Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Espiritismo vem com tudo nas próximas novelas da Globo

15 de julho de 2011 45


Duas novelas da Globo que devem estrear em breve irão explorar o tema do espiritismo nas suas tramas. Uma delas será em tom de comédia.

Segundo a colunista Patrícia Kogut, a autora Elizabeth Jhin, que já abordou o assunto em Escrito nas Estrelas, passou o fim de semana na Serra da Bocaina, na divisa entre o Rio e São Paulo, visitando a escritora e pesquisadora Anna Sharp. Ela estuda fenônomenos ligados à paranormalidade e à espiritualidade. A novela, ainda sem nome, deve estrear em março ou abril de 2012. A trama deve girar em todo de uma grande história de amor.

Em Aquele Beijo, que sucederá Morde & Assopra no horário das 19h, a personagem de Claudia Jimenez receberá o espírito de uma mexicana. Na comédia de Miguel Falabella, a atriz dirá que fala com os mortos para atrair a curiosidade dos garotões sarados do bairro (qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência?). Mas, mesmo sem querer, ela também ajudará os vizinhos com suas “falsas mensagens” do além.

O que vocês acham do tema do espiritismo fazer parte das tramas das novelas da Globo?

Bookmark and Share

Comentários (45)

  • …. diz: 15 de julho de 2011

    Que importa eu odeio novela para mim não faz diferença só fico pensando o que acontece com as pessoas que assistem, afinal, tem só coisas legais nas novelas agente não vê vingança, traição, odio entre as pessoas “sic”.
    Enfim, o que eu não quero para minha vida eu não busco e neste caso os papéis atuados são péssimos exemplos de vida….como dizem quem procura acha.

  • Drica diz: 15 de julho de 2011

    Acho uma palhaçada, aliás a globo não evoluiu nos últimos tempos.

    Eu sou Espirita . E as pessoas não devem brincar com uma religião séria e que até hoje é descriminada por muitas pessoas, cada um com a sua crença.

    As novelas de Falabela não decolam. Ao invés de perder tempo com bobagens e palhaçadas prefiro me dedicar ao esposo, durante o dia não temos tempo.

  • Egidio Irineu Szinvelski diz: 15 de julho de 2011

    O Espiritismo é a Religião que mais se aproxima da Razão.Portanto deve ser tratada com seriedade e respeito

  • Heloísa Pires diz: 15 de julho de 2011

    Eu detesto novelas. Não as assisto porque eu não tenho saco de ficar sentada olhando e nem mesmo de ficar comentando as cenas ou, pior ainda, no dia seguinte conversar sobre e bancar a detetive tentando adivinhar bobagens e besteiras. Acho coisa de Mané!…Agora, popularizar o espiritismo através de novelas é o maior crime que se pode fazer com uma ciência tão séria e que requer muitos estudos para compreendê-la!

  • Espírita diz: 15 de julho de 2011

    Primeiro: Drica, espiritismo é doutrina, e não religião.

    Segundo: Acho válido as novelas mostrarem um pouco da doutrina, porém descordo no modo de como é demonstrado isso. O espirita sério, trabalha pela caridade e jamais usaria seu dom mediúnico para fins carnais.
    Infelizmente, esse assunto só é mostrado pelo lado comercial da coisa….espíritos, fantasmas, assombrações..Cadê o trabalho maravilhoso que se faz em um centro espírita ??

    Não é a toa que ainda tem gente que tem medo do espiritismo…por favor !

  • mario diz: 15 de julho de 2011

    como e possivel tratarem de um assunto tão serio numa novela de palhaçada.o espiritismo e a vida em outros planetas são tratados desta maneira porque as pessoas não compreendem que
    não somos só nos que habitamos o universo.

  • Maria diz: 15 de julho de 2011

    Eu sou espírita e concordo com o tema ser abordado em novelas. Mesmo que não tenham, na maioria delas, uma abordagem fiel a doutrina, continuo pensando que vale a pena. O caminho é esse mesmo, tocar no assunto, trabalhar o censo comum, mostrar que médiuns são pessoas comuns e que também acho válido mostrar o lado mistificador, charlatão, para que as pessoas identifiquem essas pessoas na rua e não caiam na conversa delas.
    Lembrando também que não é só com o espirtismo que a televisão brinca um pouco, a Globo já fez falsos padres, falsos políticos, falsos pastores…não fico nem um pouco ofendida, como espírita que sou, quando o tema é abordado mesmo que as vezes fique só na “brincadeira” como é o que parece que irá acontecer na novela do Falabela.

  • Ana diz: 15 de julho de 2011

    Espero que uma assunto desta relevância seja tratado com a seriedade que merece.

  • ELIAS RICARDO diz: 15 de julho de 2011

    A Globo é uma decepção atrás da outra e usa sua influencia gigantesca para desmoralizar uma sociedade cada vez mais sem cultura… Traições, vinganças, prostituição e mal caratismo invadem nossos lares diariamente e nossas crianças absorvendo tudo isso… e nossa “grande” Globo ainda consegue ainda fazer sátiras que desrespeitam aqueles que buscam numa religião o entendimento acerca de todas as coisas… O plano é perfeito… Quanto menos a sociedade pensa a Globo terá capacidade maior capacidade de influenciar e dominar.
    “Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor” Salmos 33:12 …
    Não falo de religião…falo de cultura… No dia que nosso povo abandonar a Cultura mediocre da globo e buscar a Deus nossa nação irá se torna uma grande potencia como EUA, Australia, Canada que tiveram movimento historicos neste sentido em sua sociedade.

  • silvia diz: 15 de julho de 2011

    Se as pessoas não gostassem de novelas elas não teriam o ibope que tem.Porcaria por porcaria prefiro as novelas. Muitas vezes tem mensagens importantes. Qual a diferença entre filme e novela? Aí dizem, ir no cinema é um programa cultural. Ver novela também. Qual a diferença? E o tema espiritismo dá ibope, sim. Espero que junto com a comédia eles coloquem o outro lado do espiritismo que muitas pessoas acreditam. Aí sim, o ibope vai lá em cima.

  • Silva diz: 15 de julho de 2011

    Eu também sou espírita e, com todo respeito ao comentário anterior, adoro novelas que abordem tal temática.

    Entendo que estas novelas podem, mesmo que superficialmente, demonstrar ao povo brasileiro que o espiritismo é uma religião/ciência/filosofia séria e, desta forma, derrubar muitos mitos que a cercam.

    E mais, acho que abordando o tema ‘comunicação com os mortos’, as novelas ajudam não apenas a divulgar a doutrina, mas trazem um de seus maiores confortos: a existência de vida após a morte. Essa certeza pode consolar (e muito) àqueles que já “perderam” alguém querido, e não têm acesso a esta informação senão pela televisão.

    Assim, desejo que Deus ilumine todos os escritores de novelas, para que possam trazer paz e serenidade à casa das pessoas, todos os dias, e não só as tragédias com as quais (erroneamente) já nos acostumamos.

  • Adriana diz: 15 de julho de 2011

    Não vejo problema em abordar o tema, ainda que seja de forma bem humorada. Vejo problema em deseducar colocando coisas que não fazem parte do universo espírita como se fizessem. A temática aí exposta nada tem a ver com a filosofia espírita. Isso confunde as pessoas e acaba “formando opiniões” tortas e preconceituosas.

  • Marcelo diz: 15 de julho de 2011

    Drica, você se denomina espírita então deveria saber que espiritismo é uma doutrina e não uma religião, você não cultua o espiritismo. O espiritismo deve ser apenas estudado para que seja possível tornar as pessoas melhores em nossa vida material. Bem ao contrário, acho que de forma alguma as pessoas ficarão ofendidas ao abordar o espiritismo na forma de humor (desde haja respeito). Quem conheçe o espiritismo e o interpreta de forma correta sabe que isso não existe, porque não há fanatismo. Com relação a novelas nunca gostei, mas respeito a opção de quem gosta, isso é uma das coisas que aprendi com o espiritismo, respeitar as escolhas do outro.

  • Daiane diz: 15 de julho de 2011

    Para começo de conversa,ESPIRITISMO não é religião e sim uma doutrina com fé raciocinada e acho sim importante ter estes temas abordados,somente assim as pessoas podem ter como entender o que é o Espiritismo em sua forma abrangente,muitas vezes nos dizemos espiritas e nem sabemos que somos na verdade espiritulista.Quem estuda a doutrina sim é espirita e apoia toda a divulgação sim,desde que seja em beneficio do conhecimento das pessoas em relação a doutrina que tem em seu teor AMOR e CARIDADE.

  • Paulo Roberto Ramos diz: 15 de julho de 2011

    Se for para difundir a religião e influenciar positivamente o telespectador, acho válido. Porém se os produtores começarem com os deboches e o desrespeito com que tratam, por exemplo, a religião católica, a coisa deve ser evitada.

  • Espirita diz: 15 de julho de 2011

    Acho importante abordar o espiritismo, pois é a nossa realidade! Mas não com bobagens e palhaçadas, pois quem estuda sabe que não tem nada disso.
    Mas como novela aborda tudo, e sabemos que na vida real é assim., tem uns que levam á sério e outros na brincadeira, vale a pena ver., pois sempre se tira alguma coisa boa., e as ruins tiramos fora.

  • andre tavares diz: 15 de julho de 2011

    penso ser fantastico
    e super inteligente por parte de rede globo de televisão
    a sociedade, precisa entender dos assuntos pós morte
    apenas fica a sugestão que deveria ser explorada de forma, inteligente….
    ou seja, com embasamento nas obras básicas da doutrina espirita
    e penso até que a emissora deveria ler, e montar suas novelas em diferentes
    romances espiritas sérios,,,,nossa gente bastava, fazer uma novela em qualquer obra de chico xavier,,,,,seria audiencia total,,,um fenomeno
    um grande abraço
    e parabens

  • Daniel Xavier diz: 15 de julho de 2011

    Concordo com a Drica.
    Sou evangélico mas acho que devemos respeitar a principalmente a crença dos indivíduos.
    Tem tantos tema para serem abordados, mas eles preferem ridicularizar a fé das pessoas.

  • trp diz: 15 de julho de 2011

    Preferiria ver filmes como Nosso Lar, as Filhas de Chico e outros. O espiritismo é uma coisa séria prega a bondade, a humildade, a caridade acima de qualquer coisa e não deveria ser mostrado como comédia. Cada um sabe o que faz, depois o assunto é outro… quando realmente perceberem o quanto erraram poderá ser tarde e terão que novamente reencarnar talvez em pior estado do que o atual. Esqueceram os motivos porque quiseram reencarnar infelizmente.

  • cla diz: 15 de julho de 2011

    Acho um deserviço. Não vi, em nenhuma novela ou minissérie da Globo, o tema ser abordado de maneira séria e com exatidão.

    Mas , como diria Chico Xavier, “Isto também passa”…

  • Antonio junior diz: 15 de julho de 2011

    Quanto ao tema “Espiritismo”, acho interessante a idéia da primeira nota, da autora Elizabeth Jhin que estaria pesquisando o tema. Sou espírita kardecista, e não acho bom que se explote o tema com deboche e sarcasmo, como no caso da trama do Falabela, na segunda notinha. Todavia, a arte é livre para se expressar como quiser, é a tal da liberdade artística, literária ou de criação. Mas quando se trata de TV ou mídia de grande penetração, há que se ter muito cuidado com preconceitos e temas polêmicos. Eu quase não assisto novelas, a não ser algumas poucas, bem poucas, que eu acho interessante e que tenham alguma mensagem boa ou diferente para passar, ou que explorem outras culturas, como foi o caso de Caminho das Indias. Acho a maioria das novelas perda de tempo e enrolação pura, cultuando maus hábitos, o materalismo, o corpo sarado, o dinheiro e o poder. Depois a própria mídia fica espantada com o índice de crimes e corrupçãp no país, sendo que a própria TV é quem estimula isso tudo.

  • Karen diz: 15 de julho de 2011

    Devemos nos dar por satisfeitos, quando as novelas partem para o lado cômico, assim pelo menos sabemos que são piadas da vida real e acabamos nos divertindo um pouco ao assistirmos, já que não temos outras opções na tv aberta, afinal não podemos levar tudo tão a sério. O que não dá mais para aguentar são novelas do tipo “Insensato Coração”, que fazem literalmente piada com a cara do telespectador, como por exemplo aquele casal muito sem graça Pedro e Marina (ui que chatos) e tbm Norma e Léo, completamente nada a ver.

  • Jean Carlos Ferreira diz: 15 de julho de 2011

    É o espiritismo mesmo uma prática bíblica? Visto que hoje muitos pessoas que se dizem católicas frequentam o espiritismo!

    Abaixo eu vou colocar alguns textos para que vocês pesquisem:

    Ocultismo, Médiuns, Feitiçaria – Deut 18: 10,12 – A bíblia condena este tipo de prática.

    Este texto fala sobre isto também:

    Mãos no fogo – Jeremias 7:31

    E o que dizer sobre as imagens escupidas:

    Imagem esculpida – Exo. 20:4,5; Deut 5:8

  • mano diz: 15 de julho de 2011

    Estão apelando,deixando de ensinar boas coisas às pessoas,que oportunidade eles têem.Pelo contrário.estão destruindo lares e famílias.Vou mais além,estão fazendo tudo que desagrada à Deus,contrariando a Bíblia.Estão plantando para colher.

  • Van diz: 15 de julho de 2011

    Se as pessoas odeiam tanto, porque ficam postando comentários assim??
    Porque simplismente passam reto pela notícia??
    Por mim tudo bem, não sou fã de novelas. Mas, às vezes me divirto com elas. E o assunto é mesmo bem interessante.
    Só discordo desses abobados que param para ler a notícia e avacalham… Não leiam então!!!

  • @jacksephiroth diz: 15 de julho de 2011

    Adoro meter o bedelho mas jamais assitiria uma novela, principalmente da Globo, o que posso prever é, lá vem mais um abacaxi.

  • Fernando diz: 15 de julho de 2011

    Quanto ao espiritismo ser tratado como comédia, não há problemas. Absolutamente todas as expressões religiosas são ou já foram tratadas dessa forma. Sou evangélico, e sei que o mundo evangélico já foi tratado com muito deboche nas novelas. O que todas as religiões, inclusive o espiritismo precisa entender é que também essa religião não está alheia a pessoas que vivem sua fé de forma hipócrita. Essa incoerência que também existe nas religioes de origem oriental, como o espiritismo, dá origem as caricaturas retratadas em novelas.
    De modo geral penso que temos experimentado uma “overdose” de temas espíritas. Fica cansativa a tentativa da glogo de enfiar goela abaixo uma doutrina qualquer que seja. Novela é para entreter não para idealizar uma crença.

  • jocimar tedesco diz: 15 de julho de 2011

    Sou catolico e nao acredito em espiritismo.

  • Lucio diz: 15 de julho de 2011

    Vai em frente, nos somos os melhores noveleiros do Mundo, lá fora eles ficam perplexos com nosso trabalho e não é uns e outros que não sabem criticar e que não conhece a cultura Brasileira da onde são extraidas a historias que irão mudar esse cenario.
    Boa sorte para os novelistas.

  • Amanda diz: 15 de julho de 2011

    Jean Carlos Ferreira vc é um idiota de falar isso!

  • Rosana diz: 15 de julho de 2011

    Vou assistir a cada vez menos as novelas da Globo! :-/

  • Pastor Paulo Silvério diz: 15 de julho de 2011

    Só digo uma coisa:
    Leiam os que se interessarem por uma analise e estudo mais apropriado, principalmente os tais “espiritas” que se identificam ai este texto biblico:

    APOCALIPSE CAPITULO 21 E O VERSICULO 8

  • Edson Marcondes diz: 15 de julho de 2011

    Na verdade, pelas notinhas publicadas, o tema “espiritualismo” é o que melhor se encaixa.
    A novela mais próxima daquilo que a Doutrina Espírita pesquisa, exibida pela Globo, é “A Viagem”. As demais, pelo pouco que assisti, e pelo outro tanto pouco que li a respeito, não se enquadram na categoria “Espiritismo”, conforme codificado por Allan Kardec após receber dos espíritos a missão de publicar os livros que dão base aos estudos da doutrina formada pelo tripé: ciência, filosofia e religião.

  • barbara braun diz: 15 de julho de 2011

    Engraçado… muitos aqui dizem que detestam novelas mais não sei o que eles fazementão lendo as materias de Novelas??? Se não não gostam então vão dar paupite sobre coisas que Gostammm !!! Por favor!!!!

  • JOAO CARLOS diz: 16 de julho de 2011

    Não esqueçamos que a Globo tens fins comerciais, não exijamos que ela tenha fidelidade ao tema, pois a pureza Doutrinária somente nos Centros Espíritas, e a custo de constante vigilância.
    Também não sou fã de novelas, mas por serem populares, que seja então feita a divulgação através das novelas. Aos que se sentirem tocados pelo Espiritismo que procurem um Centro Espírita, preferencialmente federado, e estude com seriedade. Que possa então o Espiritismo, promover em todos o principal objetivo que é o da reforma moral.

  • JOAO CARLOS diz: 16 de julho de 2011

    E já que tem alguns aqui sugerindo leitura, aproveito para recomendar que leiam também O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, CAPÍTULO XXI – Haverá falsos cristos e falsos profetas, ITENS DE 1 A 3 – Conhece-se a árvore pelo fruto.
    E boa novela a todos.

  • SA AUGUSTO diz: 18 de julho de 2011

    Pastores assistem novelas? Acho que nessa hora deveriam estar orando por seus fiéis ou escrevendo em “blogs” de suas igrejas.

    Abs,
    SA

  • Pastor Paulo diz: 18 de julho de 2011

    Pode-se perceber que existem pessoas que nao sabem a diferença nem mesmo da mao direita da mao esquerda…cada comentário!!! Tentam atingir a pessoa que escreve o comentário como se estivesse numa caçada, ja pensou?? Alguns nao sabem nem mesmo a diferença entre educaçao, conhecimento, cultura, informaçao etc… veja só a do sujeito ai em cima: “estar orando por seus fiéis…escrevendo em blog de suas igrejas”… que isso? Incomodou você amigo? Pensa que pastor é sujeito quadrado, desinformado? Que nao participa da sociedade? Alias oramos sim, nao só pelos fiéis, mas por todas as pessoas inclusive, pessoas como você, que necessitam do conhecimento e do amor de Deus em seus coraçoes. Nao fica indignado, se soubesse o que realmente deve fazer e o que é ser pastor, apagaria seu comentário.
    Ps: Escrevo em outros blogs, inclusive no meu.
    Abraços

  • SA AUGUSTO diz: 18 de julho de 2011

    Intleligêngia, cultura, educação, graças a Deus, eu tenho. Se o sr pastor Paulo não gostou do texto, então porque diz “os tais espíritas”…. Eu nem espírita sou, mas respeito-os. Eu sou cristã. católica apostólica romana e não fico aconselhando as pessoas a lerem textos, bíblicos ou não para provar que estão certas ou erradas. Gostaria muito de saber “o que é ser pastor” pois humildemente sou leiga no assunto. Eu também rezo por toda a humanidade, não sou perfeita nem estou caçando pessoa alguma.VSomente parem de aconselhar as pessoas. Elas são livres para escolher sua própria religião. Todos somos filhos de Deus e ele nos ama a todos, não importa de que forma se manifeste. Reflita um pouco e verá que tenho razão. Muita paz em sua vida com as bençãos de Deus e a proteção dos anjos!

    Abs,
    SA

  • jeany diz: 18 de julho de 2011

    ñ gosto de novela desse jeito;gosto de novelas que ñ dao medo

  • Maria Norma diz: 19 de agosto de 2011

    É apelativo, é um porre. É perder tempo quando poderia estar de fato, ensinando boas coisas.

  • Nani diz: 17 de outubro de 2011

    Como muitos já disseram acima , o espiritismo é uma doutrina religiosa .
    Acreditam que podem sim ter novelas que abordam esse tema, só que não do jeito que estão abordando ,pois deixam uma visão errada para as pessoas que não conhecem a doutrina.

  • Lucas Berlanza diz: 15 de novembro de 2011

    Não tenho nada contra a abordagem de temas correlatos pela mídia; entretanto, cumpre fazer a devida ressalva; essas novelas não apresentam qualquer fidelidade ao Espiritismo, que é a doutrina codificada por Allan Kardec, naquilo que se propõem a fazer. De fato o rótulo de novelas que abordam temática ESPIRITUALISTA lhes cairia muito melhor que ESPÍRITA. Se por um lado o nome e alguns dos princípios de nossa doutrina ficam mais em evidência, por outro ficam associados a desfigurações, o que periga semear alguma desinformação. O Movimento Espírita Brasileiro já tem vários problemas conceituais e organizacionais, e esse tipo de coisa corre o risco de fomentá-los ainda mais.
    Ressalve-se, porém, a liberdade de tais produções artísticas. NÓS, ESPÍRITAS, é que deveríamos nos esforçar verdadeiramente para que nossa cosmovisão fosse divulgada da forma correta, incluindo algumas instituições que se propõem a nos representarem, mas ficam omissas ou – pior – colaboram com as anomalias antidoutrinárias.

  • joão paulo guidas diz: 21 de novembro de 2011

    sou espirita e acho muito bom aborta temas espirita pois as pessoas param de acha que espiritismo e macumda,

  • Márcia Cristo diz: 5 de janeiro de 2012

    Acho válido o assunto ser abordado em novela, até para divulgação da Doutrina e para que todos saibam estabelecer a diferença entre espiritismo e outras seitas,
    As pessosas precisam, verdadeiramente, conhecer o espiritismo, pois só assim irão deixar de temer, ter preconceitos, de julgar de não cristãos, etc.
    Porém, para obter esse resultado, precisamos colocá-los com seriedade na mídia, com novelas que retratem a realidade dos fatos. Novelas como “A VIAGEM” são o verdadeiro exemplo, todos gostaram, até os não espíritas, Devemos continuar neste caminho, pois 2012 é o ano das mudanças.

Envie seu Comentário