Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Prêmio Noveleiros 2011: qual foi a melhor novela do ano?

05 de dezembro de 2011 25

Em 2011, grandes produções foram ao ar na telinha da Globo. Foram tramas para todos os gostos: uma mistura gostosa de contos de fadas e sertão nordestino, o surrealismo de dinossauros e robôs, os mistérios de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, um remake bem-sucedido, o sucesso de Aguinaldo Silva, enfim… É hora de votar na melhor trama do ano, vamos às candidatas:


Insensato Coração

Logo no início do ano, Insensato Coração deixou a telinha cheia de mistérios, mortes e algumas histórias que, no início, não agradaram ao telespectador. Aos poucos, a trama foi ganhando agilidade e só melhorou com a vingança de Norma (Gloria Pires) contra o pilantra Léo (Gabriel Braga Nunes). Vilões inesquecíveis, personagens hilários como “Dãglas” (Ricardo Tozzi) e Natalie Lamour (Deborah Secco) foram alguns dos destaques da novela.


Morde & Assopra

Walcyr Carrasco trouxe para o horário das 19h a inusitada mistura de dinossauros e robôs. Morde & Assopra começou patinando na audiência, mas após algumas mudanças e da saída de alguns personagens dispensáveis, a trama decolou e virou um grande sucesso. Boa parte desse sucesso se deve à brilhante atuação de Cassia Kis Magro, que fez da batalhadora Dulce um dos personagens mais emocionantes dos últimos tempos.


Cordel Encantado

A Realeza Europeia e o sertão nordestino se misturaram na história de Duca Rachid e Thelma Guedes. Cordel Encantado foi uma das boas surpresas do ano, provando que a inovação pode conquistar o telespectador, desde que na medida certa. As belas paisagens, fotografia belíssima e histórias de amor emocionantes ajudaram no sucesso da novela. Destaque também para a trilha sonora e para a abertura muito bem bolada.


O Astro

Recriar um clássico da teledramaturgia é sempre arriscado, mas o remake de O Astro cumpriu seu papel. Apesar de algumas críticas, a novela se saiu muito bem na audiência, principalmente se levarmos em conta o horário em que foi exibida (muitas vezes bem depois das 23h). Rodrigo Lombardi não arrasou, mas não chegou a decepcionar como Herculano Quintanilha. Mas o destaque foram mesmo os vilões Neco (Humberto Martins, em seu melhor papel) e Samir (Marco Ricca). Pena que o mistério “quem matou Salomão Hayalla” não teve a repercussão esperada.


Fina Estampa

Depois das mortes e armações de Insensato Coração, Aguinaldo Silva trouxe leveza ao horário nobre. Fina Estampa vem alcançando recordes de audiência, boa parte disso se deve ao sucesso de Griselda (Lilia Cabral), uma heroína popular que caiu nas graças do público. Os embates entre “Pereirão” e Tereza Cristina (Cristiane Torloni) são imperdíveis e ainda vão render muitas cenas memoráveis. Com poucos meses no ar, Fina Estampa já é um dos maiores sucessos dos últimos anos.


Malhação – Conectados

Com 16 anos no ar, Malhação resolveu inovar em 2011. A estreia da nova temporada teve muitos mistérios sobrenaturais para tentar chamar a atenção do público, mas tantas mudanças foram um verdadeiro “tiro no pé”. A audiência de Malhação – Conectados” vem preocupando a emissora, que já cogita tirar a clássica novelinha do ar. Apesar disso, há quem tenha curtido as mudanças.


A Vida da Gente

A estreante Lícia Manzo teve a difícil missão de substituir Cordel Encantado, que foi um grande sucesso. A Vida da Gente superou as expectativas e ganhou muitos fãs, que dividem a torcida entre as irmãs Ana (Fernanda Vasconcellos) e Manuela (Marjorie Estiano). Ambientada em Porto Alegre e Gramado, a novela tem uma trama forte e emocionante, que virou o assunto do momento e tem causado muitas discussões aqui no blog.


Aquele Beijo

Com Miguel Falabella não há meio-termo, há quem ame as tramas do autor, mas também tem muita gente que não suporta o humor criado por ele. Discussões à parte, Aquele Beijo ainda não disse a que veio, mas tem suas qualidades. Bruno Garcia e Claudia Jimenez vêm roubando a cena como os primos Joselito e Iara. Já o quadrilátero amoroso formado por Vicente (Ricardo Pereira), Cláudia (Giovanna Antonelli), Rubinho (Victor Pecoraro) e Lucena (Grazi Massafera) promete movimentar a trama.

É hora de votar: escolha a novela de que você mais gostou em 2011!

Qual foi a melhor novela do ano?

* Apenas novelas iniciadas em 2011 estão na lista.

Bookmark and Share

Comentários (25)

  • Carol diz: 5 de dezembro de 2011

    As novelas das 18h estão cada vez melhores! Mas como a vida da gente ainda entrará 2012 a dentro, o Cordel Encantado foi a melhor novela!
    As demais estão muito apelativas, só se fala em morte/roubo/traição/baixaria…tá na hora de voltar a ser entretenimento e não apoiar ainda mais às coisas ruins do dia-a-dia.

  • Felipe diz: 5 de dezembro de 2011

    A Vida da Gente é maravilhosa e ainda consegue melhorar a cada dia que passa! A melhor, com certeza!

  • Rosana Ribeiro diz: 5 de dezembro de 2011

    Sem sombra de duvidas a novela A Vida Da Gente esta roubando a cena, é ótima em todos os sentidos,uma novela que trata as relações possíveis e reais.

  • vanessa da silva diz: 5 de dezembro de 2011

    nenhum ….

  • Odi Rodrigues diz: 5 de dezembro de 2011

    Pra mim este ano, o horário das 18h desbancou o das 21h. De longe as duas melhores tramas foram “Cordel Encantado” e “A Vida da Gente”, como tinha de escolher somente uma, fiquei com a segunda, que me ganhou pelo seu realismo, o que é contraditório, já que assisto novela pra fugir um pouco da realidade e, ao contrário de muita gente, que sempre reclama que não gosta de novela por que no final tudo dá certo, eu gosto exatamente por isso, porque de amargo já basta nosso dia a dia e pelo menos na novela deveria ter sempre um final feliz. Mas “A Vida da Gente” é uma obra prima! É algo tão bem feito, tão lindo, tão emocionante, tão tocante que me faltam palavras para descrever tamanha maravilha. Não posso mais imaginar minha vida sem esta novela, só me lembro de ter me sentido de maneira parecida na época de “O Clone” e mesmo assim ainda considero, por enquanto, afinal não sabemos que rumo a história tomará, ” A Vida da Gente” a melhor novela, não só do ano, mas de todos os meus 30 anos de vida.
    Porém só pra constar,gostaria de deixar claro que, na minha humilde opinião, mesmo não sendo a melhor, “Cordel Encantado” foi sem dúvida uma das melhores tramas dos últimos tempos.

  • Jessica diz: 5 de dezembro de 2011

    A Vida da Gente é uma novela maravilhosa!!!
    Com uma história bem contada e imagens belíssimas de Porto Alegre e Gramado, esta novela vêm emocionando a cada dia!
    Ótimo elenco e o que falar então dos cenários??? ricos em detalhes românticos e delicados.
    É uma novela que dá prazer de assistir, e, quando termina o capítulo, a gente fica com gostinho de quero mais!!!
    Esta novela parece ter sido escrita por Manoel Carlos, que é um Mestre em histórias sobre a vida. Lícia Manzo está de parabéns!

  • vanessa diz: 5 de dezembro de 2011

    realmente as novelas das 18hrs e as das 21hrs estão se superando,as das 18hrs cada vez melhores e as das 21hrs cada vez piores..
    mais nesse ano ficou bem complicado porque também gostei muito de morde e assopra,muito pela dulce(cassia kis)então fiquei muito indecisa.
    mais como ainda está no começo,acredito que “A vida da gente” vá superar de longe as outras.

  • Mari diz: 5 de dezembro de 2011

    Corddel encantado teria sido mto boa s tivesse sido um pouco menor , sem muita repetição, aquele toma lá dá cá…. cansou. Mas a vida da gente se supera a cada dia. Isto é novela! p a família.

  • Noelci diz: 5 de dezembro de 2011

    Tem melhorado muito o nível das novelas das 18h! Fico com A Vida da Gente. Também penso que chega de baixaria, traição, roubo, violência…Acaba que todos pensam que esta é a regra de vida! Vamos buscar resgatar valores.

  • Eloisa Feijo diz: 5 de dezembro de 2011

    Nao tenho tempo para assistir novelas ou melhor nao assisto TV pois as novelas so muda os atores e a TV em si nao apresenta nada de construtivo so mostra as tragedias do mundo e a podridao dos nossos politicos que so sabem encher malas e cuecas do nosso dinheiro .

  • tatiani diz: 6 de dezembro de 2011

    p mim é a melhor novela atual,A VIDA DA GENTE!!!é emocionante,linda de mais realmente me encantou..

  • Cris diz: 6 de dezembro de 2011

    Adoro a novela das 18hs ‘A Vida da Gente’, mesmo não conseguindo assistir todos os dias, devido ao horario que chego em casa. Esta sim, é que deveria ser em as 21hs.
    A novela Fina Estampa, tem um enredo bom, porém muito apelativa.

  • paulo diz: 6 de dezembro de 2011

    TODOS ESTÃO VOTANDO EM “A VIDA DA GENTE”. SERÁ QUE NÃO POR QUE ELA ESTÁ SENDO GRAVADA NO SUL… PENSO QUE NÃO DEVEMOS JULGAR A QUALIDADE DA NOVELA PELO FATO DELA SER GRAVADA EM NOSSA REGIÃO…
    MAS, EU CONCORDO, A NOVELA É ÓTIMA. PORÉM, ELA AINDA IRÁ ATÉ MEADOS DE 2012, ENTÃO, PROVAVELMENTE SERÁ JULGADA PARA ESSE ANO TAMBÉM. POR ESSE MOTIVO, EU FICO COM CORDEL ENCANTADO. QUE, APESAR DE ESTENDEREM UM POUCO, FOI MARAVILHOSA. QUANTO A “A VIDA DA GENTE”, COM CERTEZA É UMA FORTE CANDIDATA PARA 2012.

  • Joca diz: 6 de dezembro de 2011

    E não tem a escolha da pior?
    Certamente daria pra votar em todas.
    Novela perdeu tudo o que teve de bom em épocas passadas, ainda na fotonovela e na radionovela.
    Virou um produto tão mesquinho e sem propósito que nem os próprios autores sabem porque fazem, exceto para manter seu emprego e a Globo dizer que a audiência é alta.

  • Diana diz: 6 de dezembro de 2011

    Cordel Encantado.

  • Maria diz: 7 de dezembro de 2011

    Cordel Encantado, claro!!!

  • Deise de Assunção diz: 7 de dezembro de 2011

    A vida da gente sem duvidaaaa!!!!!! a melhor novela dos ultimos tempos!!! o resto mesmice!!! a pobre que e boazinha a ricaça que é esnobe, o gay, o mal carater, sempre a mesma coisa

  • Holly diz: 7 de dezembro de 2011

    Adorei Fina Estampa.

  • angelo diz: 8 de dezembro de 2011

    Votei em Cordel, mas tambem estou gostando de A vida da gente… As novelas das 18:00 estão provando que estão muito boas… Cito os exemplos de “Cama de Gato” e “Escrito nas Estrelas” de outros anos que foram excelentes!

  • sergio moreno diz: 9 de dezembro de 2011

    adoro fina estampa, é uma novela com humor, sarcasmo, sim tem baixaria, mas é muito divertida, principalmente o cro, é muito legal, mas nao posso deixar de comentar sobre a novela A vida da gente, realmente as novelas nesta faixa de horario estão cada vez mais evoluidas, eu diria apartir da novela cama de gato de duca rachid e telma guedes que teve uma audiência digna de novela das 21hs, a novela de licia manzo nos mostra algo muito semelhante ao que manuel carlos mostrou na grande novela “paginas da vida” exibida em 2009, a dramaturgia nestes folhetins são leve, traz uma idieia harmonica, espiração de vida, uma realidade proxima que seu amigo pode estar viviendo agora… em fim, acredito que a novela “a vida da gente” seja a melhor do ano, e licia manzo a melhor autora respectivamente.

  • leticia diz: 13 de dezembro de 2011

    a melhor novela e finaaa estampa e a melhor que todas
    poque tem coisas engraçadas e vilans e romance entao ela e a melhorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr “”””””””””””””””” !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (*)

  • leticia diz: 13 de dezembro de 2011

    tereza chistina a melhorrrrrrrrrr da novelaaaaaaaaaaaaaaa

  • neide diz: 18 de janeiro de 2012

    minha melhor novela é avida da gente é linda emocionante

  • neide diz: 18 de janeiro de 2012

    a vida da gente

  • regis diz: 2 de fevereiro de 2012

    pra mim é nenhuma destas, a melhor é rebelde da record

Envie seu Comentário