Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Prêmio Noveleiros 2013: Qual foi a melhor novela do ano?

12 de dezembro de 2013 34

novelas

O fim de ano chegou, por isso chegou a hora de elegermos os melhores da telinha nos últimos meses. Na minha modesta opinião, 2013 foi um ano fraco em termos de novelas. Não houve um arrasa-quarteirão como Avenida Brasil ou Cheias de Charme, poucos atores realmente se destacaram, mas sempre é bom fazer essa retrospectiva, não acham?

Pra começar, que tal escolher a novela mais marcante do ano? Vamos às candidatas:

 

trilha-sonora-flor-do-caribe

- Flor do Caribe trouxe o ritmo caribenho e muito sol e paisagens belíssimas para os finais de tarde. Walther Negrão prometia uma nova Tropicaliente (sucesso do autor nos anos 90), mas o elenco fraco acabou comprometendo a história, que tinha tudo para ser boa.

 

logo-sangue-bom2

- Seis protagonistas jovens, muitas críticas ao mundinho das celebridades e até à própria televisão, com homenagens a novelas anteriores. Esses ingredientes deram o tom certo a Sangue Bom, primeira novela da parceria de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Uma trama gostosinha de assistir, mas que ficou um pouco enrolada no final. O desfecho não agradou ao público, que esperava um castigo maior para a vilãzinha Amora.

 

amor-à-vida_colorida

- Amor à Vida chegou como uma boa aposta de Walcyr Carrasco, estreante no horário nobre. A trama começou ágil, com cenas impactantes logo no primeiro capítulo. Porém, o excesso de personagens chatos e dispensáveis, além de cenas bem forçadas acabou irritando o telespectador. Chegando na reta final, Amor à Vida vai entrar para a história como “a novela do Félix”, o vilão que amamos odiar.

 

Saramandaia_PB_transparente

- Saramandaia foi o remake do horário das 23h este ano, uma trama cheia de realismo fantástico, criada por Dias Gomes e reescrita por Ricardo Linhares. Os efeitos especiais e o ótimo elenco foram os pontos altos da novela, mas o horário ingrato (e que mudava constantemente) acabou afastando o público.

 

Joia-Rara1

- Depois do sucesso de Cordel Encantada, Duca Rachid e Thelma Guedes voltaram a encantar o público com Joia Rara, uma história leve, bem contada e com um tema até então pouco explorado na telinha. O budismo serve como pano de fundo para a história de amor de Franz e Amélia, em uma época cheia de conflitos sociais, Segunda Guerra Mundial e intolerância, a pequena Pérola nasceu para trazer luz para todos que a cercam. Mais um trabalho incrível de Mel Maia, a menina que encantou o público em Avenida Brasil e voltou a mostrar sua graciosidade este ano.

 

alemdohorizonte

- Além do Horizonte mal começou, mas o sinal vermelho já acendeu nos bastidores, devido aos baixos índices de audiência. Com uma trama confusa, a trama dos estreantes Marcos Bernstein e Carlos Gregório divide opiniões, mas no geral pouca gente está entendendo os rumos da história.

E AÍ, QUAL FOI A MELHOR NOVELA DO ANO?

Bookmark and Share

Comentários (34)

  • Maria Helena diz: 12 de dezembro de 2013

    Esta seleção não seria para a pior novela de 2013?
    Flor do Caribe teve uma baixa audiência por toda novela
    Sangue Bom teve sua pior audiência registrada no horário das 19.00
    Saramandaia respondeu bem pelo horário, mas não agradou no geral
    As estreantes Joia Rara e Além do Horizonte nem chegaram a emplacar.
    Amor a Vida é a novela do Felix, sem ele a novela naufragaria junto ao enorme e improdutivo elenco.
    Não tem melhor novela, todas fracas e de dramaturgia repetitiva tipo novela Mexicana.
    Já esta passando da hora de rever autores de bons enredos.

  • Márcio diz: 12 de dezembro de 2013

    Embora eu ache que não vai ganhar, a minha preferida é Sangue Bom.

  • Osken diz: 12 de dezembro de 2013

    Maria Helena, essa enquete é pra perguntar qual foi a novela de melhor qualidade e não a novela de melhor audiência. Nem sempre audiência é sinônimo de qualidade, sangue bom e joia rara dentre outras são bons exemplos disso.

  • Arnildo Krein diz: 12 de dezembro de 2013

    Quando os escritores de novela vão fazer alguma coisa decente?
    Os roteiros são SEMPRE os mesmos, Os vilões, os mocinhos, o golpe da barriga,,,
    incentivos à violência , ao homosexualismo, à inveja e tudo mais o que existe de ruim.
    Que tal fazer algo alegre, bem humorado e principalmente EDUCATIVO?

  • Julia diz: 12 de dezembro de 2013

    Eu acho que nenhuma novela realmente arrancou suspiros, mas se for pra votar em uma, Sangue bom seria a minha escolha.

  • Yasmin diz: 12 de dezembro de 2013

    Não fosse pelo final ridículo (o pior que já vi), eu votaria em Sangue Bom. Mas o final dela estragou tudo.
    A menos pior é Amor a Vida.
    E o fiasco do ano é Além do Horizonte (ou Além do Tédio).

  • Maria Helena diz: 12 de dezembro de 2013

    Osken , sim eu sei. Fiz a referencia do ibope exatamente para mostrar que o tempo da Avenida Brasil já vai longe, e hoje não temos muita escolha.

  • janiceeuzebio diz: 12 de dezembro de 2013

    para mim foi joia rara

  • Geórgia diz: 13 de dezembro de 2013

    A melhor novela de 2013 (a única que tem excelente roteiro, elenco e direção) é Pecado Mortal, da Record. É injusto não lhe dar o devido valor, apenas por não ser da Rede Globo. Pecado Mortal é uma produção de época (anos 70) impecável, com os diálogos ágeis e inteligentes de Carlos Lombardi, e uma história que prende o espectador.

  • Nina diz: 13 de dezembro de 2013

    Pra mim tambem é Joia Rara. Nao é uma novela excelente como foi C. Encantado, mas é linda. Eu acho que o erro das autoras foi convidar praticamente todo o elenco de Cordel.

  • Junior diz: 13 de dezembro de 2013

    Vejo muitos comentários reclamando da falta de criatividade dos autores e blá blá blá, mas quando temos algo diferente as pessoas reclamam que a trama não tem sentido e blá blá blá… Dos poucos dias que vi Além do horizonte gostei mesclou bem juventude e experiência além do que é uma proposta diferente.

  • Jack diz: 13 de dezembro de 2013

    Fiquei dividida entre Sangue Bom e Joia Rara…são duas novelas com temática diferente, mas que da gosto assistir por não ter muita enrolação.

  • Nana diz: 13 de dezembro de 2013

    Georgia, tambem não acho justo que ninguem da o valor que a novela merece por ser da Record, nem viram e ja criticam. Admito nunca fui fã da recorde mas essa novela me prendeu. Assisto amor a vida 1 vez por semana, mas essa eu tiro o chapeu.

  • Ana diz: 13 de dezembro de 2013

    Joia Rara, apesar de não ser uma novela OMG QUE COISA INCRÍVEL, é muito boa e é a melhor dessas. Sangue bom foi legal mas aquele núcleo cômico me irritava..
    Gostaria de me pronunciar e dizer que gosto de Além do Horizonte. Tem umas partes e diálogos engraçados.

  • Maria Elisabeth Calderaro da Cruz diz: 13 de dezembro de 2013

    Nenhuma novela, passou no meu entender, tudo muito chato e ruim, não agrega nada , somente ódio, roubo, chega de desgraça, já basta o que esta acontecendo em nosso País,
    um bando de safados sempre tirando vantagem e nós que pagamos impostos até para respirar, não temos nada de qualidade, Saúde, Educação e Segurança.
    Pronto Falei.

  • Ana diz: 13 de dezembro de 2013

    Não acredito que até aqui tem problemáticos que conseguem enfiar o assunto governo e impostos em absolutamente tudo, até quando não tem nada a ver.

  • Misaek diz: 13 de dezembro de 2013

    Penso que 2013 não foi um dos melhores anos para as novelas da Globo. Em praticamente todos os anos, pelo menos uma novela chama a atenção pela excelente qualidade (de roteiro, enredo, interpretação etc.), mas, sinceramente, neste ano isso não aconteceu. Podemos afirmar que as novelas tiveram seus méritos, mas defeitos também).

    Flor do Caribe foi uma novela “leve” que contava uma história há muito repetida em novelas. Ficou chata ao explorar demais a imbecilidade do mocinho e a carinha de coitada da Ester (que sofreu demais nas mãos do vilão). Pecou também ao tentar misturar a Segunda Guerra Mundial com a atualidade e criou uma história que não convenceu, principalmente pela idade daquele vilão, cujo nome nem lembro mais – o velhinho de cadeira de rodas.

    Sangue Bom foi uma novela nota 7, digamos assim. Foi boa por explorar o incansável modelo comédia/romance, tradicional no horário da 19h. Mas se tornou vulgar demais e o final foi, ironicamente, muito antirromântico.

    Amor à Vida é uma novela chata, com personagens enjoativos e cenas arrastadas e repetitivas (por exemplo, aquele casal que só pensa em sexo). Félix e Valdinere sustentam a novela. Mas, para mim, o principal erro diz respeito ao triângulo amoroso, que não gerou simpatia: Malvino Salvador e Juliano Cazarré, péssimos, não agradam nem um pouco. A personagem de Paolla Oliveira parece muito apática. Dessa forma, o núcleo romântico não passa de enrolação – e o autor explora outros núcleos muito mais, para compensar, provavelmente.

    Não cheguei a assistir a muitos capítulos de Saramandaia. Me pareceu uma novela boa, mas acho que ficou muito sem graça explorar a mudança da cidade – sei lá, isso cola hoje? A não ser pelos personagens engraçados com Encolheu e Dona Redonda, e pela linguagem geralmentemente engraçada, a história ficou sem sal.

    Joia Rara é uma novela decente e até boa de assistir. Não gosto, no entanto, dos muitos estereótipos retratados nem da “comicização” do núcleo budista, que, para mim, deveria ser mais sério.

    Além do Horizonte, mal começou, já é Aquém do Horizonte. Nada chama atenção nessa novela além do menino Nilson, que eu acho muito simpático.

  • m_sinistra diz: 14 de dezembro de 2013

    pois ser eu fosse escolher ia ser Saramadaia não tinha duvida foi ótima e sangue Bom que o final foi muito criativo e interessante

  • Ana diz: 14 de dezembro de 2013

    Que comicização do núcleo budista? O fato de eles jogaram futebol? Não tem nada de piada ali, eles só aparecem como pessoas leves e de bom humor, provavelmente como pessoas com espíritos mais evoluídos e felizes devem ser.

  • muriel diz: 14 de dezembro de 2013

    concordo com a Georgia pq só as novelas da globo que entraram na disputa de melhor novela? Vc colocou a porcaria da novela Além do Horizonte e não deu uma chance para Pecado Mortal? peraí né. essa novela é uma das melhores que a Record já produziu nos últimos tempos e merece sim ser colocada na disputa.

  • Menina diz: 14 de dezembro de 2013

    Cabocla, sempre Cabocla, e deveria reprisar mais uma vez, mas sem cortes, pois, só estraga a obra!

  • juliana diz: 15 de dezembro de 2013

    por incrivel que pareça , na minha opinião, foi o CRAVO e a ROSA.

  • Adriana Nunes diz: 15 de dezembro de 2013

    Saramandaia arrasou, agradou todos os publicos, eu via crianças comentando sobre a novela, uma novela com um ótimo figurino simples e harmonioso,alegre, divertida com uma grande dose de ficção , sem contar o elenco, Fernanda Montenegro, Zé Mayer, Tarcicio Meira, e alguns jovens talentos de deram show…Melhor sem duvida nenhuma..Se fosse votar na pior, Flor do Caribe ganharia disparada..

  • Flávio R. Lucas diz: 16 de dezembro de 2013

    QUE SAUDADE DE JANETE CLAIR, DIAS GOMES, CASSIANO G. MENDES e IVANI RIBEIRO !

  • Fernando Vecchio Pereira diz: 16 de dezembro de 2013

    Concordo plenamente com o Flávio R. Lucas, o padrão de qualidade das novelas da Globo vem caindo bastante!!!!!!!!!!!

  • Felipe diz: 17 de dezembro de 2013

    Sangue Bom foi a melhor novela do ano de 2013 pois há tempos eu não via uma trama inteligente, sabe aquele tipo de novela que não te engana, não te faz de bobo. A história, apesar de manjada ( digo isso porque é a mesma temática de Ti – ti- ti , por coincidência , também da Maria Adelaide Amaral), muitos podem achar que o final de Amora foi ridículo. Eu não acho nem um pouco. Os autores deram uma crivilidade à regeneração da personagem que confesso me emocionei: com a morte da irmã Simone, Amora passou a cuidar dos sobrinhos, todavia no tempo em que conviveu com a irmã desenvolveu também o afeto por eles. O mais chamativo para mim ter assistido essa novela foi 3 atrizes maravilhosas, a Marisa Orth, a Ingrid Guimarães e a Giulia Gam. De todas elas Orth e Gam há tempos não tem um bom papel em mãos e fizeram bonito e se você lembra da carreira delas vai perceber que apenas são lembradas por 2 papeis marcantes. A primeira a Magda do Sai de Baixo ( 1996-2002) e a Giulia ( Heloísa, ou Heloquisa ( sátira do Casseta) – Mulheres Apaixonadas- 2003). Agora, dá para perceber quem teve o dispaltério de deixar essas atrizes de peso fora das telinhas por tanto tempo?
    Amor à Vida, só pela Paolla Oliveira e o Malvino Salvador a novela é uma droga. Casal sem química alguma. A mania do autor de diminuir a inteligência do público também é um fator que essa novela fique aquém das expectativas. Todavia, o que mais cansa é ver uma atriz do calibre da Tatá Werneck interpretando uma periguete que sempre tem a mesma rotina: correr atrás de qualquer celebridade e levar um fora delas e ficar se exibindo por aí. O autor Walcyr Carrasco tem um talento muito grande para o horário das 18 h, 19 h e 23 h, mas sua estreia no horário nobre foi péssima. Horário das 21h não é seu forte. Flor do Caribe é uma cópia de Como Uma Onda ( 2004). Só faltou o JJ ( Jorge Junqueira) ou será que o vilão Alberto era esse personagem tão icônico que aparece em praticamente todas as novelas desse autor?
    Depois de Sangue Bom, Pecado Mortal ( prova que Carlos Lombardi sabe fazer um roteiro impressionante, eu o conhecia como o autor da comédia e achava- o vulgar pela receita do sucesso de suas novelas: pouca roupa e sensualidade. Entretanto, a novela tem cenas ágeis e uma história inteligente. Em terceiro, Saramandaia. Saramandaia, ótima adaptação de Ricardo Linhares baseada na obra do mestre Dias Gomes, elenco afinado e bem escolhido, todavia o horário ingrato foi péssimo para acompanhar a trama, por isso tal colocação.
    Joia Rara em quarto. Joia Rara eu deixo em quarto porque a baixa audiência pode ser explicada por um fator simples: quem aguenta o elenco inteiro de uma novela de sucesso anterior em uma novela posterior. Ex: Bruno Gagliasso e Bianca Bin nos papeis principais, mais a Luísa Valdetaro que se especializou em papeis de moças sofredoras, bem como a Tânia Kalil. Qualidade a novela tem, agora isso que disse afugenta e muito a audiência, sem dúvida, alguma. Kalil e Valdetaro podem render mais do que isso que as oferecem. Por fim, a pior novela de todos os tempos ” Além do Horizonte” e para não falar muito dela só citarei as sátiras que explicam o porquê da novela ser horrível. ( Aquém do horizonte), ( Além do Tédio) ( Muito além do Horizonte) e a clássica ” (Longe do sucesso)”.

  • Felipe diz: 17 de dezembro de 2013

    Sangue Bom foi a melhor novela do ano de 2013 pois há tempos eu não via uma trama inteligente, sabe aquele tipo de novela que não te engana, não te faz de bobo. A história, apesar de manjada ( digo isso porque é a mesma temática de Ti – ti- ti , por coincidência , também da Maria Adelaide Amaral), muitos podem achar que o final de Amora foi ridículo. Eu não acho nem um pouco. Os autores deram uma crivilidade à regeneração da personagem que confesso me emocionei: com a morte da irmã Simone, Amora passou a cuidar dos sobrinhos, todavia no tempo em que conviveu com a irmã desenvolveu também o afeto por eles. O mais chamativo para mim em assistir essa novela foi 3 atrizes maravilhosas, a Marisa Orth, a Ingrid Guimarães e a Giulia Gam. De todas elas Orth e Gam há tempos não têm um bom papel em mãos e fizeram bonito e se você lembra da carreira delas vai perceber que apenas são lembradas por 1 papel marcante. A primeira, a Magda do Sai de Baixo ( 1996-2002) e a Giulia ( Heloísa, ou melhor Heloquisa ( sátira do Casseta) – Mulheres Apaixonadas- 2003). Agora, dá para perceber, quem teve o dispaltério de deixar essas atrizes de peso fora das telinhas por tanto tempo?
    Amor à Vida, só pela Paolla Oliveira e o Malvino Salvador a novela beira o tédio, com a filha deles então Paulinha vontade de desligar a tv. Casal sem química alguma. A mania do autor de diminuir a inteligência do público também é um fator que essa novela fique aquém das expectativas. Todavia, o que mais cansa é ver uma atriz do calibre da Tatá Werneck interpretando uma periguete que sempre tem a mesma rotina: correr atrás de qualquer celebridade e levar um fora delas e ficar se exibindo por aí. O autor Walcyr Carrasco tem um talento muito grande para o horário das 18 h, 19 h e 23 h, mas sua estreia no horário nobre foi péssima. Horário das 21h não é seu forte. Flor do Caribe é uma cópia de Como Uma Onda ( 2004). Só faltou o JJ ( Jorge Junqueira) ou será que o vilão Alberto era esse personagem disfarçado, tão icônico que aparece em praticamente todas as novelas desse autor?
    Depois de Sangue Bom, Pecado Mortal ( prova que Carlos Lombardi sabe fazer um roteiro impressionante, eu o conhecia como o autor da comédia e achava- o vulgar pela receita do sucesso de suas novelas: pouca roupa e sensualidade). Entretanto, a novela tem cenas ágeis e uma história inteligente. Em terceiro, Saramandaia. Saramandaia, ótima adaptação de Ricardo Linhares baseada na obra do mestre Dias Gomes, elenco afinado e bem escolhido, porém o horário ingrato foi péssimo para acompanhar a trama, por isso tal colocação.
    Joia Rara em quarto. Joia Rara eu deixo em quarto porque a baixa audiência pode ser explicada por um fator simples: quem aguenta o elenco inteiro de uma novela de sucesso anterior em uma novela posterior. Ex: Bruno Gagliasso e Bianca Bin nos papeis principais, mais a Luísa Valdetaro que se especializou em papeis de moças sofredoras, bem como a Tânia Kalil. Qualidade a novela tem, agora isso que disse afugenta e muito a audiência, sem dúvida, alguma. Kalil e Valdetaro podem render mais do que isso que as oferecem. Por fim, a pior novela de todos os tempos ” Além do Horizonte” e para não falar muito dela só citarei as sátiras que explicam o porquê da novela não agradar. ( Aquém do horizonte), ( Além do Tédio) ( Muito Longe do Horizonte) e a clássica ” ( Abaixo do sucesso)” . É só ver o mote desta trama : a busca pela felicidade plena. Caso fosse seriado, certamente seria um sucesso pois seu rótulo seria de uma “Lost versão tupiniquim”.

  • Stela diz: 19 de dezembro de 2013

    Há tanto tempo não vejo na tv globo uma boa novela…. Só as das 6 acabam se salvando. Os autores só mostram maldades desmedidas, crueldades inimagináveis … Que mundo péssimo eles querem criar , visto que tantas cabeças vazias acabam aderindo modismos sombrios criados por esses autores. Outros canais deveriam se especializar e criar novelas boas como as de antigamente… Novelas com valores, que dão prazer em assistir!

  • Paula diz: 21 de dezembro de 2013

    Sangue Bom com certeza foi a melhor novela de 2013!!!
    Porque nela os personagens eram reais não tinha pessoas SÓ más ou SÓ boas, ou seja, eram pessoas com a gente. Um exemplo é Amora que algumas vezes dava ódio outras dava pena como na reta final (quando a irmã dela morre) e Fabinho também que no final se regenerou mas mesmo assim não mudou tanto continua interesseiro e ambicioso mas de um jeito melhor por que o amor de Giane o fez mudar.

    Sem falar que o casal FABINE era PERFEITO e que o maior acerto da trama foi terem colocado Isabelle Drummond e Humberto Carrão como um casal que terminou se destacando mais do que o casal principal BENMORA

  • Rose diz: 27 de dezembro de 2013

    Sem duvidas, a melhor novela até agora é Joia Rara, tem um bom elenco e uma história interessante, não perco um capítulo, Amor a vida seria uma novela boa se não fosse tão cansativa de assistir, o que salva realmente é o “Felix”, com suas tiradas engraçadas, as outras não tenho nem coragem de assistir.

  • Iza diz: 28 de dezembro de 2013

    Pecado Mortal foi sem dúvidas a melhor novela do ano…Sinceramente não entendi pq não está na enquete. Pros que nunca assistiram, assistam, não é só na Globo que existem produtos bons. É fodastica! Lombardi virou meu ídolo…E Record ganhou meu respeito (comecei a acompanhar até outros produtos deles, os especiais de fim de ano são ótimos também).

  • Jéssica diz: 6 de janeiro de 2014

    A única novela que gostava de ver, desprentenciosa, e leve, era Flor Do Caribe, mesmo com o enredo cliché, o que pecou, e poderia ter sido melhor, foi o autor explorar mais os outros núcleos, definitivamente o êxito dessa novela, não se deve aos protagonistas.Mas foi a meçhor pra mim

  • Jéssica diz: 6 de janeiro de 2014

    Melhor*

  • Camylla diz: 1 de maio de 2014

    Gostei de salve Jorge porque mostra o que aconteceu na vida real .

Envie seu Comentário