Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Excesso de personagens em Salve Jorge irrita autores da Globo

08 de outubro de 2012 17

As escalações para futuras novelas da Globo estão cada vez mais acirradas. Tudo porque o costume de reservar atores com muita antecedência acaba prejudicando outras produções, que sofrem com a falta de nomes para o elenco.

Por isso, a direção da emissora tem orientado autores e diretores a diminuírem o elenco das novelas. Mas Gloria Perez, como sempre, fugiu à regra.

Salve Jorge, que estreia dia 22 no lugar de Avenida Brasil, tem cerca de 90 personagens, quando o normal para uma trama do horário nobre é de 40 a 50. Segundo a Quem, isso tem irritado outros autores, que ficam com dificuldade para montar o elenco das próximas novelas.

Assim, as novelas que estão em fase de pré-produção acabam ficando desfalcadas. Também há muita repetição de atores, como é o caso, por exemplo, de André Gonçalves e Giovanna Antonelli, que até outro dia estavam no ar em Amor Eterno Amor e Aquele Beijo, agora já voltam à telinha em Salve Jorge.

Acho que deveria existir um cuidado maior da Globo com o excesso de personagens nas tramas. Gloria Perez e Manoel Carlos, que costumam investir em muitos personagens, acabam deixando bons atores em papéis secundários, quando estes poderiam ser melhor aproveitados em outras novelas. Afinal, é praticamente impossível dar destaque a todos os personagens, sempre há aqueles que acabam “esquecidos”.

Por isso, sou a favor de elencos mais “enxutos”, como é o caso de Lado a Lado e do recente sucesso Cheias de Charme. Todos têm chance de brilhar um pouquinho e cada núcleo pode ser explorado com calma, sem prejudicar as histórias principais.

E vocês, o que acham do excesso de personagens nas novelas? Também preferem elencos menores?


>>> Agora o Noveleiros também tem um espaço no Facebook. Clique aqui, curta, compartilhe e comente.

Bookmark and Share

Comentários (17)

  • fernando diz: 8 de outubro de 2012

    se mesmo com 30 e poucos personagens a maioria dos autores jah se embanana imagina com 100
    n tem a menor possibilidade de conduzir essa renca de gente até o fim da história de forma coerente, ainda mais trabalhando sozinha como a gloria perez, se bem q como a novela se passa no complexo do alemão a maior parte do elenco deve morrer em tiroteio no morro kkkkkkkk

  • Paulo Pennaforte diz: 8 de outubro de 2012

    Dá para ficar com a opção “preferia que não existissem novelas?”.

  • Mané da Ilha diz: 8 de outubro de 2012

    Novela é uma das coisas que não acrescenta em nada na vida das pessoas, tão menos na minha….

  • Lea diz: 8 de outubro de 2012

    Não gostam de novela tão fazendo o que num blog sobre isso? Pagando de cultinhos? Me poupem. Ninguém quer saber.

    Sou a favor de elencos mais enxutos também.

  • ALCIONEI diz: 8 de outubro de 2012

    AÍ LEA, NÃO ESTAMOS PAGANDO DE ” CULTINHO” , É PORQUE TEMOS OPINIÃO , E VC , VA ACHAR O QUE FAZER, DO QUE FICAR DEFENDENDO AS NOVELAS, PATRICINHA , NOVELAS, REALMENTE É UMA PERDA DE TEMPO, E NÃO É POR NÃO GOSTARMOS , QUE NÃO PODEMOS ESTAR DANDO OPINIÃO NO BLOG.

  • Anjo Colorado – Zé diz: 8 de outubro de 2012

    A resposta para tua pergunta é muito simples, Lea. É pra todo mundo pensar que são maduros. Geralmente muita gente entra em blogs, foruns, comunidades ou grupos que alegam não gostar pra fingir de intelectuais. São falsos moralistas muitas vezes.

    Eu também sou a favor de elencos mais reduzidos. Tenho e impressão que não vou gostar de SALVE JORGE.

  • Carlos diz: 9 de outubro de 2012

    E entrar em um determinado blog para reclamar de novela que supostamente nem assiste também é perda de tempo e pior fica enchendo o saco de quem assiste. Também sou a favor de um elenco bem reduzido fica bem melhor o entrosamento de público e personagens além de dar espaço para todos os atores.

  • Paulo Eduardo diz: 9 de outubro de 2012

    Entrar em um blog chamado de Noveleiros para falar que odeia novelas é barbada, quero ver entrar no Presídio Central e falar que odeiam presidiários…

    Voltando ao assunto do blog, sem dúvida produções com elencos reduzidos são melhores, aliás as últimas novelas de Manoel Carlos e Glória Perez tem sido bem chatas e cansativas, pois tornam-se arrastadas devido a este excesso de personagens.

  • da Ilha diz: 9 de outubro de 2012

    Novela, programa para desocupados sem mentalidade, sem independência,

  • Gustavo RBS diz: 9 de outubro de 2012

    NOVELA O MAL QUE ASSOLA A HUMANIDADE

  • Fudêncio diz: 9 de outubro de 2012

    novela é para aliendos sem futuro!

  • Gabriel diz: 9 de outubro de 2012

    A unica novela que realmente valeu a pena assistir foi Roque Santeiro, hoje elas estão muito podres, cheio de gente falando e mostrando asneiras, as novelas de antigamente eram quase uma peça de teatro… prefiro assistir qualquer outro programa.

  • Aroldo diz: 9 de outubro de 2012

    Tentei um dia gostar de novela, espremer a laranja para ver qual suco dava…. Não deu uma gota boa para se tomar… Não consegui beber… por que não consigo ingerir coisa ruim… Para quem não sabe ainda a novela é uma forma inteligente de fazer as pessoas ficarem alienadas aos capítulos… para que nos intervalos possam consumir os comerciais, estes que são o foco das emissoras, pois são caros, e rendem lucro, muito lucro. A novela custa caro para ser realizada… Mas vocês que as assistem acabam pagando sem ser… Acabam perdendo suas reais culturas, pois gastam essas horas diárias vendo essa porcaria… deixando de educar seus filhos, comentando essa ficção que tenta ser a sua realidade, ou melhor vocês tentam traze-la para seu mundo… Bando de cabeça vazia, oca, sem nada…. um recipiente vazio esperando “qualquer coisa” para preencher…

  • Roberto diz: 9 de outubro de 2012

    MELHOR LER UM LIVRO QUE VER NOVELA

  • Anjo Colordo – Zé diz: 9 de outubro de 2012

    Geralmente leio 2 livros por mês. Quem diz que “é melhor ler um livro que ver novela”, quase sempre opta pela segunda escolha, pois não tem capacidade fazer as duas coisas.

    É um lema quase sempre usado por falsos culto.

    Entrar num blog sobre novelas pra falar mal de quem gosta do tema costuma ser coisa de homem que não se garante.

    Pra ver a falsa cultura desse “povo” basta fazer uma pequena avaliação:

    “Para quem não sabe ainda a novela é uma forma inteligente de fazer as pessoas ficarem alienadas aos capítulos… para que nos intervalos possam consumir os comerciais, estes que são o foco das emissoras, pois são caros, e rendem lucro, muito lucro. A novela custa caro para ser realizada… Mas vocês que as assistem acabam pagando sem ser…”

    Vou te dizer algo que te deixará surpreso.

    Todo programa de televisão tem patrocinadores. Todo progama de televisão sé é aprovado se atingir alguma meta comercial.

    E tem mais: abra o olho, meu amigo “culto” amigo. Observe ao teu redor. Os principais sites do mundo tem alguma forma de divulgação comercial.

    Os rádios e cinemas também. Os DVDS também.

    Pela tua lógica tu teria que se enfiar uma selva e ficar por lá.

    Eu não preciso, pois tenho mentalidade o bastante pra não me deixar influenciar e nem perder minha cultura. No entanto deve ser mais complicado pra ti já que nem comprar uma laranja com suco tu consegues.

  • Apaixonada diz: 9 de outubro de 2012

    Anjo Colorado, Paulo Eduardo e Lea estou com vocês e não abro!!

    A internet é rica em opções, para a pessoa entrar em site de novelas não gostando de novelas, algo errado ela tem.

    Ao “intelectual” Aroldo eu diria que ele está bem exagerado. Novela é também uma forma de arte e o fato de alguém gostar não faz dela pior ou melhor do que ninguém.
    Amo ler, gosto de falar sobre política, música. Mas também amo novela. E estou muito feliz – obrigada!

    Então galera procure a praia de vocês e respeitem a escolha de cada um.

    Quanto ao elenco, prefiro mais enxuto mas… confiou muito em Glória Peres e já estou interessada na novela. A globo precisa é dar oportunidade para novos atores e atrizes. Reclamam, reclamam mas foram vários para a Record por falta de oportunidade.

    Abraço.

  • Nete Lorival diz: 27 de outubro de 2012

    CAMBADA DE HIPÓCRITAS!!! NÃO GOSTAM DE NOVELAS??? O QUE ESTÃO FAZENDO AQUI??? VÃO LER UM LIVRO E PAREM DE ENCHER O SACO!!! METIDOS A INTELECTUAIS!!! EU ADOROOO NOVELAS E NÃO É POR ISSO QUE SOU BURRA, BURROS SÃO VCS QUE VEM AQUI PAGAR PAU DE INTELIGENTES E METIDOS!!!
    AFF!!!!

Envie seu Comentário