Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Minha novela inesquecível: Pedra sobre Pedra

12 de setembro de 2010 3

Hoje continuaremos revirando o baú e recordando tramas inesquecíveis da telinha. Desta vez, a novela inesquecível é…


PEDRA SOBRE PEDRA

Escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, a novela foi ao ar de janeiro a agosto de 1992, sob direção geral de Paulo Ubiratan.

A trama gira em torno da rivalidade de duas famílias, na fictícia cidade de Resplendor. Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah) nutrem um ódio profundo, mas escondem uma grande paixão do passado. Ainda jovens, os dois foram namorados, mas acabaram se separando quando Pilar descobriu que sua melhor amiga esperava um filho de Murilo. A mágoa entre os dois só aumenta com o passar dos anos, mas ainda há um sentimento muito forte que os une.

A filha de Pilar, Marina (Adriana Esteves) acaba se apaixonando por Leonardo (Maurício Mattar), filho de Murilo. Os dois passam por cima do ódio entre suas famílias em nome de um grande amor.

Um dos grandes vilões da história é o inescrupuloso Cândido Alegria (Armando Bógus). Disposto a tornar-se o homem mais poderoso da cidade, ele é capaz de tudo para atingir seus objetivos. No último capítulo, o vilão se transforma em pedra, em uma das cenas mais marcantes da TV. Este foi o último trabalho de Armando Bógus na telinha, já que o ator veio a falecer no ano seguinte.

A cultura cigana esteve presente na trama. No acampamento, Yago (Humberto Martins) liderava o grupo, ao lado da irmã, Vida (Luiza Tomé) e do sobrinho, Tíbor (Eduardo Moscovis). Vida se apaixona por Carlão (Paulo Betti), por quem abandona seu povo e vai morar na cidade.

O lugar mais frequentado da cidade era o Grêmio Recreativo de Resplendor, onde o jogo e belas mulheres eram os maiores atrativos para a população masculina da região. Adamastor (Pedro Paulo Rangel) comandava o estabelecimento ao lado do amigo Carlão, por quem nutria uma paixão secreta.

Outra figura de destaque foi o fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr.). Misterioso, ele chegou à cidade e logo conquistou várias mulheres casadas, atraindo a ira dos maridos da região. Com o assassinato do rapaz, uma estranha árvore nasceu no meio da praça, cujas flores faziam com que as moças tivessem sonhos eróticos com Jorge Tadeu.

O realismo fantástico esteve presente durante toda a trama. Um dos personagens mais marcantes foi Sérgio Cabeleira (Osmar Prado), um homem atormentado que sofria com a forte atração da lua sobre ele. Ao final da trama, ele não consegue mais resistir e acaba subindo aos céus.

Após muita rivalidade, as famílias Pontes e Batista chegaram a uma trégua no último capítulo. O nascimento do filho de Marina e Leonardo ajudou a unir os antigos inimigos.

Curiosidades:

Murilo Pontes retornou anos mais tarde, em outra novela de Aguinaldo Silva. O personagem fez uma participação especial em A Indomada, disputando uma partida de pôquer com os habitantes de Greenville.

– O diretor Paulo Ubiratan fez uma aparição no último capítulo, no papel de um pretendente de Pilar Batista.

– A novela marcou a estreia de Eduardo Moscovis, que interpretou o jovem cigano Tíbor.

Pedra sobre Pedra foi reprisada entre abril e agosto de 1995, no Vale a Pena Ver de Novo.

RELEMBRE OUTRAS NOVELAS INESQUECÍVEIS:

>>> Por Amor

>>> Vale Tudo

>>> Tieta

>>> Rainha da Sucata

>>> Vamp

>>> Renascer

>>> A Gata Comeu

>>> O Rei do Gado

>>> Roque Santeiro

>>> A Viagem

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • Mariley diz: 13 de setembro de 2010

    Gostaria de ter esta novela em DVD.

  • Jéssica diz: 13 de setembro de 2010

    Olha Hoje tenho 21 anos,mas tenho uma lembrança dessa novela,gostaria de assistir ela pois as duas vezes que passou eu era muito pequena mas lembro que foi muito boa…Até alguns dias atrás estava a comentar dela com algumas amigas,pois eu acho que o papel do Fábio Junior foi o mais marcante como Jorge Tadeu!
    Muito Legal.

  • Vini_Frota@hotmail.com diz: 4 de novembro de 2010

    PESSSIMAAAAA NOVELAAA
    NEM LIMA DUARTE,EVA WILMA,ADRIANA ESTEVES,FABIO JR. E RENATA SORRAH SE SALVA-
    RAM DESSSSAAAAAAA HORRRIVELLLLLLLL NOVELAAAAAAA

Envie seu Comentário