Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Saramandaia ontem e hoje: Compare o elenco da primeira e da nova versão

23 de junho de 2013 46

Grande sucesso em 1976, Saramandaia volta à telinha repaginada a partir desta segunda-feira. Se naquela época os personagens fantásticos já impressionaram o público, imaginem agora, com toda a tecnologia disponível. Muitos personagens clássicos foram mantidos, mas também há algumas novidades. Confira:


João Gibão, o famoso personagem de Juca de Oliveira que criou asas e saiu voando ao som de “Pavão Misterioso”, está de volta. As asas continuam lá, mas o rosto é novo. Sergio Guizé faz sua estreia na telinha como protagonista da próxima novela das 23h.


Em 1976, era Ary Fontoura quem virava lobisomem nas noites de lua cheia. Agora, na nova versão, Gabriel Braga Nunes assume o papel do Professor Aristóbulo, o misterioso personagem que assusta e intriga os moradores de Bole-Bole.


Mesmo quem não era nascido na época da primeira versão de Saramandaia, já deve ter visto ou ouvido falar na clássica cena da explosão de Dona Redonda. Na época, Wilza Carla comeu até ir pelos ares, mas agora é Vera Holtz, irreconhecível com a maquiagem e enchimentos, quem vai abalar as estruturas da novela. Literalmente.


Maria Aparadeira (Eloísa Mafalda em 1976/Ana Beatriz Nogueira em 2013) é a parteira oficial de Bole-Bole. Ambiciosa e fofoqueira, é contra o namoro da filha Marcina com João Gibão.


Cazuza (Rafael de Carvalho em 1976/Marcos Palmeira em 2013) é dono da única farmácia de Bole-Bole. Casado com Aparadeira e pai de Marcina, ele só perde a paciência quando o assunto é política. Nessas horas, o nervosismo faz com que coloque o coração pela boca. E isso não é força de expressão.


Fernando Belo é mais uma das caras novas do elenco de Saramandaia. Ele interpreta o idealista Lua Viana, recém-eleito prefeito de Bole-Bole. Há mais de 30 anos, o personagem foi vivido pelo também estreante (e aspirante a galã) Antonio Fagundes.


Noiva de Lua, Zélia Vilar é uma das líderes do movimento que luta pela mudança de nome da cidade. Veterinária, herdou do avô o ódio pela família Rosado, principalmente por Zico, a quem fará oposição política. Yoná Magalhães viveu a personagem na primeira versão, agora é a vez de Leandra Leal.


Marcina (Sônia Braga em 1976/ Chandelly Braz em 2013) é capaz de ficar em chamas de verdade quando o desejo a consome. Namorada de João Gibão, cada vez que o romance esquenta é capaz de sair pelas ruas de Bole-Bole pegando fogo.


Vivida por Dina Sfat na primeira versão, Risoleta será interpretada por Débora Bloch. Dona da pensão mais animada da cidade, ela guarda grandes segredos do passado e sente uma forte atração pelo lado selvagem de Aristóbulo.


Zico Rosado (Castro Gonzaga em 1976/José Mayer em 2013) é um líder político tradicional em Bole-Bole, mas vê seu poder desmoronar com o movimento revolucionário comandado pelos mais jovens. Quando fica nervoso, formigas começam a sair de seu nariz.


Candinha (Maria Veloso em 1976/Fernanda Montenegro em 2013) é a atrapalhada matriarca da família Rosado. É motivo de piada na cidade por viver às voltas com suas galinhas invisíveis.


Tibério Vilar (Tarcísio Meira) foi criado especialmente para a nova versão da novela. Na trama adaptada por Ricardo Linhares, ele é patriarca da família Vilar e mantém em segredo a história de amor com Candinha, já que as duas famílias sempre foram rivais. Tibério está há tantos anos sem sair de casa que chegou a criar raízes.


Criada especialmente para a versão 2013, a personagem de Lilia Cabral entra na história para mexer com o coração de Zico Rosado. Vitória Vilar foi o grande amor do passado dele, tanto que até hoje os dois não conseguem esconder a paixão. Ao ver o amado, Vitória começa a derreter de tanto amor.

Bookmark and Share

Comentários (46)

  • elizete diz: 23 de junho de 2013

    ainda não era nascida quando esta novela foi ao ar pela primeira vez, mas quando via passar alguma coisa a respeito no video show eu ficava encantada e curiosa. agora poderei curtir a nova versão e poderei matar minha curiosidade em relação aos personagens tão estranhos e assustadores e cômicos. adooorooooo!!! parabéns a equipe da Globo por tanta imaginação e muito obrigada por dar a oportunidade de muitas pessoas, inclusive eu, de assistirem a este clássico da dramaturgia brasileira.

  • Maria diz: 23 de junho de 2013

    Ansiosa para assistir a novela e espero que faça tanto sucesso quanto a versão original. O elenco é muito bom e talentoso!

  • lulubaue diz: 23 de junho de 2013

    Assisti a todos capitulos foi uma novela de grande sucesso e que dava gosto sentar e assisti- la pois era umas das novelas diferente das de hoje só maldades sempre maus maus isso chega

  • Daryl diz: 23 de junho de 2013

    GÊNIO maior da dramaturgia brasileira e universal – DIAS GOMES – com certeza poderia ser nosso 1º prêmio nobel . Falta muito reconhecimento a esse vulto de nossa cultura.

  • Marco Antonio Zanfra diz: 23 de junho de 2013

    Gostaria de saber por que na versão impressa a novela saiu como outro nome?

  • Eduardo Diniz diz: 23 de junho de 2013

    Eu tenho a novela original da GABRIELA e tentei assistir o remake que fizeram dela…Nossa! Que tragédia! Eu torço para que não façam o mesmo que fizeram com a GABRIELA!

  • Juliana Mello diz: 23 de junho de 2013

    Boa tarde, Marco Antonio. Pode informar em que data e página o senhor viu esse problema com o nome? Assim, podemos verificar o que aconteceu. Obrigada.

  • Marco Antonio Zanfra diz: 23 de junho de 2013

    No caderno TV Show de hoje, exceção à chamada de capa, a cidade é chamada de Sarabandeia.

  • willian diz: 23 de junho de 2013

    so pegaram fera da televisao nao tem como nao ser engraçado

  • Lira Neta diz: 23 de junho de 2013

    Esperei ansiosa por um “vale a pena ver de novo”, mas, se não tem tú, vai tú mesmo remake. E que sejamos felizes agora tanto o quanto fomos assistindo a primeira versão de Saramandaia. E que venha este mundo estranho e fantástico.

  • Acely Gomes de Oliveira Junior diz: 23 de junho de 2013

    Assisti toda a versão original, e vou assistir esta também. Mas eu acho que nunca será como a primeira, o ineditismo e as surpresas da primeira versão só terão efeito para quem vai ver Saramandaia pela primeira vez. Mas foi a melhor novela que já vi com toda a certeza e com toda a fantasia. Vale a pena!!

  • Luiz H. S. Valente diz: 23 de junho de 2013

    É um sacrilégio o que estão fazendo: assassinar uma obra de arte destas! Talvez seja bom para quem não viu a versão original, mas os remakes nunca fazem jus aos originais! Basta ver o que fizeram com “O Astro”! E ainda elogiaram a equipe da Globo pela imaginação! Teriam imaginação se fizessem obras originais! Mas hoje só sai porcaria, tipo este troço chamado salve jorge!

  • Carol diz: 24 de junho de 2013

    Pra que remakes??? Passem a versão original, assim como no VIVA! É disso que o povo gosta!

  • Fátima Nunes diz: 24 de junho de 2013

    Báh, espero que seja semelhante e não saia do padrão da 1°, pois foi surpreendente na ápoca.. adiante de seu tempo…uma ficção que fez muitos pensarem, pois trazia em sua bagagem muita crítica social.. Os remakes de Gabriela, O Astro, Selva de Pedra.. barbaridade… que tristeza… vou ver os primeiros capitulos.. se não for o mínimo esperado.. mudo o canal.. tem coisas que não se deve tocar… Tem coisas que só a Globo faz contra voce, rsrs

  • silvia chierighini diz: 24 de junho de 2013

    Adorei a idéia dessa novela novamente, pois assisti a primeira versão e gostei muito, espero que não mude a história. Vou assistir, se tiver muita mudança, mudo de canal!!!

  • Alencar Gomides diz: 24 de junho de 2013

    Quando assisti Gabriela no vale a pena ver de novo foi bom, o remake foi médio, acho que com Saramandaia vai ser a mesma coisa, remakes sempre são ruins comparados ao original.

  • anna diz: 24 de junho de 2013

    Assisti a primeira versao, foi inesquecivel. Espero que o ramake faça o mesmo sucesso. Boa Sorte aos atores da nova versao.

  • Mara Flores Ortiz diz: 24 de junho de 2013

    Vou assistir,mas espero que não tenham mudado muito a história.Tenho saudades das novelas de antigamente onde as histórias contadas não eram praticamente cópias umas das outras como hoje,onde só mudam os nomes dos personagens.As novelas da Globo,TV tupi enfim…muitas como:A senhora,Maria Maria,O semideus,Sinal de alerta,Fogo sobre terra,Selva de pedra,Carinhoso,O Casarão….muitos exemplos de novelas REALMENTE BOAS que prendiam-nos na frente da televisão pela qualidade das histórias.Bem que poderiam passar essas de novo,e sem mudanças,,,por favoooorrr!!!

  • FRANCISCO CABRAL diz: 24 de junho de 2013

    A primeira foi ótima espero que essa seja boa.

  • Luana diz: 24 de junho de 2013

    Eu não sei porquê eles mudam toda a novela, colocam personagens novos e etc.. Não adianta, começa a mudar muito, inventar muito, o povo não assiste. Tinha que ser igual ao original, ou então mudasse o nome da novela. Nada se compara ao original. E viva Dias Gomes!!!!

  • rogério stonoga diz: 24 de junho de 2013

    Concordo com Daryl. Dias Gomes foi um grande gênio. Assisti à primeira versão e lembro de cada detalhe. Isso mostra o grande texto e as atuações fascinantes do elenco da época. Saudades, inclusive, das atrizes Eloísa Mafalda (aposentada) e Dina Sfat (falecida).

  • Luiz H. S. Valente diz: 25 de junho de 2013

    Tirem o cavalinho da chuva! É claro que a estória vai mudar! Tem até personagens novos e já avisaram que é uma adaptação livre da obra de Dias Gomes! É uma pena que estraguem obras de arte!

  • Luiz Cláudio diz: 25 de junho de 2013

    Até que enfim uma coisa boa na Globo …. como é bom relembrar tudo aquilo … de vez em quando ‘ela’ dá uma bola dentro..

  • Elma Costa diz: 25 de junho de 2013

    Parabéns a todos do elenco de Saramandaia.Isso sim é entretenimento de qualidade…..

  • Mario Bahia diz: 25 de junho de 2013

    É isso mesmo, Daryl. Dias Gomes não deve nada a Gabriel García Marquez. Criador de personagens inesquecíveis como os de SARAMANDAIA e ROQUE SANTEIRO, Dias Gomes continua sendo o único escritor brasileiro com uma obra ganhadora da Palma de Ouro de Cannes: O PAGADOR DE PROMESSAS (1962 – Direção de Ancelmo Duarte. Com Leonardo Vilar, Glória Menezes e Dionísio Azevedo. Outra obra fundamental dele é O SANTO OFÍCIO. São obras que nos entretêm e nos divertem, sem deixarem de fazer uma crítica social ácida e bem humorada.

  • Cid diz: 26 de junho de 2013

    Só fico triste com o horário 23:00 horas.

  • MARIA DAS GRAÇAS URBANO diz: 26 de junho de 2013

    É lamentável assistir uma obra ambientada no nordeste do Brasil onde os personagens não apresentam o característico sotaque nordestino tão bonito de se ouvir!!!!
    Mais uma vez estão colocando a nação nordestina num segundo plano!!!!!!

  • Cláudio Castro X diz: 26 de junho de 2013

    Quanto ao remake, acho muito bom atualizar aos dias de hoje com efeitos especiais etc, claro sem mexer no conteúdo.Quanto ao horário 23:00h depois é somente comprar o DVD pelo site da GLOBO.

  • Fatima diz: 26 de junho de 2013

    Eu gostaria de rever SARAMANDAIA, mas na versão original, bem como O BEM AMADO, GABRIELA, ETC. O remake, nunca faz jus a 1º versão, não desmerecendo os atores. São o que há de melhor, mas a gente tende a fazer comparação e parece que fica faltando algo….

  • valdercio joaquim mendonca diz: 27 de junho de 2013

    que bom a globo mostra a nova geracao a magnifica novela saramandaia de dias gomes foi bellisima asistia na casa da vizinha pois nao tinha tv em casa na epoca eu tinha 9 anos foi maravilhosa parabens a globo

  • Elisa Hypólito diz: 28 de junho de 2013

    Estou adorando o Remake de Saramandaia! Eu comecei a me interessar pela história quando passou no Video Show, no Novelão da semana e daí em diante fiquei torcendo para passarem no Vale a Pena Ver de Novo. Mais o remake parece ser super legal, já que hoje com toda a tecnologia, vai ser muito mais fácil fazer os efeitos especiais.
    Espero que gostem!<3

  • Alessandra Martins diz: 29 de junho de 2013

    A novela original é da década de 70. Com temas tão atuais, jovens querendo mudanças, revolução. As pessoas não aceitarem as diferenças. E tudo sendo passado de uma maneira alegre e divertida.

  • carla diz: 29 de junho de 2013

    prefiro estes actores actuais, acho a história interessante principalmente aristóbulo e risoleta (Gabriel Braga Nunes e Débora Bloch), muito bom estou torcer para ficarem juntos.

  • Juliana diz: 2 de julho de 2013

    Estou gostando muito da novela e meu personagem preferido é o professor Aristóbulo. Gabriel Braga Nunes está excelente no papel.

  • Marcia diz: 3 de julho de 2013

    Foi postado que Tiberio e Vitoria foram criados para esta versão, e na anterior nao tinha um romance entre familia vilar e rosado ????

  • Marcos diz: 4 de julho de 2013

    Assisti a primeira versão e me desculpem as pessoas que estão gostando da atual,mas acho que a trama está totalmente descaracterizada da de 1976.Perdeu muito o sentido humorístico,além do que o elenco antigo era bem superior

  • Fernando diz: 6 de julho de 2013

    Não existia historia de amor entre as famílias Villar (Tavares na primeira versão) e Rosado. Quanto às expectativas de alguns em ver um reprise da primeira versão, esqueçam! Quase todos os capítulos foram consumidos pelo fogo em um dos incêndios da globo.

  • Ana Beatriz diz: 17 de julho de 2013

    To amando a novela principalmente o nosso prefeito Lua :D

  • rosa diz: 21 de julho de 2013

    eu assisti pouco tinha 10 anos e nao tinha tv .. e assistia no vizinho quando dava eu adorava assistir, a aparte q mais me lembro foi quando dona redonda explodiu. e adoro todas as novelas antigas gostaria de que, cavalo de aço voltasse ..

  • olenka costa diz: 4 de agosto de 2013

    como todos os outros, gostaria de ver as originais que reprisace em vale a pena,pq mudaram anjo mau? por favor nao mude as versoes!

  • fatima diz: 5 de agosto de 2013

    gostaria de saber mais de outras novelas antigas.obrigada fatima do carmo durvalino.

  • ANDRÉ PACHECO diz: 9 de agosto de 2013

    Gostei muito da 1ª versão e a segunda é melhor ainda.

  • elenice diz: 10 de agosto de 2013

    nao assisto e tarde deve ser bom

  • joão marcos diz: 26 de agosto de 2013

    essas novelas foram sucesso no passado e será também no presente , poderia repetir com novas vesão ,os inocentes ,selva de pedra, gerônimo ,Aritana ,e outras mais

  • m_sinistra diz: 1 de setembro de 2013

    Eu estou adorando Saramandaia já que passa muito tarde eu estou vendo o vídeo da Globo tomara que o Gibão fica com a Marcinha no final os autores estão de parabéns a novela e linda

  • ramic diz: 4 de setembro de 2013

    As duas versões são excelentes. O segredo de assistir um remake eh colocar de lado o saudozismo.

Envie seu Comentário