Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Estreia hoje Araguaia, a trama sobre amor e maldição

27 de setembro de 2010 3

Arte ZH

Estreia hoje Araguaia, a nova novela das seis da Globo. Nas palavras do autor, Walther Negrão, a novela tem uma temática urbana em um cenário rural. Girando em torno de uma maldição que muda o destino dos personagens, Araguaia vai contar a história do encantador de cavalos Solano (Murilo Rosa), bom filho, bom neto e apaixonado pela natureza. Membro de uma família que é acompanhada por uma maldição, ele vai se apaixonar por Manuela (Milena Toscano), filha de seu maior inimigo, Max (Lima Duarte).
Lutando por uma vida melhor para a comunidade, Solano será o líder na construção de uma nova cidade,  chamada Girassol.

A história passo a passo

1. O drama do herói da novela, Solano (Murilo Rosa), tem origem em uma maldição indígena lançada sobre as mulheres de sua família, em 1845. O antigo feitiço condena à morte, à beira do Rio Araguaia, os homens da família. Por isso, sua avó Antoninha (Regina Duarte) se viu obrigada a entregar o filho Fernando (Edson  Celulari) aos cuidados da amiga Mariquita (Laura Cardoso).

2. Fernando se tornou um homem de meia-idade bonito e charmoso. Casado com a jovem e bela Estela (Cleo Pires), ele a leva para Pirenópolis, onde vivem seu filho Solano e sua mãe de criação, Mariquita. No caminho, encontra a vidente Terê Tenório (Thaís Garayp), que, assustada com o futuro que lhe prevê, pede que ele vá embora, sem cobrar-lhe a consulta.

3. É na região Araguaia que Solano se apaixona por Manuela (Milena Toscano), filha de seu maior inimigo,  Max (Lima Duarte). Ela, porém, é noiva do empresário Vitor Vilar (Thiago Fragoso). Forma-se, então, o  primeiro triângulo amoroso da trama. O segundo é montado quando a madrasta de Solano, Estela, apaixona-se por ele.

4. Ao saberem que Antoninha está muito doente, Fernando e Solano vão conhecê-la, em Araguaia. Mesmo diante da mãe emocionada, Fernando não consegue, porém, esquecer a mágoa por ter sido abandonado  quando criança por ela. Nessa visita, Antoninha revela o motivo pelo qual entregou seu filho ainda muito pequeno aos cuidados da amiga: as mulheres de sua família foram condenadas a uma terrível maldição indígena, que faz seus filhos homens morrerem às margens do Araguaia.

5. Mesmo depois dos avisos de sua mãe e do alerta de Terê Tenório, Fernando decide permanecer na região que condenou seus antepassados à morte. Seu objetivo é herdar as terras que Antoninha deixou e vendê-las. Quando descobre que a propriedade da estância irá passar para as mãos de Max como pagamento por dívidas antigas da fazendeira, Fernando resolve ir embora. Mas já é tarde: na véspera de sua partida, morre na cama sem nenhuma causa aparente.

6. Após a morte de Fernando, Estela passa a contar com o apoio do enteado, Solano, que a convida para  morar no Araguaia com ele e Mariquita. A moça, de origem indígena e passado misterioso, consegue um emprego como professora do orfanato do Padre Emílio (Otávio Augusto) e também ajuda Solano na  construção da cidade de Girassol.

A PAISAGEM
O Rio Araguaia, ou Rio das Araras Vermelhas no dialeto tupi guarani, nasce no Estado de Goiás e faz a divisa natural entre Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão e Pará. Com extensão de 2.114 quilômetros, é considerado um dos rios mais piscosos do mundo.
A novela descreve universos muito ricos e mostra um lugar no coração do país pouco explorado pela televisão brasileira – explica o autor Walther Negrão.

A MALDIÇÃO KARUÊ
A maldição tem origem no ano de 1845, quando Antonia (Alice Motta) conhece o índio Apoena (Diogo  Oliveira) durante um ataque indígena à fazenda dela, durante a Revolução Farroupilha. Ele foge com a moça para protegê-la, os dois se apaixonam, e Antonia engravida. Apoena decide levá-la para conhecer sua tribo, a dos Karuê, e, quando lá chegam, a índia Iarú (Suyane Moreira), furiosa por perder Apoena, seu marido e pai de seus filhos, para a moça branca, resolve se vingar.
Iarú pede ao xamã para lançar um feitiço sobre Apoena e Antonia, e assim a maldição é lançada: enquanto  houver sangue Karuê sobre a Terra, a começar por aquele menino que Antonia está parindo, todos os filhos homens dela e de suas futuras gerações terão morte prematura no Araguaia.

O GAÚCHO DE LIMA DUARTE
Max (Lima Duarte) é um gaúcho com uma história nebulosa, que se instalou no Araguaia nos anos 1960, atraído pela riqueza do garimpo de cristal. Explorando o garimpo e os garimpeiros, enriqueceu e, nos anos
1970, voltou seus interesses para o corte de madeira e, mais tarde, para o gado. É casado com Amélia (Júlia Lemmertz). Com ela, teve dois filhos, Manuela e Frederico (Raphael Viana). Mas Max nunca esqueceu  Antoninha, seu verdadeiro amor.

Você acredita que Araguaia conseguirá atingir o sucesso de Escrito nas Estrelas?

Bookmark and Share

Comentários (3)

  • Cleusa diz: 27 de setembro de 2010

    Boa tarde Senhores, tenho certeza que a nova novela Araguaia vai ser um sucesso, pena que vai estar na telinha as 18hs, acho cedo demais. Gostaria de acompanhar, mas vai ser dificil devido ao horário.

    Grande abraço

    Cleusa

  • LUIS ALBERTO diz: 27 de setembro de 2010

    A PRIMEIRA ERA SOBRE ESPIRITUALISMO E A ESTA E SOBRE UM TEMA QUE NÃO GOSTO E NÃO QUERO NEM PENSAR NISTO. TEM QUE SER UMA NOVELA QUE FALA DAS CIDADES COMO PORTO ALEGRE DESDE OS TEMPOS DO BONDE.

  • JOYCE RODRIGUES diz: 18 de novembro de 2010

    ADOOOOOOOOOOOOOOOOOROOOOOOOOOOOOOOOOO ESTE TIPO DE TEMA, NAO PERCO UM CAPITULO, ACREDITO QUE EXISTE MUITO MAIS COISAS QUE A GENTE NEM IMAGINA, E ISTO PODE INFLUENCIAR MUITO EM NOSSAS VIDAS, CLARO Q OS TEMAS SAO FICTICIOS MAIS A GENTE PODE PRESTAR MAIS A ATENCAO EM COISAS ESTRANHAS QUE ACONTECEM DEREPENTE EM NOSSAS VIDAS. BEIJOCASSSSSSSSSSSS DA JOJOCA

Envie seu Comentário