Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Insensato Coração termina sem surpresas: Wanda matou Norma

19 de agosto de 2011 45

Insensato Coração chegou ao fim com a resolução do mistério “quem matou Norma?”. A assassina foi Wanda (Natália do Vale), para impedir que Norma entregasse Léo (Gabriel Braga Nunes) à polícia. Ela confessou o crime durante uma discussão com Marina (Paola Oliveira) e, logo em seguida, foi parar em uma clínica após uma crise de depressão.

O último capítulo não teve grandes surpresas com mocinhos felizes e vilões sendo castigados. A exceção foi Natalie Lamour (Deborah Secco), que, apesar de tudo que aprontou, conseguiu se eleger deputada federal com recorde de votos. O convite para a candidatura veio depois que ela posou para um ensaio sensual usando a cadeia como cenário.

André (Lázaro Ramos) se recuperou do câncer e voltou a ser o mesmo pegador de antes. Ele e Leila (Bruna Linzmeyer) assumiram um relacionamento aberto e, no final, o designer seduz Adriana (Leandra Leal), enquanto Leila dá uns beijos em Daniel (Thiago Rodrigues).

Após um acerto de contas com Cortez (Herson Capri), Rafa (Jonatas Faro) resolveu cortar de vez o pai de sua vida e correu para os braços de Cecília (Giovanna Lancelotti).

Eunice (Deborah Evelyn) terminou a novela como recepcionista no ateliê de Leila, servindo cafezinho para Gilda (Helena Fernandes) e Bibi (Maria Clara Gueiros). Mas ela aparece dizendo que a situação é provisória.

O final de Léo, como já havia sido divulgado, foi ser morto na cadeia. Antes disso, ele sequestrou Marina, levou uma surra de Pedro e finalmente teve que pagar por seus crimes. Norma havia pedido a Jandira para revelar a Cortez que Léo o havia entregado pra polícia. O banqueiro subornou carcereiros e os detentos jogaram Léo de cima de um muro da penitenciária. Dessa vez, o vilão morreu de verdade.

Kleber (Cássio Gabus Mendes) aceitou o filho Eduardo (Rodrigo Andrade) e o genro Hugo (Marcos Damigo), que casaram-se numa cerimônia para a família. Os demais moradores do Horto comemoraram seus finais felizes com uma feijoada.

O casal Pedro e Marina terminou a trama tão sem sal quanto começou. Ao lado da filhinha, eles comemoraram a felicidade após tantos problemas.

Entre altos e baixos, Insensato Coração termina com um saldo positivo e batendo recordes de audiência na reta final. Entre os destaques, Gabriel Braga Nunes se consolidou como o grande vilão e marcou a história da teledramaturgia. Vale lembrar também o sucesso de Ricardo Tozzi, como Douglas, que formou um casal lindo e inusitado com Bibi.

Nas últimas cenas, elenco e equipe da novela dançam no show de Mart’nália, que canta o tema de abertura. Todos usavam camisetas em homenagem ao diretor Dennis Carvalho.

O que você achou do final de Insensato Coração?

Bookmark and Share

Comentários (45)

  • flavia diz: 19 de agosto de 2011

    ridiculo ,a globo tem q aprend a fazer novela se qzer audiencia

  • Derick diz: 19 de agosto de 2011

    Não sei,não vi.Assiti a entrevista do Chaves,no SBT.

  • Rosania Gaboardi diz: 19 de agosto de 2011

    Achei o final meio sem sal… Acredito em felicidade, porém o casal romântico Pedro e Marina ficou melado demais, fugindo da realidade da maioria dos relacionamentos. Queria que a Norma tivesse escapado e sido realmente feliz.

  • Aline Santos diz: 20 de agosto de 2011

    Sem sal tal qual seu início. A criatividade está em falta nas tramas da Globo.

  • Nana diz: 20 de agosto de 2011

    Uma droga, como foi a novela toda.

  • juca diz: 20 de agosto de 2011

  • Fernanda diz: 20 de agosto de 2011

    Muito ruim!!!Previsível demais como todas as outras. Ainda assim o “Pô Bibi” salvou a novela!Adorooooooo

  • Andressa diz: 20 de agosto de 2011

    Achei péssimo o final da novela, totalmente sem graça, nem souberam manter em segredo o final de quem matou norma, se a Carol e o André ficariam juntos… enfim ja sabiamos de tudo que iria acontecer.
    Não gostei das cenas das mortes da Norma e do Leo. O Pedro investigava e descobria as coisas mais que a policia.
    Não gostei do show de Mart’nália, não gostei que repassaram o nome e foto de todos os atores, desnecessário, perdeu mto tempo, e a música tema da Tia Nenê no fim ficou perdida.
    Tanta coisa que não sei se coloquei tudo ai!

  • Luana da silva Mallmann diz: 20 de agosto de 2011

    Há foi boa não gostei de algumas cenas , foram meias fortes mas ficou legal
    sentirei saudades beijos

  • juca diz: 20 de agosto de 2011

    A novela como um todo foi sofrível, chata, sem novidades. A pior parte é a globo fazendo apologias ao homosexualismo, como se todos tivesse a obrigação de ser. Aceitar é uma coisa ser forçado a ser, é outra. A globo é formadora de opinião e deveria cultivar a harmonia entre todos os brasileiros e não fomentar as desigaldades. Aliás este tema de “desigaldade” é criado de forma muito convincente por políticos inescrupulosos e, o politicamente correto está derrubando o país.

  • luciano diz: 20 de agosto de 2011

    simplesmente ridiculo, os bonzinhos se deram bem e os maus se ralaram,se a novela é comparada a realidade todos sabemos que não é assim que funciona, um homem que nem o Cortez jmais ficaria na cadeia aqui no br, por favor a globo precisa melhorar muito ou vive no mundo de BOBY onde tudo é sempre o mesmo

  • Ronaldo Daniel Bastos diz: 20 de agosto de 2011

    Alguns comentários sem fundamentos, a novela foi uma trama muito bancana, parabéns aos escritores, lógico teve uns atores que não conseguiram aproveitar os papéis dado a eles, o fardo ficou pesado demais. A última participação da “Vitória Drumond” (Nathalia Timberg), ela comentou a trama da novela com pinceladas, erros, acertos, desencontros e tantos outros, mas no final ela ressaltou a importância e o papel da valorização da família, só por ela ter mencionado isso na novela, para mim já valeu por mil novelas, o que ela falou foi uma bofetada na cara dessa sociedade hipócrita, consumista, capitalista e perversa, que abandonam nossos filhos, em busca do dinheiro, posse social e ganância, depois reclamam dos politicos e da polícia, a doença é nós mesmos, essa sociedade podre.

  • Prince diz: 20 de agosto de 2011

    Assisti a entrevista do chaves. BEM MELHOR!

  • Mari diz: 20 de agosto de 2011

    Ruim do inicio ao fim.

  • ELTON PIRES diz: 20 de agosto de 2011

    ESSA NOVELA FOI A PIOR QUE ASSISTI NOS ÚLTIMOS 06 ANOS! SEM GRAÇA, TOTALMENTE PREVISÍVEL E COM A TRAMA MUITO FACTÍVEL… ACHO QUE O ENREDO ATÉ ESTAVA CORRETO, MAS A ESCOLHA DOS ATORES FOI ERRADA! UM ATOR IGUAL AO LÉO FAZENDO PAPEL DE BANDIDO NÃO ENCAIXA, NÃO PEGA SACA? SEM FALAR NAS ATUAÇÕES LIMITADÍSSIMAS DO HERSON CAPRI QUE PARECIA ESTAR DESMOTIVADO E UM DESASTRE TOTAL FOI O CASAL DE POMBINHOS DA NOVELA, ELE UM ATOR FRACO QUE NA MAIOR PARTE DAS CENAS ERA LEVADO PELA ATUAÇÃO DO SEU PAR QUE PELA BELEZA ENGANA A TORCIDA… SINCERAMENTE, E A PARTE FINAL, DANDO CENA PARA O HOMSEXUALISMO!!! ISSO FOI RIDÍCULO! ACHO QUE A FAMÍLIA BRASILEIRA NÃO PODE CONVIVER COM CENAS DESSE TIPO… É O FIM DA PICADA!!! EM RESUMO: A NOVELA FOI UM DESATRE!!!!

  • Regina Souza diz: 20 de agosto de 2011

    Sem graça, muito previsível. A Norma e o Léo deveriam ter se apaixonado de verdade e fugido do país. O Pedro e a Marina eram muuuuuuiiiito chatos. Quem salvou a novela foi o Douglas e a Tia Nenê e a Natalie. O Lázaro Ramos como pegador ninguém merece, né?

  • Luiz diz: 20 de agosto de 2011

    Muito ruim, o Pedro de policial foi ridículo, bandidos sendo pegos de forma fácil, estúpida e cometendo erros que até quem não é bandido não cometeria, só serviu para “queimar” o nome de Florianópolis como se a cidade fosse ruim pra viver e trabalhar, já que todos que começaram a novela aqui, vazaram tudo para o Rio e reclamando da cidade.

  • dulci diz: 20 de agosto de 2011

    SEm graça,uma apologia muito grande a vergonha politica que está nosso pa´is; afalencia total do sistema carcerário, que observa as coisas acontecerem e não faz-se nada; parece que estão tentando nos incutir a aceitação normal de tudo e qualquer esquema de corpção efalcatruas .Parece que em nosso país se pode tudo.

  • kathy diz: 20 de agosto de 2011

    É incrivel como as pessoas criticam. Dizem que foi horrivel mas não perderam um capitulo.
    Eu gostei da novela, teve algumas partes que poderiam sim ser alteradas, e quanto a parte do homosexualismo, acho que a globo está mais do que certa em mostrar o que os homosexuais passam hoje em dia, por conta do preconceito. Não é apologia e sim cultura e aprender a aceitar as diferenças dos outros, cada um tem direito a escolher como quer viver, e buscar sua felicidade, contanto que não prejudique os demais, acho valido.
    Para as pessoas que tem criticas negativas, porque não sugerem algo melhor.
    Ou melhor, porque não escrevem uma novela e tentem agradar ao publico para ver se é facil.
    Falar é FACIL fazer NÃO.

  • SA AUGUSTO diz: 20 de agosto de 2011

    Previsível e chata, sem emoção nem surpresas. O final com o tema seria mais legal se o elenco estivesse no meio do pessoal que é na realidade a raiz de uma novela, o atrás das câmeras. Agora com fotos ficou um final tipo anos 60! Tia Neném foi a grande vencedora, teve seu tema tocado nos letreiros finais e Pedro finalmente ficou mais bonito com a barba feita no últimos capítulo…rs!!

    Abs,
    SA

  • Marisa diz: 20 de agosto de 2011

    O final foi como de todas as novelas. Vilão sempre morre, as mocinhas ficam grávidas em sinal de felicidade. O André e a Leila com relacionamento aberto nada a ver. A morte do Leo ridícula, que falta de criatividade. O senso de justiça de novela é sempre matar o vilão. O Leo todo espertão, no final parecia que estava meio tãtã. Eu acho que ele tinha que ter se dado bem, igual na Belíssima que a personagem da Fernanda Montenegro ia para Paris. Foi ele quem levou essa novela sofrível nas costas, com aquele casal sem sal. O única avião que não caiu na novela, foi o que eu mais torci para cair hahaha, só com a Marina e o Pedro dentro.

  • ari diz: 20 de agosto de 2011

    Assisti muito pouco esta novela, não chamou atenção. Nota que dou é “UB”, uma bosta. Tem coisa mais importante pra fazer.

  • Tatiana Albuquerque Rocha diz: 20 de agosto de 2011

    E eu ainda perdi meu tempo assistindo o último capítulo da novela Insensato Coração, aff que porcaria!
    1º Motivação idiota da Wanda pra matar Norma,ficou pensando na história da pulseira e foi até a casa dela (porque? pra que?);
    2º A cena do Raul na delegacia foi cortada e passou direto para o clima de romance com Carol;
    3º Natalie Lamour que ridículo o comício, “vou fazer uma drenagem linfática na corrupção”, aff ;
    4º André e Leila saindo da boate cada um com uma pessoa, se minha vó fosse viva diria: Putaria Franciscana, e eu assinaria embaixo. Que exemplo!!!!
    5º A morte besta de Léo, antes a “Dona Norma” mesmo tivesse feito isso!
    6º Os meses passavam a Marina ganhou neném ela cresceu um pouquinho e o Brigadeirinho (filho Carol+André) continuou do mesmo tamanho!
    De bom mesmo só o casamento do Hugo com o Eduardo e a cena do pai do Eduardo aceitando o filho, o resto uma porcaria!

  • Marcelo Iuds Ribeiro diz: 20 de agosto de 2011

    O fnal de Insensato Coração foi totalmente frustrante…O povo brasileiro literalmente para para assistir o final das tramas da Rede Globo e o que é apresentado aos telespectadores é o que vimos na sexta-feira dia 19/08…um final sem graça e sem nenhuma surpresa…A rede Globo deveria realizar uma reciclagem em seus roteiristas,escritores,autores e toda a equipe que escreve essas histórinhas que acabam sempre da mesma forma…CADE A CRIATIVIDADE REDE GLODOOOO???

  • Gisa Nique diz: 20 de agosto de 2011

    Como dizia minha avó…quase terminou a novela por falta de artista!!! Quanta morte por não saber o que fazer com eles!!! Muita falta de criatividade….é uma pena! Outra coisa: Para quê olhar a novela se todos já sabem o que vai acontecer por outros meios de comunicação??? Acho que isso também influencia d+ as novelas perderem a graça!!
    Um abraço

  • MARTA CARDOSO diz: 20 de agosto de 2011

    NÃO GOSTEI. NO INICIO A NOVELA FOI BOA MAS FOI PIORANDO AOS POUCOS E TEVE UM FINAL BEM MORNO… COMO FALOU O RAPAZ ACIMA, A ENTREVISTA COM O CHAVES DEVIA ESTAR MELHOR.

  • Francisco Dornelles diz: 20 de agosto de 2011

    Só a Globo não vê a ruindade de suas novelas. Recheada de enredos pobres, exemplo, a vingança de Norma sobre Léo. Que coisa horrível, pobre.

  • Rafael diz: 20 de agosto de 2011

    Pobre de espírito quem assiste esse festival de mediocridade. Daqui a uma semana ninguém mais fala nesse engodo televisivo. Já vai estar hipnotizado pela nova “trama”. Acorda, Brasil!

  • Diego diz: 20 de agosto de 2011

    um lixo nada a ver perdi meu tempo podia se tivesse ficado jogando residente tinha ganhado mais, a globo ja era.

  • jeferson a. diz: 20 de agosto de 2011

    gostaria que Norma tivesse outro fim ! e ao contrario do que diz o amigo acima “juca” acho muito bom os temas sempre presentes, principalmente este que foi o homosexualismo ! ninguem foi forçado a nada !! que fique bem claro isso ! ninguem esta impondo nada á força e sim apenas mostrando com um pouco mais de simpatia esse tema sempre tão polemico e mostrando com toda a verdade, pois o que vimos é exatamente a situação em que vivem os gays no Brasil.achei ótimo ! maravilhoso !!

  • jeferson a. diz: 20 de agosto de 2011

    acho que meu primeiro comentario não entrou, por isso estou repetindo aqui !
    acho k o fim da norma poderia ter sido mais feliz !
    achei ótimo o tema homosexualismo, visto como o Brasil tem vivido esse tema com muita intensidade hoje em dia não achei que houve alguem querendo obrigar alguem a ser gay como diz o ” juca” acima ! acho que o que a novela mostrou é bem a realidade do homosexualismo no Brasil. os contrarios podem ser considerados homofóbicos ! uma pena ! fora isso gostei do geral !

  • Maicon diz: 20 de agosto de 2011

    Concordo com a Andressa, a cena do Pedro na delegacia solucionando o caso da suposta morte do Léo, foi forçada demais, só faltou chamar o delegado de burro. As várias voltas que o Léo fez antes do contato com o Pedro, foi totalmente desnecessário. A pior parte foi o Léo baixando a arma para abrir o porta-malas do carro e a Marina, amarrada, derrubando ele com um chute.
    Wanda ficando louca e sendo internada em um dia, também não precisava, foi muito tentar surpreender todos.
    Carol casando com Raul só porque o André não quis ela, ficou muito vagabunda.
    O show da Mart’nália, só metade já bastava, e poderiam ter usado pra subirem os créditos, ao invés que repassarem todo o elenco com fotos horríveis (como se todos tivessem morrido) e subirem os créditos como nos outros capítulos, com a “Turma do Funil” de fundo, que ficou perdido.
    Enfim, acredito que gravaram as principais cenas do último episódio ontem mesmo, e duas pessoas fizeram a edição final em meia hora, possivelmente no horário de Morde & Assopra

  • Dóritaas diz: 20 de agosto de 2011

    Como vocês gostam de critica, qual novela que voces gostaram do final? Ahhh me poupe, ótimo final para ficção! Gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  • Sibila diz: 20 de agosto de 2011

    Enfim o drama da vida se concretizou na novela das oito: a sogra matou a nora. A vida como ela é….

  • Valtemir diz: 20 de agosto de 2011

    Foi estranho pois a carol não podia ter filhos !!! aconteu um milagre dela ter um menino ; pois no ultimo capitulo o autor criou um novo milagre ???

  • maria diz: 20 de agosto de 2011

    achei o final de Natalie muito bom para ela,pois tudo q ela fez durante toda a novela e ainda saiu por cima é a novela imitando a realidade.

  • rosilda diz: 20 de agosto de 2011

    Muito violenta, do começo ao fim. Morte brutal do Leo, até fiquei com pena. Norma queria que tivesse escapado e voltasse p Floripa, com Jandira e um novo namorado. Enfim, segunda, dia 22, é vida nova, com Agnaldo. Mais solar, alto astral, muita cor e diversão.

  • cláudia diz: 20 de agosto de 2011

    Comentando o comentário do Juca: a novela não fez apologia para que todos sejam homossexuais, mas para que aceitem a homossexualidade (o termo homossexualismo já caiu de uso faz tempo). Eu fiquei frustrada porque o casal Eduardo e Hugo mereciam pelo menos um beijinho no rosto no casamento, quem é que casa e se abraça, meldels?
    E, comentando o fim da novela, faltou mesmo criatividade. Dois autores e não foram capazer de se reunir e pensar em cenas surpreendentes? Assistindo à novela ontem eu pensei em milhares de possibilidades, já que até os diálogos foram sem sal.

  • Ron diz: 20 de agosto de 2011

    A novela só teve de interessante o casal Douglas e Bibi. O final foi sem sal, muito previsível.

  • ingrid diz: 20 de agosto de 2011

    Horrivel o final da novela!Notou-se todo o tempo que o Leo era doente mental,sendo responsaveis os proprios pais,que eram omissos e nao trataram a insanidade do filho.a novela fez apologia a brigas entre irmaos e pais,incentivando somente mortes e violencias de todos os generos.Parece até que revoltou ainda mais os homofobicos.Mostrando alem,a falta de segurança nos presidios e a palhaçada que é a politica brasileira,envergonhando o pais.

  • izaura diz: 20 de agosto de 2011

    Nossa senhora , que horror ! para começar, o cortez foi o grande vilão, rico poderoso , ladrão , assassino e no final , ficou como o todo poderoso da cadeia mandando na turma de gracinhas que lá estavam.o leo que deveria sim ,ser preço com justiça na cadeia. como deveria ser com todos que fazem o que ele fez. teve aquela morte horrorosa , final degradaNTE.ODIEI. A UNICA COISA QUE PRESTOU FOI A NATALI,AFINAL AQUILO SIM E A REALIDADE DO PAIS.

  • T diz: 22 de agosto de 2011

    UMA PORCARIA!!
    Só o casal Bibi e Douglas,
    Rafa e Celicia
    Natalie, que se salva,
    porque o resto foi uma PORCARIA!!!!!

  • PRISCILA diz: 22 de agosto de 2011

    A novela foi boa, mas o final foi ruím.

  • fernanda aluqueruqe diz: 25 de agosto de 2011

    esperava um pouco mais,não gostei que a norma morreu …e não teve a menor graça a wanda ser a assassina!!!

  • jhuan diz: 9 de janeiro de 2012

    adorei a novela muito boa a historia da norma na minha opinião foi fascinante uma mulher batalhadora vivia a vidinha dela simples confortável calma e foi enganada por um canália como o léo.e o insensato coração dela foi além dos limites e estragou a vida dela e deu no que deu mais em fim adorei a novela não gostei da eunice servindo cafézinho amei o douglas e a bibi gostei da natailie como deputada gostei da morte do léo apesar de ter sido estremamente violenta amei o show da martinália gostei das fotos do elenco no final só a música da tia neném no término q não
    E um recado pra essas pessoas q não gostaram
    se não gostem não vejam vão ver la a record com as cópias delas q e bem melhor

Envie seu Comentário