Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Último capítulo de Fina Estampa decepciona

23 de março de 2012 191


O capítulo começou tenso, com Griselda (Lilia Cabral) presa em uma cabana, sendo torturada  por Tereza Cristina (Christiane Torloni), que chegou a colocar fogo no local. Como já havia sido noticiado, Antenor (Caio Castro) e Patrícia (Adriana Birolli) foram os heróis do dia e salvaram Pereirão de morrer queimada. Pati enfrentou a mãe, mas a megera acabou fugindo.

Ferdinand (Carlos Machado) teve um fim trágico, mas merecido. Tereza Cristina levou o capanga a um motel, prometendo uma “rapidinha”. Enquanto ele tomava um banho, a megera joga um secador de cabelo na banheira e o mata eletrocutado.

Tereza Cristina foge de barco com Pereirinha (José Mayer). Em uma cena ridícula e mal feita, o barco afunda e os dois somem no mar…

O impasse sobre a guarda de Vitória terminou da forma mais simples possível. O juiz nem deu início à audiência, pois segundo a lei, Esther (Júlia Lemmertz) é a verdadeira mãe da criança. Beatriz (Monique Alfradique), a doadora dos óvulos, saiu arrasada do tribunal.

O mistério em torno do amante de Crô (Marcelo Serrado) não foi resolvido. A biba ensaiou mostrar quem era o dono da tatuagem de escorpião, mas ficou sem contar o que o Brasil inteiro queria saber. Crô deu uma olhadinha pra câmera e ironizou que o segredo de Perpétua (Joana Fomm) em Tieta não foi revelado, assim como ele também não contaria seu mistério.

Com a herança deixada por Tereza Cristina, que foi dada como morta, Crô fica rico e contrata Baltazar (Alexandre Nero) como seu motorista. A relação entre os dois continua de “amor e ódio”, como sempre foi.

Tivemos também um batizado triplo. Os bebês de Amália (Sophie Charlotte) e Rafa (Marco Pigossi), Patrícia e Antenor, Teodora (Carolina Dieckmann) e Quinzé (Malvino Salvador) receberam o sacramento no mesmo dia, deixando a vovó Griselda emocionada.

Wallace Mu (Dudu Azevedo) volta ao octógono e vence a luta e dedica o cinturão a Dagmar (Cris Vianna). Leandro (Rodrigo Simas) é apontado como o sucessor quando seu “mestre” se aposentar.

Na formatura de Antenor, Griselda é paraninfa e faz um discurso emocionado sobre honestidade. Ao final da cerimônia, Antenor coloca o capelo na cabeça da mãe.

Na última cena, Griselda caminha pela rua, quando um carro quase a atropela. O vidro do carro abaixa e aparece Tereza Cristina, vivinha da Silva! Griselda corre atrás dela e a ameaça com a chave de grifo. E a palavra FIM aparece na tela. Só isso, sem mais surpresas e decepcionando o telespectador.

Para uma novela que começou bem, teve recordes de audiência e bons personagens, o final foi decepcionante. Cenas curtas, flashbacks e uma interminável luta de MMA ocuparam todo o capítulo, que não teve a emoção esperada para um final.

Aguinaldo Silva prometeu um grande desfecho, mas deixou o telespectador a ver navios, essa é a verdade.

E vocês, o que acharam do final de Fina Estampa?


Bookmark and Share

Comentários (191)

  • Letícia da silva diz: 23 de março de 2012

    a novela decepcionou mesmo….principalmente pelo cro nao ter revelado quem é seu amante e a tereza cristina nao ter o fim q merece. nossa foi frustrante esse ultimo capitulo!

  • Fernando diz: 23 de março de 2012

    Uma bela porcaria !!!

  • PANDA diz: 23 de março de 2012

    UM ABSURDO… EU NUNCA VI UMA NOVELA/FINAL TÃO RUIM… FICARÁ MARCADA COMO UMA NOVELA DECEPCIONANTE….. FALTA DE RESPEITO, CONSIDERAÇÃO… É COMO VER UM FILME… ESPERAR UM FINAL E NÃO O TE-LO… NÃO BASTASSE O FINAL DA TERESA CRISTINA…. PIOR FOI O DO CRÔ!

  • PAULINHO diz: 23 de março de 2012

    UMA PORCARIA COMO SEMPRE, ,TODAS AS NOVELAS DA GLOBO

  • Vanessa diz: 23 de março de 2012

    Final horrííííívelllll….. a unica coisa legal foi o Crô ficar com parte da herança da Tereza Cristina… agora o resto…. foi o fim da várzea…. o acento do ó do borogodó…. foi o pior final d novela q vi desde q me conheço por gente…. uns 20 e tantos anos… Mas… agora já foi. Bjo e boa noite a todos!!!!!!!!!!!!

  • sonia silva diz: 24 de março de 2012

    Achei uma droga, mostrou como é no Brasil, ricos que podem comprar tudo, como esse menino que atropelou o ciclista e tem 51 pontos na carteira está comprando sua inocência com seu dinheiro.Acho que esse final a Tereza Cristina deveria ser terrívelmente castigada, para mostrar aos ricos e politicos que pelo menos na ficção existe justiça , o que não existe no nosso país.

  • veronica diz: 24 de março de 2012

    Não fiquei surpresa com o final da novela.(NEN OLHEI NA VERDADE)
    Pra que olhar se o proprio autor revelou no twitter.Acho que os capitulos das novelas n deverian ser publicadas perde toda a graça.quem vai querer olhar se ja sabe…ele disse que n ia mostrar o amante do cro e n mostrou.fiquei louca com isso.foi decepcionante

  • sidney diz: 24 de março de 2012

    Foi o final mais orrivel que ja vi, nos telespectadores merecemos mais respeito. OBRIGADO REDE GLOBO.

  • daniele diz: 24 de março de 2012

    muuuuuuito fraco o final..não revelou qm era o companheiro do clô..
    e a Tereza Cristina devia ter MORRIDO..sei la afogada..queimada..ou deviam ter ela ter pago tudo q ela fez!!muito ruim..sem graça..não esperava isso do escritor Aguinaldo Silva!

  • Elton diz: 24 de março de 2012

    Pior que filme Chinês de 5º categoria. O escritor não merece nem o paredão do BBB 12.
    VERGONHOSO PARA UM HORÁRIO NOBRE. BEM FEITO PARA NÓS QUE ASSISTIMOS ESSAS NOVELINHAS…

  • vania diz: 24 de março de 2012

    ACHEI UMA PORCARIA,ESPERAVA MUITO MAIS DO AUTOR.

  • Sincero diz: 24 de março de 2012

    Posso falar? O final foi uma porcaria, como toda a novela. Foi-se o tempo que novela das 8 (agora das 9) era sinonimo de novela boa. Fina Estampa mais parecia com novelinha das 7, aquele tipo de novela mais leve e mais cômica. E façam-me o favor, chamar a Tereza Cristina de vilã, é fogo. Ela tava mais pra alivio cômico da trama. Trama que por si só já beirava o humorístico. Vilãs de verdade eram Odete Roitman, Maria de Fatima…Mas esses eram outros tempos que não voltam mais.

  • Alessandra diz: 24 de março de 2012

    Expectativa gera frustração
    Aguinaldo Silva é expert em gerar expectativas, logo, seus finais geralmente
    ‘não’ agradam…

  • sonia diz: 24 de março de 2012

    Uma das piores novelas do horário nobre. Sempre na hora da novela eu trocava de canal, pois detestava a voz da Cristiane Torloni.

  • Cla diz: 24 de março de 2012

    Autor completamente sem noção. Novela péssima desde o início.Já era de se esperar que ele se perdesse no final.
    Agora, ver a Griselda de paraninfa da turma de Medicina .. foi de doer!! Absurdo ! Paraninfa por quê?
    Justo ela que durante toda novela, desvalorizou o estudo, ainda discursou dizendo que o trabalho duro é que dignifica. Ora medicina é um curso longo e dificil … se isto ñ é dureza…

  • Cla diz: 24 de março de 2012

    Griseldão de paraninfa da turma de medicina … foi de doer!! Por quê uma mãe de aluno. ? Justo ela que não valorizava a educação, que discursou dizendo que o estudo ñ é importante, mas sim o trabalho duro, este sim dignifica o homem….
    O Autor se perdeu, como é estilo dele.
    O Big Brother conseguiu ser melhor que a novela.

  • belinter diz: 24 de março de 2012

    UMA PORCARIA MESMO…Ñ CURTO MT NOVELA, MAS ESSA TEVE SE Ñ O PIOR, UM DOS MAIS DECEPCIONANTES FIM. SEM A MENOR GRAÇA. AGNALDO ESTÁ MESMO EM DECADENCIA….

  • Estela Andrade diz: 24 de março de 2012

    Esta novela foi uma das piores da Globo até então. Os atores ótimos, mas os personagens foram ridículos, a história começou bem, mas depois o autor desbancou para um enredo sem noção, infantil até, sem nexo. Caiu no caricato, virou mais um programa humorístico do que uma novela prop!amente dita. Decepcionou total. Dizer que foi uma boa novela é forçar a barra, é duvidar da capacidade mental do povo brasileiro. Me poupe.

  • Luciana Gomes diz: 24 de março de 2012

    Eu acredito que o amante do Crô era o Mandraque, mas Suzana Vieira que foi na ravação da cena do seu namorado (Vejam Video Show do dia), Nnão permitiu essa cena, por isso a desculpa do Crô para não revelar, um descaso com telespectador, não acham?

  • João Mauricio diz: 24 de março de 2012

    Foi o pior último capítulo da história da teledramaturgia brasileira. Tudo foi muito ruim. Como Antenor e Patrícia foram passear exatamente no lugar que Griselda tava presa? A cena do barco foi de filme Trash. O roteiro horroroso. O desfecho da guarda da menina foi uma porcaria, sem nenhum tipo de justificação mais consistente. René não aparece com Milena Toscano. Olhe, uma porcaria. Aguinaldo é um ótimo autor, mas o que vimos hoje foi uma vergonha. Uma falta de respeito com o telespectador. Nota 0. Fina estampa, pra nunca mais eu assistir nem sequer um capítulo teu.

  • Kelly diz: 24 de março de 2012

    Eu também não gostei. Sem graça!

  • Conrad diz: 24 de março de 2012

    ta aí, quem acredita nas mentiras da arte e em todos os males que elas nos proporcionam, foi um final emocionante…

  • Não gosto de novela diz: 24 de março de 2012

    Toda novela é igual todo mundo perde meses assistindo pra se decepcionar no final . Será que não se anojam e não enjoam dessas chatices . tá na hora de botar um programa mais inteligente no lugar dessas novelas chatas …

  • Dani diz: 24 de março de 2012

    Na minha opinião, essa novela nunca empolgou… O ator Marcelo Serrado como o maravilhoso CRÔ, levou a novela nas costas, não teve um casal que de destacou, e o final realmente foi pessímo!!

  • kaka diz: 24 de março de 2012

    Péssimo…
    Aguardei que a novela melhorasse no final, mas, continuou com baixa qualidade do início. Excelentes atores. Porém, a trama deixou muito a desejar, várias cenas plagiadas, falta de criatividade, e por ai vai…
    Acho um desrespeito com os telespectadores. Creio que esta na hora de seremos mais seletivos/exigentes quanto a programação que a Rede Globo nos “oferece”.

  • Mari diz: 24 de março de 2012

    Fiquei com a sensação de que perdi meu tempo.
    A novela e o elenco eram bons.
    Mas o autor se perdeu feio. Pra mim, foi no momento em que separou Griselda de Renê.
    A partir daí, perdeu um pouco da graça.
    Esperava por um final que correspondesse com o sucesso da trama.
    O mal triunfou sobre o bem. Tereza Cristina fez as maiores maldades e saiu impune.
    Infelizmente, isso tá virando moda nos finais das novelas. Lembram da Clara (Mariana Ximenes) em Passione?
    Pena que uma trama tão boa tenha tido um final tosco.

  • Schmitt diz: 24 de março de 2012

    eu não acho, espero que este seja o último capítulo de uma novela nesta faixa de horário. vamos passar documentários oras

  • Fernando diz: 24 de março de 2012

    FOI UM DOS PIORES FINAIS DE NOVELA QUE JÁ ASSISTI!

  • gilberto souza de oliveira diz: 24 de março de 2012

    as novelas da Globo sao uma decepçao, as novelas da Record saomuito melhores

  • patricia diz: 24 de março de 2012

    Um fim péssimo para uma novela global e do horário nobre, o escritor se perdeu na trama e na finalização. Na minha opnião a pior novela que a globo fez, prometia ser uma grande novela no início e foi decaindo de forma trágica, não deixou nenhuma mensagem, era so tentativas de homicídeos, Era um enrredo ridículo ocupando o horário nobre.

  • Luana diz: 24 de março de 2012

    Adorei, não poderia ter sido melhor, foi excepcionalmente fabuloso e emocionante, sem falar naquela cena extraordinária que Tereza Cristina aparece dentro do carro, depois de desaparecer misteriosamente no mar em meio a uma tempestade e ser dada como morta! Fantástico, parabéns Aguinaldo Silva, de fato essa foi uma das melhores novelas, junto de A Indomada e Senhora do Destino!

  • Alexandre diz: 24 de março de 2012

    A cena do barco foi ridícula. Mesmo com todo o aparato da Globo, conseguiram fazer uma cena tão mal feita. Até diferença no convés da embarcação ficou estampada, demonstrando que nao se tratava de um barco. A luta roubou muito tempo do capítulo final sem nada dizer. Decepcionante

  • Maria Madalena Mussel diz: 24 de março de 2012

    Final de novela é sempre igual, o Autor deixe tudo para o final e não acontece nada.
    Bela porcaria esse final.Só não me arrependo de ter visto em consideração ao personagem Crô.

  • ANGELA diz: 24 de março de 2012

    FOI UM HORROR Ñ FOI O QUE EU ESPERAVA,MAIS Ñ TEVE EMOÇÃO NENHUMA ODIEI….

  • marcos diz: 24 de março de 2012

    Falta total de criatividade, beirando ao ridículo….imagino o tempo que o autor deve ter gasto para achar um final de novela tao sem graça e sem cabimento….realmente faltou ” catiguria”.

  • Ana Lucia diz: 24 de março de 2012

    Realmente decepcionante! Pelo menos quando sentamos na frente da tv para ver novela(ficção) gostaríamos que os culpados fossem punidos. Já chega o que vemos todos os dias nos noticiários sobre corrupção, crimes e IMPUNIDADE!

  • maria isabel diz: 24 de março de 2012

    ainda bem q eu não perdia meu tempo olhando essa novela só algumas cenas, me decepicionei ontem no ultimo capitulo pura palhaça m desculpe …

  • ELAINE CARDOSO diz: 24 de março de 2012

    NORMAL…NOVELAS DA GLOBO É SEMPRE ASSIM…NO FINAL VIRA TUDO UM NADA….DA VONTADE DE NEM ASSISTIR MAIS NOVELAS…
    TOTALMENTE DECPECIONANTE MAIS UMA VEZ,E OLHA QUE ESSA NOVELA ERA MUITO MAS MUITO BOA,

  • Joao Luís diz: 24 de março de 2012

    O final da novela deixou uma grande lição.
    Nunca mais vale a pena perder tempo olhando novelas. A cada novela eles vão aprimorando o mau gosto em cenas e em finais ridiculos.E as histórias cada vez mais repetidas.

  • Beatriz diz: 24 de março de 2012

    Decepcionou muito o ultimo capito, faltou a se desejar…todos nos assistimos a novela até o ultimo capitulo para ver quem era amante de Crô MAIS NAO REVELARAM! Tereza Cristina cometeu tantos crimes e NADA ACONTECEU COM ELA…Enfiim era para usar um pouco mais da criatividade nesse ultimo capito…!”

  • Joao da Silva diz: 24 de março de 2012

    Ridiculo!

    Na realidade essa novela acabou exatamente como é o cotidiano no Brasil, ninguem paga pelo que faz, nao existe justiça e um “fica” com o outro numa especie de suruba nacional, ninguem tem respeito nem pudor.

    Uma lastima é saber que ainda da ibope!

    E o Ze Povinho feliz…

  • candida diz: 24 de março de 2012

    a cena do barco com pererinha e tereza cristina foi mt engraçada de tão mal feita , dei mt risada!!!

  • Cleber diz: 24 de março de 2012

    A novela estava otima ate começarem a mudar o rumo dos personagens. Estava se desenhando um final muito interessante, mas parece que mudaram o autor e tudo piorou demais. Só se salvaram Cro e Baltazar.

  • Ivair diz: 24 de março de 2012

    Neste final ridiculo, fico pensando quanto tempo perdi olhando esta porcaria, eu que não curto novela achei que estava sendo muito critico com as novelas, mas no final me conforto pois, vou continuar a não olhar mais nenhuma novela.

  • joni barbosa diz: 24 de março de 2012

    pessimo, sem graça
    o escritor totalmente perdido não soube dar o final que a novela mereceu
    aquela tereza cristina o diabo em pessoa ficou elesa ainda fez uma cena de muito mal gosto ela aparecendo dentro do carro

  • Jefferson diz: 24 de março de 2012

    HORRIVEL o final da novela!!!
    acho que foi o pior fim de novela que já vi.
    Sera que o diretor não deve ter ficado com vergonha desse fim?!
    Logo a Globo? a melhor em novelas!!
    esse fim, foi pior que as novelas das outras emissoras.

  • ellen diz: 24 de março de 2012

    Realmente, o fim foi pessimo! Muitos personagens ficaram sem fim , sem nem ao menos aparecer.. parece q foi feito tudo correndo, com cortes e partes tao rapidas que a gente nem entendia. E o que foi aquela corrida “esbaforida” da Griselda no fim?? Ai nao, foi horrivel!

  • fernando diz: 24 de março de 2012

    qualé! a última cena me impressionou, imagina seu pior pesadelo regressando do além pra quase t matar de novo!
    assisti a cena do “titanic” afundando e foi realmente grotesca a forma como filmaram, pareceu q a globo n tinha aprendido nada desde os tempos de eu compro essa mulher, de glória magadan

  • Flávia diz: 24 de março de 2012

    Ridículo, como a maioria das novelas da Globo.

  • deijany goreti de oliveira lopes diz: 24 de março de 2012

    que porcaria o final de fina estampa nao mostrou os pes do amante do cro que mostrou a novela inteira a griselda com aquela chave na mao correndo pra rua sem nocao em fim descepicionante sem surpresas alias como todas as novelas desse autor.

  • Carol diz: 24 de março de 2012

    O final da novela foi decepcionante mesmo, que final mais sem fundamento gente! O final da novela teria muito mais sentido se tivesse terminado com o discurso da Griselda e todos Felizes para sempree… mas não foi bem isso q aconteceu… Esse Agnaldo Silva é mt burrinho mesmo…

  • PATRICIA diz: 24 de março de 2012

    Simplesmente ridículo, mal feito, tosco, aquela cena do Pereirinha no barco, oque foi aquilo? parecia ter acabado de sair do manicomio, aposto que até os atores acharam aquilo absurdamente sem noção… e na cena em que o Agenor e Patrícia aguardavam amanhecer pra procurar o esconderijo de Tereza Cristina? ou seja, sua Mae foi sequestrada por uma psicopata que ja tinha tentado até dar cabo da sua vida e vc dorme do carro tranquilamente esperando amanhecer? é o fim do mundo isso… ridículo, nada se salvou, nem o emocionado discurso de Griselda como paraninfa da turma do Agenor, só tinha amigos e parentes dela no auditório, e os pais dos demais formandos? rsrs, é de chorar de rir. Creio que assim como eu, ninguem aguentava mais aquela impáfia da Tereza Cristina falando sempre ironicamente, até quando se olhava no espelho ironizava, isso não existe.

  • Jair diz: 24 de março de 2012

    não poderia ser pior

  • Jean Camargo diz: 24 de março de 2012

    Final ridículo, como sempre um incentivo a impunidade neste pais……

  • karin diz: 24 de março de 2012

    Foi um final muito decepcionante ,!!! ..o barco, a fuga , prá que tanta mala ?, a formatura , só com a família e amigos da Griselda … ! o que era aquilo ?paraninfa ? ela podia ser uma pessoa homenageada ; a Sol não teve um desfecho; o Baltazar , não volta conquista o lugar no quarto ?a Teodora , de dona de casa ? credo ! e vários outros detalhes .Perceberam o detalhe da echarpe do Crô ?

  • Amarelo diz: 24 de março de 2012

    Final podre. Gente vamos ter cultura, estudar ao invés de ficar vendo novelas.

  • LU diz: 24 de março de 2012

    SENSACIONAL!!
    ESTA NOVELA DESDE O COMEÇO, DEIXOU A TODOS COM VARIAS EXPECTATIVAS BOAS E TUDO SE CONFIRMOU.
    ESTE AUTOR É DIFERENTE, É IMPRESSIONANTE! FEZ DE VARIOS PERSONAGENS, UM LUXO DE INTERPRETAÇÃO!
    SIMPLESMENTE SENSACIONAL!!
    QUEM NÃO GOSTA DA GLOBO, ACHA ALGUMA COISA PRA FALAR!!
    O CERTO É QUE TODOS ASSISTIRAM A NOVELA, HOMENS, MULHERES, CRIANÇAS!!!

  • iris machado diz: 24 de março de 2012

    ridiculoooooooo………..

  • Luciane diz: 24 de março de 2012

    Uma belíssima porcaria, ver duas horas de novela pra uma cena ridícula de FIM. Se autodestruiu hein seu autor!

  • Odilon Trindade diz: 24 de março de 2012

    O autor Aguinaldo Silva bem poderia ter terminado de uma forma coerente. O final dessa novela, mais uma vez, foi despida de padrões éticos e morais. Chegou quase à apologia ao crime, vez que sua personagem-vilã não recebeu o devido castigo merecidos pelos atos e atitudes criminosas. Fica a pergunta: até quando, esse final cansativo, irá persistir nas novelas brasileiras?

  • MARTA diz: 24 de março de 2012

    Olha!acompanhei essa novela,estou muito arrependida por ter assistido,uma vergonha e desprezo ao telespectador…mas como sabemos,em nosso País,a lei da corrupção está presente,que vença o mal,que os que trapassam sempre consigam fugas…e a poliícia??meu Deus!!mais uma vez fez papel de trouxa… nunca conseguem prender,se conseguem quem tem muita grana entra com ABEAS CORPUS em seguida,consegue um excelente advogado,quem não tem espera pelo estado e também se reunir os parentes consegue pagar fiança…e onde estavam os seguranças contratados pela Griselda??? NOSSA!!!ESSE DESFECHO FOI O CAUS..E A MORTE AMERICANIZADA DO FERDINAND??PIOR QUE OS PIORES FILMES ENLATADOS AMERICANOS…MEXICANOS..CENA QUE TODOS JÁ DEVEM ESTAR CANSADOS DE ASSISTIR,BRINCARAM COM NOSSA INTELIGÊNCIA..A DILMA QUE TAMBÉM DECLAROU ESTAR ASSISTINDO COM CERTEZA DEVE ESTAR DECEPCIONADA .MAS ELA AO CONTRÁRIO DA MINHA PESSOA DEVE TER VIBRADO,PORQUE EM BRASÍLIA PREVALECE MESMO OS QUE ACEITAM A CORRUPÇÃO..TIME QUE ELA AGUENTA E JOGA HÁ ANOS….VOU ASSISTIR AO RATINHO,PELO MENOS SEI QUE LÁ É REAL E A GENTE RI MUITO….ETA MUNDO CÃO E IGNORANTE…VÃO SE CATAR…MEU PESAMES A ESSA PORCARIA DE FINAL…E PAGAMOS PARA ESSA GENTE NOS FAZER DE TROUXAS!!!

  • Jana diz: 24 de março de 2012

    Poderia realmente ter sido melhor, se tivesse terminado com o discurso da Griselda na formatura teria sido lindo. Mais depois de tudo que a Tereza Cristina fez ter aparecido no final debochando foi péssimo. Deveria aparecer ela e o Pererinha numa ilha pobres sem luxos por tudo que fizeram. mais paciencia né hehe

  • leomar santos diz: 24 de março de 2012

    A capacidede de um autor não deve ser medida no meio de uma novela, na hora de fazer um irredo´e sim na hora de terminar esse enrredo.
    E como tudo na vida erredar e facil, dificic e desenrredar.

  • José Renato Trindade de almeida diz: 24 de março de 2012

    Por causa destes finais de novela que eu não tenho mais olhado novela, pelo o que eu pude entender Tereza Cristina aprontou durante toda a novela e no final se deu bem não recebendo o castigo merecido e que todos estavam esperando.

  • Neusa, Porto Alegre. diz: 24 de março de 2012

    Como sempre em todas as novelas de Aguinaldo Silva, acabam em uma BELA PORCARIA, decepcionante!!! Com artistas maravilhosos, brilhantes e não saber explorar todo o potencial dos mesmos. Acontece, quando não se tem conteúdo próprio.

  • Luciana Gomes Comberlato diz: 24 de março de 2012

    Realmente, eu esperava um final bem melhor, esse aí decepcionou
    Queria saber o que aconteceu com o Pedro Jorge, Bia, Daniele e Enzo??? Não mostraram nada
    Mas adorei a parte do Rene Jr. , muito boa

  • alessandra souza diz: 24 de março de 2012

    Essa novela teve um final terrivel, foi decepcionante. Acho que o escritor teve um branco ou bebeu umas quando escreveu o fim.

  • aline machado diz: 24 de março de 2012

    realmente, eu e todos, ficamos esperando, e estamos esperando ate agora um final que faça valer a pena e não a decepção de ter perdido tempo.

  • Gustavo diz: 24 de março de 2012

    Tá fácil escrever novela hoje em dia. Falta absurda de imaginação esse final.

  • Bruna diz: 24 de março de 2012

    Nossa… pelo Amor de Deus que final ridículo, acho que todos assim como eu se arrependeram de assistir essa novela desde o começo…..
    Deixou MUITOOOOO a desejar…..

  • fernando butzen diz: 24 de março de 2012

    achei o final ridiculo. a teresa cristina viva….. foi decepcionante.

  • alexandre diz: 24 de março de 2012

    Não sou um maniaco por novelas, mas acompanhei vários capítulos da novela fina estampa e com todo o respeito ao autor, o final da novela foi simplesmente horrivel , quem fez mal a todos durante quase toda novela, termina a mesma dando rizada, fica parecendo que quem faz as coisas certas , anda dentro da lei respeita os outros nunca se da bem, claro isso é um ponto de vista meu e acho q o autor foi muito mas muito mesmo infeliz no fim da novela, abraçsssssss a todos

  • Leonardo diz: 24 de março de 2012

    PÉSSIMO

  • MARCELO BUMBEL diz: 24 de março de 2012

    Horrível, medíocre, tolo, burro, decepcionante. A cena do barco eu teria feito melhor com meu celular e alguns atores amadores.

  • adenir pezzi diz: 24 de março de 2012

    ainda bem que não assisti o final desconfiei que era so babusera, não vou assistir a proxima.

  • ANTONIO RIBEIRO diz: 24 de março de 2012

    Este final foi um dos mais decepcionantes, pois o público esperava algo novo e acabou com todas as espectativas possíveis

  • Marisa diz: 24 de março de 2012

    DECEPCIONADA!!
    Gente, o autor da novela tava com dor de barriga e só foi dizendo AH TA BOM , AH PODE DEIXAR ASSIM, AH… TA ACABANDO MESMO, DEIXA ASSIM!
    Só podeeeeeeeeeeee!
    Pq não é possível a qualidade baixa das cenas! Juuuuuuro que pensei que a Record ou SBT estavam refazendo as cenas. O que salvou foi o discursos da Griselda! SÓ!
    Perdemos meses vendo algo que o final seria de quinta!!!

  • Gabrielle Pedone diz: 24 de março de 2012

    Estou até agora no twitter perguntando pra ele se era Marcela Ou Joana?
    E ele não responde,ninguém fala nada.
    O povo fica ali esperando o que vai acontecer…quase um parto
    Chega no último cap não aparece NADA
    REVOLTA TOTAL.

  • cleo antunes goulart diz: 24 de março de 2012

    amanaha tem trofeu imprensa querem apostar como vao escolher esta porcaria como a melhor novela do ano, eles sempre escolhem a novela do horario nobre como a melhor , ou sao tapados ou pior macumunados com a globo
    PORCARIA A MAIOR DE TODAS

  • Gabrielle Pedone diz: 24 de março de 2012

    Chega De Secador de Cabelo Aguinaldo Silva!
    Dá próxima vez usa uma torradeira…

  • armando garcia da cunha diz: 24 de março de 2012

    O final da novela foi terrivel,como todas as novelas que a GLOBO está passando,quando está ficando boa a emissora acaba a novela com uns finais patetico e sem nada de importante,e os bandidos sempre levando a melhor.Há que saudade das novelas dos velhos tempos.

  • Claudia diz: 24 de março de 2012

    DECEPÇÃO… FINAL SIMPLESMENTE RIDÍCULO, SEM IMAGINAÇÃO.
    Com isto, e devido a divulgação de novas redes de tv…..

    ADEUS GLOBO

  • Eduardo diz: 24 de março de 2012

    Ótima novela, tramas bem sucedidas, onde todo mundo perdeu seu tempo olhando, conclusão disso pq o seu Aguinaldo Silva não teve a capacidade de fazer um final eletrizante onde todo povo noveleiro ia adorar, isso não passou de uma história sem meio e fim. Infelismente deixou a desejar….. Abraço

  • Paulo Silva diz: 24 de março de 2012

    A novela simplesmente terminou como é comum no Brasil: Quem tem $$$ simplesmente não paga pelos seus atos criminosos. Nada além do que o atual retrato da sociedade brasileira. Criticar pra que, se é isso que vivemos no país: IMPUNIDADE!!! A sacada do autor foi dar uma sacudida no povo que impunidade não faz bem a ninguém e que devemos cobrar mais da sociedade e de quem governa. Desse vez foi que “a arte imitou a vida”!!!

  • ANTUNES diz: 24 de março de 2012

    SIMPLESMENTE HORRIVEL

  • nilton francisco diz: 24 de março de 2012

    É um desrespeito com os teleespectadores que se dedicam todos os dias para não perderem nenhum capitulo e ter que assistir um final ridiculo.

  • Angela diz: 24 de março de 2012

    Acho que não é o fato da Tereza Cristina ter se dado bem, mas sim a falta de criatividade do autor. A novela como um todo foi muito fraca, decepcionante, que só se salvou em função da ótima atuacão do Marcelo Serrado. Quem assistiu a novela A Vida da Gente deve ter percebido a grande diferença entre as tramas, enquanto numa não havia o claro papel de vilão ou mocinha, e sim contando que todas as pessoas tem defeitos e qualidades, com um final emocionante e bem escrito. Já nessa novelinha do Aguinaldo, as ações eram todas previsiveis, com personagens que não existem na vida real, a novela foi tão fraca, que ele nem sabia como concluila. Ridículo.

  • laurence diz: 24 de março de 2012

    como dizia minha vó nao se conta com os ovos antes de sairem da galinha..

  • Leticia Freitas diz: 24 de março de 2012

    Eu espera por algo mais…mais realmente foi descepicionante,a “rainha do nilo” viva fala serio ela teria q ser humilhada por tudo q fez e presa pq mesmo morta ainda não teria o seu fim merecido…e peirerinha oq aconteceu com ele?
    e a Daniele? perdeu mesmo seu diploma? Enzo? cadê o susseso prometido? a sol não ia casar com a cabeludinho? Baltazar e Celeste?? oq aconteceu? e gente cadê amante do crodoaldo valerio hahahha gente perdi minhas noites assistindo essa novela kkk como todas..ainda bem q é so uma novela neah!

  • MJ diz: 24 de março de 2012

    Foi uma volta do céu ao inferno, do último capítulo final que assisti (“A Vida da Gente”) e esse de “Fina Estampa”. Enquanto o da última trama das seis será lembrado por ter me levado às lágrimas de emoção, esse será marcado pelas lágrimas de raiva. Todo o capítulo foi uma piada de mau gosto extremo, começando pela morte de Ferdinand, cena que deixou claro que Aguinaldo Silva estagnou no sucesso de Nazaré e de “Senhora do Destino” e que assinou seu atestado de óbito como novelista ao fim daquela novela. E pra coroar ainda mais, a cena da formatura. Onde já se viu uma mãe de aluno ser PARANINFA de uma formatura? E a impunidade de Tereza? Chegamos a um ponto em que nos surpreendemos quando um vilão é castigado ao final de uma novela. Bom, só espero que João Emanuel Carneiro veja bem o exemplo patético de seu antecessor e não coloque a Carminha de Adriana Esteves a dizer, depois de matar alguém: Obrigada, Flora Pereira da Silva.

  • Viva Gilberto Braga diz: 24 de março de 2012

    Fina Estampa é uma novela para cair no esquecimento. Mal feita, com personagens fracos e comportando-se como deficientes mental. Um estereotipo de gay que só pode ter sido inspirado no próprio autor, chegando às raias do ridículo com sua total submissão e humilhações a uma socialitie sem um pingo de classe e elegância. O autor que deve estar chegando a senilidade perdeu a sensatez ao escrever uma trama para debilóides. E fica aqui um conselho para A.Silva: trate os leitores de seu blog com respeito, não é com grosserias e má educação que se responde à criticas, ou será que a velhice já se manifesta em forma de esclerose?

  • Arthur diz: 24 de março de 2012

    Muito Ruim !
    Meses esperando um final emocionante pra que no final estragarem a novela. Muito Ruim !
    Deviam pelo menos ter revelado o amante do Cro. Desepsao.
    Teresa Cristina devia ter um fim tragico.Estragaram a novela.. :|

  • Tassiane diz: 24 de março de 2012

    uma bela porcaria, o Povoo Brasileiroo so perdeu o tempo na expectativa de ver um final brilhante,mas não.final de Fina estampa foi DECEPÇÃO total.

  • Vande braga diz: 24 de março de 2012

    Uma porcaria crime de outras novelas segredos não revelados so remartim !

  • Amandha diz: 24 de março de 2012

    Nossa… n se fazem mais novelas como antigamente! O q se passa pela cabeça desses autores? Ate uma criança d 5 anos inventaria um final mais criativo. Primeiro a novela das seis “A vida da gente”, que terminou deprimente com todo mundo conformado com uma vida + ou -. E agora isso…! Como quem escreveu uma novela tao interessante (em alumas partes), pode criar um final tao sem imaginação. To decepicionada… eu acho q vo passa a escrever novelas…pq melhor q o agnaldo qualquer um consegue escrever!..kkk…Minha maior curiosidade é saber como o autor conseguiu imaginar: q um casal apaixonado e recem casado ficaria assistindo uma luta de MMA na sua noite de nupsias!…kkkkkkkk. É p rir ou p chorar!

  • Janete diz: 24 de março de 2012

    Eu como todos esperava um melhor desfecho,não perco mais meu tempo.
    Final de Fina Estampa muito ruim.

  • Telma diz: 24 de março de 2012

    Olha…ta na hora deste escritor se aposentar, sinceramente foi horrivel, decepcionante e lamentavel e fim desta novela novela mexicanas estão dando um banho nas novelas da Globo… Olha perder um tempo assistindo para este finalzinho?
    Alem de quando querem passar para o publico sobre uma situação eles se quer mostram a realidade no que é mesmo
    Tipo uma novela que mostrou uma menina que hoje fez o papel da fanqueira de fina estampa, onde a avó a entregava a amigos para atos de sexo …todos visinhos sabiam e desconfiavam, mas ninguem denunciava. a avo presa e recebia visitas da neta, o juizado sequer fez algo para a proteção integarl da adolescente ….isto é coisa que se mostre? Brasil né??? tem de tudo e pra tudo…
    Infelizmente

  • tiago diz: 24 de março de 2012

    Deu a impressão que vai ter Fina Estampa 2! Não acham?!

  • maria barbosa diz: 24 de março de 2012

    horrivel achei uma porcaria nao volto mais ver novela das 21hs da GLOBO foi a ultima como sempre a pessoa má que só faz maldade acaba sempre numa boa achei horrivel sem graça uma porcaria mesmo. POA RS CADE A JUSTIÇA

  • Tailine diz: 24 de março de 2012

    O Pereirão falou tanto sobre o casamento dos sonhos que nunca teve, e no fim… nem casamento teve para ela!! as três piores coisas: ela não ter tido seu casamento dos sonhos, a Teresa Cristina terminar viva e (O PIOR) não terem revelado o segredo do Crô!!
    Nem vi o final da novela ontem, nem quero ver hoje
    DECEPÇÃO

  • Pedro diz: 24 de março de 2012

    Gente, isso deixou uma lição. Griselda mesmo com todos os problemas que ela enfrenta é feliz, Tereza Cristina agora não poderá aparecer, pois se aparecer será presa. E gente, não havia como descobrir o amante de Cro. Gostei do final, vcs que não sabem interpretar. Vlw Aguinaldo!

  • Dilamar Andre diz: 24 de março de 2012

    Foi a pior novela que eu lembro de ter olhado. O inicio ate que foi bom, mas com o tempo o outor perdeu-se completamente. Nunca vi tanta mudança de carater nas pessoas e uma total falta de conteudo. Perdidinho mesmo.

  • Angela diz: 24 de março de 2012

    esperava mais do ultimo capitulo, algumas cenas ficaram confusas e deixaram de resolver varios misterios que queriamos saber desde o inicio da novela .

  • rita diz: 24 de março de 2012

    péssimo, terrível mas a novela já vinha vindo chata…

  • Maria Borin diz: 24 de março de 2012

    Mais uma vez uma história sem nexo. Decepcionante. Sem punição à megera, sem final p/ o caso Marcela, pouco valor p/ o pessoal da pousada. FINAL HORROROSOc/ a Griselda feita palhaça correndo c; aquela chave de boca atrás de um táxi. Que falta de imaginação . Mas é bem feito p/ gente que curte novelas. Da próxima vez ,não se deve assistir. Vamos ler um livro que é mais proveitoso. Ou curtir mais a família nesse horário.

  • Kadú diz: 24 de março de 2012

    Nossa!! o fim da novela foi uma porcaria, isso é uma decepção.

  • Sallete Neves Mendonça diz: 24 de março de 2012

    Depois a rede GLOBO não sabe porque o ibope despenca a cada dia…………. teima em mostrar que os poderosos podem tudo e permanecem “intocaveis” como no caso da Tereza Cristina. O Brasil tá mudando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • alex diz: 24 de março de 2012

    uma bela de uma prcaria

  • Dayane diz: 24 de março de 2012

    Foi uma PORCARIA esse final sem contar que Agnaldo Silva nao teve criatividade nehum e ainda a cena de tereza cristina jogando gasolina foi copiada de MARIA DO BAIRRO . nao acredito que perdi minha noite vendo aquela porcaria cenas maaal feitaassss , ridiculaasss nunca mais vejo novela desse agnaldo silvaaa , RIDICULAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • Rafael Barbosa diz: 24 de março de 2012

    Bom, o final realmente desapontou, e olha que eu era fã da novela. Mais uma coisa eu tenho que dizer, o povo tem que parar com essa mania de dizer que “há, não existe justiça nesse país”, e bla bla bla, por favor, tem que separar as coisas, novela é novela, realidade é realidade, Na novela tudo pode, desde que seja coerente com a historia. Punir um vilão não vai mudar a justiça do pais. E gostei da Griselda ter sido paraninfa, mesmo ela sendo mão de aluno, por que ela não poderia, só porque isso não é comum? enquanto aos comentários sobre Nazaré, eu particularmente adoro, Em tititi, tinham diversas citações sobre outros personagens e ninguém criticava. Fina estampa foi uma grande novela, e a audiência prova isso. mais eu realmente esperava mais do final, mais cenas dos outros personagens da historia. E um final mais emocionante para Tereza Cristina digno da vilã que ela foi. As melhores cenas do final, foi sem duvida o resgate de Griselda, o seu discurso emocionante, com as cenas dela vestida de pereirão no inicio da novela, e Cro abraçando Baltasar, e ele recebendo a noticia de que estava rico, foi hilário. Agora a cena do naufrágio de Pereirinha foi um horror. Quanto a cena final foi ousada demais, mais não foi de toda ruim. Enfim é isso, Fina Estampa pode ter tido alguns erros e exageros, mais foi sim um novelão. E Aguinaldo é sim um grande autor, não se pode esquecer os trabalhos que ele já fez na Televisão. E quanto a vocês que não sabem o que querem ver nas novelas (pq tudo é ruim, meu Deus o povo so sabe reclamar e dizer horrores sobre os autores e atores) Vão escrever sobre suas próprias historias, ai fazem do jeito que querem. Povinho mais insatisfeito.

  • Neide diz: 24 de março de 2012

    Muito ruim, toda novela da Globo tem história boa, mas o fim decepciona. Faltou um fim legal pra Sol, Celeste e Baltazar ficaram naquilo? Os bebês que nasceram eram meninos ou meninas? A ex-periguete foi lavar louça??? E o os que sumiram no mar? Bem mal feita a cena mesmo…

  • estela diz: 24 de março de 2012

    Eu acompanhei apenas o começo de fina estampa quando vi que seria uma porcaria passei a assistir csi na record,mas olhei o ultimo capitulo e foi realmente uma porcaria esse autor deveria ficar fora das novelas de horario nobre, a vida da gente essa sim foi digna de ser uma novela do horario das 9,pena que não foi.

  • cimarapahim diz: 24 de março de 2012

    Para uma professora de Literatura e escritora, esperava mais.Qual a lição que deixa aos jovens?Crime sem impunidade?Cenas de motel? Uma ajuda que chega um minuto antes da cabana explodir?E,uma polícia que não inovou,não fez nada…Trabalhei com os alunos do Ensino Médio vários temas sobre as novelas……Mas o que nos fica,depois de nove meses fixos ns tela.Esperava mais……CIMARA.

  • Sophia Luana diz: 24 de março de 2012

    O final foi uma porcaria mesmo, muita falata de respeito desse autor que brincou com o publico deixou a gente esperando uma coisa boa e fez o pior desfecho de uma novela que eu ja vi na minha vida, totalmente sem nexo e sem sentido.
    Boa autor vc disse que queria causar, causou causou foi uma pessima imagem pra vc vai aprender fazer final de novela direito cara.

  • Marcela diz: 24 de março de 2012

    Um final decepcionante.Primeiramente,a novela começou a perder a graça à semanas atrás.Aqui vai alguns motivos para essa novela ser esquecida dos arquivos da Globo:

    *A Tereza Cristina ficar impune,e aparecer ‘tocando o terror’ no final,foi rídiculo.

    *O temporal que naufragou o barco do Pereirinha foi rídiculo.E ele ficar gritando por sei lá quem,foi patético.

    *O casal Griselda e Renê,não agradou,muito menos Griselda e Guaraci.

    *Griselda,no final,segurar aquela chave de grife,na sua pose ‘heróica’ foi rídicula.

    *Sinceramente,Griselda ser escolhida para ser a paraninfa,foi inacreditavelmente chato.

    *Além de o publico não ficar sabendo quem era o amante de Crô.

    Fina Estampa não deixará saudades nenhumas.Até porque,como uma pessoa vai entender como Tereza Cristina sobreviveu,pois aqui vai:

    A vilã foi para Mônaco,já que ela tinha um apartamento lá.Só que essa informação não foi exibida,e depois de 3 anos,ela retorna ao Brasil,com cabelo preto de uma mecha branca,para o susto de Griselda.

    Já Íris,foi apara Greenville com Alice,dizendo:”Não disse que voltava?”,em referênncia à cidade de A Indomada (1997),na qual Eva Interpretou a vilã Altiva.

    Já o amante de Crô será um mistério decepcionate e não revelado…

    QUE NOVELA MAIS SEM GRAÇA!

  • Vera diz: 24 de março de 2012

    Definitivamente, tive ate dó da Cristiane Torloni e do Ze Mayer que são otimos atores e tiveram que se prestar a um final ridiculo, bobo e totalmente idiota. Com certeza o autor ficou se achando demais pq a novela tinha audiência e deixou a desejar seu final. Uma verdadeira porcaria. Prefiro ate as novelas mexicanas que passam no sbt a ver uim final que pareceu escrito por um aluno de quarta serie. Por favor rede globo não trate seus telespectadores como pessoas burras e idiotas pq com o fim dessa novela parece que é isso que vcs tavam penssando.

  • Vagner Zimmermann diz: 24 de março de 2012

    Não que o final tenha sido ruim. Ele ficou sem sentido e chocou os telespectadores. Chocou por estarmos acostumados a ver sempre a mocinha com o final feliz e a vilã morrendo ou indo presa. Acho que o final para a Tereza Cristina tenha faltado mais criatividade, mas isso só quem pode nos explicar é só o autor mesmo. De resto a novela teve um bom segmento, claro, escrever novela não é fácil e o Aguinaldo Silva se perdeu em alguns pontos, assim como acertou em outros. Enfim, só nos resta olhar as novelas de um jeito diferente! Chega de ver sempre a vilã morrendo ou sendo presa no final, vamos ampliar nossos horizontes e tentar enxergar novas formas para uma grande cultura chamada teledramaturgia.

  • lucas souza diz: 24 de março de 2012

    em primeiro quero dizer que quem diz que o povo e burro por assitir novela,burros nao somos so nos ,que ala tambem porque ,senao nao estaria aqui falando sobre a novela.quer dizer que ele procurou no google sobre fina estampa.outra realmente em alguma partes fina estampa foi muito decepcionante,o de cro entao.o ultimo capitulo em si foi otio.mais as cenas da tereza cristina viva foi a maior decepçao

  • Erica diz: 24 de março de 2012

    Adiantei todo o meu serviço só pra poder matar a curiosidade e saber quem era o tal amante do crô….bela porcaria…
    Por isso que andam dizendo que a Record é dez no jornalismo e pelo jeito está ultrapassando nas novelas tb.
    ODIEI o final, uma novela com uma belíssima história de uma mulher sofrida e batalhadora que virou uma galinha na novela e uma história totalmente sem foco.
    A Cristiane Torloni que sempre fez papéis inesquecíveis agora mais parece uma amadora, não aproveitaram seu talento.
    ve lá se alguem iria sequestrar a família inteirinha, um por um e nunca dava certo, faça-me um favor né…
    Personagens sem características definidas, pareciam surtados a todo instante, um horror.
    Zero emoção. Ainda bem que acabou.

  • André diz: 24 de março de 2012

    Tomara que o autor repense … foi a pior novela que a Globo fez. Outro dia eu li que o autor julgava que Griselda seria inesquecível como a viúva Porcina…que sacrilégio esta comparação. Nós amávamos a viúva Porcina….a Griselda começou cativante e terminou como uma personagem sem sal e sem açucar. Pelo início da trama parecia que seria uma super novela e ….
    Vamos ver se a que vai começar apaga esta imagem de que as novelas da Globo estão mais sem graça que tudo.
    Já basta CHOCOLATE COM PIMENTA passar todo ano e a gente ver aquele balde de tinta na cara da coitada a novela toda.

  • Célia diz: 24 de março de 2012

    HORRÌVEL. Nota zero em todos os quesitos. Não podem repetir o ultimo capítulo de Vale Tudo ou de A próxima vítima em vez dessa droga denovo.

  • Jéssica diz: 24 de março de 2012

    Uma hora de apagão hj a noite, por favor.

  • Lucio mira diz: 24 de março de 2012

    Em poucas palavras, Fina Estampa foi como uma linda e saborosa goiaba, mas no final se descobre que estava bixada…

  • Camila diz: 24 de março de 2012

    FINAL MAIS QUE DECEPCIONANTE, UM ROTEIRO QUE TINHA TUDO PARA DAR CERTO, UMA NOVELA COM UM ELENCO FORTE DE PRIMEIRA, COM PERSONAGENS MARCANTES, PORÉM MAU APROVEITADOS, NO COMEÇO A NOVELA COMEÇOU MUITO BEM, NA METADE TAVA ÓTIMA, TODO MUNDO SÓ FALAVA NELA, MAS NO FINAL, LOGO NO FINAL, O AUTOR SE PERDEU TOTAL, A VILÃ SAIU DE BOA, SEM NENHUMA PUNIÇÃO, A MOCINHA FICOU CHATA, CRÔ CERTAMENTE FOI O MELHOR, SE O FINAL FOSSE SÓ COM O CRÔ E BALTAZAR SERIA O MELHOR FINAL, TALVEZ O MAIS CÔMICO, NA BOA AGUINALDO SILVA, VOLTA PARA ESCOLA, PARA DE ADOTAR PADRÕES AMERICANOS COMO AQUELE DA BANHEIRA, PARA DE FAZER ESSAS VILÃS SE DAREM BEM, POIS DE GENTE CANALHA E CORRUPTA, JÁ ESTAMOS DE SACO CHEIO. E PARA TERMINAR CARO AUTOR AGUINALDO SILVA, VOLTA PARA O INÍCIO DE SUA CARREIRA PORQUE SUA NOVELINHA PARECIA DE UM AUTOR AMADOR, E TALVEZ SE FOSSE DE UM AUTOR AMADOR SERIA MUITO MAIS CRIATIVO O FINAL DO QUE A SUA FOI, TERRÍVEL, LASTIMÁVEL!

  • janaina e familia diz: 24 de março de 2012

    Aguinaldo nos como uma familia de mias de 50 pessoas que acompanhavam todos os dia s a novela estms decpicndos com o final…..somos inteligentes e nao um bando d bestas que nunk viu novela……parece que o ultimo capitulo foi para crianças….e soubemos interpretar sim !!!!!!! vc fez apologia sobre criminosos………..incentivando as pessoa de que no brasil pode fazr tudo e passar impune……foi horrivel…….perdeu nossa audiencia para sempre!!!!!

  • rosa de lima diz: 24 de março de 2012

    Sinceramente, acho que tanto o autor quanto a direção foram amadores. A cena da explosão e do barco perdeu para as novelas mexicanas. Os personagens perderam o rumo e muitos nem apareceram no final. Que falta de criatividade.

  • Vergonha! diz: 24 de março de 2012

    Esse final foi uma verdadeira porcaria!! não revelou quem era o amante do Crô, ninguém sabe que entoca dos infernos que o Pereirinha se meteu com a Tereza Cristina e fora que ela não pagou por nenhum crime como o da Marcela e vários outros. Ninguém sabe porque cargas d’agua aquele Enzo apareceu na história, tudo bem q ele era filho do Pereirinha, mas quem era a mãe dele??? e daí q ele era filho do pereirinha!!! afff… a novela foi espetacular, mas o final foi VERGONHOSO, deixou muito a desejar.

  • paulo ferreira diz: 24 de março de 2012

    mais que carnica, que porcaria eu pensei que seria alguma coisa que presta-se nem quero assistir a reeapresentacao vai ser a menor audiencia da rede gloobos de televisao nao fede nem nao cheira, o autor desta novela ta caducando de velho

  • jane diz: 24 de março de 2012

    foi mesmo uma porcaria,ele deveria parar de escrever novelas,afinal ninguem entendeu nada,todos queriam saber sobre o amamte do cro,e não foi revelado,tereza cristina ter terminado viva foi terrivel,a ultima cena “griselda ter terminado no meio da rua com uma chave de grifi foi totalmente sem graça,podeira terminar todos juntos…

  • jaqueline diz: 24 de março de 2012

    A novela toda foi boa mas no ultimo capitulo decpeciono muito nao gostei achei rediculo ele poderia ter escrevido melhor

  • Cintia diz: 24 de março de 2012

    Os autores fazem tudo qualquer jeito no fim da novela, ele esqueceu do fim do Pedro jorge, a Danielle lutou a novela toda por ele pra no fim não dar em nada.. O julgamento da Ester, tinha tudo pra ser uma cena lindaa e nada tambem.. O final da Tereza Cristina.. não vou nem comentar ! O fato é que ta na hora desse Aguinaldo Silva se aposentar !

  • luon diz: 24 de março de 2012

    nossa vcs acharam o final de fina estampa ruimmmmmm
    vcs estaun elogiando o final
    pq ruimmmm é apelido
    axu q o diretor simplismente brincou com os noveleiros de plantao
    pela audiença q demos a essa porcaria mereciamos ao menos ver o pé
    do amante do querido crodoaldo q com certeza sentiremos saudade desse imclivel personagem junto com o zoiuduuuuu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rosinere de Jesus Prates diz: 24 de março de 2012

    Bom gente, O fim foi tom bom que eu dormir e não vi como q acabou fiquei sabendo no outro dia a decepção que foi…
    OBS: A Griselda num tinha nada que ir morar na frente da casa da maior inimiga dela, nem roubar o marido da mesma, ela procurou tanto que achou, ganhou uma inimiga mortal e muito doida!!!!

    beijos e boa noite!

  • fernanda diz: 24 de março de 2012

    estou muito decepcionada com esse final uma bela porcaria ta pra nascer final tão ruim perdi meu tempo assistindo

  • Rita Elaine diz: 24 de março de 2012

    O povo brasileiro é um eterno insatisfeito!!!!!! Se a novela tivesse terminado como todos queriam, ia ter reclamação do mesmo jeito!!!! Iam falar que a novela terminou de uma maneira muito “óbvia”. Novela tem que ter o objetivo de trazer diversão e não ser perfeita, ou terminar como todos querem. Vou sentir muita saudade de Fina Estampa, essa novela trouxe muita diversão para mim, e achei o final divertidíssimo. Aguinaldo Silva, valeu pela novela, assim como as outras!!!!!!!!!!

  • Jessica diz: 24 de março de 2012

    Finalzinho de novela TOSCO!
    Cenas mal elaboradas, aff! Aquela luta de MMA ficou péssima.
    Detestei, o autor falhou muito, a sorte dele, em toda novela, foi o ótimo elenco que tinha.
    #SeaposentaAguinaldoSilva

  • Rafa diz: 24 de março de 2012

    Simplesmente R.I.D.I.C.U.L.O
    O amante do Crô não foi revelado
    E aquela luta que ocupou todo o final era dispensavel
    E o que foi aquilo a Griselda mostrando uma ferramenta pra Tereza Cristina não entendi simplesmente N.A.D.A
    O Rene Jr com a Debora? O que é isso ele é uns 20 anos mais novo que ela
    O Rene e a Vanessa casal ridiculo
    Aquela cena do Pereirinha e da Tereza Cristina foi muito mal filmada até eu no “PAINT” fazia melhor
    E o Pedro Jorge com quem ele ficou?
    E a Daniele onde ela está?
    E a Beatriz não ia ter outro filho?
    Tinha que ter acontecido mais coisas, tirar um pouco daquela luta e botar o que aconteceu com o resto…
    Essa novela tinha que ter sido das 18:00 e “A vida da gente” das 21:00
    Odiei o final uma novela que tão boa começou boa terminou assim

  • Okuda Nona diz: 24 de março de 2012

    FINAL HORRIVEL E SEM NEXO!!!
    Autor se perdeu inferiu que somos ignorantes:

    1 – Ficamos sem saber quem era o amante do Crô! Só a tatuagem da lacraia no pé do cara, fazendo o maior mistério!
    2 – Porque a TC preferiu o “robalo” do Pereirinha (barbudo, feio e fedido), em vem do saradão Ferdinand que não consegiu nem dar uma rapidinha na novela inteira? Ela mata o coitado,e ainda por cima dizendo que ele estava “fedido”!
    3 – Não apareceu nem o juiz declarando que a doação do óvulo da Beatriz foi voluntária e que a Vitória seria juridicamente filha legítima da Esther. Só apareceu a Beatriz chorando dizendo que não haveria julgamento!
    4 – E quanto ao Pedro Jorge? ficou “esquecido” no fim da novela e sob a tutela da megera da Celina?
    5 – Equanto ao recurso da advogada da Daniele que iria recorrer ao CFM? (Conselho Federal de Medicina).
    6 – Na novela inteira a morte da enfermeira que sumiu não foi dada nenhuma importânicia, como se ela fosse descartável e nem tivesse família.
    7 – O barco soçobrando foi uma piada. O Pereirinha que já havia navegado antes sabia muito bem se virar naquela situação, Se aconteceu de fato, o barco não deveria aparecer com o motor funcionando se aproximando da costa.
    8 – O Aguinaldo Silva deveria se manifestar e esclarecer todos estes pontos sem pé nem cabeça, porque no final ele inferiu que os bandidos sempre se dão bem, assim como os políticos investigados que sempre termina em pizza aqui no Brazil!!!

  • Ronilso Oliveira Barros diz: 24 de março de 2012

    Foi horriveo, um merda, cara a rede estar perdendo a qualidade das novelas

  • Okuda Nona diz: 24 de março de 2012

    FINAL HORRIVEL E SEM NEXO!!!
    Autor se perdeu inferiu que somos ignorantes:

    1 – Ficamos sem saber quem era o amante do Crô. Só a tatuagem da lacraia.
    2 – Porque a TC preferiu o “robalo” do Pereirinha (barbudo, feio e fedido), em vem do saradão Ferdinand que não consegiu nem dar uma rapidinha na novela inteira? Ela mata o coitado,e ainda por cima dizendo que ele estava “fedido”!
    3 – Não apareceu nem o juiz declarando que a doação do óvulo da Beatriz foi voluntária e que a Vitória seria juridicamente filha legítima da Esther. Só apareceu a Beatriz chorando dizendo que não haveria julgamento!
    4 – E quanto ao Pedro Jorge? ficou “esquecido” no fim da novela e sob a tutela da megera da Celina?
    5 – Equanto ao recurso da advogada da Daniele que iria recorrer ao CFM? (Conselho Federal de Medicina).
    6 – Na novela inteira a morte da enfermeira que sumiu não foi dada nenhuma importânicia, como se ela fosse descartável e nem tivesse família.
    7 – O barco soçobrando foi uma piada. O Pereirinha que já havia navegado antes sabia muito bem se virar naquela situação, Se aconteceu de fato, o barco não deveria aparecer com o motor funcionando se aproximando da costa.
    8 – O Aguinaldo Silva deveria se manifestar e esclarecer todos estes pontos sem pé nem cabeça, porque no final ele inferiu que os bandidos sempre se dão bem, assim como os políticos investigados que sempre termina em pizza aqui no Brazil!!!

  • Angélica Saldeira diz: 24 de março de 2012

    Estou muito contente em poder ver a quantidade de comentários semelhantes ao que penso sobre esse final de novela. Resumindo “Péssimo”. Como é possível uma tv como a Globo deixar passar uma cena tão amadora? A do barco então foi berrante!! Até a minha mãe estava sempre dizendo os defeitos todos. Sou produtora de dramaturgia, batalho para caramba para uma chance na Tv do Brasil, e quando vejo essas coisas me dá uma vergonha tremenda da profissão. Que diretor é esse? onde está o encanto da dramaturgia? Nem o Crô teve chances de mostrar suas graças, sendo que ele era quem salvava a novela. E o final, da Pereirão ameaçando a Tereza Cristina, dando a entender aqueles filmes que terminam em suspense, foi um desastre.

  • Andrea O B P diz: 24 de março de 2012

    horrivelllllll!!!! quase morri de raiva vendo aquelas senas sem noçao aff!!! zero p autor…

  • Rosangela dos Santos diz: 24 de março de 2012

    Final horrível, nem mostraram o namorado do Crô, e outras histórias que ficam incabadas, como a da Solange, da Dra. Danielle entre outros, ficou só naquela formatura e a luta..kkkk
    Novelas deste autor não da mais!!!
    Vou começar a assistir novelas da RECORD, pelo jeito tá nelhor que a GLOBO.

  • tales diz: 24 de março de 2012

    Pior final d novela q ja vi, sera q vai ter continuação? só pode néh rsrsrsr PALHAÇADA….

  • Leonardo diz: 24 de março de 2012

    Foi o pior final que a Globo já fez! Uma ótima porcaria!

  • adeilson diz: 24 de março de 2012

    para mim a novela foi otima, otimos personagens, rimos com eles, sentimos tudo com eles, no decorrer da novela… mas justo no ultimo capitulo, decepicionou a todos, como o grafico do temporal na fuga da tereza cristina, dava pra ver a luz do sol na agua, e akelas nuvens de chuva em cima, eu acho, só acho, qnd esse tempo forma, o sol nao aparece kkk. alem disso foi mt mal contado, e teve personagem q nem desfecho teve, nem aparecer, apareceram.. alem de paracer pular partes no fim,eu gostei da volta de tereza cristina, mas podia ter sido em outro lugar sem q a grizelda vesse ela, pois, a coitada sofreu a novela toda..e continuar com o carma da tereza nas costas ninguem merece…a parte da formatura tbm foi mal feita, so tinha amigos e parentes da grizelda, e os dos outros formandos? q isso? .. nao intendi o pereirinha começar a gritar fora do barco q nem um doido.. coisa sem nexo .. enfim, tiveram criticas ruins e boas, mais ruins q boas, e afinal a novela foi mt boa, quem disse esse monte de coisa ai, concerteza acompanhou so nao gostou do desfecho final..alguns fins foram bons, como a tereza deixar sua fortuna para o crô, pelo menos valeu a pena ele ter bajulado a bruxa a novela toda… a cena final foi marcante.. eu achei ela bem curiosa, mas mostrou q no fim a grizelda deu a volta por cima! e Fina Estampa tem q ir ao vale a pena ver denovo, apezar dos pezares :D

  • karen diz: 25 de março de 2012

    sinceramente o final desta novela foi pessimo…acabou como se fosse um filme que teria sua segunda parte,mas como é uma novela ficou horrivel…inacreditavel.isto que este autor é muito bom.mas desta vez nos descepicionou com este final ridiculo.principalmente por n revelar quem seria o namorado de cro,e no final a tereza cristina aparecer de volta…um novela sem explicaçao e com muitas maldades da tereza cristina q n se acabava,acho q tudo tem seu limite né?

  • Elisson diz: 25 de março de 2012

    Foi horrível mesmo! Esse autor deveria ser demitido por justa causa, nunca mais assisto nenhuma novela dele! Falta de respeito com os telespectadores.

  • Sônia diz: 25 de março de 2012

    E o Rene q foi o pilar do ciumes da Megera do Nilo,,apagou,,credo.. e a irmã de Marcela o q virou,,a vidente, a Eva Wilma formava mesmo um casal com a outra, o amante do Cro poderia ter sido o personagem de Eri Jhonsom (Qué matar papai)etc… etc… Que chatice…

  • Mateus diz: 25 de março de 2012

    Meu Deus qe final foi aquele?
    Hoooooorrivel, Perdi messes vendo aquela novela para aquilo ? AFF,
    Pra começa qe cena mal feita do barco foi aquela ? foi pessima a cena,
    Depois não revela o namorado do CRÔ, todo mundo queria saber quem era, depois nao revela, Ai depois aquela luta la, qe fico passando o ultimo capitulo inteiro, sendo que todo mundo sabia que ele iria ganhar ( Walaci Mu), Ai oq aconteceu com o Baltazar ?? ele fico com a Celeste ? Nao, nem isso eles mostro. Ai depois la na formatura de medicina da turma, a Griselda é paraninfa da formatura, nuss que coisa mal feita, nas cadeiras so tinha os amigos e familiares da Griselda, cade os pais dos outros formandos ??? Ai ta né, por que nao acabo a novela ali ?? Nao, ai tem que mostra a Griselda na rua complementando todo mundo, ai a Tereza Cristina aparece em um carro, com o cabelo preto, ai a Griselda aparece correndo na rua atras do carro e aparece FIM, aff, foi orrivel, se tivesse mostrado tipo, a Tereza Cristina e o Pererinha numa ilha, sem ter geito de sair, tinha sido melhor.
    Nota final da novela = 0

  • Kelly diz: 25 de março de 2012

    Novela rídicula, assisti algumas vezes e já bastava pra saber o que estava acontecendo, afinal nada era novidade.
    Dava para ver o começo, meio e fim, 3 capítilos e já se sabia o final. Novelas da GLOBO já eram, autores bons, já eram….
    Perdi meu tempo vendo o último capítulo….
    Decepcionante esse autor……Cadê a expectativa do último dia….

    Ai Ai

  • rosilene diz: 25 de março de 2012

    eu nao gotei do final da novela fina estampa ,porque a teresa cristina cometeu varios crime e ficou solta como se nada tivese acontecido . foi pesimo , obrigada um abraco rosilene

  • marinelma diz: 25 de março de 2012

    achei muito ruim,a unica coisa boa porem que se perdeu no final da trama foi a ester ter ficado com o bebe!!mas poderiam ter dado mais foco pra isso!!!achei o ultimo capitulo mal feito,mal dirigido!! muito chato perdi meu tempo assistindo!!!ficou tudo pela metade!!!

  • João Carlos De Oliveira Godoy diz: 25 de março de 2012

    Eu acompanhei essa novela desde o começo e me decepcionei com o final eu acho que o autor foi infeliz em resumir o final que não teve desfecho nenhum eu nunca mais quero assistir uma novela de agnaldo silva sinceramente eu achei o final uma grande decepção para o público .

  • marisa souza diz: 25 de março de 2012

    O discurso de Griselda valeu pela novela toda. Quantas pessoas vivem esta experiência. São gentes que fazem o mundo ser mais sábio, sem mesmo saber ler uma palabra… mas compreendem perfeitamente o VALOR DA VIDA E A DIGNIDADE HUMANA.

  • Roberta diz: 25 de março de 2012

    Não vejo mais nenhuma novela de Aguinaldo Silva! NUNCA NUNCA NUNCA… Se depender de mim ele vai morrer pobre! Fazer um final desse é um derrespeito aos telepectadores! RIDÍCULO.

  • Livia diz: 25 de março de 2012

    Foi péssimo o final, rídiculo, sem sentido, depois de tudo que a tereza aprontou fica de boa. sempre gostei das novelas da globo mais essa foi inesplicável. não ta nem compenssando ver mais as novelas

  • Rafael A. diz: 25 de março de 2012

    DECEPÇÂO TOTAL !! Acredito que o autor nem sabia que seria ultimo capitulo parecia que haveria continuaçao pode ser que os personagens reapareçam assim como aconteceu com a personagem de Eva Vilma que resurgiu de ( A indomada ) Infelismente ele se perdeu de um grande trabalho que ate antes o final Fina Estampa estava sendo considerado um Novelao.. em questao de audiencia Arebentouuuu ..

  • REGINA diz: 25 de março de 2012

    FINAL DA NOVELA DECEPCIONANTE, QUALQUER PESSOA SEM NOÇAO DARIA ESSE FIM, FOI UMA FALTA DE RESPEITO COM OS TELESPCTADORES AFINAL UMA NOVELA SEM FIM, PARECIDA COM FILME DE TERROR PODENDO DAR UMA CONTINUIDADE

  • Alimeoli diz: 25 de março de 2012

    Esses autores globais estão tentando ser tão originais, com finais surpreendentes que ninguém esperava, para mostrar a todos como são criativos, que estão se repetindo e criando uma nova tendência: a do vilão se dar bem no final (lembram do final da Bia Falcão de Belíssima, ou da Clara de Passione?). Só esqueceram de avisar para estes senhores “criativos” que este tipo de recurso já é usado a muito tempo em filmes de terror classe “B” ( ou seria “C”) , daqueles exibidos pelo extinto Cine Trash apresentado pelo Zé do Caixão. Quem nunca perdeu duas horas assistindo a um desses filmes para no final ficar sabendo que o vilão (seja um assassino com máscara de hockey, um psicopata que persegue a irmã, um maluco que ataca os sonhos, entre outros seres malévolos sedentos por sangue) reaparece de repente, deixando aquele gosto de “perdi meu tempo pra assistir esta bosta”. A diferença é que um filme destes tem entre uma hora e cinquenta minutos a pouco mais de duas horas. Já uma novela leva seis meses (ou, dependendo da novela, até mais) para acabar. Portanto, o sentimento de “perdi meu tempo pra assistir esta bosta” é muito mais revoltante.
    Eu não sei quem é mais idiota, se é o autor que se perdeu todo durante o andamento da novela, encerrando com o que se não é o pior final de novela brasileira de todos os tempos, está ali pra ser, ou se é o público (me incluo nesta) que acompanhou tudo isto pra chegar no final e ficar com cara de tacho na frente do aparelho de televisão. Muitos podem alegar que o autor apenas demonstrou a realidade, a vida como ela é, onde nem sempre o mocinho se dá bem, e o vilão quase sempre (na grande maioria das vezes) não é punido. Porém, se eu quisesse ver realidade eu não iria assistir novela. Eu vejo novela, uma obra de ficção, para poder esquecer um pouco (algumas horinhas por dia) da realidade, para me divertir, me distrair, ver um universo (nem que seja de mentirinha) onde o malvado é punido no final, onde vale a pena ser bom, fazer o bem, nem que você sofra, sofra, sofra, porque no final tudo acaba bem.
    Segunda-feira começa uma nova novela. Então, para não ficarmos mais uma vez decepcionados, temos duas opções: ou não acompanhamos a novela nova ou, desde o começo, vamos torcer para o vilão se dar bem, pois, assim, no final da novela, não vamos ficar frustrados, reclamando, reclamando, reclamando, com um sentimento de “perdi meu tempo pra assistir esta bosta”.

  • martiane ferreira de souza diz: 25 de março de 2012

    pessimo, uma porcaria , quem é o amante do cro? nada a ver …
    a tereza cristina tinha que ter morrido…

  • Mara diz: 25 de março de 2012

    Uma das novelas mais chatas q ja assistir , parei de ver quase no meio da novela, assisti o ultimo capitulo so pra ver se eu estava errada com a minha opniao de q seria uma porcaria(acertei em cheio)Credo ainda bem q tenho tv por assinatura, novelinha mais chata , esse cara Aguinaldo Silva ta perdendo a mao com novela , nao sei como as pessoas ainda assistem essas porcarias do Aguinaldo Silva.

  • lucia diz: 25 de março de 2012

    Acho uma pena esse Aguinaldo Silva escrever novela para passar em horario q muita gente senta na frente da tv pra assistir(novela boa) foi muito fraca e chata essa ultima, na verdade as ultimas novelas escritas por ele sozinho nao foram boas, eu nao consegui assistir ate o final nenhuma, achei que A VIDA DA GENTE foi uma novela muito boa para o horario, podia ter passado no lugar de fina estampa q nem deveria ter ido ao ar, as novelas das 9 tem q ser melhor sim porq hj em dia tem internet, tv por assinatura q ficou mais barato, outras emissoras, qd a globo perceber isso vai parar de deixar caras como esse Aguinaldo Silva que ja foi bom (so no passado) fazer besteiras

  • Andre diz: 25 de março de 2012

    Gostei nao! nao assisti toda porque achei quase la pela metade um saco, tambem vi muita gente no escritorio q falava que nao tava mais acompanhando, a novela ficou pior do meio para o fim.

  • Maria da Graça diz: 26 de março de 2012

    Assisti toda a novela e foi maravilhosa. Quando chegou no capítulo final foi essa decepção que todos os brasileiros tiveram. O pior foi ver que a Teresa Cristina aprontou todas e não foi castigada. Realmente isso é um incentivo ao crime. Nós brasileiros, já tão cansados de ver falcatruas, robalheiras homéricas, gostaríamos de ver, pelo menos na ficção, os culpados pagarem pelos seus crimes. Espero que os autores comecem a rever os finais de novelas, pensando não em si, no seu gosto, mas no que os telespectadores querem. Quantas novelas bancanas renderam frutos com temas como: doação de órgãos; preconceitos; sindriome de Down. Esta incentivou o crime. É lamentável.

  • Laís diz: 26 de março de 2012

    Em primeiro lugar não entendo porque acharam essa novela tão boa…eu achei sem graça e sem rítmo, um repeteco para se dizer assim. Sem grandes tramas ( não que fosse o caso de matar todo o elenco, que por sinal morreu por um segredo que ficou mal esclarecido), sem suspense, sem uma SURPRESA no final, nada. A novela inteira foi uma tremenda besteira. Para ser considerada como O sucesso, ficou muito aquém disso. Griselda só faltava coçar o saco do início ao fim da trama, rídiculo aé o jeito que ela caminhava…não teve química com nenhum dos galãs e por aí vai…Tereza Cristina já estava irritante com o bordão ” bebê” e totalmente exagerada. O elenco mais novo da novela era mesmio muito fraco…Caio Castro ainda pensando que estava na malhação, Sol do Recanto fora da realidade, mostrando uma menina sem compromissos com os estudos, Adriana Biroli com sua voz irritante e atuação fraca, e o irmão dela que ficou aquele bigode rídiculo no fim da novela…sem palavras. Mas o final foi para matar…realmente ocupar o telespectador para no fim ficar um monte de mistérios sem solução foi o fim da picada, não dá para tirar a razão de Aguinaldo Silva, o fim realmente surpreendeu, conseguiu ser pior do que esperávamos…o que é a Griselda correndo atrás de um carro com uma chave de grifo na mão…e o que a chave de grifo fazia lá???…sem contar as falhas da novela…Tereza Cristina quando está no motel está com um sapato peep toe azul e depois volta para o barraco SEM PASSAR EM QUALQUER OUTRO LUGAR, com a mesma roupa e com uma sandália de tiras o.O…pelo amor de Deus. Foi o fim mesmo.

  • sthefanie sena diz: 26 de março de 2012

    Realmente o final foi mt decepicionante pra uma novela tava contudo pra ter um belo final aff

  • Maria diz: 26 de março de 2012

    Não gostei. Aliás. Ultimamente qual novela deste Agnaldo que está prestando? Deveriam calar a boca desse povo que fica puxando o saco dizendo que ele é o melhor. Já era. Chega de novelas babacas. Aguinaldo entre de férias e se aposente logo.

  • helena hoeller diz: 26 de março de 2012

    eu queria saber se a Griselda não tivesse ficado rica se ela teria sido convidada para ser paraninfo da turma? duvido! e aquele menino chato, o tal de Pedro Jorge! não disse pra que veio e qual foi a importância desse menino na trama a não ser para servir de discussão entre uma megera e outra doidinha. Era um saco aquelas cenas . E a doença daquela coitada! a novela parecia uma suruba generalizada, por que uma hora a Griselda, (uma senhora de caráter e bons costumes) ia pra cama com um, outra hora ia pra cama com outro. Para quem só arrotava a lei da moral, ela ficou pior do que aquela piriguete da nora dela. Enfim, agora não adianta mais reclamar. Temos que tentar vencer mais essa trauma que nos fizeram passar. LAMENTAVEL.

  • Carla diz: 26 de março de 2012

    Ridículo, horrível, sem nexo…
    Nem tenho palavras pra descrever.
    A última cena foi de dar gargalhadas de tão idiota.
    Griselda gritando no meio da rua com uma chave de grifo na mão…
    kkkkkkkkkk
    Só rindo msm!

    Num dá a impressão que terá
    Fina Estampa 2: O Retorno de Tereza ???

    Muuuuito ridículo!

  • Helyda Sapienza diz: 26 de março de 2012

    O autor fez mesmo foi tirar sarro da cara de nós telespectadores, com um final ridículo desses. A Tereza Cristina fez o que fez a novela inteira e termina numa boa (provavelmente matou o Pereirinha e tentará novamente contra a Griselda), o amante do Crô não foi revelado, a megera da avó do Pedro Jorge acabou ficando com a guarda dele (pobre Danielle, perdeu a profissão e nem ficou com o sobrinho, o autor devia detestar essa personagem!!… e pobre do menino também, um fofo por sinal), o casamento de Griselda e Guaracy em Portugal não aconteceu (seria uma cena muito bonita), o segredo da Tereza Cristina foi a coisa mais ridícula possível (não matou ninguém, não era filha da probretona e nem mesmo da Tia Íris), a ambiciosa e patética Zuleica terminou do jeito que queria – rica, e o Baltazar não voltou às boas com a esposa, mas continuou sendo hóspede na própria casa. Bem, devemos lembrar da história dos bonecos chineses né? O Pereirinha perdeu os bonecos numa cena muito mal feita, a Teodora achou, vendeu, ficou rica, não gastou praticamente nada (nem mesmo uma casa comprou) e eles nunca mais falaram no tal tesouro. Não desconfiaram da Teodora em momento algum, pode isso?! E o chinês? Como ele morreu? Supostamente o Pereirinha o matou mas não ficou esclarecido. Sinceramente, Aguinaldo Silva precisa mudar de profissão, para novelista não dá mais né?

  • lilian diz: 26 de março de 2012

    O pior fin de novela q ja vi foi a maior decepção..Horrivel..Terrivel acompnhei a novela ate o fim e tive uma grd decepção eu e muitos telespectadores..Um lixo…

  • yedo diz: 26 de março de 2012

    eu adorei esta novela pois novela é novela e todos que assistem sabem que a coisa é assim mesmo sem e sem cabeça e se preparem para outra babaquice avenida brasil

  • yedo diz: 26 de março de 2012

    eu adorei esta novela pois novela é novela e todos que assistem sabem que a coisa é assim mesmo sem pé e sem cabeça e se preparem para outra babaquice avenida brasil, tonto de quem perde tempo com isso, mas nós infelizmente estaremos esperando os tontos na avenida

  • victor de almeida martins rodrigues diz: 26 de março de 2012

    o fim desa novela é uma bosta de chato , o que salvou e o cro que so faz aaaaaai e a tereza cristina é má, eu só tenho 10 anos

  • juliana marques diz: 27 de março de 2012

    quando ví essa novela na primeira semana pude perceber que sería mais uma novela repetida em seu roteiro e sem nexo.As cenas foram copiadas da época em que renata sorrah fez a nazaré(LEMBRAM DISSO????) ela matou seu cúmplice com secador de cabelos e as cenas piores sempre eram na escada.A novela do horário nobre está assim:
    sempre é com mortes,sequestros,roubo em alguma empresa,troca troca de casais e com um gay que é claro deverá ser sempre um mordomo.GENTE VAMOS PARAR DE DAR AUDIENCIA PARA A REDE GLOBO.vamos assistir tv a cabo,ler livros estudar,passear,até mesmo ficar na internet……essas novelas são um horror,não ensinam nada de bom,o nível está muito baixo,e essa então foi uma das piores.mostrou a patricia grávida e ela batizando a criança que nem foi mostrada ao público.
    o mesmo aconteceu com o filho de teodora.o que foi aquela cena do barco em alto mar afundando e tereza cristina aparece do nada.E a troca de casais,esse vai e volta…….
    realmente como o povo brasileiro é desinformado e tapado, é isso que eles fazem a gente engolir de goela abaixo.UM PROGRAMA POBRE,SEM NOÇÃO,SEM CRIATIVIDADE,SEM REGRAS E SEM LIMITES,ONDE O MAL PREVALECE,ONDE A FAMÍLIA POUCA IMPORTA,ONDE OS VALORES SAÍRAM DE MODA,ONDE SER GAY É O MÁXIMO E DEVE SER A REGRA E O CENTRO DAS ATENÇÕES.está na hora de parar e refletir o tempo que se perde em assistir tanto lixo…………………..

  • Miguel diz: 27 de março de 2012

    Por que se faz tanta apologia á maldade,se isso causar alguma excitação nos telespectadores,é deprimente,duro que a próxima novela já começou com figurinha carimbada na maledicência,eles acham que somos burros,ignorantes e sem cultura.
    Até quando ?

  • Antonio diz: 27 de março de 2012

    Bem, não vou me limitar a falar só da Fina Estampa que no começo até parecia que ia ser boa, mas no final um monte de baboseiras sem graça. Sem falar de Big Brother, outro monte de abobrinhas e insuportavel (pelo menos pra quem tem um pouco de cerebro na cabeça) e por ai vai a programação ridicula de uma emissora em decadencia com poucos programas que se aproveita. Voces da Rede Globo, não acham que o povo Brasileiro merecem um pouco mais de qualidade na programação?

  • Rafael Barbosa diz: 29 de março de 2012

    Pra quem gostava de Fina Estampa e detestou o final como eu, então entrem no meu blog e vejam a versão do final que eu escrevi, garanto que vão gostar. Tem a revelação do amante do Crô, casamento de Griselda, parto triplo, barraco com uma bela surra, e com direito a pagode. Visitem: http://brincdeescrever.blogspot.com.br/

  • nazare maia diz: 29 de março de 2012

    Gente essa novela foi horrivel do inicio ao fim, espero que ela não venha como “vale a pena ver denovo.” Que segredo besta era aquele da Tereza Cristina!!!!!!!

  • naty diz: 30 de março de 2012

    falta de respeito com os telespectadores! é q ainda vão gravar Fina Estampa 2 a continuação……

  • malvina gomes diz: 1 de abril de 2012

    foi o pior fim de novela que ja assistir,nao entendir si a teresa cristina morreu o não,foi ridiculo.

  • sibele mendes diz: 2 de abril de 2012

    final nojento…….totalmente sem sentido….o cro fez sucesso emas vc acabou com a imagem da rede globo

  • Devanusca diz: 2 de abril de 2012

    nunca vi um final tão ruim de novela sem pé nem cabeça,ficamos a novela inteira querendo saber quem era o amante do crô para acabar assim esta porcaria.

  • suelene de oliveira torres diz: 3 de abril de 2012

    Este final foi RIDICULO, Aguinaldo SIlva achou que todos nós somos IDIOTAS. A novela ficou surreal, sem coisas lógicas, sem respostas, enfim, tinha td pra ser bom o final… mas infelzmente não deu.

  • JEAN SANTANA diz: 3 de abril de 2012

    esse foi o pior final de novela que eu já vi. eu ainda perdir meu tempo pra assistir aquela porcaria eu não assisto mais novela de aguinaldo silva afff

  • thúlio diz: 4 de abril de 2012

    muito ruim sera q eles n sabia fazer melhor ? a novela foi toda boa quanto chegou no final estragou a novela toda qq isso autores da novela

  • AGANLDO SILVA – ESCRITOR AMADOR!!!!!! diz: 14 de abril de 2012

    TÍPICO FINAL DE NOVELA BABACA, MESMA CARA DO AUTOR!!!!!!!!!

  • Silvia diz: 18 de abril de 2012

    O final da maioria dos personagens foi bem previsível. Eu acho que o autor quiz colocar um final bem realista,mas esqueceu que nós, o povo, queremos finais felizes e justos para os personagens que acompanhamos por meses e que, de certa forma, fazem parte da nossa vida no periodo em que estamos assistindo a novela. É pra isso que servem as novelas…são vidas paralelas, onde finais podem ser felizes, onde a sorte existe, onde os amores são inesqueciveis, enfim, um fio terra pra nós brasileiros que vivemos a realidade nua e crua.Este final foi terrível, pois nos tirou a chance de fazermos justiça,de saber o grande segredo do personagem Crô, tão aguardado por todos, enfim, faltou respeito, faltou sensibilidade do autor. Obrigada.

  • David diz: 1 de agosto de 2013

    o fim da telenovela foi um hooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrr

  • raphaela diz: 20 de outubro de 2014

    Vô falar , o fim da novela foi , otimo , hj é 20 de outubro de 2014 e ainda assisto no yutube , eu não perdia nenhum capitulo é sempre quando tenho um tempinho de assisti no yutube eu assisto, e eu acho q deveria passa , no vale a pena ver de novo , quem criou essa novela esta de parabéns , q era uma novela cheias de misterios , comedia , amor e muito mais , eu achei otimo , o fim da novela , os casais da novela , meus preferido , amelha rafael , e , patricia e antenor , I LOVE U fina estampa

Envie seu Comentário