
Não é fácil manter um programa de humor no ar por mais de uma temporada. Hoje em dia o telespectador está cada vez mais exigente, tanto que desde a época de Os Normais não tínhamos um seriado de humor bem-sucedido. Emocionar com uma cena de novela, na maioria das vezes, é mais fácil do que arrancar risadas do público.
Quando Tapas & Beijos estreou na grade de programação, há mais de um ano, parecia mais do mesmo. Estavam lá figurinhas carimbadas no humor, como Fernanda Torres e Andréa Beltrão, mas também novatos em fazer graça, como Fernanda de Freitas e o estreante Érico Brás. Logo no primeiro episódio já deu pra ver que algo ali estava dando muito certo. E continua dando, tanto que a produção já garantiu a terceira temporada para 2013.
Nos primeiros episódios ainda foi difícil diferenciar Fátima de Vani, mas aos poucos Fernanda Torres foi criando uma personagem nova, com tiques e trejeitos próprios.
O segredo do sucesso é a renovação. Quando as confusões amorosas de Sueli, Fátima, Armani (Vladimir Brichta) e Jurandir começaram a perder o fôlego, entraram em cena Jorge (um Fábio Assunção surpreendente) e a filha dele, Bia (Malu Rodrigues). Jorge surgiu como um novo amor para Sueli, deixando o caminho livre para um inusitado e divertido casal formado por Jurandir e Bia.
Em pouco tempo, o romance de Jorge e Sueli evoluiu para o casamento. Da mesma forma, Armani largou a esposa e assumiu uma relação séria com Fátima, sua amante há anos. Começou aí uma nova fase para os dois casais, mas sem deixar a confusão de lado. Na mesma época, Orã Figueiredo reforçou o elenco como o hilário Tijolo. Kiko Mascarenhas, que vivia Santo Antônio na primeira temporada, voltou à série na pele do advogado Tavares.
Quando os casamentos caíram na mesmice, a série passou por mais uma renovação. Sueli e Fátima cansaram das mentiras dos maridos e pediram o divórcio. Agora separados, os quatro continuam às turras, mas sem perder a graça.
Sem ter medo de mudar quando é preciso, Tapas & Beijos segue em alta na Globo. E a audiência também é motivo de comemoração. Na Grande Porto Alegre, o seriado figura entre os cinco programas mais assistidos, perdendo apenas para Salve Jorge e A Grande Família. Renovação é a palavra do momento, seja em novelas ou seriados. O público está cansado dos mesmos clichês, do mesmo pastelão, das mesmas piadas. Afinal, o que arranca risos é a surpresa de ouvir/ver algo que não estávamos esperando.
E aí, vocês curtem Tapas & Beijos?
>>> O Noveleiros também tem um espaço no Facebook. Clique aqui, curta, compartilhe e comente.
