Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O pior da semana: Guerra dos Sexos não combina com os dias atuais

06 de outubro de 2012 20

Confesso que comecei a semana meio deprimida, me sentindo “órfã” das Empreguetes. Depois do sucesso de Cheias de Charme, seria quase impossível que outra novela tivesse a mesma repercussão. Apesar da tristeza pelo fim da trama anterior, estava ansiosa pela estreia de Guerra dos Sexos, já que o elenco e a história prometiam agradar.

Porém, o que se viu foi uma história “antiga”, que não combina com os dias de hoje. A disputa entre homens e mulheres estava no auge em 1983, quando a primeira versão foi ao ar, mas em pleno século XXI é um assunto ultrapassado. Esse tipo de discussão era comum há 30 anos, não atualmente, quando as mulheres já ocupam espaços que antes eram tipicamente masculinos, tanto em casa quanto no mercado de trabalho.

As frases machistas e feministas ditas ao longo do primeiro capítulo só deixaram claro que a trama pertencia ao início da década de 80, não a 2012. Como disse sabiamente a personagem Juliana (Mariana Ximenes) em uma das cenas, “isso é tão anos 80″.

Sílvio de Abreu prometia atualizar a história, mas não foi o que vimos na telinha. Mesmo para quem, como eu, não assistiu à versão original, ficou parecendo “mais do mesmo”. Até a atuação forçada dos atores parece pertencer a outra época, quando a televisão era muito mais teatralizada.

Falando no elenco, não percebi nenhum grande destaque nos primeiros capítulos. Tony Ramos e Irene Ravache são sempre ótimos, não importa se a história é boa ou ruim. Já Glória Pires, Edson Celulari, Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini pareceram pouco à vontade em seus papéis. Luana Piovani, nem preciso dizer, interpretou ela mesma, como sempre.

Jorge Fernando imprimiu sua assinatura na cena em que Roberta Leone (Gloria Pires) joga uma torta na cara de Felipe (Edson Celulari). Não sei vocês, mas a mim o estilo “pastelão” utilizado pelo diretor incomoda bastante. Não vejo a menor graça…

A única coisa que me chamou a atenção no início da trama foi a forma como a morte de Otávio (Paulo Autran) e Charlô (Fernanda Montenegro) foi apresentada. Imagens do site de notícias Globo.com mostravam que o casal morreu “durante o orgasmo”, achei que foi uma ideia inovadora e divertida. Além disso, os quadros animados dos inesquecíveis personagens, bem como imagens reais da primeira versão foram uma bela homenagem.

A abertura da novela também merece destaque. Uma animação mostra a famosa guerra de comida entre os protagonistas, enquanto casais de animaizinhos brigam pela casa. Deve agradar em cheio o público infantil.

No geral, Guerra dos Sexos é uma novela que já nasceu velha. Bem que Sílvio de Abreu poderia pegar algumas dicas com Maria Adelaide Amaral, que adaptou com maestria a história de Ti-ti-ti. Está aí, aliás, um belo exemplo de remake que fez tanto sucesso quanto a versão original, sem ser desatualizado nem copiar as mesmas ideias.

Bookmark and Share

Comentários (20)

  • sonia diz: 6 de outubro de 2012

    hahahahhah ate que em fim começou a cair a ficha reediçao e fria ja foi bom na hora .
    no tempo certo, tentar fazer sucesso com o pasado , nao funciona .
    pode ser o melhor mas nao fica igual ja erra
    ta na hora de aprender ou precisa mais vezes ja nao chega gabriela um desastre,
    agora guerra dos sexos , qual mais ?…
    globo ta mal

  • Fabio diz: 6 de outubro de 2012

    Era certo. O elenco é bem mais ou menos, com alguns talentos. O Jorge Fernando é fraco, e a história é velha. Uma triste notícia após uma novela interativa como foi Cheias de Charme. Eu não perderei meu tempo vendo um monte de atores jogando torta na cara uns dos outros. Deixa isso pro Didi.

  • Michele diz: 6 de outubro de 2012

    Pois eu achei a novela maravilhosa, um bom elenco, a historia é ótima, os atores excelentes, nao perco um capítulo, ja cheia de charme, aff que novelinha chata….
    Amo ver GUERRA DOS SEXOS!!!!!!!!!!!

  • Rafa Neves diz: 6 de outubro de 2012

    Eu queria saber quem é o “padrinho” dessa Luana Piovani na Globo, porque atriz nunca foi, nem na novela com o Rodrigo Santoro.

    Ela só é boa em aparecer nas revistas de fofoca e geralmente falando mal de alguém, e bem dela mesma.

  • Marisa diz: 6 de outubro de 2012

    Não assisti nenhum capítulo, pois pensei a mesma coisa, o assunto não combina mais com os dias atuais, é antigo. Fora essa coisa de novela pastelão, que coisa cansativa, outra fórmula que já deu o que tinha que dar.
    Cheias de Charme fez sucesso porque era leve, debochada, não precisou apelar para o erotismo velado, como era comum nas novelas da sete.
    E não gostei do elenco, começando pelo Tony Ramos, um chato, não acho um grande ator como falam, ele parece sempre interpretar o mesmo papel.

  • rita de cassia diz: 6 de outubro de 2012

    Já havia comentado isso entre amigos.Hoje essa guerrinha é muito boba,não combina com os dias atuais.A menina, menor de idade desiste de casar na hora….ficar perdido em uma ilha deserta, deserta aonde tem ilha deserta nos dias atuais! Contunuo sem vontade de assistir babaguise(situações nada reais).

  • carolina diz: 6 de outubro de 2012

    todas as novelas das 7 sao um lixo, sempre foram e sempre vao ser

  • cris diz: 6 de outubro de 2012

    Affff que novela chata e hiper ultrapassada,estamos no sécuo XXI e não em meados de 1983,onde tudo se podia.Palavras machistas,frases hipócritas,entre outras. Quero que volte as empeguetes. Nao vi e nem vou ver nenhum capitulo dessa novela chata. Por favor vamos conbinar que esperava mais da globo. Nanana.

  • lucimar diz: 6 de outubro de 2012

    Eu também achei a novela forçada nos termos machistas e feministas,quase histéricos.O elenco é bom, tomara que o autor se de conta que nos dias atuais necessitamos de qualidade e atualidade.

  • bloog da Jennifer diz: 6 de outubro de 2012

    não goostei dessa novela não éé a novela da sete qee tipo tu senta no sofá e vira fã só assisti o primeeiro capitulo depoois e não goosteei preferia miil vezes cheias de charme

  • Lea diz: 6 de outubro de 2012

    Pelos comerciais já dava pra perceber que a novela está completamente perdida no tempo. História fraca, personagens forçados, direção do Jorge Fernando e seu humor pastelão continuam completamente sem graça… é uma substituta bem indigna pra Cheias de Charme. Mais sorte pra próxima.

  • Robson Augusto diz: 7 de outubro de 2012

    Eu assisti a 1a versão e confesso que me decepcionei até agora. O tema em si, não é ultrapassado, apenas tem uma ótica diferente, mulher ainda sofre preconceito no trânsito, chegaram a presidência do país e ainda continuam ganhando menos que os homens em calculos salariais.

    O grande erro do Silvio é ter a mesma história e para quem não viu a 1a versão, AS MESMAS FALAS! Foi uma aposta que pode não dar certo. É melhor que a antecessora pois CHEIAS DE CHARME foi horrível, atuações fracas e trama fraca.

    Eu achei a abertura fraca, assim como as atuações de Piovani e Celulari. Além do carro do Otávio,que milionário teria na garagem um carro dos anos 50 ou 60 e um motorista que usa um quepe e luvas?

    Precisa melhorar por que ao contrário do Walcyr Carrasco que eu acho péssimo como novelista, o Silvio tem cacife pra ser melhor.

  • Rafa diz: 13 de outubro de 2012

    Para mim Guerra dos sexos é uma ótima novela, concordo que a direção de Jorje Fernando é uma porcaria e é claro q por melhor q seja o elenco e a historia a novela nunca vai atingir todo o seu potencial. Agora falando em elenco… Essa novela é privilegiada: Glória Pires, Reynaldo Gianechini, Tony Ramos, Irene Ravache, Edson Celulari entre ouros… esse pessoal tem talento e profissionalidade de sobra, e estão fazendo seus trabalhos com exelência.
    Quanto a história não estar nos dias atuais, eu diria q vcs nao estão atualizados com o enredo. A guerra dos sexos de fato era muito mais declarada antigamente, mas para os desatualizados ela ainda acontece hoje, e o q vemos na novela não e simplismente aquela idiotice ultrapassada, no remake vemos o preconceito de forma assumida sem colocar desculpas esfarrapadas(q é o que vemos hj no lugar da verdadeira guerra). Podemos ver q ate o proprio silvio abreu declara q isso ja é assunto ultrapassado como por exemplo a fala de Juliana como todos estão enchendo a boca pra falar “Que coisa mais anos 80″, ou quando a Charlô chama Otávio de “Machista ultrapassado”.
    Além disso, nem todas as disputas são por causa do sexo, e as ideias feministas ou machistas mais idiotas não são usadas por se identificaarem com a atualidade, mas simplesmente para quem quer se distrair um pouco, ver bons atores em cena ou simplesmente lembrar da primeira versão(q cá entre nós… nao fez pouco sucesso nao!) no final da tarde.
    Então quem está falando mal da nova GUERRA DOS SEXOS lave a boca, pq eu duvido q alguns de vocês fariam metade do q podemos apreciar às 19h.

  • Livia diz: 15 de outubro de 2012

    Essa novela é muito chata apesar de ter bons atores, mil vezes Cheia de Charme

  • EDUARDO diz: 20 de outubro de 2012

    Eu assisti a primeira versão, foi ótima sem tirar e nem por. Eu acho que pra se criticar algo em primeiro lugar tem que se assistir para depois falar alguma coisa. Eu tinha anceio de ver; me diverti muito na primeira versão. Acho que a Globo esta usando muita tecnologia e fugindo do conceito realidade apesar de ser uma história fictícia por exemplo a abertura da primeira versão me chama mais atenção apesar de ter tecnologia ao fundo mas ter pessoas reais a frente, já este negócio de desenho animado um prédio que esta na cara não existir em São Paulo aparecendo lanços, um castelo que também esta na cara não existir demonstra a falta de realidade na história. Quão gostoso era ao serem gravadas em locais reais dando assim mais verácidade a história. Espero que a globo retorne no sentido de menas tecnologia e mais ênfase de realidade nos fatos históricos como eram antigamente Ti Ti Ti, Brega e Chique, Jogo da Vida, A Gata Comeu, Cambalacho, Roque Santeiro, Champagne, Um Sonho a Mais, entre outras novelas que tinham histórias boas não repetitivas, locais marcantes e não fictícios que marcaram a nossa memória de forma real que guardamos com saudades. Menas tecnologia e mais histórias marcantes. É uma ótima história e tem tudo pra dar certo.

  • Valquiria de freitas diz: 23 de outubro de 2012

    Deveria passar as novelas antigas mesmo,dai o publico decide se e bom ou ruim no vale a Pena ver de novo mais do colocam as que acabaram agora

  • ZERAUJ diz: 26 de outubro de 2012

    A CRITICA É UMA FORMA DE ENGRANDECIMENTO QUANDO SE SABE TIRAR ALGUM PROVEITO.VAMOS LÁ, EU ASSISTI A PRIMEIRA VERSÃO DA NOVELA, ACHEI UMA SUPER PRODUÇÃO.SINCERAMENTE, QUANDO VI O ANUNCIO DA VOLTA DE GUERRA DOS SEXOS, EU DISSE PRA MIM MESMO…….KIBOM VOU MATAR A SAUDADE.MAS SINCERAMENTE ESTOU CHOCADO.O AUTOR MEXEU NA NOVELA DEMAIS E TIROU A ORIGINALIDADE..FAÇO UMA PERGUNTA CADE A TATUAGEM DO NANDO QUE DEIXAVA A ROBERTA E A MULHERADA DO ELENCO TODO DOIDO? SIMPLEMENTE NAO TEM MAIS..A LUCÉLIA SANTOS DEU UM BANHO DE INTERPRETAÇÃO COM AQUELE CABELO ENORME, ELA MEXIA COM NOSSO EMOCIONAL.A SONOPLASTIA, OU SEJA O FUNDO MUSICAL ERA PERFEITO RECHEADO DE SUSPENSE E CURIOSIDADE. O PERSONAGEM VERUSCA NOS ENVOLVIA PQ ERA UMA SOMA DE INTERPRETAÇÃO COM MUÚSICA D FUNDO ENVOLVENTE..PENSO KE AINDA TEM COMO SALVAR A NOVELA.. É SÓ ME CONVIDAR PARA CORRIGIR ESSES DETALHES.EU SOU FÃ DO SILVIO DE ABREU SEMPRE ASSISTI SUAS NOVELAS E EU NÃO ACHO A HISTÓRIA VELHA COMO MUITOS AI ESTAO DIZENDO. HOJE EM DIA AINDA EXISTEM PRCONCEITO CONTRA MULHERES ´SO NÃO VE QUEM NÃO QUER. A GUERRA CONTINUA. O KE TEM QUE SER FEITO SÃO ESSES PEQUENOS REPAROS PARA QUE A HISTÓRIA POSSA SER ABRILHANTADA NO ANO 2012 MAS SEM DESCARACTERIZAR OS PERSONAGENS.PEÇO AO SILVIO QUE PENSE COM CARINHO NAS MINHAS PALAVRAS.

  • Elyh diz: 3 de dezembro de 2012

    Sinceramente não curti cheias de charme pois não tenho paciência para assistir comédia forçada, e agora vem essa bendita Guerra dos sexos que é a mesma coisa, acho que a globo precisa urgentemente levar os assuntos mais à sério, TALVEZ NUNCA HAJA NOVELA QUE SEJA IGUALMENTE BOA A AVENIDA BRASIL. Só acompanho MALHAÇÃO pois está boa.

  • raylana diz: 8 de janeiro de 2013

    essa historia pode ser remak mais ainda tem jente que acha que homem é superior a mulher mais nao é pode ter sido dos anos 80 mais essa novela só fala a verdade . o elenco é otimo principalmente irene ravache e tone ramos .

  • GPINK diz: 18 de abril de 2013

    Do começo ao fim esta novela foi muito ruim, atores bons e com personagens ruins.A Globo não esta acertando a tempos nas novelas das 19 e 21 hs, acho chato remake de novelas passadas, acho que é uma falta de respeito com o publico, não fazer novela boa e que prenda o publico, vejo novelas cheias de furos e uma falta de continuação, a cada cena podemos ver erros, eu não aceito uma cena que a pessoas sai da água e na continuação aparece seca, onde esta a água escorrendo, cabelos molhados affff, queremos novelas boas com muita comedia sem ser pastelão.Torta na cara é passado nem o DIDI convence, apesar que o Didi é passado mesmo, Cheias de Charme foi boa, com alguns erros, mais foi boa pelo fato de ter uma inocência.

Envie seu Comentário