Vale a Pena Ver de Novo.

  • carol diz: 12 de fevereiro de 2013

    seria otimo c a globo reprisasse por amor novamente….
    com certeza teria muuuitaa audiencia…..tambem poderia disponibilizar no site para assistirmos online ja que nao pode mais fazer rereprise….novelas como esta nunca mais existiu….

  • marlene diz: 27 de fevereiro de 2013

    adorei a novela por amor,foi a melhor que a globo exibiu,gostaria muito de poder assistir novamente estou pesquisando em vários sites para assistir e não estou conseguindo…

  • kadu diz: 9 de março de 2013

    O final é demais
    a Branca Leticia de Barros Mota fica só com a empregada tomando martini ”
    adorava essa vilã
    qdu passou eu tinha 5 anos ” lembrava mt pouco da novela ” a cena que mais marcaram foram a da “morte da laura” e a troca dos bebes no hospital eu não esqueço

  • Cristiane diz: 9 de agosto de 2013

    Por onde anda a criança que viveu o Marcelinho filho da Helena e Atilio???

  • mary diz: 18 de agosto de 2013

    gostaria de saber como eu faço pra assistir a novela por amor completo ;pois adoro essa novela bjos…

  • andrea roque diz: 23 de agosto de 2013

    queria tanto assistir os videos da novela por amor completa….

Envie seu Comentário