Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gabriela: no convento, Gerusa descobre que está grávida de Mundinho

03 de outubro de 2012 24

O sofrimento de Gerusa (Luiza Valdetaro) só irá aumentar nos próximos capítulos de Gabriela. Depois do fracasso de sua fuga com Mundinho Falcão (Mateus Solano), a mocinha é obrigada pelo avô a ir para um convento.

Segundo o blog Telinha, o calvário da moça não para por aí. No convento, ela descobre que está esperando um filho e fica desesperada. A jovem pede à mãe que diga a Mundinho para tirá-la de lá o mais rápido possível, mas não revela o motivo.

Porém, o segredo não fica guardado por muito tempo. Gerusa desmaia diante das freiras e logo todos descobrem que ela está grávida. Furioso, Coronel Ramiro Bastos (Antonio Fagundes) proíbe a neta de receber visitas e ordena que a Madre Superiora doe o bebê para adoção logo após o nascimento.

E agora, será que a pobre Gerusa conseguirá aguentar tanto sofrimento?


Bookmark and Share

Comentários (24)

  • Dany diz: 3 de outubro de 2012

    Ai coitada! Esse Ramiro tem que morrer de uma vez nessa novela.

  • lane diz: 3 de outubro de 2012

    quando é que vai acabar essa chatisse mesmo?????????????????

  • gel diz: 3 de outubro de 2012

    porfavor acaber essa porcaria quero meus programas de humor de volta, estou cansada de dramalhão todo GerusaX Coronel RamiroX mundinho falcão

  • Mi diz: 4 de outubro de 2012

    Para Iane e Gel;
    Se estão cansadas por que continuam assistindo a novela? Ou por que não trocam de canal e assistem “programas de humor”?
    A novela é maravilhosa, tem uma trama envolvente, não é como essas que estão por aí se apresentando no horário nobre da emissora…
    Fala de um amor puro, retrata uma época difícil para as mulheres, para a maioria da sociedade em geral, a não ser os coronéis. Fala de uma época onde se deixava de lado os desejos das pessoas, as vontades delas, para simplesmente “obedecer” as regras impostas pela família e pela sociedade. Então se não gostam vão ver outra coisa.
    Agora falando da novela torço muito para que Mundinho dê uma jeito de tirar Gerusa daquele convento e que os dois sejam felizes!! Ou então que Ramiro se comova com a chegada de seu bisneto e resolva deixar Gerusa e Mundinho serem felizes com o bebe!

  • lane diz: 4 de outubro de 2012

    Mi, eu assistia a novela deixei assim como uma boa parte das pessoas, veja a audiência cada dia cai mais, estou sim assistindo outros canais, porem sinto faltar da programaçao normal da globo, desde que essa novela tornou se uma chatice só, o autor esqueceu da trama politica, do desenvolvimento de ilheus, não se falar mais em Teatro e outros projetos da 1ª versão, focou apenas no “Carrasquismo” em humilhar as mulheres, desde D. Sinhazinha, Lindinaval (que não existia na 1ª Versão) e agora na pobre Menina Gerusa, como sempre reduzir e oprimir as mulheres, acho que esse tipo de coisa de ser abolida de nossa sociedade, esquecer que um dia existiu, assim como novela de escravidão, sezala, se tornou desprezivel e depressivas, como construir uma sociedade iqualitaria se ainda deixam espaço para mostrar o quanto foram mitigadas as mulheres!!!!!!! pois de acordo com o pesquisado eles só terão o direito de ser feliz apos a morte do tal Ramiro Bosta, isso mostra a superioridade do mal, pois Mundinho não consequirar tira-la do convento, tentará em vão, as eleições no fundo não será uma conquista, pois o velho morre antes, e como para eles não houvesse a vitória conquistada pelos méritos e sim por acaso do destino, e ainda terão que busca o filho que o velho safado mandará para adoção. Gostaria sim que já que o autor inovou, acrescentou deixasse espaço para a VITÓRIA, mostrando assim que o amor enfrentar e vencer barreiras, pelas conquista, lutas e não acaso. Leia o romance e verá que o casal não tinha tanta importancia na trama, O Mundinho era um homem atormentado pelo amor não correspondido e muito empenhando no progresso da cidade( busco levar cultura, teatro, invistiu nas estradas, navios de grande porte, denunciava os demandos dos coroneis, buscava apoio politico dentro e fora de ilheus, trazia jornalista da capital, para registra fatos, o progresso de ilheus era muito contestado), pouco se falava dele e de Gerusa, isso foi quase no fim do livro. A Gerusa nao sofria tanto, assim como Malvina a representante das mulheres modernas, que mesmo abandonada pelo Engenheiro não se deixava abater, vai embora só com ajuda de Mundinho para São Paulo onde trabalhará e estudará (coisa que na epoca era uma afronta as familias de bem) nem se importanto ser renegada pelo pai. O que faltar nessa novela e historia, já o que se mostra pelo visto nos resumos atualmente e comentarios de colegas de trabalho é opressão, Tortura e Humilhação. E depois de um dia todo de trabalho antes de dormi depararmos com tantos sofrimento, sinto muito não faz bem ao coração e nem a mente!

  • Apaixonada diz: 4 de outubro de 2012

    Mi estou com você e não abro!!! Amo a novela, simplesmente linda.

    E eu estou me deliciando porque como não lembro da outra versão, não fico fazendo comparações. Amei a Juliana como Gabriela e adoro todos os personagens.

    Será que Mundinho consegue tirá-la do convento? Mas de qualquer forma, se ela está grávida, as freiras não devem permitir a presença dela lá. Eu imagino, sei lá.

    E Malvina, ás vezes eu tenho minhas dúvidas sobre o noivo dela. Será que ele a ama mesmo? Tomara, porque adoro a personagem dela.

  • Gel diz: 4 de outubro de 2012

    Mi,
    concordo com minha colega lane. Sei que existiu varias crueldades imposta pelos homens poderosos no passado, mais isso dever ser renegado e esquecido, devermos pensar no futuro tira e esquercer de uma vez por toda a opressão sofrida pelas mulheres, porque demonstrar detalhadamente? VAMOS BUSCA UMA SOCIEDADE JUSTA PARA O HOMEM E A MULHER, enquanto alimentarmos esse tipo de coisa será dificil. Também não estou mais assistindo mas já li, todo o final rabiscado pelos autores (bloq feichados a amigos). Enfim minha grande espectativa e pelo dia 26 ultimo capitulo de Gabriela, e esquecer essa novela, assim como esse periodo eleitoral que já nao aquento mais ouvir o povo, se lamuriar e reclamar.
    Tenha uma boa Tarde

  • Mi diz: 4 de outubro de 2012

    Gel e Iane;
    Vocês falam de esquecer este passado, no qual as mulheres eram humilhadas e mal tratadas, certo? Mas olhem para os dias de hoje, eu sei que muuuuita coisa mudou de lá para cá, mas vocês realmente acham que TODAS as mulheres de hoje são livres? Já pensaram naquelas que são espancadas em casa, nas que não podem trabalhar por causa do marido, das que são abusadas sexualmente, humilhadas pelos patrões? Enfim, eu sei que é demais falar nisso, que a maioria é livre e faz o que bem quer da vida, mas acho também que existem aquelas que não são. E acho que é por isso que não se deve esquecer daquele passado, pois ainda existe muitas coisas a serem conquistadas pelas mulheres, por TODAS elas. É isso que a novela mostra o início desta luta que nós devemos abraçar, luta começada pelas mulheres daquele época. Aliás não só nós mulheres devemos nos engajar nesta luta, mas a sociedade toda.
    Espero que vocês entendam meu ponto de vista.
    Abraço

  • Apaixonada diz: 4 de outubro de 2012

    Gel e Iane
    “Só conhecendo o nosso passado, poderemos compreender o nosso presente e construir um futuro melhor”. É frase típica de professor de história, mas é a maior verdade. Esquecer o que passamos, o que vivemos de bom ou de ruim não vai ajudar modificar em nada o presente.

    Mas sinceramente, novela de época é para quem gosta mesmo. Eu atualmente amo Gabriela e Lado a lado. Conhecer nossa história, o porquê das favelas, do racismo, das diferenças dos direitos de homens e mulheres. E isso não me deixa depressiva não, ao contrário me deixa orgulhosa de quem lutou para que isso tudo acabasse, para vivermos essa liberdade que temos hoje.

    Concordo que novela é um entretenimento, defendi isso em outro post. Mas quando ela trás algo que acrescenta, com humor e diversão é muito bom.

    Abraço!!

    Abraço.

  • lane diz: 4 de outubro de 2012

    Ola Mi
    entendor quando diz das humilhaçoes e agressões ainda sofrida pelas mulheres, sei muito bem disto, até mesmo pela minha profissão, infelizmente ainda existe, porem só não vejo necessidade de ser tão explorada pela midia, principalmente em novelas que tem uma grande influencia sobre as pessoas, canso de ouvir meninas dizer que fez isso e aquilo porque viu tal atriz em tal novela fazendo, estas bobagens de pessoas sem cultura.
    O que quero externa com tudo isso é quer: não seria necessario levar essa historia tão romantizada tramatizada, deveria ter dando enfase ao progresso, ao desenvolvimento, a decaida do poderio dos coroneis (que só vai ser demonstrado no ultimo capitulo com a morte do coronel) que eram a lei, a razão e a verdade. O Persongem do Mundinho era para significa isso o rompimento da oligarquia velha com o novo, porem a historia se perdeu, pois o unico bem feito foi a estrada e a preparaçao do porto para receber os navios de grande porte, e ficou por ai …….. coitado perdido mesmo aos poucos consequindo apoio de Coronel Altino e Manoel das Oncas, e tendo do lado dele o governo Federal, ele nao ganhará as eleiçoes, não consequirar tirá a amada dele do convento porque o avó (coronel Ramiro) morrerá antes de tudo isso. ENTENDAR ELE MORRER MAS NAO PERDE O PODER DIANTE DO POVO, ficar na memoria das pessoas da região como um grande homem quando na realidade foi um canalha, que matou, robou terras e morreu sem punição, O MUNDINHO NÃO VENCER A BRIGAR, ELE E BENEFICIADO PELA MORTE DO CORONEL (morre de morte natural dormindo) as pessoas se voltam a ele principalmente quem era contra porque vê nele um lider politico que eles precisam e tem influencia no governo federal.
    Espero que entendar meu ponto de vista, o autor deveria enfocar mais essa realidade existente na epoca, digo “politicamente” e nao todo sofrimento das mulheres, verás nos proximos capitulos Gerusa ser humilhada pela Madre Superior do Convento, traidas por colegas noviças, humilhada pelo avô, mesmo trancada no convento e isolada do mundo, imposta a castigos e trabalhos de empregada. E depois ter seu filho arracados dos braços! queria vê historia, acontecimentos, aventuras. A Exemplo da grande minisserie “A CASA DAS SETE MULHERES”, tinha amores, que se perderam, amor que ficou, mas tinha historia, tinha objetivo, tinha foco e era epocas dificeis para as mulheres, eram e muito crueis, mas sem duvida alguma foram muito bem trabalhado, se lutavam e se amavam, tinha amores proibidos que foram enfrentados, a exemplo de Anita Garibaldi, A Rosalia que perdeu seu amor na peleja, tinham pais e maes obressores mas que as filhas nunca abaixavam a cabeça a total submissão, e teve a propria narradora da historia (no momento no lembro o nome dela) que abriu mão do amor de Garibaldi em nome da causa, mas que viveu feliz em sua instancia.

    A NOVELAL GABRIELA ESTA CARENTE DE HISTORIA, E POBRE DE OBJETIVOS, ISSO É, ESSA VERSÃO, O AUTOR SE APEGOU AO LADO MAIS FRAGIL PARA TOTAL EXPLORAÇÃO A MULHER, SEJA ELA SE PROSTITUINDO NO BATACLAN, SEJA ELA APANHANDO, SENDO MALTRATADA E ASSASSINADA PELOS SEUS PROPRIETARIOS ( sou contra sim a isso, quando quem tever o prazer de conhecer a 1ª versão encontrou um Mundinho Falcao mais centrados nos objetivos, tentando trazendo a renovação, seja requisitando apoio policial, a Juízes compromentidos com a lei, nao hesitava em denunciar, em busca a divulgaçao das barbariedades comentidos em Ilheus, na Capital do País, e de outro lado um coronel mais dedicados as causa da politica em seu beneficios, tentando a todos custo impedir o progresso de ilheus e dai vinha cada vez mais seu desafeto por Mundinho, pela audancia de enfrenta-lo, politicamente sem medo)
    A Preocupação do autor nessa versão nas mulheres e tão grande, quer fez uma ligação amorosa com Maria Machadão com Ramiro Basto, coisa que nunca houve nem no livro, como na 1ª versão, que induz até o fechamento do Bataclan casa histórica, em materia de requinte e luxo.

    Desculpe nao puder deixar de externa meu ponto de vista!
    Tenha uma noite abençoada!!

  • lucas diz: 4 de outubro de 2012

    Lane e Gel
    entendo vcs, essa novela estaís a passar em portugal e sentimos um tanto de faltar de conteudo, tiver o prazer de deliciarme com a magnifica obra A casa das sete Mulheres, bem como JK, e até mesmo “O Quinto dos infernos” , ” O BEM AMADO” e são ilariantes, bem distribuidas, de amores, paixoes, lutas, sofrimento, objetivos. Sinto que A Gabriela é mais carnal, entender sexo, tens razão quando falar que poderias ser mais envolvente no conteudo histórico, descrevendo a sargas dos tempos dos coronelismos, e luta pela dominação politica e pela continuidade da faltar de progresso.

    Como historiador concordo com vcs.

  • lane diz: 4 de outubro de 2012

    Apaixonada
    Mundinho não consequir tirar gerusa do convento, ela só sair de lá quando o avô morre, ele obriagar as freiras a dá o filho dela para adoção.
    Malvina será abandonada pelo Engenheiro. Mundinho ajuda ela ir para São Paulo onde ela trabalhará e estudará e reconstruirá sua vida, renegada pelo pai! essa nao sofrerá tanto como Gerusa que só terminará seu calvario como a morte do avô

  • ana diz: 4 de outubro de 2012

    esse coronel e aquela velha fofoqueira tem q morrer

  • amanda diz: 5 de outubro de 2012

    quem tem que morrer é aquela velha que falou para o coronel que gerusa ia fugir com o mundinho aquele gostosao estou torcendo pros dois ficarem juntos pra sempre e essa novela terminar bonita como o fabian dis (bonita)

  • lane diz: 5 de outubro de 2012

    Lucas!
    quer bom quer mais alguem me entender, só lamento essa novela GABRIELA ficar marcada fora pelo sexo, triste essa ideia de acharem que o Brasil è um pais de Carnaval X sexo. Mas realmente a humilhação a mulher está exagerado, o autor buscou apenas monstra a mulher em casa apanhando, sendo destratada pelo marido de dia e a noite as cenas deles são todas no Bataclan, acho até que a Dona de lá deveria ter mais dinheiro do quer eles, pois vc não vê um Pé de Cacau, kKKKKKKKKKKKKK
    Enfim, triste País rico de recursos e pobre de mente!

    Há realmente gostei dos elogios as demais minisseries Brasileira, tem uma realmente muito boa chama-se ” A Muralha”, assim com a Casa das 7 mulheres, e de uma produção magnifica .
    Abraços

  • Jéssica diz: 9 de outubro de 2012

    Gente, se não gostam pra que assistem ? Ou melhor, pra que gastar tempo vindo aqui falar ? Muito simples, vá dormir, coloque um filme, mude de canal ou saia. Gabriela, por mais que seja uma novela com cenas proibidas, só relata a realidade daquele tempo. Não é novela pornô, é a realidade. E acho que isso é mais pra gente dar valor, porque queria ver, qualquer um aqui vivendo naquele época.

    Outra, coitada da Gerusa. Coronel Ramiro, Dona Dorotéia e a trupe dela… deviam todos morrer em praça pública. kkkk. Gerusa e Mundinho têm que ficar juntos logo, não aguento mais tanto sofrimento. #adorogabriela :)

  • Lucas diz: 9 de outubro de 2012

    Prezada Jéssica
    não es aqui um espaço livre, para opiniões e sugestões
    respeito aqui todas as demais opiniões e agradeço pela grande sugestão de Lane, irei sim procurar a Minisserie ” A Muralha”.
    acho que o espaço devar ser democratico
    a quem quer assistir e a quem não deseja mais!
    Abraços a todos

  • Yara diz: 14 de outubro de 2012

    Gente, foram feitas alterações na novela! Walcyr Carrasco mudou a versão de Jorge Amado e por isso não há como sabermos o final de Gerusa e Mundinho, mas eu espero que seja feliz!

  • carol diz: 18 de outubro de 2012

    e sim a novela e maravilhosa que n gosta muda de canal ou vai dormi, os emcomodados que se mudem………..

  • mel diz: 22 de outubro de 2012

    BOA TARDE!

    Estou com todos q gostam de assistir GABRIELLA.Amo GABRIELLA ñ vou dormi enquanto ela ñ termina,AOS DEMAIS VÃO DORMI E TROQUEM D CANAL OU COMPRE O DVD DA MURALHA JÁ VENDE EM VARIAS LOJAS E SÓ PROCURA

  • Ra diz: 22 de outubro de 2012

    Quanta gente idiota meu Deus!!!!!!
    O ruim não foi a Gabriela, foi a faltar de historia, poderia ser mais rica.
    Cultura dever doer, quanta burrice
    respeite a opinião, não só existe DVD de A MURALHA, e precisor vir outros de grandes qualidades, para quem saber não ter tanta gente burra dando palpite em site como esse.

    idiotasssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  • lane diz: 22 de outubro de 2012

    Ra e Lucas!
    não questione mas esse povo pobre de cultura, deixe escrever o que quiserem infelizmente o nosso Pais e assim, o nivel cultural ainda está baixo, as pessoas não saber respeitar uma opinião, um critica.

    não vamos discurti pessoal!
    Adeus!!!

  • Laura diz: 24 de outubro de 2012

    Adoro a novela Gabriela, não perco nenhum capítulo, mais fico triste vendo o sofrimento de Gerusa e Mundinho Falcão, gostaria que acabasse logo esse sofrimento deles e que o coronel Ramiro Bastos morresse por causa do veneno dele ele não merece ser feliz e sim morrer para acabar com a falta de democracia do povo de Ilhéus que só obedece um velho criminoso, e que geruza se case e tenha seu filho ao lado do prefeito da cidade Mundinho Falcão acabando com todo esse sofrimento, sim sem esquecer da madre do convento, ela tbm tem que morrer suplicando misericórdia, pois ela por ser superior de uma igreja era pra ter ajudar amenizar o sofrimento de um amor e não ter olhado para o medo de morrer nas mãos do coronel pois ela foi muito covarde, então creio que Walcir Carrasco não nos decepcionará no final da novela….enquanto aos que não gostam procurem outros canais….

  • Ra diz: 28 de outubro de 2012

    Olá
    infelizmente o fim da Gabriela foi um pouco decpcionante, imaginei que depois de tanto sofrimento a Gerusa e o Mundinho ia ser mais explorado as cenas, não gostei do discusso do Mundinho no enterro do velho(desde em que o velho nunca e nenhum capitulo o tratou com um pingo de educação sempre era gross) e nem tão pouco do pedido de gerusa em colocar o nome do avô na criança, que o velho mandou doar. Penso que o autor deveria ter feito uma breve passagem do tempo em quer a Gerusa tivesse mais filhos, o mundinho trouxesse desenvolvimento para ilheus, a Malvina retornasse casada e bem estruturada com o Professor, assim como Juvenal e Lindinaval aparecessem para visitar Ilheus com filhos

Envie seu Comentário