Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sem surpresas: vilões punidos e mocinhos felizes no final de Salve Jorge

17 de maio de 2013 33

Salve Jorge terminou sem surpresas, com os finais já divulgados anteriormente pela imprensa. O casal protagonista teve seu final feliz ao lado dos filhos, os vilões foram punidos e foram parar atrás das grades. É claro que em um capítulo só não foi possível dar muito espaço para as dezenas de personagens secundários, assim, muitos apareceram só de relance ou sequer foram citados. Isso sem falar nos “esquecidos” como Miro (André Gonçalves), que nunca mais deram as caras nem para um último adeus.

Como já havia sido divulgado, Morena (Nanda Costa) deixou Rosângela fugir. A pilantra argumentou que já havia livrado a pele de Morena uma vez, quando fingiu reconhecer o corpo da moça que morreu na explosão. Sentindo-se em dívida, a bela do Alemão deixa Rosângela escapar. Mas a moça não vai muito longe, já que a polícia está esperando no aeroporto e a leva para trás das grades.

Enquanto isso, na boate, Russo (Adriano Garib) e Wanda (Totia Meirelles) descobrem que Lívia (Claudia Raia) fugiu. Ao mesmo tempo, Lohana/Jô (Thammy Miranda) avisa que Rosângela também escapou.

Enquanto Helô (Giovanna Antonelli) e sua trupe se preparavam para a invasão da boate, as meninas traficadas eram levadas para uma “sessão de fotos” no local. Mas o ponto alto foi quando levou Russo para o quarto, cheia de amor pra dar, com direito a muitos beijos quentes e amassos. Thammy Miranda brilhou em sua melhor cena na novela e surpreendeu o público. Impagável foi ver a cara do bandidão quando Lohana puxou uma arma e o rendeu ali mesmo, na cama, seminu e algemado. Russo queria “sacanagem” e levou, literalmente.

Após a invasão da boate, Irina (Vera Fischer) e os capangas são presos e as meninas finalmente comemoram a tão sonhada liberdade. Wanda tenta escapar por uma passagem secreta, mas é flagrada por Morena. A mocinha faz a pilantra “sambar” abaixo de balas, mas ela não conta o paradeiro de Jéssica. Mas a melhor parte foi quando Russo finalmente levou o troco das traficadas. levou as garotas até o quarto onde o bandido estava algemada e liberou para que todas elas devolvessem os tapas e socos que levaram durante o tempo em que ficaram escravizadas. Castigo mais do que merecido!

Vestido “com as armas de São Jorge”, Théo (Rodrigo Lombard) foi atrás da pequena Jéssica na Capadócia. Sarila (Betty Goffman) lembrou Zyah (Domingos Montagner) do sequestro do bebê de Demir (Tiago Abravanel) e sugeriu que a filha de Morena poderia estar escondida no mesmo lugar. Em uma caverna, Théo pressionou um casal e acabou encontrando a menina. A neném foi levada sã e salva para os braços da mãe, com direito a um beijo apaixonado no “papai salvador”.

Dona Leonor (Nicette Bruno) ficou chocada ao descobrir que Celso (Caco Ciocler) era filho de seu falecido marido. No acerto de contas com Isaurinha (Nivea Maria), a milionária deixou bem claro que jamais perdoará a amiga, mas manterá a “mesadinha” por algum tempo. E o canalha Celso, que aprontou a novela inteira, terminou rico, com a guarda da filha e nos braços de Amanda (Lizandra Souto), outra que merecia ficar na miséria. A pobre Antônia (Letícia Spiller) ficou sem filha, com o nome sujo na justiça e tendo que aguentar o mala do Carlos (Dalton Vigh). Muito injusto!

Na Capadócia, Mustafá (Antonio Calloni) foi atrás de Berna (Zezé Polessa) e a convidou para buscar Aisha (Dani Moreno) no aeroporto, alegando que em nome da filha eles precisavam “estar juntos, mesmo que separados”. Sem descartar uma futura reconciliação, Gloria Perez deu um final justo para Berna, que não merecia ser feliz para sempre, mas também está aberta a uma redenção.

Aisha se despediu da família biológica no Alemão e voltou para a Turquia. Mas a jovem prometeu a Delzuíte (Solange Badim) que as levaria para conhecer sua terra. Falando nisso, Pescoço (Nando Cunha) continuou malandro e encostado, sempre espiando o banho de sol de Maria Vanúbia (Roberta Rodrigues). Achei injusto, o malandro merecia levar uma lição e a pobre Delzuíte deveria ter se livrado do traste…

Haroldo (Otaviano Costa) e Érica (Flávia Alessandra) ficaram mesmo juntos, com direito a um beijo nada técnico do casal da vida real.

Bianca (Cleo Pires) faz o mesmo que fez a novela inteira: fofocar com a amiga Maitê (Cissa Guimarães). Ela lamenta ter perdido Zyah e garante que jamais esquecerá o romance com o turco. Na Capadócia, o guia faz o mesmo e comenta com Demir o quanto foi feliz com sua amante brasileira. A conversa dos dois é interrompida por Ayla (Tânia Khalil), que chega com a notícia de que está grávida. O núcleo turco se reúne para uma foto de despedida, encerrando sua dispensável participação na novela.

A tal cena secreta de Wanda e Lívia no presídio não tinha nada de surpreendente. Wanda se mostrou “convertida” e revelou ter “encontrado Jesus”. Já Lívia se prepara para fazer charme para o diretor do presídio, dando a entender que usará seu charme irresistível para escapar da prisão. Mais um final em aberto…

Como final de novela tem que ter casamento, foi a vez de “Donelô” e Stênio trocarem alianças (de novo). Entre os convidados, Drika (Mariana Rios) é a única que se mostra insatisfeita e comenta com Pepeu (Ivan Mendes) que os pais nunca deram certo juntos. Mais um grande erro de Gloria Perez foi deixar o casal de picaretas impune, e ainda por cima com um bebê a caminho.

Nas cenas finais, Théo e Morena finalmente voltam para o Brasil e são recebidos com festa no Morro do Alemão. Thompson (Odilon Wagner) surpreende ao tascar um beijão em Lucimar (Dira Paes). Outra surpresa foi dona Áurea (Suzana Faini), que aparece para conhecer a neta e dar um abraço em Morena, depois de tanto implicar com a nora a novela inteira.

Ao som de “Esse cara sou eu”, Salve Jorge se despediu do público sem surpresas. Vilões punidos, mocinhos felizes e nenhuma grande cartada no capítulo final. Para uma novela que colecionou críticas nos últimos meses, foi um desfecho justo, sem grandes invenções e previsível. Salve Jorge, de certa forma, vai deixar saudades. Afinal, adoramos odiar a história mirabolante de Gloria Perez. Pode não ter sido uma trama ótima, mas com certeza deu o que falar.

E VOCÊS, O QUE ACHARAM DO FINAL DE SALVE JORGE?

Bookmark and Share

Comentários (33)

  • sl diz: 17 de maio de 2013

    O fim da novela foi muito sem noção,tinha pelo menos que ter um final digno de reapresentação.

  • anderson diz: 17 de maio de 2013

    descupas mais a novela demoroj muito tempo pra acabar nao gostei nao acabou um coco nao apareceu celso nem valesca com almir e sem falar qual era a mafia de mustafar descupas maas as novelas da globo utimamente o final esta uma bosta pois merecemos coisa melhorr

  • veronica diz: 17 de maio de 2013

    Desde o inicio achei que poderia ter explorado melhor o tema fe, nao achei emocionante a invasao da boate e o Theo salvando a filha, muito fraca as cenas. Esperava mais emocao e acao. Que pena.

  • Valeria diz: 17 de maio de 2013

    Gostei da deixa de Glória Perez do final da Vanda, que as pessoas fazem todos os tipos de maldade vão presas e se “convertem“ , a arte imita a vida.

  • Fernanda Souza diz: 17 de maio de 2013

    Achei a pior novela dos últimos tempo, conseguiu ser mais boba que as novelas da 7.

    Foi tarde.

  • AMANDA diz: 17 de maio de 2013

    Alguem pode me explicar o que foi acena do primeiro capitulo,onde a Morena aparecia sendo leiloado por um monte de pinguins,por $3.500 euros,e depois fugia..sei lá…como se a novela tivesse começado pelo fim….e hj não concluiram a cena…Será que a Glória Peres achou que ninguem se lembraria desta cena e meteu o Loko?

  • Rosa diz: 17 de maio de 2013

    Infelizmente alguns pontos não foram mostrados, um deles seria o reencontro de Mustafá e da Morena com a filha, afinal foi ele que a ajudou. E o telefonema do pescoço pra Livia, eu não vi o que foi resolvido, O resto até foi legal, deu até pra emocionar ao ver D.Aurea no Alemão, vendo a neta e o Junior.

  • VIVIANNE diz: 17 de maio de 2013

    EU PARTICULARMENTE GOSTEI ,NÃO FOI UM FINAL BESTA, COMPARADO AS ULTIMAS NOVELAS ANTERIORES.OS VILÕES MERECIAM MESMO IR PARA A CADEIA.E MELHOR DO QUE ISSO TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE COMO TEM QUE SER.

  • Blanca de Argentina diz: 18 de maio de 2013

    Me gusto, pero se nota que ya Gloria Perez tiene la cabeza quemada y ademas se abre tanto en las historias secundarias durante toda la novela que despues no le alcanza el capitulo final de dos horas para cerrar bien las historias, Yo queria para Livia un final al estilo Flora de A Favorita, que realmente la pasara mal en la carcel, y esa conversion de Wanda en “pastora evangelica” tal vez copio el ejemplo del maldito que mato a Daniela Perez,

    No me gusto el final feliz de Celso y Amanda, ella demostro que realmente le importa el dinero y no los hombres porque cualquiera le venia bien, mientras fuera heredero, pero no merecian ni la felicidad ni el dinero, Me hubiera gustado ver mas de Waleska y Almir, no me gusto que apareciera Bianca en el casamiento de Helo, y realmente Drica y Pepeu merecian al menos un susto y no quedar totalmente impunes de todas las que hicieron.

    Y… por supuesto que los mejores fueron en tooooooooooooooda la novela Helo y Stenio.

  • ELTON diz: 18 de maio de 2013

    Depois de 5 meses, a piriguete e delegada Helô conseguiu,

    finalmente, prender alguém. Se todos(as) delegados(as)

    fossem assim, as cadeias estariam vazias. Meu Deus !!!

  • Toni Rocha diz: 18 de maio de 2013

    Final sem feder nem cheirar… Como dito alguns peronsagens foram sumariamente dispensados mais alguns fins injustos. Detesto quando vilão vai preso no Brasil, pois sabemos que aqui as penas são muito brandas para os bandidos, elas deveriam ter se ferrado na Turquia, eheh.

  • Loni diz: 18 de maio de 2013

    Gloria eu adorei o final da novela ! Se na vida real fosse assim o mundo seria bem melhor!

  • patricia camila diz: 18 de maio de 2013

    Pois é… muitas coisas ficaram em aberto, o que me chamou atenção foi o resgate de Jéssica nas montanhas, rapidamente Zyah e Theo chegaram na montanha e resgataram o bebê, e no final do capítulo teve uma retrospectiva onde Theo subiu as montanhas sozinho, levou dias para chegar lá, passando frio e fome e milagrosamente apareceu o cavalo de São Jorge para lhe ajudar, e então, como fica isso? Onde estava o Zyah? Realmente tem muito furo nesse roteiro…. e o pai do filho de Morena? Sumiu da novela? nunca mais se falou nele, ( o pai do Júnior) tudo bem que é uma obra de ficção, mas esta precisa ser mais exata….

  • Soní diz: 18 de maio de 2013

    Achei esse final razoável, daria uma nota 8. O que nao gostei mesmo foi a Drika e Pepeu ficarem impunes, bem como Celso ter sido premiado com uma boa herança e ainda ficar com a cúmplice Amanda , intragável. Até para o gato do Russo ela se preocupou em dar um final feliz, deixando alguns atores no vácuo. A Érica ficar com o Haroldo, em sua paixao relampago, achei meio forçado. Theo e Morena felizes para sempre é o óbvio do óbvio. Já os bandidos apenas presos foi um pouco decepcionante, gostaria que eles sofressem mais antes disso, para que nós sentíssemos um pouco mais de justiça sendo feita, pelos crimes cometidos por eles. Enfim, no todo, ficou perto do esperado.

  • Marcião diz: 18 de maio de 2013

    Pelo menos isso, mocinhos felizes!
    Eu parei de olhar novelas da Globo por mostrarem injustiças. Creio que injustiças o ser humano já assista bastante nos tele jornais do Datena e do Marcelo Rezende.
    Daí pode alguém dizer: Ah mas a novela é como a vida real!
    Não é não!
    A novela é muito assistida pelas famílias, inclusive crianças.
    E não é isso que a TV deve ensinar aos nossos filhos.
    Mas entendo que essa atitude de punir os bandidos da trama aconteceu porque Glória Pérez teve uma barbárie ocorrida em sua família. De maneira alguma ela fará uma novela sem que o vilão seja punido.

  • Neide diz: 18 de maio de 2013

    Achei ótimo bem coerente em relação ao foco da trama e sobre o comentário em relação ao Pescoço e os irresponsáveis Drika e Pepeu infelizmente na vida real existem muitos iguais e que acabam nunca sendo punidos não é mesmo???

  • Mariana diz: 18 de maio de 2013

    Previsivel? Sim. Mas gostaria de comentar que nem sempre o final eh justo na vida real. Infelizmente, os “malandros” como o personagem Pescoco existem aos montes, e tenho certeza que muitos acabam se dando bem se aproveitando dos outros.
    Entao acho que a novela realmente retratou a vida real (obviu que nao toda ela ne) e o que infelizmente deixa margem pro povo pensar que, neste caso que citei, o malandro se da bem.

  • maria diz: 18 de maio de 2013

    E o Pescoço,ficou numa boa,e o envolvimento dele com a Livia,onde etá esclarecimento?Não gostei,final muito fraquinho!!!

  • drikka diz: 18 de maio de 2013

    Querida Amanda tu q não prestou atenção nesta cena pois ela aconteceu durante a novela com uma das primeiras cenas q a more.a passa por mais bocados na Turquia atinge o cliente e foge… Logo retorna. Essa realmente aconteceu dentre tantos guria esse não ficou em aberto…

  • COLMAR CUNHA TESSIS diz: 18 de maio de 2013

    ACABOOOOUUUUUU!!!!!!! ACAAAABOOOUUUUUUUUU!!!!!!!

  • Lalo diz: 18 de maio de 2013

    Mais uma novela daquelas que se tivesse durado 5 capitulos contava toda a história. E ainda querem audiencia???

  • Clau diz: 18 de maio de 2013

    Também não gostei do final de Celso e Amanda, bem como Drika e Pepeu. Não interessa se isso existe na vida real. Novela não é vida real. E se Glória Perez, durante toda novela fez um grande faz de conta (faz de conta que Turquia é logo ali e sem escalas; faz de conta que todos falam português tanto da Espanha quanto na Turquia; faz de conta que Bianca é o supra sumo da beleza e sensualidade e conquista todos os homens para descartá-los logo em seguida; faz de conta que Lívia está acima do bem e do mal; faz de conta que as empregadas vivem a vida dos patrões do que as suas próprias; faz de conta que no Morro do Alemão é tudo assim bonitinho, amiguinho, seguro… carrões passeando pra cima e para baixo…. ), repito, se Glória fez um grande faz de conta, que fizesse de conta que Celso pagaria um preço alto por tanta maldade que fez para Antônia. Que Amanda fosse escorraçada de vez da casa dos Flores Galvão e vivesse na miséria, assim como Celso que nem merecia ter sido declarado como filho de Gustavo Flores Galvão. E Drika e Pepeu deveriam ter sido forçados pela vida a se virar, trabalhar, aprender a viver e não serem premiados no final com bebe que como ouvimos Helô falar pra Stênio: “… NÓS VAMOS SER PAIS DE NOVO… QUE LOUCURA ISSO!!”, ou seja deu a entender que quem vai CRIAR A CRIANÇA será Helô e Stênio. Portanto nem Drika e nem Pepeu se responsabilizarão pelo próprio filho. VERGONHA GLÓRIA PEREZ!!!!

    Odiei ver Lívia já armando um bote pra pegar o diretor do presídio. Conquistá-lo para poder sair da prisão ou fugir mesmo. Mais um abobado que vai cair na lábia dela. Mesmo que Glória quisesse mostrar que nossa justiça nada vale, não é isso que o povo quer ver e saber. Pelo menos que faça de conta que vale. Lívia deveria ter morrido com a própria seringa, e deveria ter sido morta por uma traficada ou pela Wanda mesmo. E esta poderia ter morrido na fuga da boate, mas Glória quis dar mais amplidão para a SUPER MORENA!!! Aí… deu no que deu, Isso já estaria de bom tamanho pois ver Russo apanhando das meninas, já foi perfeito!

    Thammy Miranda (Gretchen) ganhou meu respeito em relação a seu trabalho. PERFEITA na novela e no final, principalmente. Cena muito bem feita com Garib, muito sensual, que tenho certeza, prendeu a atenção de muita gente. Thammy encontrou seu lugar, sua vocação. Que tenha mais papeis daqui pra frente. Mesmo que represente uma lésbica, isso não vai tirar seu brilho. Walcyr Carrasco está aí nessa nova novela para mostrar que já é hora da sociedade parar de se horrorizar com o homossexualismo e se horrorizar mais com os políticos corruptos. O que falta em nossas novelas é SANGUE NOVO pra tirar o mofo dos autores velhos que escrevem sempre a mesma coisa. Novas ideias são preciso. João Emanuel Carneiro está aí para provar isso.

    Enfim… Um final normal, sem grandes impactos. Concordo com quem disse que foi emocionante quando Áurea conheceu a netinha. Foi sim. Mas muito furo ainda ficou no ar: Helô ficou curada do vício de comprar? resolveu fazer um tratamento ou era Stênio o problema real dela? E o segredo de Sarila? alguém sabe? Que fim levou MURAT? Ele iria se casar com Salete e sumiu. Miro já nem pergunto. Este deve ter entrado num disco voador desde o carnaval e se foi pra outro planeta. Já Drago, depois de sumido, apareceu para servir de par para Julinha. Esta que também só fez ponta e só saiu de casa umas duas vezes: pra ir à pria com Élcio e para visitar Érika no hospital. Já Márcia estava se ensaiando para Ciro, depois deu beijão em Theo e agora no final, parece que se acertou com Ciro. Bianca está a cada dia mais feia e pior com duas cores no cabelo. Maitê ficou com Ricardo e Almir se acertou com Waleska. Mas também poderia ter aparecido uma cena dos dois, como Waleska retornando ao Rio e se encontrando com Almir. Achei sem graça a cena deles somente por telefone e nós sabemos que rolou sexo com os dois pois Russo comentou com Irina que foi quente o negócio. Almir quando avisado da escuta no quarto e da câmera de vídeo, deu a entender que eles “fingiriam” transar.
    Essa mania de resolver todos problemas no último capítulo é que não dá certo. Tudo fica amontoado e muita coisa perdida. Mas enfim, acabou! Espero que Glória tire umas longas férias para refletir em ONDE ela errou. Assim, quando escrever outra novela (o que não espero), ela possa reformular seus conceitos. Sem gravações no exterior e menos gente no elenco, principalmente. Ah… e punindo os vilões como deve ser, sem deixar no ar que eles se safarão depois. Glória fez o mesmo em Caminho das Índias quando a personagem Yvone (Letícia Sabatella) fez todas maldades que pode e depois saiu ilesa. Foi presa, mas depois conseguiu fugir da cadeia seduzindo um carcereiro. Este carcereiro era o “ADAM” … kkkkkkkkkk…. SIM! é o mesmo ator! Podem dar uma olhada no link com a cena de Yvone fugindo da prisão usando a sedução. Uma cena que Glória repetiu em Salve Jorge. Lívia AINDA não fugiu, mas mostra que vai usar de sedução pra conseguir sair da prisão.

    PS: Com todo respeito a dor de Glória pela perda da filha em 1992… Mas já está na hora dela sepultar esse caso, já faz mais de 20 anos isso… Até quando ela vai prejudicar a novela dela pra dar alfinetadas no caso Daniela Perez? Chega né?! Glória não foi a primeira e nem será a última a perder um filho. E quantas mães hoje estão sofrendo pela mesma perda? Já está na hora de parar dona Glória, por favor!

  • jannys diz: 18 de maio de 2013

    O que pegou mesmo foi o final do Celso com Amanda..depois de ser um mau carater de primeira a novela inteira…cometer alienação parental(induzir a filha a desprezar a mãe) ,Celso ganha de presente a Guarda da filha ,se torna herdeiro e ainda por cima sua ex tem a vida desgtruída por ele e Amanda,DETESTEI ..vai ter muito marmanjo querendo fazer o mesmo…Ele deveria ter sido punido ,,,Antonia deveria ter conseguido se erguer e conseguir a guarda da filha novamente.E o Celso deveria ficar pobre de novo jogando tudo nos cavalos .Odiei de verdade…foi injusto!!!!!

  • ANA SANTOS diz: 19 de maio de 2013

    QUE NOVELA HEIM? E A VERA FISCHER QUE PASSOU A NOVELA INTEIRA SENTADA . . .

  • REGIANE DE SIMONE diz: 19 de maio de 2013

    A NOVELA TINHA UM TEMA ÓTIMO MAS NÃO SOUBERAM FAZER AS CENAS, O CASAL PROTAGONISTA INFELIZMENTE NÃO TEVE CARISMA, O ULTIMO CAPITULO MUITO FRACO, A INVASÃO SEM EMOÇÃO A HELO JAMAIS CAIRIA COMO CAIU,O SALVAMENTO DA JESSICA NOSSA O THEO PARECIA UM PASPALHO TUDO MAU FEITO,AI A HELO SE CASA E DEPOIS O CASAL CHEGA NO AEROPORTO ELES FICARAM QUANTO TEMPO EM ISTAMBULLL SEM DINHEIRO DA P ENTENDER? INFELIZMENTE A AUTORA SE PERDEU NÃO DEU EMOÇÃO A NOVELA DEIXOU PERSONAGENS PERDIDOS, PESSOAS COMO O CELSO SE DAR BEM, NEM VOU LISTAR AQUI SOBRE CADA CAGADA QUE VI NESSA NOVELA, ESPERO QUE A AUTORA TIRE UMA LIÇÃO DISSO TUDO QUE ELA COMETEU DE ERROS E DEIXE DE ACHAR QUE O POVO É BURRO.

  • carla diz: 19 de maio de 2013

    Alguem avisa o théo que ele perdeu um filho por favor…kkkkkk
    E o russo está esperando até agora alguém dessamarrar ele daquela cama kkkkkkkkkkkkkkk

  • Clau diz: 20 de maio de 2013

    Verdade Carla. NINGUÉM avisou Theo que ele perdeu um filho. Além do problema de consumismo de Helô (as compras ocultas dentro de armário) e do segredo de Sarila que ninguém soube qual era… Além de outras coisas que nem me lembro mais, devido a tanta confusão na novela… Ainda tem isso: de o Theo acabar a novela sem ao menos saber que perdeu seu filho.

  • Giselle diz: 20 de maio de 2013

    O final foi péssimo. Primeiro não entendi pq qd desembarcaram no Brasil, a equipe de Helô só trazia Wanda e Lívia. E o Russo? Depois a cena do Theo resgatando a filha foi xoxa e sem ação nenhuma. Outro fato que não entendi é o porque de Theo e Morena não terem retornado imediatamente ao Brasil após a prisão da quadrilha e o fechamento da boate. Passou-se o tempo, Helô e Stenio se casaram e só depois disso Theo e Morena retornam ao Brasil (ficaram fazendo o que na Turquia?). Por fim acho que a autora deveria ter mostrado Delzuíte e Lurdinha na Turquia com a filha Aisha. Bom…teve um monte de situação sem graça. Acho que a única cena legal foi o Russo sendo estapeado kkkk.

  • Luana diz: 20 de maio de 2013

    Concordo com Clau…em tudo.
    Segredo de Sarila? Miro que “sumirô” com ele, Ao menos podia ter aparecido a chatinha da Raíssa rejeitando a intragável da Amanda. Duas ótimas atrizes (Nicete Bruno e Nívea Maria) nos deram o melhor desfecho de uma das tramas da novela… e não por mérito da autora. Outro problema: edição… tinha quem aparecer “tempos depois” para casamento da Helo… mas ficou deslocado na volta da Morena e do PasTHEO. O tema era bom.
    O melhOr de tudo: ACABOU!

Envie seu Comentário