Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Por serem primos, Sinval e Fátima terão que adotar bebê em Passione

15 de novembro de 2010 23


Foto: Alex Carvalho, TV Globo
.
Após descobrir que Gerson (Marcello Antony) é seu verdadeiro pai, Fátima (Bianca Bin) fica preocupada com o relacionamento com Sinval (Kayky Brito) em Passione. Como são primos em primeiro grau, os jovens questionam a possibilidade de ter um filho no futuro e resolvem conversar com um médico.
.
Segundo o blog da Patrícia Kogut, o casal ouve do geneticista que a preocupação é real.
.
- Primos em primeiro grau têm um risco maior de virem a gerar um filho comprometido por uma doença genética grave, física ou mental. Por serem da mesma família, vocês podem carregar a mesma carga genética, terem um mesmo gene recessivo para um determinado tipo de doença. Isso quer dizer que as chances do filho de vocês de contrair essa doença é maior.
.
Ao ouvir a opinião do médico, Sinval pergunta sobre os tratamentos para isso, mas ao saber que não existe nada do tipo, já pensa na hipótese de adotar uma criança com a amada.
.
Será que eles vão aumentar a família em breve?


Bookmark and Share

Comentários (23)

  • claudia diz: 15 de novembro de 2010

    !!!?!? Espero que não sigam este percurso!

    Como filha de primos diretos e conhecendo mais pessoas que também parece-me rídiculo a não ser que se confirme mesmo a incompatibilidade genética. Teste que se faz de forma muito simples!!

  • Anjo Colorado diz: 15 de novembro de 2010

    É… Espero que não sigam este caminha. Não pelo fato de adoção, mas porque embora possam usar pílulas e camisinhas… Não quer dizer que não terão bebês. O jeito é o teste citado pela Claudia acima.

  • Clara diz: 15 de novembro de 2010

    Bom, não existe ‘incompatibilidade genética’ muito menos feita por teste…temos muitos genes e, como explicará o médico na trama, se ele tiver um gene mutado ( mesmo q recessivo) e ela também…a criança virá com a característica, que pode ser uma doença!
    E não há teste q faça em todos os genes de uma pessoa…
    Claro, há pessoas que são filhos de primos e que nao apresentam problemas maiores…mas há chance sim, a genética é ao acaso…é questao de probabilidade, e com primos a probabilidade é maior, por compartilharem parte igual do código genético!

  • juvenal diz: 15 de novembro de 2010

    Loteria genetica: pode nascer um bebe normal porem pode nascer tb um cotoco sem braços ou uma samambaia. Arquem com as consequencias, cada um sabe qto lhe custará. Mais facil arranjar outra namorada.

  • Eric diz: 15 de novembro de 2010

    Concordo plenamente com a Clara.

  • Eric diz: 15 de novembro de 2010

    Concordo com a Clara !

  • volnei diz: 15 de novembro de 2010

    a coisa é séria demais para se tratar em uma simplerrima novela. tenho dois filhos e são perfeitamente normais, como toda criança levada. questionamos as ginecologistas, que nos orientaram muito bem do possivel problema, não restando duvidas sobre nosso futuro. nossos avós (falecidos) são primos e tiveram meia duzia de filhos, todos normais. o que o autor desta novela faz é criar mais caso do que se merece, bem coisa do gugu, raul gil, faustão ou qualquer outro programa de quinta. vão conversar com um especialista antes de levantarem duvidas. A minha esposa tinha uma amiga e a mãe dela dizia que com certeza teriamos filhos com problemas. pura ignorancia. coitada é tem depressão pq a vida é uma droga, ai é melhor jogar a (má)sorte para cima dos outros. não façam isso no horario nobre, procurem médicos, especialistas.

    conheço muita gente que nem parente são e tem que fazer tratamento.

    Pesquisem suas familias e verão nelas muitos casos suspeitos de herença genetica, que não aparecem, mas que estão ai, para se apresentarem ao acaso da sorte e da felicidade.

    Pra mim chega.

  • MArcelo diz: 15 de novembro de 2010

    Baita bobagem! Os decendentes Arabes e Palestinos só casam entre si e primos. Parece que o autor precisa estudar mais e se informar sobre genética!!!!

  • Marisa Schneider Rodrigues diz: 15 de novembro de 2010

    eu penso que essa novela está dando mau exemplo, pois sempre aprendi que família é família, que parentes não devem se envolver. Pois há tantas outras pessoas no mundo que não são da família, porque se envolver com um parente de sangue??
    E penso também que esses problemas que poderão vir à acontecer com um futuro bebê, nada mais é do que um sinal de que isso é errado. Deve haver respeito entre FAMÍLIA, primos evem se considerar como irmãos!

  • Layla diz: 15 de novembro de 2010

    Santa ignorância, acredito que quando duas pessoas se amam de verdade, e resolvem ter um filho e se “arriscam” de certa forma, só pode ser plano de Deus, como que Deus iria permitir que duas pessoas se amem tanto se não for plano dele. Adoro esse autor, sempre gostei de ver que ele tráz temas da vida real para de certa forma informar a população enquanto leva entreternimento, só espero que ele pesquise a fundo antes de jogar na casa de milhões de pessoas um informação errada que pode destruir famílias e relacionamentos. Meu caso por exemplo namoro meu primo de 1º grau e minha mãe não aceita e é religiosa, os pais dele não vêem tanto problema assim e a mãe dele também é religiosa, mas a pouco tempo descobri que não é tão simples como haviamos nos informado na internet, meu professor de genética me informou que tem algumas doenças genéticas que se manifestam em grande parte devido a consanguinidade, primos de 1º grau entre outros casos, e o que deve ser feito é um aconselhamento genético com um geneticista antes de resolverem ter um filho, ele solicita um exame, o cariótipo do casal, uma espécie de mapa genético, onde se vê como são os 23 pares de cromossomos da mulher e os 23 do homem, afim de verificar se á algum problema em algum dos pares e se no casal tem a mesma alteração em algum dos pares, os principais são os pares 14, 21 e 23.

  • Fernanda diz: 16 de novembro de 2010

    Pelo amor de Deus!!!
    Se fosse por causa disso, alguns dos meus parentes nem teriam nascido. Ridículo isso. O autor deveria pesquisar mais. Fatima e Sinval até bem pouco tempo nem sabiam desse laço de sangue…
    Concordo com o que disse o Marcelo. Baita bobagem…
    #prontofalei

  • lourdes diz: 16 de novembro de 2010

    Eu não acredito nisso,sou casada á 25 anos com um primo em primeiro grau,tenho um filho sem nenhum problema de saúde,tem pessoas que não tem parentesco nenhum e tem filhos com problemas.

  • Vera diz: 16 de novembro de 2010

    Meus pais são primos, minha avó materna é irmã do meu avô paterno, somos 4 filhos todos normais, graças à Deus ninguem saiu com doença genética grave, nem fisica e nem mental.

  • Samara diz: 16 de novembro de 2010

    sou casada com um primo de 1 grau e não vejo nenhum problema nisso! se hoje já se aceita casamento homosexual ,porque é errado casamento entre primo. Gente o que importa é viver feliz com quem se ama! Até porque pra quem naõ sabe os casamentos de antiguidade (tempos bíblicos, isaque e rebeca, por exemplo) eram realiados apenas entre primos! E como o Marcelo falou até hoje continua sendo realizado! É coisa mais antiga e normal do mundo!

  • Diana diz: 16 de novembro de 2010

    Agora vamos combinar que a Felícia é mesmo uma toupeira, pois não queria revelar quem era o pai da Fátima mas incentivou o namoro dela com o Sinval, sabendo que os dois são primos e que, inevitavelmente, um dia, ela ficaria frente a frente com o Gerson. Agora fica esse drama todo! Fala sério…

  • Bel A. diz: 16 de novembro de 2010

    Não dá para confundir genética com ética. A questão não é se é certo ou errado casar com primos, mas sim que filhos de parentes em primeiro grau (irmãos, primos-irmãos, pai-filha, mãe-filho, avô-neta, avó-neto, tio-sobrinha) têm um risco muito maior de ter doenças hereditárias. É claro que não é regra -afinal, todos os dias vemos casos de filhos de avô que nascem sem problemas -, mas não se pode negar que o risco é maior.

    A minha família, por ser “do interior de uma cidade do interior”, tem muitos casos de casamentos consanguineos, e isso aumentou muito os problemas genéticos. Não apenas demência e má-formação, mas também suicídio, alcoolismo e psicoses (para quem não sabe, esses problemas também têm um forte componente genético).

    Outro exemplo são as famílias reais: como o casamento entre parentes próximos, como irmãos, foi proibido na Idade Média (príncipio da exogamia da Igreja Católica) para diminuir os casos de doenças, os casamentos passaram a ser realizados entre as famílias reais dos países, o que tornou todas as famílias reais da Europa aparentadas. Hoje, o risco dos nobres europeus de ter filhos com problema é muito maior, e o número de hemofílicos entre essa comunidade é imenso. Inclusive de mulheres terem hemofilia, que é uma típica doença genética recessiva no caso das mulheres, mas dominante nos homens. Basta o homem ter o 1 gene da hemofilia para ter doença, mas as mulheres precisam de 2 genes, do pai e da mãe, para contrair. Se o casal não for parente, a probabilidade de uma filha ter hemofilia é muito pequena; mas se eles forem primos, mesmo que mais afastados, e ambos tiverem o gene, a guria pode nascer doente, pois ambos, pai e mãe, tem o gene. Isso acontece com outras doenças recessivas também. Entendem o problema?

  • DECEPCIONADA diz: 17 de novembro de 2010

    Que falta de….vou colocar como falta de amor, não defendendoa causa pelo fato de eu ser casada com primo como o sou, e estou tentando ter um filho, casamento entre primos são a coisa mais normal do mundo, e com relação a se ter filhos, é tudo questão de orientação perita do assunto, qualquer casal, digo qualquer casal que planeje ter um filho, vai precisar ter um bom planejamento, orientação medica e exames uma infinidade deles, e não é diferente entre primos, pesquisas rescentes motram que o risco de se ter filhos entre primos, existe sim, mas não é tão absurdamente grande como se imaginam, acho que o autor da novela criou uma polemica e um mal star mto grande nos telespectadores, eu odeio novela, apenas ontem interessei-me em assistir a cena pq uma amiga comentou, pensei que em pleno seculo 21, com a medicina avançada, o assunto ia ter uma debate realistico,,,,,não apenas baseado em uma simples opniao,,,,,,,,lamentavel….agora tenho uma conhecida de 19 anos e o marido de 23 eles não sao parentes, e a filhinha linda infelizmente nasceu com sindrome de dow(nem sei se escreve assim)…..como se explica? será que o fato de vc poder morrer ao atravessar a rua vai fazer vc ficar preso em casa????

  • gisdeli diz: 17 de novembro de 2010

    Estou grávida de cinco meses e meio do meu primo de segundo grau, todas esses comentários a respeito me tiram até o sono de tanta preocupação,mas prefiro confiar em Deus, pois se ele permitiu é porque sabe que estou preparada para o seu designo.E seja como for eu já amo a minha filha do mesmo jeito, afinal é minha filha! claro que as dificuldades são maiores,mas estou preparada para enfrentar!

  • GLEYCE diz: 17 de novembro de 2010

    Bem eu sou casada com meu primo de primeiro grau há nove anos… meu pai não me assumiu como filha e eu conheci meu esposo em uma festa… logo nos apaixonamos… a família dele era contra principalmente a mãe dele por causa do parentesco… mais ficamos juntos assim mesmo e nos casamos… foi muito engraçado que meu pai foi no meu casamento como tio dele porque ele nunca me assumiu como filha… ficava uma coisa até estranha mais eu o tratava como qualquer um da família… eu entrei com meu tio na igreja… a minha mãe me criou sozinha porque diz ela que ele queria que me abortasse e ela não concordou e assumiu a responsabilidade sozinha… com oito anos de casados resolvemos ter um filho foi bem dificil a minha gestação porque tinha muito medo por causa do parentesco maus rezeu e me apeguei muito com DEUS hj a minha filha tem um ano e um mes ela é linda e perfeita… quando ela tinha dois meses uma prima da gente foi nos visitar e estava gravida de cinco meses e comenteu com ela o meu medo e ela disse “e olha que na nossa família tem pessoas que tem problemas genéticos” mais eu disse graças a DEUS não aconteceu nada com a minha filhota… quando a filha dela nasceu veio a surpresa ela tem sindrome de DAW e olha que ela e o esposo dela não tem nenhum parentesco nada… e daí conclui que não é preciso ser parente pra ter um filhos especial quando é pra acontecer acontece… independente do parentesco hj os meus medos diminuiram muito não sei como vai ser a minha próxima gestação porque quero muito outro filho…

  • jaira diz: 17 de novembro de 2010

    Ah nao por favor nao me diga que isso vai acontecer, que falta de conhecimento nao acredito que isso sera publicado no ar, gente falta de cultura no Brasil é uma doenca, por favor nao existe risco nenhum de primo com primo existe sim falta de conhecimento, sou casada com meu primo de 1 grau e temos dois filhos lindos, maravilhosos, saudaveis e sao considerados os mais inteligentes da classe, o pai dos meus filhos foi casado antes de se casar comigo teve uma filha que nasceu com sindorme de daw, ta vendu pessoal nao tem ndada haver o que tem haver e a compatibilidade genetica e falta de conhecimento.

  • AUTOR EQUIVOCADO, MÉDICO MAL INFORMADO diz: 18 de novembro de 2010

    Primeiro o medico da novela não é geneticista mas sim psiquiatra e ator. E está com informações atrasadas e equivocadas.
    Um artigo divulgado no Public Library of Science Biology, dos EUA, afirma que o veto ao casamento entre primos, não tem razão científica.
    Escrito pelos cientistas Diane B. Paul, dos EUA, e Hamish G. Spencer, da Nova Zelândia, o texto sugere que a taxa de deformidades em crianças geradas da relação entre primos (entre 2% e 3%) não justifica uma lei que a proíba – os EUA são o único país desenvolvido que tem legislação a respeito. Mulheres com mais de 40 anos têm risco semelhante de dar à luz crianças com problemas, e nem por isso são proibidas de engravidar, dizem os especialistas. Donde se deduz que a lei tem justificativas meramente culturais, e não biológicas.
    É bem provável que o autor da novela tenha tirado a fala do personagem do primeiro site q viu.
    Seria então de 2 a 3 % o aumento desse risco em relação a casais sem parentesco.

  • Alana Valério diz: 18 de novembro de 2010

    “Ao contrário da crença amplamente difundida e dos antigos tabus nos Estados Unidos, primos em primeiro grau podem ter filhos juntos sem um grande risco de defeitos de nascença ou doenças genéticas, segundo divulgação decientistas. Eles dizem que não há razões biológicas para desencorajar o casamento entre primos.”

    “Primos em primeiro grau apresentam uma maior probabilidade do que pais sem parentesco de terem filhos com defeitos de nascença, retardo mental ou doença genética[...]no caso de primos em primeiro grau, acrescenta-se a este risco mais 1,7 a 2,8 pontos percentuais, disseram os pesquisadores.”

    “Apesar do acréscimo representar quase o dobro do risco, o resultado ainda não é considerado grande o suficiente para desencorajar as pessoas de terem filhos, disse o dr. Arno Motulsky, professor emérito de medicina e ciência do genoma da Universidade de Washington, e o principal autor do estudo.”

    “Os pesquisadores[...]basearam suas conclusões em uma análise de seis importantes estudos realizados entre 1965 e agosto de 2000, envolvendo muitos milhares de nascimentos.”

    “Motulsky disse que os médicos geneticistas sabem há muito tempo que há pouco ou nenhum mal em primos casados terem filhos. “De alguma forma, isto não se tornou de conhecimento geral”, disse ele, até mesmo entre os médicos.”

    Fonte: http://www1.unimed.com.br/nacional/bom_dia/saude_destaque.asp?nt=17222

    Ta aí gente nem todo médico sabe tudo. E no assunto em questão quase todos naum sabem nada.

  • eduarda diz: 18 de novembro de 2010

    mentiraaaaaaaaaaaaa isso nao pode aconteser

Envie seu Comentário