Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

O pior da semana: Com trama absurda e elenco fraco, Além do Horizonte decepciona na estreia

10 de novembro de 2013 28
Divulgação, TV Globo

Divulgação, TV Globo

Antes da estreia de Além do Horizonte, eu sabia pouca coisa sobre a história, já que a Globo preferiu manter o mistério. Com quase uma semana de exibição, continuo na mesma. Gente, não tô entendendo essa novela!

Resumindo, pelo pouco que eu compreendi até agora: Alguns personagens sumiram, deixaram a família pra trás e foram em busca da “verdadeira felicidade”, deixando apenas algumas palavras explicando isso a seus entes queridos.

Lili (Juliana Paiva) está à procura do pai LC (Antonio Calloni). William (Thiago Rodrigues) investiga o sumiço do irmão Marlon (Rodrigo Simas) e da tia Tereza (Carolina Ferraz), Rafa (Vinicius Tardio) está desesperado com o sumiço da namorada Paulinha (Cristiana Ubach). Pois é, todos esses personagens foram não sei pra onde, em busca de não sei o quê.

Corta para a fictícia cidade de Tapiré, que pelo jeito fica no Amazonas. O lugar é comandado pelo vilão Max Kléber (Marcello Novaes) e por Edu Dente de Ouro (Daniel Ribeiro). Uma misteriosa criatura costuma atacar os moradores do lugar. A “besta” dá fim a todos que passam do limite demarcado da floresta. Como foi dito e mostrado no primeiro capítulo, “a besta marca e mata”. Oi? Alguém me explica?

Logo de cara, já antipatizei com a mocinha Lili, que parece ser mimada e teimosa. Juliana Paiva arrasou como a periguete Fatinha em Malhação, mas ainda não estava pronta pra protagonizar uma novela. Thiago Rodrigues nunca me convenceu, não ia ser agora que ele iria me surpreender… Todo o elenco jovem, diga-se de passagem, é fraquíssimo e não consegui ver ninguém se destacar.

No núcleo “adulto”, Alexandre Borges continua sendo Cadinho, não adianta. Maria Luiza Mendonça, pra variar, é a esposa chata e obsessiva. Flávia Alessandra é… Flávia Alessandra. Sim, podem me xingar, mas ela continua tão inexpressiva quanto na época de Salve Jorge.

Outra coisa que me irritou profundamente, que pode parecer bobagem, mas achei péssimo, foi ver Laila Zaid novamente como “melhor amiga da mocinha”. Pra piorar, a ruiva volta a interpretar uma personagem chamada Priscila, exatamente como aconteceu em Amor Eterno Amor.

Não gostei da novela, quase morri de tédio e fiquei torcendo pro capítulo acabar logo. Pode ser implicância minha, já que até li algumas críticas positivas por aí. Mas como dizem que a primeira impressão é a que fica, acho que dificilmente conseguirei mudar de ideia nos próximos capítulos. Não me prendeu e pronto, me perdoem os que curtiram.

Ai, que saudades de Sangue Bom…

Bookmark and Share

Comentários (28)

  • Marcelo José Duarte diz: 10 de novembro de 2013

    A primeira cena da Juliana Paiva já mostrou o quão insuportável será sua personagem na novela : criando um barraco por causa de um mero sapo… Por outro lado, me encantei com o esperto e misterioso Nilson (JP Rufino), é um garoto que promete…
    Quanto a trama, é um risco que os autores devem ter calculado bem, achei interessante e corajosa para o horário, vale a pena assistir apesar do elenco… Espero que não se percam, como ocorreu em Sangue Bom…

  • sara andrade diz: 10 de novembro de 2013

    Nossa.mas vc é mesmo dificil de agradar né?pra vc tudo tem que ter coerencias ser tudo certinho,calma se nao me engano os autores sao estreamtes vamos dar uma chance.é complicado esse negocio de critica.pois muita gente acaba concordando sem nem mesmo ter assistido e muito menos entendido a proposta da novela

  • edivaldo diz: 10 de novembro de 2013

    Michele, mas a proposta da novela é justamente essa: O mistério. Se você saca tudo logo no início, então não há mistério. Então vamos a alguns pontos de tua crítica:
    A proposta dos autores é que justamente que os noveleiros descubram o que é a busca pela felicidade, através da busca dos personagens que no decorrer da trama, esses fatos vão ser revelados. A novela mostrará uma seita que prega a felicidade em um lugar isolado da civilização. Porém, ao que me parece, existem vilões, como em toda novela, que se aproveitam da situação desses “infelizes”, temos que assistir aos capítulos para tentar descobrir.
    Sobre a besta, por que é tão difícil ententer? A besta pode ser uma farsa criada por grupo que possui atividades criminosas na selva. Mistério a ser desvendado. Ou então, de fato, pode ser uma besta, a teledramaturgia pode usar desse surrealismo fantástico, como já vimos em muitas outras novelas: Homem que vira lobisomem (Roque Santeiro), mulher que explode de tanto comer e homens com asas (Saramandaia), árvores que falam (Meu pé de laranja lima), Vampiros (Vamp e o Beijo do Vampiro) e por aí vai…
    Concordo em relação ao elenco, a protagonista é Juliana Paiva acertou com a Fatinha de Malhação, porém como a Lili, ela erra no tom e no tempo da interpretação. Thiago Rodrigues e Vinícios Tardio, que tiveram muitas cenas e não convenceram, são fracos. Porém gosto do Rodrigo Simas, que mostrou boa atuação, mesmo com poucas falas.
    Gostei da Cristiana Ubach.
    Discordo de você com relação ao Alexandre Borges, o serio Thomás não tem nada a ver com o cômico Candinho. Maria L. Mendonça é otima no que faz. E Flávia Alessandra dá o tom certo ao personagem.
    Com relação a tua conclusão, não se pode dizer nada, pois afinal, gosto não se discute. A solução é desligar a tv ou ir em busca de outro entretenimento.

  • Ana diz: 10 de novembro de 2013

    Não achei a Juliana Paiva ruim, mas de fato tem atores (masculino) ali no elenco jovem que não sei como foi que conseguiram o papel, de tão ruins. O menininho da cidade do monstro é ótimo, por outro lado. E realmente esse papel da amiga da protagonista tá irritando.. a menina não pode espirrar que vem a amiga “tá tudo bem aí??” ai que sacoooo
    Pode ser que a novela melhore, mas pra isso essa enrolação de ai meu Deus pra onde eles foram buscar a verdadeira felicidade, tem que sair da mesmice.. pq aguentar isso durante meses é simplesmente impossível.
    E desculpae mas já antipatizei de cara com TODOS que resolveram abandonar tudo pra buscar a verdadeira felicidadezzzzzzzzzzzzzzzzzzzz… bando de egoísta e irresponsável, isso sim.
    Por fim, grande parte dos atores ali está parecendo que tá repetindo personagens mesmo, como vc citou… Flávia Alessandra, Marcelo Novaes, Maria Luísa Mendonça (faz sempre a MESMA personagem com os mesmos trejeitos), Cadinho.
    Com tantos problemas mesmo assim não estou odiando, está no sinal amarelo – se continuar no lenga lenga vou passar a odiar.

  • Felipe diz: 10 de novembro de 2013

    Pra mim foi justamente o contrário: o melhor da semana foi a estreia de Além do Horizonte e o pior foi os barracos apelativos de Amor À Vida.
    Adorei a novela nova, os mistérios da história e acho que vale a pena acompanhar só pelo fato de ser uma trama diferente. O elenco realmente não é o ponto forte, mas também não é ruim. Gostei e vou continuar assistindo.

  • Kim diz: 10 de novembro de 2013

    Infelizmente o que consigo dizer até agora dessa novela é: BLAHHHHHHH
    Não conquistou não… mas saudades de sangue bom também não tenho nenhuma!

  • Nathália diz: 10 de novembro de 2013

    Penso que tuas conclusões possam ter sido precipitadas. Também achei um pouco estranha a chamada da novela, tal como os primeiros capítulos que, como dissestes, não esclarecem nada, mas acredito que o objetivo do autor é metaforizar. Caso contrário, a novela, realmente, vai ser uma bobagem. Talvez darmos um tempinho a mais para “Além do Horizonte” seja necessário. ;)

  • Chitanda diz: 10 de novembro de 2013

    Acho que você pegou errado. Já deixaram claro há muito tempo que a trama é de mistério, não dá pra dar todas as repostas que você quer na primeira semana. O elenco é fraquíssimo sim, mas como uma trama de mistério, gostei bastante de como se desenvolveu no começo. A direção eu amei, dá um tom melancólico e você entende que os personagens são infelizes.

    A premissa básica foi explicada em detalhes nessa primeira semana, e essa é a base. Eu nunca gostei de Sangue Bom por gosto próprio, mas Além do Horizonte promete. Acho que você tem que ter um pouco mais de suspensão de descrença. Assista com a mente limpa, e tente aceitar. ;)

  • Mike diz: 10 de novembro de 2013

    Comentário ridículo. Quando as tramas não abordam os temas “tradicionais”, tipo a vida comum do Rio de Janeiro, os “críticos” se sentem incomodados. Preferem a “mesmice previsível” ao inovador.

  • Karla diz: 10 de novembro de 2013

    Só de ver as chamadas, já sabia que essa novela seria péssima. História sem graça e elenco fraquíssimo by Malhação (claro que existem várias exceções, mas os “ex-Malhação” que estão na novela são ruins mesmo).
    Só podia dar em fracasso! Que venha logo “Geração Brasil”, ou sei lá que nome terá a próxima novela!
    Obs: Acho ótimo que a audiência esteja baixa, quem sabe a Globo acorde e perceba que precisa escalar melhor seus elencos!!

  • Graziela diz: 10 de novembro de 2013

    Também concordo com você, não me interessei, achei a novela chata…

  • Diva diz: 10 de novembro de 2013

    Sinceramente também não gostei.

    O elenco inteiro (na minha opinião) ainda não entrou no personagem. O papel da Flávia Alessandra não combina com ela. As falas parecem algo irreal. Sei lá, não me passa “verdade”. Tem algo nos diálogos que me irrita e me deixa pensando “quem diz isso? quem fala desse jeito?”.

    Argh. E já percebi que a Lili é uma burra mesmo e o roteiro tá me irritando. Primeiro por atender o telefone no meio da ponte. Gente, pede pro cara ligar depois e liga quando sair da ponte. Segundo que tipo de pessoa sensata fica pulando na droga da ponte pra outra pessoa cair. E terceiro e principal: QUE TIPO DE PESSOA SE JOGA DENTRO DA ÁGUA, NUM RIO CHEIO DE PEDRAS E NÃO SE MACHUCA???

    Não sei se é implicância por saudades de Sangue Bom, mas essa novela está me irritando. Tem tudo para ser top, mas é uma porcaria.

    Só acho.

    Muah!

    Diva

  • Beatiz Rukt diz: 10 de novembro de 2013

    Realmente, a novela não entusiasma. Os sumidos com certeza se perderam no Trângulo das Bermudas. A Globo quer empurrar goela abaixo estes atores que ele criam na Malhação, mas são muito fracos. A Globo não quer pagar aos bons atores que acabam indo pra outra emissora e fica com um elenco mixa, assim vão perder audiência.

  • Roberta diz: 11 de novembro de 2013

    Acho que tem uma distância grande entre não gostar e não compreender. Pelo que li, a trama da novela está além do seu entendimento. A novela é inspirada em quatro obras consagradas que ajudam a compreender os temas propostos à discussão. Assista pra ver se entende alguma coisa e depois comenta, ok?

  • Márcio C.M. diz: 11 de novembro de 2013

    Confesso que ainda não conseguir simpatizar ou antipatizar com essa nova novela das 19h, simplesmente não me chama muito atenção, por enquanto não fede, nem cheira pra mim. Contudo, concordo que de um modo geral, o elenco deixar a desejar, ainda mais se compararmos com o elenco da novela das 18h que é digno de um elenco da novela das 21h, tamanha quantidade de atrizes talentosas e bonitas (Mariana Ximenes, Carolina Dieckmann, Letícia Spiller, Tânia Kalill, Bianca Bin, Nathalia Dill, Luiza Valdetaro, etc.

  • Camila diz: 11 de novembro de 2013

    No geral, eu gostei. Estou bastabnte curiosa, emhora tenha certo receio de que o final se revele algo meio Lost. Não consegui ainda avaliar os atores; acho que o núcleo de Tapiré é o mais interessante, por enquanto. O que realmente me deixou boquiaberta, no negativamente falando, foi a história da besta: uma cópia descarada do filme A Vila, do Shyamalan.

  • Amanda diz: 11 de novembro de 2013

    Não curti o primeiro capítulo e não vou perder tempo assistindo aos demais!

  • Rodrigo F diz: 11 de novembro de 2013

    Nossa, quem deveria ter um blog sobre novelas é o Edivaldo… manja muito hein hehe.

  • Ana diz: 11 de novembro de 2013

    Márcio, como vc pôde fazer essa lista de atores de Joia Rara e não colocar a Mel Maia?? Aquela menina detona muito!

  • Márcio C.M. diz: 11 de novembro de 2013

    Realmente Ana, a Mel Maia é um prodígio de atriz e também não citei o elenco masculino que também está bem melhor que o da novela das 19h.

  • maria diz: 11 de novembro de 2013

    acho que concordo com mike , as novelas da globo ja estao ficando previsiveis … mas essa ta inovando coisa que algumas pessoas nao gostam .

    bom eu achei legal a novela ….. bem misteriosa ou seja dificil de desvendar .. as novelas da globo sempre contam o mistrio pro publico e para os perssonagens nao !
    isso fica intediante e facil (e o facil e chto)
    coisas misteriosas sao bem interessantes e divertidas . okok o elenco e jovem de mais e os autores estreantes mas para tudo tem sua primeira vez , acho q eles estao fazendo um bom trabalho.
    michele vc acha msm q iria ter o resumo da novela em uma semana …. a por favor ne ….. vamos assistir mais e depois criticaremos OK?

  • Fabiana diz: 12 de novembro de 2013

    Eu gostei da novela sim.. Acho que com uma semana é muito pouco para você analisar, sendo que nem entendeu…
    A novela em sí será em tom de mistério até quase o fim pelo que andei lendo, e é isso o que mais tem me feito ver, me dá vontade de assistir novamente..
    E das novelas que estão no ar, é a única que eu olho, porque as outras sinceramente…
    Esta é minha opinião!

  • laura diz: 12 de novembro de 2013

    saudades de sangue bom!!!!!!!!!
    essa novela vai ser uma baita bomba, podem escrever!

  • Cah diz: 15 de novembro de 2013

    Concordo em gênero, número e grau. Não me agradou em nada!
    Quanto à Flávia Alessandra, SEMPRE a mesma coisa!

  • Elisabeth diz: 16 de dezembro de 2013

    A novela está melhorando pois tirou o foco do caminho para a felicidade, está ficando mais real … o caminho para a felicidade está no real , nas atitudes, nos sentimentos, não em um lugar específico , primeiro a felicidade dentro e consequentemente ela estará fora tb. Boa a mudança!

  • suely diz: 18 de dezembro de 2013

    Realmente a novela está melhorando, e não concordo que a escolha do ator Vinicius Tardio tenha sido prematura, só que os autores deveriam explorar mais o personagem dar mais vida chega de tristeza tá faltando um novo amor na vida dele mais alegria

  • Valmir Wilson diz: 25 de janeiro de 2014

    Santa IGNORÂNCIA!!! Essa é uma das raras bos novelas e você, Dona de um blog me fala isso? Opinião tudo bem, mas vamos se ligar né!! Se esse mesmo enredo/tema fosse feito num filme Americano tu ia amar né??

    Brasil…….. é o Brasil, onde os ignorantes são formadores de opinião!!

  • raquel diz: 11 de agosto de 2014

    eu adorei a novela, os atores nao sao mt bons, mas eu adorei a ficcao, o misterio, essa é a ideia, a novela é otima com essa complicacao de ir em busca da felicidade

Envie seu Comentário